Questões de Concurso Sobre qualidade em engenharia de produção

Foram encontradas 344 questões

Q3024265 Engenharia de Produção
Um Gestor de Manutenção optou por analisar regularmente amostras de óleo lubrificante dos equipamentos através de espectrógrafo. Este tipo de teste possibilita a detecção de contaminações e alterações nas suas propriedades. Com isso, houve um aumento da vida útil dos equipamentos e ainda uma diminuição no gasto com óleo lubrificante. Tal conduta é um exemplo de qual tipo de manutenção:
Alternativas
Q2895462 Engenharia de Produção

Um aspecto fundamental para o controle de qualidade é aquele indicado pela oscilação em torno da média ou ponto ideal do processo, conhecido por

Alternativas
Q2892982 Engenharia de Produção

Ao tratar uma não conformidade, recomenda-se a análise da causa do problema. Esta análise impacta diretamente na proposta de

Alternativas
Q2892924 Engenharia de Produção

Um determinado processo produtivo é constituído por três máquinas com as seguintes confiabilidades (probabilidade de a máquina não falhar): Máquina A – confiabilidade de 0,94; Máquina B – confiabilidade de 0,90; e Máquina C – confiabilidade de 0,95. As máquinas operam em sequência de tal modo que, se uma máquina falhar, o processo é interrompido até que a mesma seja consertada. Especificamente no caso da Máquina B, que é a máquina que apresenta menor confiabilidade, o conserto pode demorar, acarretando diversos problemas para a empresa. A fim de aumentar a confiabilidade do processo produtivo, o gerente de produção sugeriu à direção da empresa a compra de uma segunda Máquina B (máquina de reserva ou backup), também com confiabilidade de 0,90, para entrar em operação na eventualidade de uma falha ocorrer na primeira máquina, garantindo a continuidade da produção.

O argumento do gerente de produção é que, com a possibilidade de utilização dessa máquina de reserva, a confiabilidade de todo o processo produtivo passaria a ser de, aproximadamente,

Alternativas
Q2849017 Engenharia de Produção
Uma das ferramentas para controle da qualidade é o QFD, cujo princípio básico é:
Alternativas
Q2520205 Engenharia de Produção
Assinale a opção que apresenta o objetivo principal da Garantia do Produto em programas e projetos espaciais. 
Alternativas
Q2520200 Engenharia de Produção
A carta de controle, comumente chamada de gráfico de controle ou carta de controle estatístico de processo (CEP), é uma ferramenta que faz uso da estatística para analisar a variação de dados em um certo processo. 

Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa. 

(   ) A Carta de Controle por Variáveis é mais simples, pois consiste em apenas identificar visualmente se o processo é satisfatório ou não, para aplicar ações corretivas.
(   ) A Carta de Controle por Atributos contém medições analíticas e complexas e devem ser usadas de forma a metrificar as variações, aplicando ações preventivas e identificando as falhas com maior facilidade.
(   ) A teoria estatística desenvolvida por Shewhart para cálculo dos limites de controle é baseada na ideia da distribuição normal e, sendo o processo estável, os dados da amostra terão probabilidade muito próxima de 100% de estar dentro do intervalo de –3σ a +3σ  a partir da média populacional.
(   ) Se não houver pontos fora dos limites superior e inferior de um gráfico de controle de qualidade, considera-se que o processo produtivo está sob controle. 

As afirmativas são, respectivamente, 
Alternativas
Q2520197 Engenharia de Produção
Considerando os conceitos de Controle Estatístico do Processo (CEP), assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2520193 Engenharia de Produção
Assinale a opção que apresenta o objetivo da metodologia Kaizen. 
Alternativas
Q2520186 Engenharia de Produção
Tendo em vista as principais revisões constantes do ciclo de vida de projetos espaciais, como preconizado pelo padrão ECSS, avalie se os itens a seguir explicitam as checagens realizadas na Revisão de Aceitação (AR). 

I. Avaliação da aceitabilidade de todos os “waivers” e “desvios”; evrificação da compatibilidade da documentação “as-built” com a documentação “as-designed” à luz da lista de eventos registrados durante a fabricação; verificação dos segmentos espacial e solo para o lançamento.
II. Verificação de que todos os itens constantes da lista de produtos a serem entregues encontram-se disponíveis; demonstração da compatibilidade do sistema em desenvolvimento com as interfaces externas; verificação da maturidade e detalhamento suficiente para que se inicie a fabricação do Modelo de Qualificação.
III. Avaliação da aceitabilidade de todos os “waivers” e “desvios”; verificação de que todos os itens constantes da lista de produtos a serem entregues encontram-se disponíveis; verificação da compatibilidade da documentação “as-built” com a documentação “as-designed” à luz da lista de eventos registrados durante a fabricação.
IV. Verificação da prontidão dos procedimentos operacionais e de sua compatibilidade com o sistema do voo; liberação do Segmento Solo para operações; verificação da prontidão das equipes das operações; Avaliação da aceitabilidade de todos os “waivers” e “desvios”.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2520185 Engenharia de Produção
Considerando a ECSS, analise os itens a seguir.

