Questões de Concurso Sobre atividade física para idosos em educação física

Foram encontradas 237 questões

Q3266590 Educação Física
Estudos indicam que a prática da atividade física proporciona diferentes benefícios para a saúde de idosos. Nessa população, o exercício ajuda a prevenir quedas e lesões relacionadas ao declínio da saúde óssea e da capacidade funcional.

Para que tal benefício seja atingido, um programa de atividade física deve conter
Alternativas
Q3252156 Educação Física
Estudos reportam que a função cardiorrespiratória, caracterizada pelo consumo máximo de oxigênio (VO2max), apresenta um declínio entre 5% e 15% a cada dez anos a partir da terceira década de vida. Essa taxa é diretamente relacionada com a manutenção de atividades físicas regulares de intensidade adequada.
No que diz respeito aos efeitos de exercícios aeróbicos para indivíduos idosos, analise as afirmativas a seguir.

I. Os benefícios cardiorrespiratórios do treinamento aeróbico regular independem da idade e do sexo do indivíduo.

II. Com o treinamento, a potência aeróbica de idosos aumenta em relação a indivíduos destreinados de mesma idade, indicando que adaptações na função cardíaca (centrais) podem ocorrer em qualquer idade, a despeito de não ser observado aumento na capacidade de extração de oxigênio do sangue (adaptação periférica).

III. O treinamento aeróbico regular em idosos repercute não apenas na capacidade de trabalho como também sobre o gasto energético total cotidiano, proporcionando impacto positivo na composição corporal.



Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3252155 Educação Física
O envelhecimento é marcado por alterações fisiológicas e declínio funcional, aumentando a vulnerabilidade a doenças e à mortalidade. A prática de exercícios desempenha um importante papel na modulação do envelhecimento, prevenindo ou melhorando doenças relacionadas ao estilo de vida, reduzindo a carga de doenças crônicas e promovendo maior saúde e longevidade.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. As recomendações e diretrizes atuais para atividade física em idosos geralmente defendem um regime de exercícios variado, que inclui treinamento aeróbico, de força, de equilíbrio e de mobilidade, por meio de atividades estruturadas e casuais (da rotina diária).

II. Começando com exercícios de baixa intensidade, a duração, a frequência e a própria intensidade do programa de exercícios são gradualmente aumentadas. Essa abordagem permite que os indivíduos se adaptem às novas demandas físicas e reduzam o risco de lesões ou fadiga excessiva.

III. O exercício aeróbico é o mais importante na manutenção da saúde e autonomia de idosos, melhorando, por si só, a força muscular e o equilíbrio dessa população.


Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q3240056 Educação Física
Sobre os benefícios do exercício físico para os idosos, analisar os itens.

I. O exercício físico pode impactar positivamente sobre a melhora da capacidade funcional, na qualidade de vida e na redução do risco de doenças crônicas em idosos.

II. Embora as melhorias absolutas tendem a ser menores em idosos, os ganhos de condição geral, relacionados ao treinamento aeróbio e de resistência, são semelhantes aos observados em adultos, porém, levando mais tempo para alcançar em idosos.

III. Homens e mulheres idosos sedentários, porém saudáveis, ao iniciar um programa de exercícios físicos regulares, levam de 4 a 6 meses de treinamento para que os ganhos fisiológicos e funcionais possam ser considerados significativos.


Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3221781 Educação Física
Exercícios físicos para idosos pode contribuir para inúmeros desfechos para a saúde física, fisiológica, mental e para a funcionalidade do idoso. A Organização Mundial da Saúde (OMS) disponibiliza as diretrizes da OMS para atividade física e comportamento sedentário em diferentes idades. Assim, de acordo com as diretrizes da OMS analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:

