Questões de Concurso Sobre filosofia política e o pensamento de walter benjamin em filosofia

Foram encontradas 33 questões

Q2365126 Filosofia
Em relação às ideias de representantes da Escola de Frankfurt, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2357991 Filosofia
O célebre ensaio “A Obra de Arte na Era da Sua Reprodutibilidade Técnica” (1994), de Walter Benjamin, tem como tema central:
Alternativas
Q2202674 Filosofia
Os princípios dos movimentos de desobediência civil estão geralmente reunidos sob a égide das consciências elevadas somadas às posições morais como: seriedade, sinceridade, profundidade de convicção e abnegação. Torna-se fundamental para seus pensadores diferenciar e estabelecer o contraste entre a desobediência civil e a violação da lei criminal. Houve mudanças nas formas de paradigma e nos objetivos da desobediência civil ao longo do século passado e inícios do de hoje, desde o ativismo militante das sufragistas em busca de seus direitos básicos de cidadania até as greves escolares do movimento climático jovem e manifestações em massa para exigir que os governos tomem medidas urgentes para combater a crise climática. Mesmo assim, a desobediência civil continua sendo uma parte duradoura e vibrante do ativismo político e, cada vez mais, se beneficia de alianças transnacionais. E, sem surpresa, muitos dos mais famosos desobedientes civis – Henry David Thoreau, Mohandas Gandhi, Rosa Parks, Martin Luther King Jr., Nelson Mandela – eram membros de grupos cujos direitos eles buscavam defender. Com base na reflexão sobre os movimentos de desobediência civil e, em especial, o pensamento de Martin Luther King Jr., analise as afirmativas abaixo:
I. Entre outros conceitos, Martin Luther King Jr. é reconhecido por desenvolver os fundamentos filosóficos do ativismo não violento.
II. Martin Luther King Jr. era um defensor da ação militante (uso da força) na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos.
III. Martin Luther King Jr. argumenta que a resistência não violenta é moralmente superior à violência.
IV. Em sua “Carta de uma prisão de Birmingham”, Martin Luther King Jr. argumenta: “estou em Birmingham porque a injustiça está aqui”., mas ele defende os clérigos brancos moderados, os quais pediram paciência para que as disputas e questões fossem decididas nos tribunais e pediram à “comunidade negra” que praticasse a contenção.
Estão corretas as afirmativas: 
Alternativas
Q2095981 Filosofia
O filósofo alemão Walter Benjamin (1892-1940) é um dos teóricos mais estudados hoje, e sua obra, consideravelmente aberta a interpretações, interessa a pesquisadores e profissionais de várias áreas.
Sobre esse autor, assinale V, para as afirmativas verdadeira, ou F, para falsas:
(__)Benjamin não foi um pensador da Educação na mesma amplitude e assiduidade com que foi um pensador da cultura, por exemplo.
(__)Benjamin buscava a possibilidade de uma experiência total e concreta do conhecimento e, por isso, criticava a Educação direcionada para a especialização ou para a prática profissional.
(__)O pensador criticava os abusos de quem tentava "entender" a infância e com isso tentar enquadrar a criança em parâmetros psicológicos, como se fossem "seres tão diferentes de nós, com uma existência tão incompatível com a nossa, que precisamos ser muito inventivos para conseguir distraí-las".
Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/1888/wa lter-benjamin-repensar-a-historia-rever-a-crianca
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
Alternativas
Q2027020 Filosofia
Na obra Justiça Como Equidade. Uma reformulação John Rawls concebe uma teoria da justiça como equidade, que se trata de uma
Alternativas
Q2027018 Filosofia
Acerca da reflexão de Heidedgger sobre a técnica, considere as seguintes afirmações:
I. A reviravolta operada por Platão no conceito de verdade contribui para explicar o primado da técnica no mundo moderno. II. A técnica é um instrumento neutro nas mãos do homem. III. A técnica torna o homem uma coisa entre coisas. Está correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2021 Banca: FAPEC Órgão: SAD-MS Prova: FAPEC - 2021 - SAD-MS - Professor - Filosofia |
Q2012455 Filosofia
Segundo Nicole Tomazelloli Tomazela, existem três aspectos interessantes que devem ser considerados sobre a origem do Estado:
• O aspecto sociológico, que diz respeito aos elementos da sociedade política criada pelo homem; • O aspecto histórico, que encara o Estado como um fator social em evolução; • Os aspectos doutrinários, que analisa o Estado do ponto de vista filosófico.
Disponível em https://www.estudopratico.com.br/surgimento-estado/
Nos chamados aspectos doutrinários levamos em conta que o homem mais que formador da sociedade, é um produto dela.
Toda sociedade é balizada por princípios – sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento.
