Questões de Concurso Sobre direito previdenciário

Foram encontradas 6.131 questões

Ano: 2025 Banca: FURB Órgão: CISAMVE - SC Prova: FURB - 2025 - CISAMVE - SC - Contador |
Q3323780 Direito Previdenciário
Com base na Instrução Normativa SRF nº. 2110/2022, avalie as seguintes afirmações sobre os segurados facultativos da Previdência Social:

I.São consideradas seguradas facultativas da Previdência Social as pessoas vinculadas ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).
II.O segurado facultativo é responsável pelo recolhimento de sua contribuição.
III.Podem ser considerados segurados facultativos da Previdência Social pessoas maiores de 16 (dezesseis) anos, desde que se inscrevam como contribuintes da Previdência Social e não exerçam atividade remunerada que implique filiação obrigatória a qualquer regime de Previdência Social no País.
IV.Após a inscrição, o segurado facultativo poderá optar pelo recolhimento quadrimestral da contribuição previdenciária, desde que o salário não ultrapasse o valor de um salário mínimo.

É correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q3307462 Direito Previdenciário

No que concerne a políticas e benefícios sociais, julgue o item subsequente. 


Para os idosos, o benefício de prestação continuada (BPC) corresponde a uma aposentadoria social.  

Alternativas
Q3307461 Direito Previdenciário

No que concerne a políticas e benefícios sociais, julgue o item subsequente. 


É necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor ou igual a meio salário mínimo — incluídas as rendas provenientes de outros benefícios nos cálculos, como o Programa Bolsa Família — para que se tenha o direito ao benefício de prestação continuada (BPC). 

Alternativas
Q3307459 Direito Previdenciário

No que concerne a políticas e benefícios sociais, julgue o item subsequente. 


Para que se tenha acesso ao programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, a avaliação social dos limites de renda deve considerar no cômputo os valores percebidos a título de auxílio-doença, de auxílio-acidente, de seguro-desemprego, de benefício de prestação continuada (BPC) e do Programa Bolsa Família.  

Alternativas
Q3307403 Direito Previdenciário

Julgue o item que se segue, referente a segurança psicológica e distúrbios relacionados ao trabalho.


Os trabalhadores diagnosticados com burnout beneficiam-se dos mesmos direitos trabalhistas e previdenciários previstos para outras doenças relacionadas ao ambiente de trabalho.  

Alternativas
Q3305237 Direito Previdenciário
A previdência social brasileira é estruturada com base no caráter contributivo e na filiação obrigatória para trabalhadores formais. Entretanto, existem mecanismos de inclusão para trabalhadores informais e de baixa renda. Marque a afirmação que corresponde a essa abordagem.
Alternativas
Q3302559 Direito Previdenciário
Em uma clínica de exames laboratoriais, os trabalhadores estão frequentemente expostos a materiais biológicos, como amostras de sangue, fluidos corporais e outros agentes patológicos; sabe-se que eles não utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de forma correta. Recentemente, um técnico de laboratório, durante o manuseio de uma amostra contaminada, sofreu um acidente de trabalho que resultou em ferimentos no braço. Após o ocorrido, o gestor da clínica solicitou que a equipe fosse treinada sobre os conceitos de biossegurança e as práticas que devem ser adotadas para evitar acidentes e contaminações, além de implementar medidas preventivas mais eficazes no local de trabalho.
Considerando que o técnico de laboratório tenha contato permanente com pacientes e/ou com material infectocontagioso, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. “Pelo fato de a atividade ser considerada com exposição permanente a tal risco, atendendo, assim, às exigências do art. 68, inciso III, § 4º, do Decreto nº 3.048/1999, e por se encontrar presente no Anexo IV do mesmo decreto, essa atividade enseja em aposentadoria especial.”

PORQUE

II. “Sendo os funcionários dessa clínica efetivados em 2024, e caso eles tenham direito à aposentadoria especial, o tempo mínimo de contribuição a ser assinalado no LTCAT será de 25 anos, sendo necessário recolher uma alíquota de Financiamento da Aposentadoria Especial (FAE) de 6%.”

