Questões de Legislação de Seguros para Concurso

Foram encontradas 129 questões

Q2938331 Legislação de Seguros

As vítimas de acidentes de trânsito têm o direito a acionar o seguro DPVAT. Sendo assim, qual é o significado da sigla DPVAT?

Alternativas
Q2094304 Legislação de Seguros

À luz da Previdência Complementar, julgue o item.


O carregamento representa a parcela do prêmio para cobrir as despesas administrativas, as despesas com comissão e corretagem e o resultado esperado pela sociedade seguradora.

Alternativas
Q2094298 Legislação de Seguros

À luz da Previdência Complementar, julgue o item.


O capital mínimo exigido para que uma seguradora obtenha autorização para operar é equivalente à soma do capital base com o capital adicional.

Alternativas
Q2094280 Legislação de Seguros

À luz da Previdência Complementar, julgue o item.


O resseguro é uma das mais importantes ferramentas de gerenciamento de risco disponível para todos os tipos de seguros. São algumas das vantagens que o resseguro pode oferecer para uma seguradora: (I) estabilização das perdas e (II) aumento da capacidade de operação.

Alternativas
Q1987871 Legislação de Seguros
A Lei Complementar nº 126/2007 dispõe sobre a política de resseguro, a retrocessão e sua intermediação, as operações de cosseguro, as contratações de seguro no exterior e as operações em moeda estrangeira do setor securitário. Em relação ao resseguro, a operação pode ser realizada pelos resseguradores local, admitido e eventual.
Assinale a opção que apresenta um dos requisitos para o ressegurador admitido.
Alternativas
Q1826717 Legislação de Seguros
A respeito dos planos e seguros privados de assistência à saúde, da entrega de produtos com data e turno marcados e dos crimes contra o consumidor, contra a economia popular e contra a ordem econômica, julgue o item subsequente. 
É defeso ao plano de saúde recusar tratamento de doença preexistente caso não tenha realizado prévio exame médico ou não tenha provado má-fé do paciente. 
Alternativas
Q1791203 Legislação de Seguros

Assinale a alternativa que apresenta os respectivos conceitos, preenchendo, correta e respectivamente, os espaços do texto.


“No caso de ocorrência de um sinistro, o segurado deverá contatar a (o) ________ mais próximo e solicitar que seja lavrada a ocorrência com a emissão do respectivo ___________ , comunicando o sinistro, o mais breve possível, à Seguradora. Deverá também preencher o ________ e juntar os documentos necessários, conforme relação constante das (dos) ____________ para a liquidação do sinistro, para ter direito à (ao) __________ .”

