Questões de Concurso Sobre bovinos e pequenos ruminantes em veterinária

Foram encontradas 696 questões

Q3156048 Veterinária
Sobre o manejo de partos distócicos em pequenos ruminantes, analise a seguinte situação clínica:

Situação-problema:
"Uma ovelha em trabalho de parto apresenta distocia com posição anormal do cordeiro (apresentação posterior). Após tentativa de manipulação externa, não foi possível reposicionar o feto." 
Alternativas
Q3156028 Veterinária
Sobre procedimentos cirúrgicos em pequenos e grandes animais, analise a situação-problema e assinale a alternativa correta com base em técnicas cirúrgicas atualizadas:

Situação-problema:
"Um equino de 500 kg é admitido com diagnóstico de cólica por deslocamento do cólon maior. Após exame clínico detalhado, decidiu-se pela realização de laparotomia exploratória. Durante o procedimento, foi necessário realizar enterotomia para descompressão do cólon. Após a sutura intestinal, recomenda-se um protocolo de cuidados pós-operatórios."
Alternativas
Q3144342 Veterinária
Um cão de 12 anos de idade, apresentando tosse há 60 dias, é atendido. Tem menor disposição para passeios e brincadeiras, cansando facilmente. Há uma semana, teve um episódio de síncope após passeio. No exame físico, as mucosas estavam cianóticas, e o animal apresentava dispneia. A ausculta evidenciou sopro sistólico, os batimentos cardíacos estavam irregulares, com variação de intervalo entre os batimentos, sendo percebido crepitação pulmonar, e a frequência cardíaca aferida foi de 120 batimentos por minuto. O exame radiográfico revelou aumento da silhueta cardíaca e imagem compatível com edema pulmonar. O ecocardiograma revelou espessamento de valva mitral, dilatação de câmara atrial e ventricular esquerdas, refluxo sanguíneo para átrio esquerdo, diminuição da fração de encurtamento e diminuição de fração de ejeção. Com base nesses dados, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3129755 Veterinária
Leia o caso a seguir.

Em um confinamento de engorda de bovinos, foi identificado um animal com histórico de apatia e anorexia. No exame físico foram observados desidratação leve, mucosas hiperêmicas, taquicardia, taquipneia, aumento de intensidade dos sons respiratórios à auscultação, hipomotilidade ruminal e febre. O animal também apresentava tosse e secreção nasal mucopurulenta. Baseado no histórico e exame físico, chegou-se ao diagnóstico de pneumonia e, para o tratamento, será utilizado antimicrobiano e anti-inflamatório não esteroidal.

Um dos antimicrobianos indicados no tratamento de casos de pneumonia como o descrito acima é
Alternativas
Q3129751 Veterinária
Um grupo de bovinos jovens da raça Nelore, criados extensivamente em sistema de recria, apresentou dermatopatia caracterizada por áreas extensas de formação de crostas e tufos de pelos unidos pela base, com aspecto de pincel, e que eram facilmente arrancados, revelando uma superfície úmida. As lesões ocorreram predominantemente no dorso e pescoço dos animais e foram observadas após período de intensas chuvas. A descrição do caso indica tratar-se de
Alternativas
Q3053965 Veterinária
Uma fêmea bovina, com idade de 36 meses, vacinada contra brucelose com a vacina amostra B19 aos 7 meses de idade, se submetida ao diagnóstico indireto de brucelose, o resultado será considerado inconclusivo quando: 
Alternativas
Q3029060 Veterinária
Analise os achados a seguir descritos.

À necropsia de um bovino, observou-se: icterícia, esplenomegalia, fígado aumentado de volume, vesícula biliar distendida e bile espessa, rins aumentados de volume (túrgidos). Exame do encéfalo revelou marcante congestão na substância cinzenta em comparação à substância branca. O exame histológico revelou: degeneração dos hepatócitos, hemossiderose, necrose de hepatócitos periacinares, colestase, cilindros hialinos e nefrose.

As lesões são compatíveis com o diagnóstico de: 
Alternativas
Q3029059 Veterinária
Analise a descrição a seguir.

