Questões de Concurso Sobre atividade física para idosos em educação física

Foram encontradas 205 questões

Q3111024 Educação Física
A prescrição de atividades físicas para idosos deve ser feita de forma cuidadosa, levando em consideração a capacidade física individual, possíveis comorbidades e o objetivo de melhorar a qualidade de vida sem causar sobrecarga física. Qual é o principal fator a ser considerado ao prescrever um programa de atividade física para um idoso sedentário?
Alternativas
Q3101914 Educação Física
O envelhecimento é um evento universal, pois todos os indivíduos de uma espécie experimentarão seus efeitos. A diminuição da reserva funcional é uma desses efeitos, que afeta o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. A prática da atividade física pode auxiliar na melhora ou manutenção da reserva funcional, minimizando o risco de uma série de consequências para o público idoso. É CORRETO afirmar que um desse benefícios é a redução do(a) 
Alternativas
Q3069598 Educação Física
Sobre a atividade física para idosos, destacam-se os seguintes benefícios:

I. Morfológicos. II. Neuromusculares. III. Cardiometabólicos. IV. Comportamentais.

Quais estão corretos?
Alternativas
Q3049858 Educação Física
Os jogos cooperativos são uma categoria de jogos que se destacam por promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os participantes. Esses jogos são especialmente valorizados em contextos educativos e de desenvolvimento social. Qual das afirmativas a seguir NÃO é uma característica dos jogos cooperativos?
Alternativas
Q3033707 Educação Física
O educador físico está desenvolvendo um programa de exercícios para idosos. Qual dos benefícios abaixo é importante para essa população?
Alternativas
Q2958106 Educação Física

O processo de envelhecimento do ser humano apresenta algumas características, como a diminuição da capacidade funcional. Essa diminuição é decorrente, dentre outros, do seguinte fator:

Alternativas
Q2943639 Educação Física

O termo envelhecimento refere-se a um conjunto de processos, como deterioração da homeostase e diminuição da capacidade de reparação biológica, que ocorrem em organismos vivos, e com o passar do tempo levam à deficiência funcional e perda de adaptabilidade (Spirduso, 2005; Silva et al., 2006). O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial que se repete também aqui no Brasil. Segundo dados do IBGE, no ano de 2030 o Brasil terá a sexta população mundial em número absoluto de idosos, porém, mantendo-se um estilo de vida ativo e saudável, pode-se retardar as alterações morfofuncionais que ocorrem com a idade. Dessa forma, a atividade física deve ser incentivada e estimulada para indivíduos idosos, inclusive por intermédio de iniciativas do poder público e/ou privado, como já existente em várias cidades do Brasil, pois se constitui em um excelente instrumento de promoção da saúde. Não existe nenhum segmento da população que obtenha mais benefícios com a atividade física do que o dos idosos.

Em relação aos benefícios da atividade física para a prevenção e manutenção da saúde e qualidade de vida do idoso, aos aspectos do envelhecimento, aos programas para a prática de exercícios e, ainda, aos riscos decorrentes do sedentarismo, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Q2900520 Educação Física

São limitações à indicação de atividade física no idoso, exceto:

Alternativas
Q2900519 Educação Física

O principal fator relacionado com a queda dos idosos é a diminuição da:

Alternativas
Q2900515 Educação Física

As maiores limitações para as atividades de vida diária dos idosos são a diminuição da:

Alternativas
Q2900506 Educação Física

Exercícios regulares promovem os seguintes efeitos neuropsicológicos aos idosos, exceto:

Alternativas
Q2900473 Educação Física

Na avaliação da aptidão física do idoso, o teste de "sentarlevantar", procura verificar, basicamente:

Alternativas
Q2864961 Educação Física

Em 2010, a Organização Mundial da Saúde publicou um documento oficial com recomendações para a prática de atividade física em diferentes populações. Dentre as novidades, estavam as orientações específicas para a Terceira Idade. Nesse sentido, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma das recomendações para os idosos.