O controle social aparece quando o homem se comporta de maneira a contrariar os princípios regidos pela sociedade em que vive, e tem como objetivo manter o ordenamento social.
O filósofo Michel Foucault defende uma nova forma de realizar o controle social, definindo um novo objetivo das leis na organização das sociedades modernas, o qual seria:
Alternativas
Q2004450 Filosofia
John Rawls, em 1971, publicou a obra Uma teoria da justiça, que veio a ser um dos livros mais discutidos e influentes dos últimos anos. Em busca de uma teoria da justiça, Rawls parte de uma posição originária. Esta é a posição em que se encontram os indivíduos que devem determinar o contrato, e caracteriza-se por um véu de ignorância, que torna todos iguais. Rawls diz que, nessa posição originária, escolher-se-á princípios de justiça universais.
Analise as seguintes afirmações:
I. O primeiro princípio de justiça afirma: toda pessoa tem igual direito à mais extensa liberdade fundamental, compativelmente com uma liberdade semelhante para os outros.
II. O primeiro princípio de justiça afirma: toda pessoa tem igual direito à mais extensa liberdade fundamental, universalmente aceita por todos.
III. O segundo princípio sustenta que as desigualdades econômicas e sociais, como as da riqueza e do poder, são injustas universalmente e em particular para os membros menos favorecidos da sociedade.
IV. O segundo princípio sustenta que as desigualdades econômicas e sociais, como as da riqueza e do poder, são justas apenas se produzem benefícios compensatórios para cada um e em particular para os membros menos favorecidos da sociedade.
Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q2004424 Filosofia
A ideia de causa e efeito foi, e ainda é, muito usada pelas ciências em geral. Quando se observa uma regularidade entre os fenômenos, precisamente a regularidade de sua contiguidade e sucessão, logo inferimos a necessidade da conexão entre os dois fenômenos, considerando-os um como causa e o outro como efeito.
Que filósofo faz a crítica da ideia de causa e efeito no século XVIII, defendendo que causa e efeito são duas ideias bem distintas entre si, pois nenhuma análise, por mais precisa que seja, pode fazer saber, antecipadamente, o efeito que deriva de determinada causa?
Alternativas
Q2004420 Filosofia
Luís da Baviera deu proteção aos freis franciscanos que fugiram de Avinhão. Dentre estes se encontrava o filósofo e frei franciscano Guilherme de Ockham. Graças a essa proteção, ele pôde se dedicar com maior liberdade aos seus escritos religiosos e políticos.
Desses estudos, surgiu, dentre outras, a obra Brevilóquio sobre o Principado Tirânico. Nessa obra, Guilherme de Ockham
Alternativas
Q2003939 Filosofia
Sobre as diferentes épocas da filosofia e sua relação com educação, assinale a alternativa que contém as informações corretas sobre o pensador e seu pensamento que marcou sua época.
Alternativas
Q1980878 Filosofia
“Sob o poder do monopólio, toda cultura de massas é idêntica, e seu esqueleto, a ossatura conceitual fabricada por aquele, começa a se delinear. Os dirigentes não estão mais sequer muito interessados em encobri-lo, seu poder se fortalece quanto mais brutalmente ele se confessa de público. O cinema e o rádio não precisam mais se apresentar como arte. A verdade de que não passam de um negócio, eles a utilizam como uma ideologia destinada a legitimar o lixo que propositalmente produzem”. ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985, p. 114.
De acordo com a perspectiva defendida pelos autores, é correto afirmar que
Alternativas
Q1970754 Filosofia
Deve-se compreender [..] que [..] aquilo que generaliza a vontade é o interesse comum que os une, pois nessa instituição cada um necessariamente se submete às condições que impõe aos outros: admirável acordo entre o interesse e a justiça, que dá às deliberações comuns um caráter de equidade que vimos desaparecer na discussão de qualquer negócio particular, pela falta de um interesse comum que una e identifique a regra do juiz à da parte. [...] Que será, pois, um ato de soberania? Não é uma convenção entre o superior e o inferior, mas uma convenção do corpo com cada um de seus membros: convenção legítima por ter como base o contrato social, equitativa por ser comum a todos, útil por não poder ter outro objetivo que não o bem geral e sólida por ter como garantia a força pública e o poder supremo.
(ROUSSEAU, J-J. Do contrato social. São Paulo: Abril Cultural, 1973. p. 56. Coleção Os Pensadores)
Nome recorrente entre os contratualistas, Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), porém, difere de outros dois nomes consagrados nessa corrente de filósofos. Assinale o item no qual essa distinção é CORRETAMENTE indicada. 
Alternativas
Q1950951 Filosofia