I. Ao se referir a requisitos de garantia da qualidade, a ECSS não inclui os requisitos referentes à área de segurança.
II. O objetivo da gestão de riscos de um projeto é identificar, avaliar, reduzir e aceitar os riscos do projeto espacial em relação ao domínio programático (custo e cronograma) e ao domínio técnico (confiabilidade e segurança).
III. A primeira etapa da gestão de riscos, segundo a ECSS, tem como objetivo o monitoramento e controle dos riscos inerentes ao projeto.

Está correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q2520184 Engenharia de Produção
De acordo com a gestão de riscos e garantia da segurança em projetos no âmbito espacial, analise as afirmativas a seguir.

I. As atividades de gestão de riscos ocorrem somente nas fases de planejamento do respectivo projeto.
II. A engenharia de sistema deve contribuir para a identificação e a mitigação de riscos do sistema e/ou do produto espacial.
III. A garantia da qualidade, garantia de segurança e a dependabilidade estão entre as disciplinas que compõem a garantia do produto.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2520183 Engenharia de Produção
A Configuração Linha de Base representa o status aprovado em determinados marcos do projeto espacial, e com isso, é o ponto de partida para novas evoluções do projeto.

Assinale a opção que descreve corretamente as Configurações Linhas de Base previstas pelo Padrão ECSS. 
Alternativas
Q2520182 Engenharia de Produção
Entre as características do ambiente espacial, que tornam o desenvolvimento de equipamentos que nele operaram muito específicos, avalie se é correto citar

I. o vácuo.
II. a radiação.
III. a vibração e o ruído.
IV. os ciclos térmicos.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2520181 Engenharia de Produção
De acordo com os objetivos do gerenciamento da configuração na área espacial, analise as afirmativas a seguir.

I. Um dos objetivos do gerenciamento da configuração é garantir a coerência de toda a informação do projeto, assim facilitando o uso eficiente e efetivo da informação.
II. O gerenciamento da configuração busca apoiar as atividades de elaboração de relatórios, em todos os níveis da hierarquia de gerenciamento.
III. O gerenciamento da configuração visa conhecer a qualquer momento a descrição técnica de um sistema e seus componentes, por meio de documentação válida e aprovada.
IV. O gerenciamento da configuração deve permitir que qualquer usuário conheça a capacidade operacional e as limitações de cada item do produto, e, no caso de não conformidades, saber quais itens são afetados. 

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2520180 Engenharia de Produção
Assinale a opção que correlaciona corretamente a fase do ciclo de vida do projeto espacial à(s) respectiva(s) revisão(ões). 
Alternativas
Q2520179 Engenharia de Produção
Assinale a opção que indica a revisão de um Projeto Espacial em que são estabelecidas a Árvore do Produto, a Work Breakdown Structure (WBS) e a Árvore de Especificação. 
Alternativas
Q2520178 Engenharia de Produção
Ao final de cada fase do ciclo de vida de projetos espaciais, são efetuadas revisões que avaliam se o projeto pode seguir para a próxima fase ou não.

A revisão que tem como objetivos disponibilizar o plano preliminar de gerenciamento, assim como os planos de engenharia e de garantia do produto, além de disponibilizar requisitos técnicos e confirmar a viabilidade técnica e programática de conceitos de sistema, é denominada: 
Alternativas
Q2520177 Engenharia de Produção
A estratégia de verificação implementada em projetos varia conforme a natureza do projeto e do produto. Em projetos da área espacial são utilizadas estratégias que buscam a confiabilidade do produto final, contemplando, minimamente, os seguintes modelos: Modelo de Engenharia, Modelo de Qualificação e Modelo de Voo. 

Com base nesses modelos, analise as afirmativas a seguir. 

I. O modelo de voo é fabricado exclusivamente por meio de processos qualificados e de partes e materiais com qualificação espacial, e é submetido a testes funcionais e ambientais em nível de aceitação.
II. No modelo de qualificação são realizados testes para se verificar a adequação do produto final realizado.
III. No modelo de engenharia procura-se reduzir os riscos e incertezas associados à arquitetura e concepção do produto
IV. No modelo de engenharia procura-se reduzir os riscos e incertezas associadas aos processos de fabricação que serão utilizados para a realização do produto 

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2520176 Engenharia de Produção
Leia o fragmento a seguir.

Capacidade de assegurar que o produto é concebido de modo a poder ser produzido com o nível de qualidade especificado.

A definição acima se refere ao conceito de 
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: C
5: E
6: A
7: B
8: B
9: A
10: C
11: B
12: D
13: A
14: E
15: C
16: B
17: D
18: D
19: E
20: B