Questões de Concurso
Sobre auditoria ambiental em engenharia ambiental e sanitária
Foram encontradas 92 questões
I. O plano de ação é de responsabilidade técnica da equipe de auditoria.
II. As constatações de não conformidade devem ser documentadas de forma clara e comprovadas por evidências objetivas de auditoria e deverão ser objeto de um plano de ação.
III. O relatório de auditoria ambiental é de responsabilidade técnica da equipe de auditoria.
IV. O plano de ação deverá contemplar as ações corretivas para as não conformidades apontadas pelo relatório de auditoria.
É(São) verdadeira(s) a(s) afirmativa(s)
Assinale a opção que indica três itens que constam do sistema de gestão ambiental, em ordem decrescente de nível hierárquico.
Mediante investigação ambiental em um posto de abastecimento de combustível e serviços, foram identificadas as seguintes evidências da presença de passivo ambiental:
1. O teste de estanqueidade em um tanque antigo de armazenamento de diesel, parede simples, indicou não conformidade.
2. Amostras de solo do entorno da área do tanque em questão contendo fase livre, vapores de hidrocarboneto e presença de benzeno adsorvido no solo.
3. Presença de fase livre em amostras de água coletada nos poços de monitoramento a montante do tanque de diesel.
4. Laudos analíticos de diversos poços de monitoramento (instalados durante a investigação ambiental em pontos a montante do tanque de diesel) indicando presença de benzeno (concentrações superiores a ), hidrocarbonetos aromáticos policíclicos e hidrocarbonetos. O referido empreendimento apresentará, junto ao órgão ambiental, um termo de ajustamento de conduta (TAC) para regularização das atividades e remediação do passivo ambiental.
Considerando as evidências ambientais apresentadas, as medidas de controle ambiental e de remediação mais indicadas, segundo as técnicas de remediação de solos e águas subterrâneas, neste caso, são:
O estudo das interações possíveis entre as atividades de um empreendimento e os processos ambientais deve ser a base para fazer a análise de impactos do empreendimento.
Essas interações inicialmente podem ser identificadas a partir de
Com relação aos instrumentos da política urbana da Lei Federal nº 10.257, de 10 de julho de 2001, e diretrizes gerais da política urbana, identifique como (V) verdadeiras ou (F) falsas as seguintes afirmativas:
( ) A lei municipal definirá os empreendimentos e atividades privados ou públicos em área urbana que dependerão de elaboração de estudo prévio de impacto de vizinhança (EIV) para obter as licenças ou autorizações de construção, ampliação ou funcionamento a cargo do poder público municipal.
( ) O EIV será executado de forma a contemplar os efeitos positivos e negativos do empreendimento ou atividade quanto à qualidade de vida da população residente na área e suas proximidades.
( ) A elaboração do EIV substitui a elaboração e a aprovação de estudo prévio de impacto ambiental (EIA).
( ) O EIV deverá obrigatoriamente incluir análise de ventilação e iluminação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Observe os itens a seguir sobre auditoria ambiental.
I. A auditoria pode ser interna, realizada por pessoal da própria organização de forma rotineira, conforme o que institui sua política ambiental.
II. O único objetivo da auditoria ambiental é melhorar a transparência da imagem da organização.
III. A auditoria ambiental sempre ocorre de forma voluntária, por decisão da empresa ou do órgão público, em conformidade com sua política ambiental.
É correto o que se afirma em:
Assinale a alternativa correta.
Analise as afirmativas abaixo sobre as auditorias ambientais.
1. As auditorias ambientais internas ou de primeira parte são realizadas pela própria empresa ou por alguém contratado pela empresa, para algum objetivo organizacional por parte da diretoria. Da mesma forma, a condução de uma auditoria interna pode gerar dados para uma autodeclaração de conformidade da organização.
2. As auditorias ambientais externas de segunda parte são tipos de auditoria ambientais realizadas por partes que têm um interesse na organização, como clientes, e que possuem o direito de solicitar uma auditoria.
3. As auditorias ambientais de terceira parte são realizadas por organizações externas de auditoria independente, como, por exemplo, organizações que certificam a conformidade com normas nacionais ou internacionais.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
As auditorias de um modo geral incluem o planejamento, a execução e os relatórios para que o escopo e os objetivos sejam alcançados, sendo assim, assinale a alternativa INCORRETA em relação ao atendimento que precisa ser prestado aos envolvidos nessa ação:
A principal função de uma Auditoria Ambiental é fornecer uma visão crítica e objetiva do desempenho ambiental da empresa auditada. Para isto, é necessária a identificação de práticas inadequadas, falhas nos sistemas de gestão, áreas de risco e oportunidades de melhoria. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o nome da auditoria que avalia a conformidade da empresa com os princípios estabelecidos pelas normas nas quais ela deseja se certificar, e deve ser conduzida por organização independente da empresa, fornecedores e clientes.
No que diz respeito a planos de recursos hídricos, outorga e cobrança pelo uso da água, regulação do uso de recursos hídricos, sistemas de informações sobre recursos hídricos e fiscalização dos recursos públicos obtidos pela cobrança do uso da água, julgue o item seguinte.
O Tribunal de Contas da União, a Controladoria Geral da
União, a auditoria da Agência Nacional de Águas e
Saneamento Básico e o controle tradicional realizado por
entidades delegatárias de funções de agência de água podem
realizar a fiscalização da aplicação dos recursos públicos
obtidos pela cobrança dos recursos hídricos.
A respeito do controle exercido pelo poder público sobre atividades que comportem risco ao meio ambiente, julgue o item subsequente.
Pessoas físicas e jurídicas que trabalhem com a prestação de
serviços na aplicação de agrotóxicos são obrigadas a
promover os seus registros nos órgãos competentes do
respectivo estado ou município.