Leia o texto abaixo para responder à pergunta seguinte.



Teses sobre o conceito da história (§ 9)

Walter Benjamin



"Minhas asas estão prontas para o voo,

Se pudesse, eu retrocederia

Pois eu seria menos feliz

Se permanecesse imerso no tempo vivo."

(Gerhard Scholem, Saudação do anjo). 



“Há um quadro de Klee que se chama Angelus Novus. Representa um anjo que parece querer afastar-se de algo que ele encara fixamente. Seus olhos estão escancarados, sua boca dilatada, suas asas abertas. O anjo da história deve ter esse aspecto. Seu rosto está dirigido para o passado. Onde nós vemos uma cadeia de acontecimentos, ele vê uma catástrofe única, que acumula incansavelmente ruína sobre ruína e as dispersa a nossos pés. Ele gostaria de deter-se para acordar os mortos e juntar os fragmentos. Mas uma tempestade sopra do paraíso e prende-se em suas asas com tanta força que ele não pode mais fechá-las. Essa tempestade o impele irresistivelmente para o futuro, ao qual ele vira as costas, enquanto o amontoado de ruínas cresce até o céu. Essa tempestade é o que chamamos progresso.” 


(BENJAMIN, W. As Teses sobre o Conceito de História. In: Obras Escolhidas, Vol. 1, p. 222-232. São Paulo, Brasiliense, 1985).

A tempestade que impulsiona o anjo para trás, que o impede de salvar os homens, e que vem do paraíso, é o progresso. Contra esta ideia, entendida como historicismo.
(CANTINHO, M. J. Walter Benjamin e a história messiânica: contra a visão histórica do Progresso. Universidade Nova de Lisboa. In: Cadernos Benjaminianos. Disponível em: < http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/cadernosbenja minianos/article/view/5309/4717 >. Acesso em: 08/08/2021.)

Benjamin recorre a conceitos importantes da tradição judaica. Assinale a alternativa que lista estes conceitos de forma correta.
Alternativas
Q1950950 Filosofia

Leia o texto abaixo para responder à pergunta seguinte.



Teses sobre o conceito da história (§ 9)

Walter Benjamin



"Minhas asas estão prontas para o voo,

Se pudesse, eu retrocederia

Pois eu seria menos feliz

Se permanecesse imerso no tempo vivo."

