Questões de Concurso
Sobre amostragem aleatória simples em estatística
Foram encontradas 608 questões
Em relação aos conceitos de probabilidade, julgue o item que se segue.
Na amostragem aleatória simples sem reposição (AASs), a covariância entre as frequências fi e fj com que as unidades i e j aparecem na amostra é maior ou igual à covariância correspondente na amostragem aleatória simples com reposição (AASc).
Julgue o item a seguir, relacionado aos fundamentos da teoria estatística.
Na amostragem aleatória simples sem reposição, a frequência fi, que é a i-ésima unidade que aparece na amostra, segue uma distribuição Binomial com parâmetros n e 1/N.
Julgue o seguinte item, referente a conceitos relacionados às técnicas de amostragem não probabilística e aos procedimentos da pesquisa qualitativa.
Ao trabalhar com amostragem não probabilística, o pesquisador pode, arbitrária ou conscientemente, decidir os elementos a serem incluídos em sua amostra.
Exemplo 1: um sorteio por número de 3 alunos em uma sala de aula.
Exemplo 2: entrevista de satisfação de clientes em uma loja na fila do caixa da loja.
Exemplo 3: pesquisa eleitoral usando as redes sociais do entrevistador.
Exemplo 4: seleção de produtos para controle de qualidade em uma fábrica de sapatos de couro.
Exemplo 5: pesquisa de satisfação com o transporte público realizada no centro da cidade.
1 > x <- c(2,1,3,5,6)
2 > y <- matrix(1:25, nrow = 5)
Com base no código precedente, escrito em R, em que os números à esquerda do sinal “>” indicam o número da linha do código, julgue o item a seguir, assumindo que a tecla Enter foi pressionada após cada linha de comando do código.
O comando p <- x * y produzirá a variável p, que é a matriz produto resultante da multiplicação do vetor-linha x pela matriz y.
Julgue o item a seguir, em relação às técnicas de amostragem.
Uma amostra aleatória é representativa se for formada por elementos da população que se apresentem voluntariamente para fazer parte do experimento.
Com base na situação hipotética apresentada, julgue o item a seguir, relativos a essa amostragem.
Todo usuário desse tribunal teve a mesma oportunidade de ser incluído na pesquisa.
No que se refere a técnicas de amostragem, julgue o item a seguir.
Suponha que uma amostragem aleatória estratificada para a estimação de uma média seja efetuada sobre uma população constituída por três estratos, com os seguintes totais populacionais: 1.000 (estrato I), 5.000 (estrato II) e 2.000 (estrato III). Nesse caso, se a amostra for de tamanho n = 100, e se a alocação da amostra for proporcional ao tamanho dos estratos, o número de elementos a serem amostrados do estrato III será igual a 25.
No que se refere a técnicas de amostragem, julgue o item a seguir.
Se, de uma população de tamanho N = 1.000 servidores de certo tribunal, for extraída uma amostra aleatória simples de tamanho n = 100 servidores, a probabilidade de seleção de cada servidor será igual a 1/1.000.

A função de potência desse teste quando μ = 11 é aproximadamente igual a
Os seguintes dados foram observados:

Um intervalo aproximado de 95% de confiança para μ será então dado por
Dentro da Estatística Descritiva, os métodos de amostragem probabilísticos (aleatórios) são mais complexos, morosos e dispendiosos que os métodos empíricos, uma vez que exigem conhecimento prévio da população em estudo. Alguns exemplos de métodos probabilísticos (aleatórios) foram elencados a seguir, exceto:
Supondo que [X1, X2 , ... , Xn] seja uma amostra aleatória da variável aleatória X com distribuição Poisson
com parâmetro θ, ou seja, P(θ), é correto afirmar que
Seja a amostra aleatória de tamanho pequeno [X1, X2, ... , X10] de uma variável aleatória X com distribuição de probabilidade normal com média μ e variância σ2, então, as estatísticas x̄–μ/σ/√10, x̄–μ/s/√10, x̄–μ/σ e x̄–μ/s têm quais distribuições, respectivamente?
Em uma amostra aleatória com n = 25, observações da variável aleatória X que representam uma característica quantitativa foram obtidas por um estatístico que precisa estimar a média μ e o desvio-padrão σ da população (distribuição) de onde a amostra foi tomada por intervalo de nível 95% deconfiança. A análise dos dados forneceu os seguintes resultados: média amostral x̄ = 21,980 e desvio-padrão amostral s = 2,11877. O teste de Shapiro-Wilk, para verificar a Normalidade dos dados, resultou em W = 0,972867 e valor-p p = 0,721053; o escore t24,0,975 = 2,0639 e os escores X224;0,975 = 39,3641 e X224;0,025 = 12,4012.
Então, é correto afirmar que os intervalos de confiança para a média μ e o desvio-padrão σ são, respectivamente,