I - Segundo a OMS em idosos, a atividade física proporciona benefícios para os seguintes desfechos de saúde: diminui a mortalidade por todas as causas.
II - Segundo a OMS em idosos, a atividade física proporciona benefícios para os seguintes desfechos de saúde: mortalidade por doenças cardiovasculares e incidência de hipertensão.
III - Segundo a OMS em idosos, a atividade física proporciona benefícios para os seguintes desfechos de saúde: melhora a saúde mental, redução dos sintomas de ansiedade e depressão.
IV - Segundo a OMS em idosos, a atividade física proporciona benefícios para os seguintes desfechos de saúde: a saúde cognitiva e o sono.
Alternativas
Q3215900 Educação Física
A respeito da ocorrência de movimentos corporais limitados em idosos, sabe-se que
Alternativas
Q3215899 Educação Física
Na atualidade, sabe-se que o processo de envelhecimento do ser humano é marcado por ganhos e perdas e que pessoas com mais de 70 anos de idade
Alternativas
Q3195502 Educação Física
Ao planejar programas esportivos municipais, o Diretor do CECA precisa garantir a inclusão de pessoas com deficiência. Qual é a principal diretriz que deve ser considerada nesse planejamento?
Alternativas
Q3195501 Educação Física
Durante a elaboração do plano anual de atividades físicas para o município, o Diretor do CECA deve considerar o desenvolvimento motor nas diferentes fases da vida. Assinale a alternativa que descreve corretamente a importância das atividades físicas na terceira idade.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Técnico Desportivo |
Q3190844 Educação Física
De acordo com o American College of Sports Medicine ACSM (2018), a elaboração de um programa de treinamento para idosos precisa respeitar as variáveis fisiológicas que são modificadas ao longo dos anos. Indique a alternativa CORRETA sobre os efeitos do envelhecimento em variáveis fisiológicas e relacionadas à saúde:
Alternativas
Q3176039 Educação Física
Considerando aspectos da educação para idosos, o poder público deliberou algumas peculiaridades. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo: 

1. O poder público criará oportunidades de acesso da pessoa idosa à educação, adequando currículos, metodologias e material didático aos programas educacionais a ela destinados.
2. Os cursos especiais para pessoas idosas incluirão conteúdo relativo às técnicas de comunicação, computação e demais avanços tecnológicos, para sua integração à vida moderna.
3. As pessoas idosas participarão das comemorações de caráter cívico ou cultural, para transmissão de conhecimentos e vivências às demais gerações, no sentido da preservação da memória e das identidades culturais.
4. O poder público apoiará a criação de universidade aberta para as pessoas idosas e incentivará a publicação de livros e periódicos, de conteúdo e padrão editorial adequados à pessoa idosa, que facilitem a leitura, considerada a natural redução da capacidade visual.
5. As instituições de educação superior ofertarão às pessoas idosas, na perspectiva da educação ao longo da vida, cursos e programas de extensão, presenciais ou a distância, constituídos por atividades formais e não formais.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Alternativas
Q3176038 Educação Física
Diversas instituições publicam diretrizes que orientam a prática de atividades físicas para promover a saúde e reduzir o comportamento sedentário, e é fundamental que os profissionais de Educação Física compreendam essas recomendações. No caso dos adultos com deficiências, as diretrizes indicam que devem ser realizados períodos adequados de atividade física aeróbica para garantir benefícios significativos à saúde, incluindo a melhora da capacidade cardiovascular, força muscular e bem-estar geral. De acordo o documento “Diretrizes da OMS para atividade física e comportamento sedentário: num piscar de olhos”, analise o trecho a seguir:

Adultos com deficiências devem realizar pelo menos de ________ minutos de atividade física aeróbica de moderada intensidade; ou pelo menos de ________ minutos por semana de atividade física aeróbica de vigorosa intensidade; ou uma combinação equivalente de atividades físicas de moderada e vigorosa intensidade ao longo da semana para obter benefícios substanciais para a saúde.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 
Alternativas
Q3176020 Educação Física
Durante uma consulta com uma gestante, a professora de Educação Física, que orienta a prática de atividades físicas para gestantes sem contraindicações, é questionada sobre as atividades físicas recomendadas para essa fase. Com base nas orientações do Guia de Atividade Física para a População Brasileira (Brasil, 2021), assinale a alternativa que apresenta uma orientação que NÃO deveria ser dita pela professora.
Alternativas
Q3162511 Educação Física
A prática regular de exercícios físicos em populações idosas é fundamental para melhorar a qualidade de vida. Entre os benefícios destacados, qual deles está diretamente associado à prevenção de quedas?  
Alternativas
Q3161741 Educação Física
Os esportes adaptados para a terceira idade devem promover inclusão, interação social e benefícios físicos e mentais, respeitando as limitações dos participantes. Uma modalidade popular e eficaz para idosos com diferentes níveis de mobilidade é o bocha adaptado. Qual das alternativas abaixo é uma adaptação CORRETA para a prática de bocha com um grupo de idosos com mobilidade reduzida?
Alternativas
Q3161737 Educação Física

