Questões de Concurso Sobre economia do setor público em economia

Foram encontradas 1.543 questões

Q3261596 Economia
No curso normal de negócios, toda empresa enfrenta decisões que podem impor benefícios ou custos excedentes a terceiros, o que se denomina “externalidades”. Os administradores, gestores públicos e os cidadãos têm interesse em implementações de ações ou políticas públicas que minimizem externalidades negativas e maximizem externalidades positivas. A esse respeito, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q3261595 Economia
Trabalhar em empresa estatal, cujo capital social pertence 100% ao Governo Federal, exige que os funcionários tenham conhecimentos básicos de macroeconomia, que extrapolam aqueles exigíveis de funcionários de empresas privadas. É importante ter consciência de que os resultados insatisfatórios dessas empresas impactam os cidadãos que dependem dos produtos por elas fabricados e, podem impactar, também, a gestão governamental. Por outro lado, gestão governamental irresponsável pode impactar negativamente o funcionamento de empresas estatais. Por isso, a respeito dos conceitos macroeconômicos básicos: política cambial, política monetária e política fiscal, analise as afirmativas a seguir.

I. A política cambial define as relações financeiras entre o país e o resto do mundo, a forma de atuação no mercado de câmbio, as regras para movimentação internacional de capitais e de moeda e a gestão das reservas internacionais.
II. A estabilidade dos preços preserva o valor do dinheiro, mantendo o poder de compra da moeda. Para alcançar esse objetivo, o Banco Central do Brasil utiliza a política monetária, política que se refere às ações dessa instituição que visam afetar o custo do dinheiro (taxas de juros) e a quantidade de dinheiro (condições de liquidez) na economia.
III. Entende-se por política fiscal, a conjugação das ações de gastos e de arrecadação do governo. A política fiscal pode ser utilizada para reduzir desigualdades econômicas entre cidadãos, setores econômicos e regiões, por meio da transferência de recursos arrecadados com a tributação ou por meio de diferentes incidências de tributação entre pessoas, empresas, setores econômicos e regiões.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3261523 Economia
Em uma situação hipotética, há um excesso de produção do produto “soja” no mercado interno provocando uma redução drástica no preço desse produto, devido a um suposto aumento da produção. Entretanto, o governo brasileiro, através da condução da sua política agrícola junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) propõe estabelecer, através da adoção de políticas de preços mínimos que elevem o preço para o valor de R$ 3,70, um realinhamento do preço desse produto no mercado interno. Foram estimadas linearmente as funções demanda e oferta desse produto, conforme evidenciado a seguir: 

Q34.png (165×60)

Com base nas informações fornecidas, assinale, a seguir, o custo que o governo incorrerá com tal política.
Alternativas
Q3257254 Economia
No que diz respeito às instituições financeiras, a suas funções e aos seus instrumentos de captação e aplicação de recursos, julgue o item a seguir. 

No financiamento das atividades das agências de fomento, admite-se a utilização, além de recursos próprios, dos provenientes de fundos e de programas oficiais; dos orçamentos federal, estaduais e municipais; de organismos e instituições financeiras nacionais e internacionais de desenvolvimento; e de captação de depósito interfinanceiro vinculado a operações de microfinanças. 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFRR Órgão: UFRR Prova: UFRR - 2025 - UFRR - Economista |
Q3218649 Economia
"A política fiscal é uma ferramenta poderosa que os governos utilizam para influenciar a economia de um país. Tem como objetivo alcançar diversos objetivos, como estimular o crescimento econômico, controlar a inflação, promover a justiça social e estabilizar o ciclo econômico. (Gremaud, 2011).” Neste contexto, são instrumentos de política fiscal, EXCETO
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFRR Órgão: UFRR Prova: UFRR - 2025 - UFRR - Economista |
Q3218632 Economia
As despesas publicas correspondem aos gastos que o governo realiza para prover bens e serviços à população. Elas são categorizadas conforme sua natureza e finalidade. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFRR Órgão: UFRR Prova: UFRR - 2025 - UFRR - Economista |
Q3218629 Economia
A dívida pública refere-se ao montante de recursos que o governo toma emprestado para cobrir despesas que não são financiadas pela arrecadação de impostos. Ela é classificada em interna e externa, sendo um indicador relevante para avaliar a condição econômica de um país. Com base nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q3206693 Economia

A respeito do planejamento tributário, julgue o item subsecutivo.


A escolha do regime tributário entre lucro real, lucro presumido e o Simples Nacional deve ser feita apenas com base no faturamento da empresa, pois este é o principal critério para otimizar a carga tributária.  

Alternativas
Q3206692 Economia

A respeito do planejamento tributário, julgue o item subsecutivo.


O uso de paraísos fiscais no planejamento tributário é considerado evasão fiscal e, portanto, ilegal.

