Questões de Concurso
Sobre motores de combustão interna em engenharia mecânica
Foram encontradas 281 questões
Na curva de potência, o torque aumenta com o aumento da rotação do motor até atingir um pico e depois começa a diminuir.
A batida de pino é um fenômeno indesejado que ocorre em motores de combustão interna quando a árvore de cames bate e descontrola as válvulas de admissão e escape.
A relação estequiométrica é a ideal entre ar e combustível para uma combustão completa e proporciona a melhor eficiência e emissões mais baixas.
A quantidade de cilindradas (C) de um motor é calculada pela expressão C = n(r2.π.h), em que n é o número de cilindros do motor, r, o raio dos cilindros e h, o curso do pistão no interior do cilindro.
Uma aeronave não tripulada é propelida por hélice que é acionada por um motor de combustão interna. A inércia da hélice e das partes girantes do motor vale 8 kgm2 e a rotação do conjunto é igual a 1 200 rpm. O valor do momento giroscópico desse conjunto sobre o restante da aeronave, quando esta executa uma curva de raio igual a 25 m e velocidade tangencial igual a 40 m/s, é:
Acerca dos motores de combustão interna do Ciclo OTTO, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A admissão de combustível é feita por sistema de carburação ou injeção.
( ) O sistema de ignição utilizado é o de autoignição.
( ) Possui taxas de compressão entre 14 e 22.
( ) São utilizados combustíveis pesados para seu funcionamento.
A sequência está correta em
O motor a explosão é uma máquina térmica, ou seja, converte:
Uma aeronave não tripulada é propelida por hélice que é acionada por um motor de combustão interna. A inércia da hélice e das partes girantes do motor vale 16 kgm2, e a rotação do conjunto é igual a 3 000 rpm. Qual o valor do momento giroscópico desse conjunto sobre o restante da aeronave quando esta executa uma curva de raio igual a 80 m e velocidade tangencial igual a 40 m/s
O ciclo ideal de um motor de combustão interna apresenta os seguintes processos:
Compressão adiabática com variação de temperatura entre 30 °C e 300 °C.
Aquecimento sob pressão constante, até a temperatura de 1 800 °C.
Expansão adiabática, resultando na temperatura final de 930 °C.
Considerar a entalpia do ar h = CPT onde CP = 1,0 kJ/kg.K
Assinale a alternativa que representa o valor aproximado do rendimento desse motor.
No sistema de ignição do motor de combustão interna de um automóvel,a função da bobina de ignição é:
No sistema de arrefecimento do motor de combustão interna de um automóvel, o componente que tem a função de retirar calor do líquido circulante, é:
Nos motores a gasolina existem dois sistemas para doseamento da mistura de ar e de gasolina, dos carburadores e dos sistemas de injeção. Um carburador elementar é constituído por:
Os componentes que fazem parte do sistema de arrefecimento de circulação líquida forçada do automóvel são:
Calcular a taxa de compressão de um motor a combustão interna com volume do cilindro de 249 cm3 e o volume da câmara de compressão de 23,7 cm3.
A cilindrada é a capacidade volumétrica do espaço compreendido entre o PMS e o PMI do motor a combustão interna. Calcular a cilindrada de um motor a combustão interna com diâmetro do cilindro de 6,9 cm, curso do êmbolo de 6,68 cm e número de cilindros 4. Considere π = 3,14.