Alternativas
Q1791201 Legislação de Seguros
O Chief Financial Officer da empresa ABC deverá optar por uma apólice de veículos para cobrir a frota de automóveis da companhia, apenas para o exercício de 2021, e sua escolha será pela modalidade:
Alternativas
Ano: 2014 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2014 - CFC - Auditor Independente - SUSEP |
Q1302998 Legislação de Seguros
A regulação das operações de cosseguro, resseguro, retrocessão e intermediação é exercida pelo órgão regulador de seguros, conforme definido em lei e observadas as disposições da Lei Complementar nº 126/2007. Em relação às operações de cosseguro, assinale a opção CORRETA.
Alternativas
Ano: 2012 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2012 - CFC - Auditor Independente - SUSEP |
Q1301315 Legislação de Seguros
Indique a opção que NÃO SE APLICA em caso de liquidação de sociedade cedente.
Alternativas
Ano: 2012 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2012 - CFC - Auditor Independente - SUSEP |
Q1301287 Legislação de Seguros
Correlacione as condições descritas na segunda coluna com as categorias de resseguradores apresentadas na primeira coluna e, em seguida, assinale a opção CORRETA
A. Ressegurador local B. Ressegurador admitido C. Ressegurador eventual 
(I) empresa resseguradora estrangeira sediada no exterior sem escritório de representação no País que tenha sido cadastrada no órgão fiscalizador de seguros para realizar operações de resseguro e retrocessão. (II) ressegurador sediado no exterior, com escritório de representação no País, que, tenha sido cadastrado no órgão fiscalizador de seguros para realizar operações de resseguro e retrocessão.  (III) sediado no País constituído sob a forma de sociedade anônima, tendo por objeto exclusivo a realização de operações de resseguro e retrocessão. (IV) deve manter conta em moeda estrangeira vinculada ao órgão fiscalizador de seguros brasileiro, na forma e montante definido pelo órgão regulador de seguros brasileiro para garantia de suas operações no País. (V) deve ser portador de avaliação de solvência por agência classificadora reconhecida pelo órgão fiscalizador de seguros brasileiro, com classificação igual ou superior ao mínimo estabelecido pelo órgão regulador de seguros brasileiro. (VI) detém exclusividade nas operações de resseguro relativas a seguro de vida por sobrevivência e previdência complementar. 
Alternativas
Ano: 2012 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2012 - CFC - Auditor Independente - SUSEP |
Q1301280 Legislação de Seguros
A estrutura do Sistema Nacional de Seguros Privados e a legislação básica que regula as operações de seguros e resseguros foram instituídas por meio:
Alternativas
Q1203614 Legislação de Seguros
Analise as afirmações abaixo sobre resseguro:
I. um contrato de resseguro é um documento legal que contém as condições acordadas entre as partes e visa reduzir o risco acumulado da seguradora; II. no Brasil, o Instituto de Resseguros é a única instituição credenciada a funcionar como entidade de resseguro; III. o resseguro é o seguro do seguro, uma ferramenta internacional que protege contra a acumulação de risco da seguradora.
Está (ão) correta(s) somente:
Alternativas
Ano: 2007 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: AGU
Q1183995 Legislação de Seguros
Toni firmou contrato de seguro de dano com certa seguradora, cujo objeto era um automóvel recentemente adquirido. Acerca dessa situação hipotética e do direito securitário, julgue o item abaixo.
O contrato de seguro firmado entre Toni e a seguradora é considerado de natureza aleatória.
Alternativas
Ano: 2007 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: AGU
Q1183972 Legislação de Seguros
Toni firmou contrato de seguro de dano com certa seguradora, cujo objeto era um automóvel recentemente adquirido. Acerca dessa situação hipotética e do direito securitário, julgue o item abaixo.
Na vigência do contrato, Toni não poderá contratar, pelo seu valor integral, novo contrato de seguro sobre o mesmo bem e sobre os mesmos riscos junto a outra seguradora de automóveis.
Alternativas
Q922214 Legislação de Seguros
Considere um sinistro de automóvel em que um veículo desgovernado abalroou três outros carros, causando sérios danos em dois e perda total do terceiro. Essa situação pode ser classificada como risco:
Alternativas
Q922213 Legislação de Seguros
Na composição do prêmio líquido do seguro estão incluídos o prêmio de risco, o lucro da seguradora, os seus gastos de gestão interna e os de gestão externa. A soma desses três fatores que são acrescentados ao prêmio de risco para se obter o prêmio líquido é conhecida como:
Alternativas
Q922212 Legislação de Seguros
A precificação em seguro começa com o cálculo do prêmio de risco, que é o quociente entre a expectativa de sinistros incorridos (inclusive despesas de regulação de sinistros) e o número de unidades expostas ao risco.
Esse prêmio também é conhecido como:
Alternativas
Q922211 Legislação de Seguros
Quanto à responsabilidade pela exploração, os ramos de seguros são divididos em:
Alternativas
Q922210 Legislação de Seguros
Na operação de seguros destacam-se como sujeitos:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: E
4: C
5: A
6: C
7: D
8: A
9: D
10: B
11: A
12: C
13: E
14: E
15: C
16: B
17: C
18: E
19: B
20: D