Questões de Concurso
Sobre engenharia de tráfego em legislação de trânsito
Foram encontradas 166 questões

(Arquivo pessoal; imagem usada com autorização)
Na operação de retroescavadeira, quando o operador acionar a alavanca de comando para trás, conforme imagem, ocorrerá:
I.Nenhuma via pavimentada poderá ser entregue após sua construção ou reaberta ao trânsito após a realização de obras, ou de manutenção, enquanto não estiver devidamente sinalizada, vertical e horizontalmente, de forma a garantir as condições adequadas de segurança na circulação.
II.O órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via é responsável provisório pela implantação da sinalização, não respondendo pela sua falta, insuficiência ou incorreta colocação enquanto não for definitiva.
III.Qualquer obstáculo à livre circulação e à segurança de veículos e pedestres, tanto na via quanto na calçada, deve ser sinalizado mesmo que possa ser retirado, deve ser devida e imediatamente sinalizado.
Assinale a alternativa correta:
Sobre o tema, julgue o item apresentado a seguir:
A densidade de tráfego é expressa em veículos por
quilômetro (v/km).
Sobre o tema, julgue o item apresentado a seguir:
Um método clássico para calcular a densidade em
horário de pico é dividir a hora de pico em 4 intervalos de
15 minutos e fazer a contagem de veículos anotando-se
o volume separadamente para cada intervalo.
Sobre o tema, julgue o item apresentado a seguir:
Volume de Tráfego é o número de veículos que
passa por uma determinada secção de uma via na
unidade de tempo.
Sobre o tema, julgue o item apresentado a seguir:
Os conceitos de "Densidade de tráfego" e de
"Volume de tráfego" se referem à mesma ideia e podem
ser usados de forma intercambiável.
Qual a definição de complexo de trânsito?
Com fulcro na Lei Nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 que institui o Código de Trânsito Brasileiro, assinale a alternativa que completa a lacuna do texto abaixo corretamente:
‘É proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo ____________.”
O CONTRAN estabelecerá as normas e regulamentos a serem adotados em todo o território nacional quando da implementação das soluções adotadas pela Engenharia de Tráfego, assim como padrões a serem praticados por todos os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito. Esse órgão também estabelecerá padrões para a operação, a fiscalização e o policiamento ostensivo de trânsito de veículos e de pedestres. de acordo com a população e as frotas registradas. Vale notar também que nenhum projeto de edificação que possa transformar-se em polo atrativo de trânsito pode ser aprovado sem prévia anuência do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e sem que do projeto conste área para estacionamento e indicação das vias de acesso adequadas. Ademais, qualquer obstáculo à livre circulação e à segurança de veículos e pedestres, tanto na via quanto na calçada, caso não possa ser retirado, deve ser devida e imediatamente sinalizado.
O excerto acima está:
Ana viu um sinal de trânsito danificado e informou ao órgão competente. No entanto, os órgãos de trânsito não têm a obrigação de consertar sinais de trânsito danificados imediatamente, independentemente da potencial ameaça à segurança viária que isso possa representar. A legislação não exige que tais reparos sejam priorizados ou realizados em tempo hábil.
Em relação às normas do Código de Trânsito Brasileiro (Lei n.º 9.503/1997) aplicáveis à engenharia de tráfego, julgue o item que se segue.
O projeto de edificação que possa se transformar em polo
atrativo de trânsito somente será aprovado se possuir a
anuência prévia do órgão ou da entidade competente, se dele
constar a área para estacionamento e se houver indicação das
vias de acesso adequadas.
Em relação às normas do Código de Trânsito Brasileiro (Lei n.º 9.503/1997) aplicáveis à engenharia de tráfego, julgue o item que se segue.
A realização de evento que possa perturbar a livre circulação
de veículos dependerá de permissão prévia e do pagamento
de taxa ao poder público, a fim de que este providencie a
sinalização adequada do local.