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3302549 Direito Previdenciário
Acidente do trabalho é definido como aquele que “ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados”. Um técnico de segurança do trabalho foi acionado para investigar um acidente ocorrido em uma oficina mecânica. O funcionário sofreu uma lesão na mão ao operar uma máquina sem o devido uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) obrigatório. Após o acidente, a empresa argumentou que havia entregado os EPIs, mas não registrou treinamentos ou fiscalizou o seu uso. Com base na legislação brasileira, especialmente na Lei nº 8.213/1991, analise as afirmativas a seguir.

I. Ocorrências envolvendo descumprimento das normas de segurança, como o não uso do EPI, são caracterizadas como negligência do empregado isentando o empregador de responsabilidade.

II. Acidentes que resultam em lesão corporal, incapacidade ou morte são classificados como acidentes de trabalho, independentemente da existência de culpa do empregador ou do empregado.

III. A empresa apenas será responsabilizada se o funcionário sofrer incapacidade permanente decorrente do acidente.

IV. Acidentes ocorridos em função da não utilização de EPIs podem não ser classificados como acidentes de trabalho se for comprovado representarem conduta exclusiva do empregado.


Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q3300346 Direito Previdenciário
Sobre o Decreto n° 4.845, de 24 de setembro de 2003, que modificou o artigo 9° do Regulamento da Previdência Social, estabelecendo regras sobre a aplicação intertemporal das alterações, é correto afirmar que
Alternativas
Q3300330 Direito Previdenciário
A Seguridade Social é financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, mediante recursos provenientes 
Alternativas
Q3298358 Direito Previdenciário
O regime complementar de previdência social dos servidores públicos municipais ocupantes de cargo efetivo é de instituição
Alternativas
Q3295855 Direito Previdenciário
Sobre o custeio do Regime Geral da Previdência Social (RGPS), com fulcro na Lei nº 8.212/1991 e suas alterações posteriores: 
Alternativas
Q3295852 Direito Previdenciário
O regime de previdência complementar é organizado em caráter privado, sendo facultativo e baseado em critérios de segurança jurídica e transparência. Considerando as disposições relacionadas ao tema, 
Alternativas
Q3295226 Direito Previdenciário
No que diz respeito à administração pública, à organização político-administrativa do Estado e ao Sistema Tributário Nacional, julgue o seguinte item.  

Cada ente federativo pode instituir mais de um regime próprio de previdência social, desde que os regimes instituídos se destinem a diferentes categorias de servidores.  
Alternativas
Q3294661 Direito Previdenciário
A Lei Geral da Previdência Social (Lei 8.213/1991) abrange regras sobre benefícios e obrigações dos segurados, incluindo servidores que contribuem para o regime. Qual alternativa descreve adequadamente esse sistema?
Alternativas
Q3294652 Direito Previdenciário
A Lei 8.213/1991 versa sobre a Previdência Social, contemplando benefícios aos segurados. Tal marco legal pauta regras para concessões diversas, abarcando afastamentos e aposentadorias. Identifique a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3289434 Direito Previdenciário

A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.


De acordo com a Constituição Federal de 1988 (art.194, parágrafo único, inciso I), compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a Seguridade Social, definindo como objetivo, em relação à cobertura e ao atendimento, a

Alternativas
Q3282766 Direito Previdenciário
De acordo com o Lei Ordinária nº 3.156/2022, são beneficiários na condição de dependentes de segurados do Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores Municipais de Sinop – PreviSinop:
Alternativas
Q3282749 Direito Previdenciário
De acordo com Lei nº 11.053/2004, é facultado ao participante que ingresse na atualidade em plano de benefício de caráter previdenciário, estruturado na modalidade de contribuição variável, em entidade de previdência complementar através da opção por regime de tributação, no qual os valores pagos ao próprio participante, a título de resgate de valores acumulados, sujeitam-se à incidência de imposto de renda na fonte. Para resgate de recursos com prazo de acumulação de 5 (cinco) anos, a alíquota a ser considerada é a de:
Alternativas
Q3282748 Direito Previdenciário
De acordo com o Art. 2º da Lei nº 12.154/2009, no exercício de sua competência administrativa, cabe à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), dentre outras competências, a seguinte:
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: E
4: E
5: C
6: C
7: B
8: A
9: E
10: D
11: E
12: D
13: E
14: E
15: A
16: B
17: E
18: B
19: B
20: B