Questões de Concurso
Sobre história geral em história
Foram encontradas 7.022 questões
As sociedades da Antiguidade Clássica, como a Grécia e Roma, tiveram importantes características políticas, sociais e culturais que influenciaram diretamente o desenvolvimento do Ocidente. Essas civilizações legaram à humanidade contribuições nas áreas de filosofia, política, arte e direito, cujas reflexões ainda são estudadas atualmente. Sobre a Grécia e Roma, analise abaixo:
I. A sociedade ateniense, na Grécia clássica, era caracterizada pela democracia direta, onde todos os cidadãos participavam ativamente das decisões políticas, com exceção das mulheres, escravos e estrangeiros.
II. O sistema de governo romano, especialmente durante a República, era baseado em uma democracia direta, onde os cidadãos participavam ativamente de todas as decisões políticas, sem a mediação de representantes.
III. O Império Romano, ao contrário da Grécia, não desenvolveu uma filosofia própria, sendo a filosofia romana essencialmente uma adaptação e divulgação das ideias gregas.
IV. Em Roma, a escravidão teve um papel fundamental na economia, principalmente nas atividades agrícolas e comerciais, sendo uma característica da sociedade romana durante todo o período republicano e imperial.
V. A educação na Grécia e em Roma era predominantemente voltada para os filhos dos ricos, com acesso restrito às classes populares, e com a função de preparar os jovens para a vida política e militar, respectivamente.
Assinale a alternativa correta:
O Absolutismo Monárquico foi um sistema político em que os reis concentravam em suas mãos o poder total, com poucas ou nenhuma limitações de outros poderes. Durante o período de expansão marítima, os reis absolutistas foram fundamentais para as conquistas ultramarinas que caracterizaram o início da globalização. Sobre o Absolutismo Monárquico e a Expansão Marítima Europeia, analise as afirmativas a seguir:
I. O absolutismo monárquico foi um fator fundamental para a expansão marítima, pois os reis concentravam o poder nas suas mãos, permitindo que os investimentos necessários para os descobrimentos fossem centralizados e direcionados pelo Estado.
II. A expansão marítima europeia foi exclusivamente promovida por monarquias absolutistas, deixando de lado as repúblicas e as cidades-estado que também tiveram papel nas grandes navegações.
III. A busca por novas rotas comerciais e territórios para exploração foi motivada, em grande parte, pela necessidade de financiar as grandes cortes absolutistas, especialmente as de Portugal e Espanha, por meio das riquezas provenientes das colônias.
Assinale a alternativa correta:
O Renascimento e a Reforma Religiosa foram movimentos que tiveram um grande impacto no contexto cultural, político e religioso da Europa entre os séculos XIV e XVI. Sobre esses dois movimentos, analise as afirmativas a seguir:
I. O Renascimento foi um movimento cultural que buscou resgatar os ideais clássicos da Grécia e Roma antigas, e a Reforma Religiosa, liderada por Martinho Lutero, visava reformar a Igreja Católica, combatendo abusos como a venda de indulgências.
II. A Reforma Religiosa, liderada por Lutero, teve como principal objetivo a unificação da Igreja Católica, não gerando divisões dentro da cristandade.
III. O Renascimento teve um forte caráter secular, mas não afetou a religião, já que os artistas e pensadores continuaram a apoiar a Igreja Católica e suas doutrinas.
Assinale a alternativa correta:
[ ] A história, como ramo independente do conhecimento humano, existe a partir do século XV.
[ ] O tipo de fazer historiográfico da antiguidade carecia de métodos precisos e de um instrumental teórico.
[ ] A história científica surge na virada do século XVIII para o século XIX, momento em que a ciência como um todo passa a avançar consideravelmente em pouco tempo.
[ ] Na história científica, que aparece após a Revolução Francesa, exige-se menos rigor no trato das fontes, em que a prática passa a ocupar papel fundamental para a interpretação dos acontecimentos do passado narrado pelo historiador, agora profissionalizado.
“A abertura dos espaços, possibilitada nos séculos XV e XVI pelos descobrimentos, intercâmbios e conquistas, permitiu, pela primeira vez, a_____________ dos conhecimentos próprios de diferentes culturas e a possibilidades de comparações aplicadas mundialmente, e não apenas pelos europeus”.
I - As leituras sobre a concepção do tempo histórico sofreram variações em cada uma das correntes historiográficas.
II - A concepção de tempo presente em Isaac Newton (1643–1727) — marcada por seu caráter puro e absoluto, independente dos objetos materiais e dos acontecimentos — dominou o cenário dos debates filosóficos por mais de dois séculos.
III - Até meados do século XX, as heranças positivista e historicista viam o tempo a partir dos paradigmas newtonianos e kantianos, respectivamente.
IV - Os tempos históricos estão divididos em presente, passado e futuro, interligados por uma relação simbiótica, na qual presente e passado influenciam-se mutuamente.
É verdadeiro o que se afirma em:
I - Fatores que se referem às forças produtivas – elementos que, por sua lentidão em transformar- se, definem, para cada situação histórica, os limites das possibilidades.
II – Fatores que resultam do impacto do sistema colonial mercantilista, em cujo contexto se formou a sociedade colonial brasileira.
III – Fatores que definem mecanismos básicos na estruturação das relações de produção
Sobre esses fatores, é verdadeiro o que se afirma em: