Questões de Veterinária - Bovinos e Pequenos Ruminantes para Concurso

Foram encontradas 652 questões

Q3011594 Veterinária
Sobre o Exame Andrológico, assinale (V) para a(s) alternativa(s) VERDADEIRAS(S) e (F) para a(s) FALSA(S):

( ) O exame clínico deve ser iniciado pela anamnese, que envolve a obtenção de informações a respeito do animal, a razão pela qual este está sendo examinado e os dados relacionados ao rebanho.

( ) Através deste exame podem ser detectadas alterações do desenvolvimento do sistema genital, alterações regressivas, progressivas e inflamatórias nos diversos órgãos, bem como distúrbios na libido e na habilidade de cópula.

( ) As informações do período precedente ao exame são importantes, pois, a produção espermática é um processo contínuo e abrange cerca de 5 dias desde o início da espermatogênese até a ejaculação.

( ) No exame clínico geral, o animal deverá ser avaliado quanto à normalidade dos diversos sistemas (respiratório, circulatório, nervoso, digestivo e locomotor).

( ) O sistema locomotor merece atenção especial, devido sua importância tanto para caminhar em busca de alimento e para procurar por fêmeas em estro, como para efetuar a cópula.


A sequência CORRETA é:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: COSEAC Órgão: MDA Prova: COSEAC - 2009 - MDA - Médico veterinário |
Q2926822 Veterinária
A pericardite traumática é uma moléstia de bovinos, resultante da perfuração do retículo por objetos metálicos. Embora habitualmente o processo fique restrito a uma das câmaras gástricas, causando peritonite localizada, pode ocorrer o deslocamento do corpo estranho até o pericárdio e coração. NÃO faz parte da fisiopatogenia da doença a seguinte opção:
Alternativas
Q2812793 Veterinária

Nos municípios de Santa Maria e São Gabriel, de um total de 180 bovinos de sobreano que tiveram acesso a bosques de eucaliptos, 19 adoeceram e 10 morreram. A evolução clínica foi de 8-15 dias, e os sinais clínicos incluíam depressão, perda de peso, desidratação, salivação excessiva, afrouxamento e perda dos pelos longos da cauda, alisamento da superfície dorsal da língua com ocasional ulceração, afrouxamento do estojo córneo dos chifres, fezes em forma de cíbalos e recobertas por película de muco e opacidade da córnea. A citação dos bosques de eucaliptos permite suspeitar de intoxicação causada pela ingestão de:

Alternativas
Q2812790 Veterinária

A CGB é uma doença importante em países onde existem grandes efetivos bovinos que estão em regime de monta natural. A doença é causada por uma bacilo Gram-negativo, microaerófilo, denominado Campylobacter fetus subsp. venerealis. Em relação à CGB, considere as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Os touros com mais de quatro anos de idade são mais suscetíveis devido ao maior número e tamanho das criptas do epitélio prepucial.

( ) Nos machos, o C. fetus subsp. venerealis localiza-se na cavidade prepucial e não provoca lesões.

( ) Os touros não se contaminam com o agente se copularem com uma fêmea infectada.

( ) Oligospermia e/ou azoospermia são sinais característicos da CGB nos touros jovens com menos de quatro anos de idade.

( ) As novilhas são mais resistentes por não terem tido contato prévio com o microrganismo, e a percentagem de retorno ao cio situa-se ao redor de 2 a 5%.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q2812777 Veterinária

A Campilobacteriose Genital Bovina (CBG) é uma doença infecciosa caracterizada por infertilidade temporária associada à morte embrionária precoce, com retorno ao estro em períodos irregulares e, ocasionalmente, por abortos esporádicos. A transmissão da doença ocorre durante o coito com touros que se apresentam com:

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: B
5: E