Questões de Concurso
Comentadas sobre defesa sanitária em veterinária
Foram encontradas 566 questões
Com relação às normas descritas nesse programa, assinale a alternativa incorreta.
Com relação ao tipo de toxicidade, relacione o tipo de planta com o gênero de planta correspondente:
I. Plantas Hepatotóxicas
II. Plantas Cardiotóxicas
III. Plantas Cianogênicas
IV. Plantas Mutagênicas
V. Plantas Calcinogênicas
( ) Amorimia (Mascagnia) sp.
( ) Solanum sp.
( ) Senecio sp.
( ) Pteridium sp.
( ) Manihot sp.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo, de preenchimento dos parênteses:
Um tanque de leite cru apresenta as seguintes características:
• Temperatura de 30°C;
• Acidez titulavel de 22°Dornic;
• Presença de células somáticas em quantidade superior ao limite legal.
Considerando os critérios de inspeção de leite e derivados, a classificação sanitária mais adequada para este leite é:
Um lote de carne bovina foi inspecionado e apresentado com as seguintes características:
• Ausência de selo do SIF/SIE;
• Presença de linfonodos mesentéricos com coloração esverdeada e odor pútrido;
• Evidências de miíase em algumas carcaças.
Considerando os critérios de inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, é a classificação sanitária mais adequada para este lote de carne bovina:
Sobre a Febre Aftosa é correto afirmar que:
I. É causada por um vírus altamente contagioso, com impacto econômico significativo, acometendo principalmente os animais de produção como bovinos, suínos, caprinos, ovinos e outros animais, em especial os de cascos bipartidos (cascos fendidos). A doença é raramente fatal em animais adultos, mas pode causar mortalidade entre os animais jovens.
II. O vírus da febre aftosa pertence à família Picornaviridae, gênero Aphtovirus. Atualmente, existem seis sorotipos diferentes que são endêmicos em algumas partes do mundo: A, O, SAT1, SAT2, SAT3 e Asia1.
III. Segundo a OMSA, a gravidade da enfermidade está relacionada à facilidade com que o vírus pode se disseminar. As espécies susceptíveis são aquelas da subordem Ruminantia e da família Suidae, da ordem Artiodactyla.
IV. O vírus é encontrado em todas as secreções e excreções do animal infectado e pode ser transmitido pelas vias direta (contato entre animais, aerossóis e suas secreções e excreções, sangue e sêmen) ou indireta (água, alimentos, fômites, trânsito de pessoas, equipamentos, materiais, veículos, vestuários, produtos, alimentos de origem animal), entrando no organismo por inalação, ingestão ou abrasão de pele ou mucosas.
Estão CORRETAS:
De acordo com a Instrução Normativa nº 45, de 15 de junho de 2004, quais medidas devem ser tomadas quando um equino é diagnosticado positivo para anemia infecciosa equina (AIE)?
São passíveis de aplicação das medidas de defesa sanitária animal, prevista no regulamento do Serviço de Defesa Sanitária Animal (SDSA), entre outras, as seguintes moléstias:
Qual a opção incorreta quanto ao que menciona o comitê sobre resíduos de drogas veterinárias em alimentos, da comissão do Codex Alimentarius, estabelecido em 1987?
Que medidas preventivas devem ser adotadas contra a introdução de algumas doenças em áreas livres ou de ocorrência esporádica?
Conforme o Decreto Estadual nº 8.866 de 1999, são competências da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia IDARON.
I. Exercer a fiscalização do comércio de produtos de uso veterinário e dos agrotóxicos, em qualquer hipótese, independente de delegação.
II. Executar as atividades relativas à inspeção, fiscalização, padronização e classificação de produtos vegetais, os seus subprodutos e resíduos de valor econômico.
III. Proceder a identificação e classificação de produtos vegetais.
IV. Executar as atividades de profilaxia e combate às doenças de animais e vegetais, à praga de vegetais, dando prioridade àquelas que causam maiores prejuízos à economia estadual.
V. Identificar e classificar produtos e subprodutos de origem florestal e mineral e fiscalizar os produtos de origem animal industrializados.