Alternativas
Q3206000 Economia
Leia o excerto a seguir:

“A justiça distributiva, terceira questão-chave da economia, trata de um dos mais complexos aspectos da realidade econômica: a repartição dos resultados do esforço social de produção.”

ROSSETTI, J. P. Introdução à economia. 20ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.

De acordo com o excerto, os critérios rawlsianos de justiça distributiva são o critério da
Alternativas
Q3200275 Economia

À luz da teoria de Musgrave acerca das atribuições econômicas do Estado, julgue o item seguinte.


De acordo com Richard Musgrave, as atribuições econômicas do Estado podem ser classificadas em três funções principais: alocativa; distributiva; e estabilizadora. A função alocativa visa corrigir falhas de mercado, garantindo a provisão eficiente de bens públicos e a correção de externalidades.

Alternativas
Q3176688 Economia
O termo de execução descentralizada (TED) é o instrumento por meio do qual a descentralização de créditos entre órgãos e entidades integrantes dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União é ajustada, com vistas à execução de programas, de projetos e de atividades, nos termos estabelecidos no plano de trabalho e observada a classificação funcional programática. Em regra, o prazo de vigência do TED não será superior, incluídas as prorrogações, a: 
Alternativas
Q3176687 Economia
  A descentralização de créditos entre órgãos e entidades da administração pública federal, integrantes dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União, pode ocorrer por meio da celebração de termo de execução descentralizada. Nessa conjuntura, compete à unidade descentralizadora:
Alternativas
Q3176686 Economia
O instrumento contratual de repasse, sobre o qual versa a portaria conjunta que estabelece normas complementares para as transferências de recursos oriundos dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União, deverá ser executado em estrita observância às cláusulas avençadas e às normas pertinentes. É previsto na referida portaria que, na execução do instrumento, é permitido:
Alternativas
Q3176685 Economia
Para a execução dos instrumentos regulados pela portaria que dispõe sobre convênios e contratos de repasse relativos às transferências de recursos da União, é imperioso que sejam observados os elementos constitutivos da celebração dos acordos. Figura, nessa condição, o plano de trabalho que deve conter:
Alternativas
Q3176676 Economia
Para atender à missão para a qual o Fundo foi instituído, é necessário observar como são destinados os seus recursos. Estes devem ser aplicados na:
Alternativas
Q3176675 Economia
O Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) tem a finalidade de proporcionar recursos e meios para financiar e apoiar as atividades e os programas de modernização e aprimoramento do sistema penitenciário nacional. Os recursos do Fundo:
Alternativas
Q3171746 Economia

Sobre tributação e suas implicações, analise as afirmações abaixo:


1. A principal fonte de receita do setor público é a arrecadação tributária. Um dos principais conceitos envolvidos é o da progressividade, isto é, a ação de tributar mais as empresas que possuem maior número de filiais dentro de um Estado.


2. Pelo conceito de equidade, cada contribuinte deve contribuir com uma parcela “justa” para cobrir os custos do governo, isto implica na incidência de mesma carga tributária linear para todos os cidadãos e empresas, seja sobre produtos ou renda.


3. Os impostos podem ser classificados em duas categorias: os impostos diretos, aqueles que incidem sobre a renda e a riqueza, e indiretos, que incidem sobre transações de mercadorias e serviços.


4. Os impostos podem ser classificados em regressivos, progressivos e neutros. Os impostos regressivos são aplicados em empresas durante os primeiros dois anos de sua operação, os impostos progressivos incidem no longo prazo com tendências à melhoria na arrecadação, e os impostos neutros não causam impacto nas receitas do governo.


5. A curva de Laffer traduz uma relação ambígua existente entre aumento de alíquotas e aumentos de receita. Os princípios básicos dessa curva são: com uma alíquota tributária nula, a receita é nula, e com uma alíquota de 100%, a receita também é nula. A curva apresenta ainda um nível de alíquota que maximiza a receita, a partir daí, aumentos de alíquotas são contraproducentes. 


O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: 

Alternativas
Q3171745 Economia
Considerando as funções econômicas do Estado, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta. 
I. A intervenção do governo para determinar o tipo e a quantidade de bens públicos a serem ofertados e calcular o nível de contribuição de cada consumidor é uma função alocativa.
II. Os principais instrumentos utilizados pelo governo para cumprir a função distributiva são: as transferências, os impostos e os subsídios.
III. A função estabilizadora tem como foco principal a política cambial e de incentivos às exportações, de tal forma que gerem reservas suficientes para estabilizar a economia em momentos de crises.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: Quadrix Órgão: CORE-RJ Prova: Quadrix - 2025 - CORE-RJ - Contador |
Q3159644 Economia
Falhas de mercado justificam a intervenção do governo. Um exemplo comum é a existência de bens públicos. Com base nessa informação, é correto afirmar que
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: C
5: C
6: A
7: A
8: E
9: E
10: A
11: C
12: A
13: A
14: C
15: C
16: A
17: D
18: A
19: D
20: B