Questões de Concurso Sobre análise multivariada em estatística

Foram encontradas 135 questões

Q3044868 Estatística

A lógica fuzzy é uma extensão da lógica booleana. Embora as técnicas de controle possam ser implementadas por modelos matemáticos, as implementações baseadas na lógica fuzzy apresentam um melhor desempenho.

Qual é o aspecto fundamental da lógica fuzzy?

Alternativas
Q3029120 Estatística
Duas instâncias A e B de um dataset de tweets são representadas, respectivamente, por intermédio dos vetores
xA = [2, −2, 0, 1,] e xB = [−4, 0, 2, −4].
Os valores da similaridade de cosseno e da distância de Manhattan entre essas duas instâncias são, respectivamente: 
Alternativas
Q3028907 Estatística
Sobre a análise discriminante, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q2939712 Estatística

A matriz de correlação do vetor aleatório Imagem associada para resolução da questão tem os autovalores λ1 = 2,35 ; λ2 = 0,56 e λ3 = 0,09.

Então, quando se aplica uma Análise Fatorial aos dados e são extraídos dois fatores, perde-se

Alternativas
Q2885038 Estatística

Em uma aplicação de Análise dos Componentes Principais é possível extrair:

Alternativas
Q2885036 Estatística

Os dados a seguir referem-se às questões de 26 a 29.

Para analisar o consumo de combustível de um automóvel foram efetuadas 7 viagens, tendo-se registrado a distância percorrida (km) e o consumo (l), obtendo-se, então, os 7 pares de valores seguintes:

As variáveis de agrupamento usadas numa Análise de Conglomerados pelos métodos k-means (quick cluster) e hierárquico são:

Alternativas
Q2876271 Estatística

Em um modelo de regressão logística, o que indica se o modelo se ajusta bem aos dados é a(o)

Alternativas
Q2876265 Estatística

Dentre os critérios que podem auxiliar na escolha do número de fatores do modelo fatorial, analise os seguintes:


I - Raiz latente ou critério de Kaiser

II - Gráfico scree

III - Percentagem da variância

IV - Rotação de fatores


Auxilia(m) na escolha do número de fatores do modelo fatorial o(s) critério(s)

Alternativas
Q2876260 Estatística

Análise fatorial é uma técnica multivariada que tem como um de seus objetivos a redução da dimensão do conjunto de dados. Para essa técnica, as quantidades que podem substituir as variáveis originais com fins de redução de dimensão são as denominadas

Alternativas
Q2731630 Estatística

São técnicas, da Análise Multivariada, que estudam a estrutura de covariância de um vetor aleatório:

Alternativas
Q2568645 Estatística
Técnica de análise multivariada que permite estabelecer a probabilidade de ocorrência de determinado evento para situações em que a variável dependente é qualitativa e de natureza dicotômica. Pode ser utilizada mesmo quando alguns dos pressupostos da análise discriminante não forem atendidos. Com base nesse conceito, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2568644 Estatística
No que se refere a técnica de análise multivariada de dependência, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2568643 Estatística
No que se refere a técnica de análise multivariada de interdependência, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2567316 Estatística
Na Análise de Agrupamento, os grupos são formados com base em medidas de “proximidade - distância” ou “similaridade” entre os itens que podem ser representados por vetores aleatórios quando suas características são quantitativas. Os agrupamentos podem ser do tipo Aglomerativo Hierárquico e do tipo Não Hierárquico, sendo que Dendrograma do Método Aglomerativo Hierárquico pode ser feito usando 
Alternativas
Q2567300 Estatística

Em uma pesquisa sobre caraterísticas de condenados em uma determinada Vara Federal, uma amostra aleatória de condenados de tamanho n foi tomada e investigou-se nos respectivos processos suas características. Os resultados observados recebiam avaliação dos psicólogos em notas em uma escala até 7 pontos. As notas se referem às características: C1, C2, C3, C4 e C5. Os resultados foram tabulados e a matriz de correlação R construída. Após ser aplicada a Análise Fatorial na matriz R, obtiveram-se os resultados tabelados a seguir:

Análise Fatorial

Imagem associada para resolução da questão


Pesos dos fatores após rotação Varimax 

Imagem associada para resolução da questão

Então, é correto afirmar que 

Alternativas
Q2447363 Estatística
Na análise fatorial, um dos métodos mais conhecidos para a determinação do número m de fatores do modelo é o critério de Kaiser, de acordo com o qual o valor de m é dado pelo número de autovalores
Alternativas
Q2447351 Estatística
Quando se adota que os erros do modelo de regressão linear multivariado seguem uma distribuição normal, após o ajuste do modelo, é preciso verificar tal suposição. A partir dos resíduos, o gráfico utilizado para essa verificação é o gráfico de
Alternativas
Q2445341 Estatística
        A equação y = mx + b, com m = 2,09 e b = 0,257, foi obtida na calibração de um método para a determinação cromatográfica de isoctano em misturas de hidrocarbonetos. Nessa equação, o eixo x apresenta valores de concentração de isoctano, em porcentagem molar, e o eixo y, a área sob o pico cromatográfico, em uma unidade arbitrária.  

Tendo como referência as informações precedentes, julgue o item subsecutivo, a respeito de fundamentos de estatística.


Se uma amostra de hidrocarbonetos contém 5% de isoctano em quantidade de matéria analisada pelo método descrito, então a área sob o pico cromatográfico do isoctano terá valor superior a 10 unidades arbitrárias.

Alternativas
Q2383284 Estatística
Em uma nota técnica publicada em 2022 pelo Ipea, sobre população em situação de rua, foi utilizada a técnica de análise de componente principal (PCA).
Na análise por PCA, a primeira componente principal de um conjunto de dados representa a
Alternativas
Q2382974 Estatística
Considere o texto sobre a teoria locacional de Christaller.

O alemão Walter Christaller (1893-1969) almejou responder a questões que ainda hoje desafiam os pesquisadores: o que explica o tamanho, a distribuição e o número de cidades? Em seu livro Die zentralen Örte in Süddeutschland, Christaller seguiu a tradição geométrica alemã para esboçar as simples regras que permitiriam responder a essa pergunta e chegou à teoria dos lugares centrais. Ele buscou determinar o formato das áreas de mercado em que todos os consumidores são atendidos e, ao mesmo tempo, a distância em relação às firmas é minimizada. Para se chegar à distribuição espacial dos lugares centrais, são necessários três princípios, sendo que um deles é o da minimização das distâncias entre os centros, que faz com que os ofertantes de bens de ordem imediatamente inferior se localizem no ponto médio da linha que une os centros de ordem superior.
MONASTERIO, L.; CAVALCANTE, L. Fundamentos do pensamento econômico regional. In: CRUZ, B. et al. (org.). Economia regional e urbana. Teorias e métodos com ênfase no Brasil. Brasília, DF: Ipea, 2011, p.56. Adaptado.

Nesse texto sobre a teoria dos lugares centrais, é descrito o princípio
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: A
5: A
6: A
7: D
8: D
9: E
10: C
11: B
12: A
13: D
14: D
15: A
16: B
17: C
18: C
19: D
20: D