Questões de Concurso
Sobre bovinos e pequenos ruminantes em veterinária
Foram encontradas 714 questões
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Situação-problema:
"Uma ovelha em trabalho de parto apresenta distocia com posição anormal do cordeiro (apresentação posterior). Após tentativa de manipulação externa, não foi possível reposicionar o feto."
Situação-problema:
"Um equino de 500 kg é admitido com diagnóstico de cólica por deslocamento do cólon maior. Após exame clínico detalhado, decidiu-se pela realização de laparotomia exploratória. Durante o procedimento, foi necessário realizar enterotomia para descompressão do cólon. Após a sutura intestinal, recomenda-se um protocolo de cuidados pós-operatórios."
Em um confinamento de engorda de bovinos, foi identificado um animal com histórico de apatia e anorexia. No exame físico foram observados desidratação leve, mucosas hiperêmicas, taquicardia, taquipneia, aumento de intensidade dos sons respiratórios à auscultação, hipomotilidade ruminal e febre. O animal também apresentava tosse e secreção nasal mucopurulenta. Baseado no histórico e exame físico, chegou-se ao diagnóstico de pneumonia e, para o tratamento, será utilizado antimicrobiano e anti-inflamatório não esteroidal.
Um dos antimicrobianos indicados no tratamento de casos de pneumonia como o descrito acima é
Sobre o complexo teníase-cisticercose, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.
( ) A teníase é causada pela ingestão de carne bovina ou suína mal cozida ou crua contendo cisticercos, que são formas larvais da Taenia saginata ou Taenia solium.
( ) A cisticercose humana ocorre quando a pessoa ingere carne contaminada com cisticercos, resutltando em infecção do cérebro, músculos ou outros órgãos.
( ) Os cisticercos são formas larvais da Taenia que podem se alojar em diversos órgãos dos bovinos ou suínos, como músculos mastigatórios (masseter), coração, esôfago e diafragma.
A sequência correta é
Sobre essa doença, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.
( ) A doença é causada pela bactéria Bacilo anthracis, que pode estar em estado latente no organismo sem causar lesões. Quando se multiplica nos músculos, produz toxinas que causam miosite hemorágica grave.
( ) O carbúnculo sintomático ocorre geralmente em bovinos de 6 meses a 2 anos. É uma doença aguda que causa morte em 12 a 36 horas, motivo pelo qual, em muitas ocasiões, encontram-se animais já mortos.
( ) Os sinais clínicos caracterizam-se por depressão, anorexia, hipertermia e, na maioria das vezes, severa claudicação. Os músculos dos membros e de outras regiões anatômicas podem estar aumentados de volume e apresentar crepitação em consequência da produção de gás.
A sequência correta é
Sobre esse distúrbio metabólico, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.
( ) Vacas lactantes utilizam grande quantidade de proprionato e de lactato para produção de leite, levando à redução da reserva de oxaloacetato e provocando o acúmulo de Acetil CoA, o qual é desviado para produção de corpos cetônicos.
( ) A cetose subclínica se manifesta frequentemente com perda gradual de apetite e diminuição na produção de leite durante vários dias.
( ) Os glicocorticóides são utilizados para o tratamento dessa condição por levar à diminuição da absorção tecidual de glicose e reduzir a produção de leite.
A sequência correta é
Sobre esse distúrbio, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.
( ) A acidose lática ruminal é provocada inicialmente por grande produção de ácidos graxos de cadeia curta e pequena de ácido lático, por ação do Streptococcus bovis. A partir do pH 6,3, o crescimento de Lactobacillus spp. gera grande produção de ácido lático.
( ) Devido ao grande aumento da osmolaridade ruminal, que se torna muito superior à do sangue, fluidos migrarão para o rúmen, dando origem à desidratação no animal.
( ) Como forma de prevenção desse distúrbio, podem ser utilizados aditivos alimentares ionóforos, antibióticos ou óleos essenciais, a fim de controlar a população de bactérias gram-negativas ou estimular bactérias lactilíticas.
A sequência correta é