O envelhecimento saudável é um processo que pode ser beneficiado pela prática regular de atividade física. Sobre os benefícios da atividade física para a terceira idade, analise as assertivas abaixo:



I. Melhora a saúde cardiovascular e reduz o risco de doenças crônicas.


II. Promove a socialização e reduz os riscos de isolamento social.


III. Aumenta o risco de lesões musculares devido à fragilidade óssea.



Das assertivas, pode-se afirmar que:

Alternativas
Q3232218 Educação Física
O envelhecimento está associado a diversas mudanças fisiológicas, incluindo a diminuição da massa muscular (sarcopenia), redução da densidade óssea e diminuição da capacidade aeróbica. No entanto, a prática regular de exercício físico, como o treinamento aeróbico e de força, pode atenuar muitas dessas alterações. Exercícios de força podem ajudar a retardar a sarcopenia, melhorar o equilíbrio e reduzir o risco de quedas. Já o exercício aeróbico auxilia na manutenção da saúde cardiovascular e na capacidade funcional. O exercício físico regular também tem benefícios psicológicos, melhorando o humor e a qualidade de vida em idosos.
Fonte: SHEPHARD, R. J. Aging, physical activity, and health 2. ed. Champaign: Human Kinetics, 2017.

Com base nas orientações do texto acima sobre fisiologia do exercício na terceira idade, analise as seguintes afirmações.
I- O treinamento de força em idosos é eficaz para atenuar a perda de massa muscular e melhorar o equilíbrio.
II- Exercícios aeróbicos são essenciais para manter a capacidade cardiovascular e funcional em idosos.
III- A prática regular de exercício físico em idosos pode reduzir a incidência de doenças crônicas como hipertensão e diabetes.
IV- O treinamento de força em idosos está contraindicado, pois pode aumentar o risco de lesões musculoesqueléticas.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3232213 Educação Física
De acordo com o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM, 2014), o treinamento de força oferece uma série de benefícios para diferentes grupos populacionais. Em gestantes, ele ajuda a reduzir dores e auxilia na preparação para o parto. Nos idosos, eleva os níveis de força muscular. Em crianças e adolescentes, quando supervisionados adequadamente, contribui para o desenvolvimento muscular, além de melhorar a autoestima. Em mulheres e homens adultos, o treinamento de força pode melhorar a composição corporal.
Fonte: AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE. ACSM's guidelines for exercise testing and prescription. 9. ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 2014.
Com base nas orientações do ACSM, analise as seguintes afirmações sobre os benefícios do treinamento de força para diferentes grupos populacionais.
I- Em gestantes, o treinamento de força reduz dores lombares e melhora a postura.
II- Nos idosos, o treinamento de força contribui para a redução do risco de quedas e o aumento da densidade óssea.
III- Em crianças e adolescentes, o treinamento de força, quando supervisionado, pode prejudicar o crescimento ósseo.
IV- Em mulheres e homens adultos, o treinamento de força auxilia na melhora da composição corporal, com aumento de massa muscular e redução de gordura corporal.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3232212 Educação Física
Segundo Garber (2011), o treinamento de força é recomendado para populações especiais, como gestantes e idosos, pois melhora et al. a função muscular, reduz o risco de quedas e aumenta a qualidade de vida. Além disso, para crianças e adolescentes, o treinamento de força deve ser adaptado às suas necessidades e fases de desenvolvimento.
Fonte: GARBER, C. E.; BLISSER, B.; DESCHENES, M. R.; FRANKLIN, B. A.; LAMONTE, M. J.; LEE, I. M.; NIEMAN, D. C.; SWAIN, D. P. Quantity and quality of exercise for developing and maintaining cardiorespiratory, musculoskeletal, and neuromotor fitness in apparently healthy adults: Guidance for prescribing exercise. Medicine & Science in Sports & Exercise, v. 43, n. 7, p. 1334-1359, 2011.

Qual é o benefício primário do treinamento de força para a população idosa?
Alternativas
Q3203033 Educação Física
Para Santos et al. (2015), a brincadeira proporciona uma redução na tensão, na raiva, na frustração, na ansiedade e no conflito, por esse motivo é importante que os idosos brinquem, descansem e apreciem a vida da melhor forma possível.
A relação entre a atividade física e o lúdico está
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: B
4: B
5: E
6: D
7: E
8: B
9: A
10: D
11: D
12: A
13: B
14: A
15: B
16: B
17: D
18: B
19: E
20: C