(Gerhard Scholem, Saudação do anjo). 



“Há um quadro de Klee que se chama Angelus Novus. Representa um anjo que parece querer afastar-se de algo que ele encara fixamente. Seus olhos estão escancarados, sua boca dilatada, suas asas abertas. O anjo da história deve ter esse aspecto. Seu rosto está dirigido para o passado. Onde nós vemos uma cadeia de acontecimentos, ele vê uma catástrofe única, que acumula incansavelmente ruína sobre ruína e as dispersa a nossos pés. Ele gostaria de deter-se para acordar os mortos e juntar os fragmentos. Mas uma tempestade sopra do paraíso e prende-se em suas asas com tanta força que ele não pode mais fechá-las. Essa tempestade o impele irresistivelmente para o futuro, ao qual ele vira as costas, enquanto o amontoado de ruínas cresce até o céu. Essa tempestade é o que chamamos progresso.” 


(BENJAMIN, W. As Teses sobre o Conceito de História. In: Obras Escolhidas, Vol. 1, p. 222-232. São Paulo, Brasiliense, 1985).

Existem duas categorias de seres na exposição de Benjamin: o Anjo e os homens. Por que um anjo? O que ele representa? Sobre os questionamentos apresentados, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1852031 Filosofia

Considerando a relação entre as críticas realizadas pelo teórico Walter Benjamin, da Escola de Teoria Crítica, mais conhecida como Escola de Frankfurt, e a produção artística em tempos de avanço tecnológico, julgue o item a seguir.


Para Walter Benjamin, a indústria cultural e reprodutibilidade técnica possibilitaram ao homem contemporâneo criar fenômenos como a estetização da política (própria do fascismo) e a politização da arte (própria do comunismo). 

Alternativas
Q1852030 Filosofia

Considerando a relação entre as críticas realizadas pelo teórico Walter Benjamin, da Escola de Teoria Crítica, mais conhecida como Escola de Frankfurt, e a produção artística em tempos de avanço tecnológico, julgue o item a seguir.


O conceito de indústria cultural, no que se refere à arte, só se aplica ao contexto das relações capitalistas de produção, pois a cultura não é produzida pelas massas, e sim para as massas; o que verdadeiramente interessa é o seu valor de venda nas sociedades de mercado.

Alternativas
Q1852029 Filosofia

Considerando a relação entre as críticas realizadas pelo teórico Walter Benjamin, da Escola de Teoria Crítica, mais conhecida como Escola de Frankfurt, e a produção artística em tempos de avanço tecnológico, julgue o item a seguir.


Para Walter Benjamin, a grande questão a ser pensada e analisada na era da indústria cultural, quanto ao conceito de reprodutibilidade técnica da obra de arte é o valor da quintessência de tudo que foi transmitido pela tradição a partir de sua origem, duração e conteúdo histórico.

Alternativas
Q1852028 Filosofia

Considerando a relação entre as críticas realizadas pelo teórico Walter Benjamin, da Escola de Teoria Crítica, mais conhecida como Escola de Frankfurt, e a produção artística em tempos de avanço tecnológico, julgue o item a seguir.


Mesmo sendo um crítico da perda de sentido da obra de arte, no processo de reprodutibilidade técnica, Walter Benjamin consegue ser otimista quanto ao uso do cinema, por exemplo, como ferramenta que torna possível profundas transformações sociais por meio do alcance do proletariado. 

Alternativas
Q1851987 Filosofia

A Moral pode assumir dois polos contraditórios: o caráter social e o individual. A partir dessa afirmação, julgue o item a seguir.


Política e ética são campos independentes: a primeira cuida da justiça social e a segunda dos interesses pessoais. 

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: D
5: A
6: D
7: D
8: D
9: B
10: D
11: C
12: D
13: B
14: A
15: D
16: C
17: C
18: C
19: C
20: E