Alternativas
Q2864959 Educação Física

O processo natural de envelhecimento está atrelado a inúmeras modificações negativas em diferentes sistemas biológicos, tais como redução na massa muscular e conteúdo mineral ósseo, com consequente comprometimento da funcionalidade em idosos. Atualmente, grande atenção tem sido dada à importância da potência muscular para a preservação da funcionalidade nessa população. Nesse sentido, com relação à POTÊNCIA MUSCULAR, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Q2820815 Educação Física

O declínio das capacidades físicas e as modificações fisiológicas decorrentes do processo de envelhecimento geram perdas da capacidade funcional, proporcionando dependência física do idoso. Desta forma, a prescrição de exercícios físicos é recomendada para esta população no intuito de prover benefícios físicos, psicológicos e sociais. Analise as afirmativas a seguir sobre as alterações fisiológicas decorrentes do processo de envelhecimento e prescrição de exercício físico para a população idosa e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) Os exercícios para desenvolverem o equilíbrio devem ser executados no início do programa de exercícios quando trabalhados outros componentes da aptidão física.

( ) São recomendados exercícios de agilidade de alta complexidade, pois esse tipo de exercício é eficiente para impor maior estímulo neural e retardar o processo de envelhecimento.

( ) Com o envelhecimento, há alterações no sistema neural, como aumento no número e tamanho dos neurônios, na velocidade de condução nervosa e no fluxo sanguíneo cerebral.

( ) A seleção dos grupos musculares a serem trabalhados deve se direcionar aos grandes grupos musculares localizados nos membros inferiores que são importantes nas atividades da vida diária.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Q2819207 Educação Física

No avanço da idade, são notáveis e significantes na vida dos idosos, quase sempre com percas significativas tendo como resultado danos funcionais e lesão. Também se registra que este avanço está associado à redução da massa muscular corporal nessa idade.

Assinale a alternativa correspondente à diminuição da massa muscular.

Alternativas
Q2819190 Educação Física

Analise as afirmativas a seguir sobre os impactos do envelhecimento no organismo humano.


I. Antropométrico: Perda de 10% – 20% na força muscular, diminuição na habilidade para manter força estática, maior índice de fadiga muscular e menor capacidade para hipertrofia propiciam a deterioração na mobilidade e na capacidade funcional do idoso.

II. Neuromuscular: Caracteriza-se pela diminuição da estatura, com maior rapidez nas mulheres devido à prevalência de osteoporose após a menopausa e o incremento da massa corporal que se inicia na meia idade (45 -50 anos) e se estabiliza aos 70 anos, quando se inicia um declínio até os 80 anos.

III. Cardiovascular: Diminuição do débito cardíaco, da frequência cardíaca, do volume sistólico, do VO2 máximo e aumento da pressão arterial, da concentração de ácido láctico, do débito de O2 que resultam numa menor capacidade de adaptação e recuperação ao exercício.


Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

Alternativas
Q2819184 Educação Física

Eduardo, já na terceira idade, 60 anos, comenta com o seu personal trainer, educador físico, que tem uma hérnia de disco entre a L2 e L3. Nesse caso, qual a atividade é indicada para esse idoso?

Alternativas
Q2770027 Educação Física

Com o envelhecimento é necessária uma atenção maior em avaliar periodicamente os idosos, no intuito de detectar problemas de saúde e fatores de risco relacionados com as alterações cardiovasculares. Além das alterações sofridas no decorrer da vida, as doenças cardiovasculares são multifatoriais, portanto, são vários os fatores de risco predisponentes. Estes podem ser divididos em dois grupos: fatores imodificáveis e fatores potencialmente modificáveis. (OLIVEIRA, 2005).


Identifique exemplos de fatores imodificáveis e fatores potencialmente modificáveis, sendo que:


1. Fatores imodificáveis

2. Fatores potencialmente modificáveis


( ) Idade, sexo.

( ) Diabetes, sedentarismo.

( ) Carga genética ou predisposição familiar.

( ) Hipertensão arterial, colesterol elevado.

( ) Obesidade e estresse.


A sequência correta é:

Alternativas
Q2719350 Educação Física

No parágrafo abaixo existem uma asserção e uma razão.


Tanto o exercício físico, aeróbico, como de força (resistido), têm recebido grandes especulações sobre sua relevância durante o processo de envelhecimento. Entretanto, os exercícios aeróbicos são aqueles que mais apresentam resultados eficazes para faixa etária.


Concluímos que:

Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: E
4: A
5: B
6: B
7: C
8: D
9: C
10: A
11: E
12: A
13: A
14: D
15: A
16: D
17: C
18: B
19: A
20: C