Língua de bovino, parcialmente endurecida com ulcerações e alguns nódulos encontrados na superfície. À microscopia, foram observados: inflamação piogranulomatosa, focos necróticos envoltos a corpos de Splendori-Hoeplli, além de macrófagos, células epitelioides, células gigantes e até mesmo mineralização.

O diagnóstico é:
Alternativas
Q3029050 Veterinária
Analise a descrição microscópica a seguir.

Ao exame microscópico de fragmento de pele de bovino mestiço, veem-se ilhas e grupos de células epiteliais escamosas, com várias pérolas de ceratina, grande número de figuras, pleomorfismo nuclear, hipercromasia, com inflamação e necrose, podendo ser observada, ainda, fibrose.

O diagnósico é: 
Alternativas
Q3029048 Veterinária
Em relação à intoxicação por Prosopis juliflora em bovinos, examinada sob microscopia, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3029047 Veterinária
Em relação às urolitíases, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3029037 Veterinária
Em relação à infecção por raiva em equídeos e bovinos, analise as afirmativas a seguir.

1) Em casos de raiva em equídeos, a colheita de amostras do sistema nervoso não assegura a possibilidade de diagnóstico.
2) Nos equídeos, a ênfase da amostra, sobretudo de medula, assegura maior êxito de diagnóstico de raiva pela imunofluorescência.
3) Em bovinos, as amostras de cerebelo garantem maior possibilidade de diagnóstico de raiva por imunofluorescência.
4) Independentemente da espécie animal, para o diagnóstico de raiva por imunofluorescência, as amostras devem ser fixadas em formol a 10%.

Estão corretas, apenas: 
Alternativas
Q3029032 Veterinária
Considere a seguinte descrição de lesão vista à necropsia de um bovino, de 8 meses de idade:

As fibras musculares sofrem fragmentação e necrose de coagulação, edema e hemorragia intersticial, exsudato escuro, além de bolhas de gás e endocardite no ventrículo direito.

O diagnóstico correto é:
Alternativas
Q3029027 Veterinária
Em casos de acidose ruminal, estão presentes os seguintes achados microscópicos:
Alternativas
Q3029025 Veterinária
Em relação à clostridiose em ruminantes, assinale a alternativa correta
Alternativas
Q3029023 Veterinária
Necropsia de um bovino, macho, três anos de idade, que apresentou à clínica: letargia, prova do bastão positiva e refluxo da jugular. Ao exame da cavidade torácica do cadáver, encontrou-se: espessamento do pericárdio, aderido parcialmente ao diafragma; conteúdo de aspecto leitoso no saco pericárdico; e epicárdio, revestido por material filamentoso com aderências e fístula, interligando-o ao retículo. A abertura da cavidade abdominal revelou conteúdo purulento com aderências fibrinosas da serosa dos compartimentos gástricos, abscesso na parede do retículo e alças intestinais, além de conteúdo de aspecto leitoso, livre na cavidade. Diante dessa descrição, qual o diagnóstico para o caso? 
Alternativas
Q3022863 Veterinária
Com a suspeita clínica de obstrução no jejuno de um reprodutor bovino, o acesso à cavidade abdominal deve ser
Alternativas
Q3022862 Veterinária
Na cesariana de uma vaca, quando o feto se encontra enfisematoso, o local de acesso para a cavidade abdominal deve ser
Alternativas
Q3022861 Veterinária
Um bovino adulto de 400 Kg de peso vivo, com fratura de um dos chifres e intensa hemorragia local, será submetido à sedação com xilazina para se realizar uma descorna cosmética de urgência, e não há informação precisa a respeito do jejum. Nese caso, o animal deve ser contido em decúbito
Alternativas
Q3022859 Veterinária
Qual fármaco com propriedade tranquilizante, relaxante muscular de ação central e analgésica, é utilizado com frequência em bovinos para a realização de procedimentos cirúrgicos?
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: B
5: B
6: B
7: D
8: C
9: D
10: A
11: C
12: B
13: E
14: A
15: D
16: B
17: A
18: B
19: E
20: A