Questões de Concurso
Sobre qualidade em engenharia de produção
Foram encontradas 347 questões
Um aspecto fundamental para o controle de qualidade é aquele indicado pela oscilação em torno da média ou ponto ideal do processo, conhecido por
No arranjo físico por processo, os recursos transformadores similares são agrupados juntos na operação de produção. Uma das vantagens desse tipo de arranjo físico é ter o(a)
Ao tratar uma não conformidade, recomenda-se a análise da causa do problema. Esta análise impacta diretamente na proposta de
O controle estatístico do processo – CEP – vem sendo largamente utilizado pelas empresas e faz uso de gráficos ou cartas de controle para avaliar se um determinado processo está sob controle. Considere as afirmações a seguir.
I – O processo está sob controle quando sua variabilidade decorre apenas das chamadas causas aleatórias ou causas comuns.
II – Os gráficos de controle de atributos são utilizados, por exemplo, em situações em que a verifi cação da qualidade é feita por simples inspeção visual.
III – O processo não está atendendo às especifi cações do produto quando, em um gráfi co de controle, houver um ou mais pontos situados fora do LSC (Limite Superior de Controle) ou do LIC (Limite Inferior de Controle).
É correto o que se afirma em
Para auxiliar no planejamento e controle da qualidade, existem diversas ferramentas, tais como as chamadas Sete Ferramentas da Qualidade. A respeito dessas ferramentas, afirma-se que o(a)
Um determinado processo produtivo é constituído por três máquinas com as seguintes confiabilidades (probabilidade de a máquina não falhar): Máquina A – confiabilidade de 0,94; Máquina B – confiabilidade de 0,90; e Máquina C – confiabilidade de 0,95. As máquinas operam em sequência de tal modo que, se uma máquina falhar, o processo é interrompido até que a mesma seja consertada. Especificamente no caso da Máquina B, que é a máquina que apresenta menor confiabilidade, o conserto pode demorar, acarretando diversos problemas para a empresa. A fim de aumentar a confiabilidade do processo produtivo, o gerente de produção sugeriu à direção da empresa a compra de uma segunda Máquina B (máquina de reserva ou backup), também com confiabilidade de 0,90, para entrar em operação na eventualidade de uma falha ocorrer na primeira máquina, garantindo a continuidade da produção.
O argumento do gerente de produção é que, com a possibilidade de utilização dessa máquina de reserva, a confiabilidade de todo o processo produtivo passaria a ser de, aproximadamente,
Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A Carta de Controle por Variáveis é mais simples, pois consiste em apenas identificar visualmente se o processo é satisfatório ou não, para aplicar ações corretivas.
( ) A Carta de Controle por Atributos contém medições analíticas e complexas e devem ser usadas de forma a metrificar as variações, aplicando ações preventivas e identificando as falhas com maior facilidade.
( ) A teoria estatística desenvolvida por Shewhart para cálculo dos limites de controle é baseada na ideia da distribuição normal e, sendo o processo estável, os dados da amostra terão probabilidade muito próxima de 100% de estar dentro do intervalo de –3σ a +3σ a partir da média populacional.
( ) Se não houver pontos fora dos limites superior e inferior de um gráfico de controle de qualidade, considera-se que o processo produtivo está sob controle.
As afirmativas são, respectivamente,
I. Avaliação da aceitabilidade de todos os “waivers” e “desvios”; evrificação da compatibilidade da documentação “as-built” com a documentação “as-designed” à luz da lista de eventos registrados durante a fabricação; verificação dos segmentos espacial e solo para o lançamento.
II. Verificação de que todos os itens constantes da lista de produtos a serem entregues encontram-se disponíveis; demonstração da compatibilidade do sistema em desenvolvimento com as interfaces externas; verificação da maturidade e detalhamento suficiente para que se inicie a fabricação do Modelo de Qualificação.
III. Avaliação da aceitabilidade de todos os “waivers” e “desvios”; verificação de que todos os itens constantes da lista de produtos a serem entregues encontram-se disponíveis; verificação da compatibilidade da documentação “as-built” com a documentação “as-designed” à luz da lista de eventos registrados durante a fabricação.
IV. Verificação da prontidão dos procedimentos operacionais e de sua compatibilidade com o sistema do voo; liberação do Segmento Solo para operações; verificação da prontidão das equipes das operações; Avaliação da aceitabilidade de todos os “waivers” e “desvios”.
Está correto o que se afirma em
I. Ao se referir a requisitos de garantia da qualidade, a ECSS não inclui os requisitos referentes à área de segurança.
II. O objetivo da gestão de riscos de um projeto é identificar, avaliar, reduzir e aceitar os riscos do projeto espacial em relação ao domínio programático (custo e cronograma) e ao domínio técnico (confiabilidade e segurança).
III. A primeira etapa da gestão de riscos, segundo a ECSS, tem como objetivo o monitoramento e controle dos riscos inerentes ao projeto.
Está correto o que se afirma em:
I. As atividades de gestão de riscos ocorrem somente nas fases de planejamento do respectivo projeto.
II. A engenharia de sistema deve contribuir para a identificação e a mitigação de riscos do sistema e/ou do produto espacial.
III. A garantia da qualidade, garantia de segurança e a dependabilidade estão entre as disciplinas que compõem a garantia do produto.
Está correto o que se afirma em
Assinale a opção que descreve corretamente as Configurações Linhas de Base previstas pelo Padrão ECSS.
I. o vácuo.
II. a radiação.
III. a vibração e o ruído.
IV. os ciclos térmicos.
Está correto o que se afirma em
I. Um dos objetivos do gerenciamento da configuração é garantir a coerência de toda a informação do projeto, assim facilitando o uso eficiente e efetivo da informação.
II. O gerenciamento da configuração busca apoiar as atividades de elaboração de relatórios, em todos os níveis da hierarquia de gerenciamento.
III. O gerenciamento da configuração visa conhecer a qualquer momento a descrição técnica de um sistema e seus componentes, por meio de documentação válida e aprovada.
IV. O gerenciamento da configuração deve permitir que qualquer usuário conheça a capacidade operacional e as limitações de cada item do produto, e, no caso de não conformidades, saber quais itens são afetados.
Está correto o que se afirma em