Questões de Concurso
Sobre enfermagem e saúde do trabalhador em enfermagem
Foram encontradas 2.086 questões
I. Assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho;
II. O controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo;
III. Participação, no âmbito de competência do Sistema Único de Saúde (SUS), da normatização, fiscalização e controle das condições de produção, extração, armazenamento, transporte, distribuição e manuseio de substâncias, de produtos, de máquinas e de equipamentos que apresentam riscos à saúde do trabalhador.
I. Consumir alimentos e bebidas nos postos de trabalho.
II. Usar calçados abertos.
III. Fumar.
Quais estão corretas?
1. Promoção da saúde
2. Assistência à saúde
3. Vigilância em Saúde do Trabalhador
( ) Começa pela identificação do usuário enquanto trabalhador, considerando a atividade laboral que realiza atualmente e as que já realizou, para que seja estabelecida a relação entre o trabalho e o processo saúde-doença e, assim, seja feito o diagnóstico correto e definido o plano terapêutico adequado, incluindo a reabilitação física e psicossocial, se necessária. Também inclui a orientação sobre as medidas preventivas e os direitos trabalhistas e previdenciários, a notificação dos agravos relacionados ao trabalho e, se necessário, o acionamento dos setores da vigilância em saúde.
( ) É um dos componentes da Vigilância em Saúde e abrange a vigilância epidemiológica dos agravos, as doenças relacionadas ao trabalho e a vigilância dos ambientes e processos de trabalho, em estabelecimentos e atividades do setor público e privado, urbanos e rurais. Inclui a produção, a divulgação e a difusão de informações em saúde e ações de educação em saúde. Deve ser realizada de forma articulada com a rede assistencial e com os demais componentes da Vigilância em Saúde: epidemiológica, sanitária e em saúde ambiental.
( ) Reconhece o trabalho como promotor de saúde e não apenas produtor de sofrimento, adoecimento e morte. Mais do que mudanças de comportamentos favoráveis à saúde, deve buscar o empoderamento e o fortalecimento da autonomia dos trabalhadores na luta por condições dignas de trabalho. A articulação de políticas e práticas intersetoriais deve ser estimulada, especialmente aquelas com potencial de promoção do controle e intervenção sobre os determinantes de saúde, participação em processos regulatórios e produção conjunta de normas protetivas, entre outras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando a correlação estabelecida de cima para baixo.
Na atualidade, o trabalho não é considerado apenas uma fonte de renda com a finalidade de suprir as necessidades básicas, mas também envolve satisfação pessoal. Em contrapartida, tem se tornado fonte de adoecimento frequente de trabalhadores de diversas áreas, um dos distúrbios relacionados ao trabalho é a Síndrome de Burnout, ou Síndrome do Esgotamento Profissional. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de países com maiores indicadores de Burnout. O instrumento bastante veiculado em pesquisas e por profissionais da saúde para diagnóstico da síndrome é o Maslach Burnout Inventory – MBI. Considerando o exposto e as facetas que o inventário avalia, marque a alternativa CORRETA.
( ) Entre as medidas preventivas relacionadas à ergonomia no trabalho estão as pausas para propiciar a recuperação psicofisiológica dos trabalhadores, que devem ser computadas como tempo de trabalho efetivo.
( ) Em casos excepcionais e que envolvem um maior risco de contaminação, o uso de luvas estéreis pode substituir o processo de lavagem das mãos.
( ) Os quartos ou enfermarias destinados ao isolamento de pacientes portadores de doenças infectocontagiosas devem conter lavatório em seu interior.
As afirmativas são, respectivamente,
I a vigilância epidemiológica de doenças e agravos relacionados ao trabalho.
II a vigilância dos ambientes e processos de trabalho.
III a vigilância sanitária e a vulnerabilidade dos trabalhadores.
Assinale a opção correta.
I Em ambos os casos, deve-se monitorar sinais vitais, administrar medicação conforme prescrição e avaliar seus efeitos até encaminhamento do paciente para serviço de urgência, se necessário.
II Em ambos os casos, deve-se manter atitude tranquilizadora e o paciente em repouso, calmo e informado.
III Em caso de transtornos ansiosos, compete à enfermagem a orientação dos familiares, das chefias e dos colegas de trabalho, buscando a colaboração e o suporte para a investigação de outros casos.
Assinale a opção correta.