Estão corretas as afirmativas:
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, são doenças de notificação imediata de qualquer caso suspeito:
Segundo o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT) do MAPA, analise as assertivas abaixo em relação à brucelose:
I. A brucelose ovina e caprina causada pela Brucella melitensis não foi diagnosticada no Brasil, até o presente momento.
II. A epididimite ovina, causada pela Brucella ovis, não é considerada nas medidas propostas neste PNCEBT.
III. O teste do anel em leite poderá ser executado pelo médico veterinário Responsável Técnico (RT) pelo laticínio onde o leite é processado.
IV. No animal infectado, as localizações de maior frequência do agente são o sistema nervoso, fibra muscular e medula óssea.
Quais estão corretas?
A raiva bovina é uma doença viral que não tem tratamento e não é transmitida diretamente de um bovino para outro. Em relação à doença citada, considere as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O morcego hematófago Desmodus rotundus é o principal transmissor da raiva bovina.
( ) A doença é de notificação obrigatória pelo proprietário dos animais afetados ou com sinais de mordidas causadas pelos morcegos.
( ) O significativo crescimento dos rebanhos aumenta a oferta de alimento para os morcegos hematófagos.
( ) A vacinação dos cães da propriedade rural reduz significativamente a incidência da raiva entre os bovinos.
( ) A pasta vampiricida é aplicada no dorso do Desmodus rotundus capturado pelos profissionais do Serviço Veterinário Oficial.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
No Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de origem Animal (RIISPOA), em seu artigo 116 onde se descreve que é proibida a matança em comum de animais que no ato de inspeção "antemortem", sejam suspeitos das seguintes zoonoses: Artrite infecciosa; Babesioses; Bruceloses; Carbúnculo hemático; Carbúnculo sintomático; Coriza gangrenosa; Encefalomielites infecciosas; Enterites septicêmicas; Febre aftosa; Gangrena gasosa; Linfangite ulcerosa; Metro-peritonite; Mormo; Para-tuberculose; Pasteurelose; Pneumoenterite; Peripneumonia contagiosa (não constatada no país); Doença e Newcastle; Peste bovina (não existente no país); Peste suína; Raiva e pseudo-raiva (doença de Aujezsky); Ruiva; Tétano; Tularemia (não existente no país); Tripanossomíases; Tuberculose. Ainda de acordo com o mesmo artigo assinale a alternativa correta:
De acordo com o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal – PNCEBT, julgue os itens a baixo.
I. O primeiro teste de diagnóstico para brucelose e tuberculose efetuado no estabelecimento de criação monitorado será realizado por amostragem, devendo ser testados 400 animais quando a propriedade tiver entre 1501 a 5000 animais, considerando somente as fêmeas acima de 24 meses de idade e os machos reprodutores existentes no estabelecimento.
II. Considera-se inconclusivo para tuberculose no teste cervical comparativo o animal que apresentar a diferença entre a tuberculina bovina e a tuberculina aviária de 2,0 a 3,9 mm, podendo ser realizado mais um teste com intervalo de 60 dias para confirmação do diagnóstico desses animais.
III. Após o primeiro teste por amostragem, o estabelecimento monitorado deverá realizar retestes de diagnósticos periódicos também por amostragem, com intervalo de 10 a 12 meses para brucelose e de 18 a 24 meses para tuberculose, até se obter dois resultados negativos consecutivos em todos os animais testados.
IV. Os Animais que devem ser testados no exame de brucelose são as fêmeas de idade igual ou superior a 24 meses, desde que vacinadas entre 3 a 8 meses, os machos e as fêmeas não vacinadas acima de 8 meses de idade incluindo os animais castrados.
V. As etapas de saneamento, para certificação de estabelecimentos de criação livres de brucelose e tuberculose, partindo de uma propriedade não infectada, são necessárias no mínimo a realização de 3 testes de rebanho negativo consecutivos com intervalos de 90 a 120 dias do primeiro ao segundo e de 180 a 240 dias do segundo ao terceiro.
Assinale a alternativa que apresenta todos os itens INCORRETOS.
A Organização Mundial de Saúde Animal – OIE desenvolve regras, para que os países utilizem e se protejam das doenças, sem estabelecer barreiras sanitárias injustificadas. O objetivo do código sanitário dos animais terrestres e aquáticos é