Questões de Concurso
Sobre termos especiais em música
Foram encontradas 231 questões
Considerando as possibilidades do fazer musical, Keith Swanwick (1979) as enumerou e as organizou em uma sigla que pode nos auxiliar a identificar se estamos conseguindo contemplar todos esses fazeres ou ainda privilegiando um dentre os demais.
As três principais formas do fazer musical, destacadas por Swanwick (1979), são
“O que é elementar? Elementar, em latim elementarius, quer dizer 'pertencente aos elementos, primeira matéria, primeiro princípio, relacionado ao princípio'. Prosseguindo, o que é música elementar? Música elementar jamais será unicamente música [...]” (ORFF apud BONA, p.140).
BONA, Melita. Carl Orff: Um compos itor em cena. In: MATEIRO, Teresa. ILARI, Beatriz (Org.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: InterSaberes , 2012
Na abordagem Orff-Schulwerk, a música elementar compreende
'Eraumavezumapessoa queouviamuitobem/.../ Onossojogoacabou/.../ossons sempre maneiro'
Muito embora a realização desta atividade lúdica persiga resultados inventivos e musicais, ela não tem necessariamente uma finalidade artística. É um processo performático em tempo real, que demanda equilíbrio particular entre os aspectos didático, educativo, criativo e interpretativo, de acordo com o momento de trabalho ao longo do processo de aprendizagem.”
KATER, Carlos . Eraumavez : umapes soaqueouv iamuitobem (liv ro de apoio). São Paulo: Mus ca editora, 2011, p.6.
Sobre essa proposta de Carlos Kater, para a aplicação de sua obra “Eraumavez: umapessoaqueouviamuitobem”, podemos dizer que:
LOUREIRO, Maris tela. TATIT, Ana. Brincadeiras Cantadas de cá e de lá. São Paulo: Editora Melhoramentos , 2013, p. 64-65
Pensando em desenvolvê-la em sala de aula e considerando contemplar de maneira ampla a perspectiva dos fazeres musicais propostos por Keith Swanwick (C(L)A(S)P,) podemos dizer que seria mais interessante
SOUZA, J .; FIALHO, V.; ARALDI, J . Hip hop: da rua para a es cola. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2008. p. 26. Disponível em: https ://rev is tameb.abem.mus .br/meb/artic le/v iew/115/37
Nesse depoimento, DJ Jota Pê destaca o poder da música e da letra da música. Muitas vezes os alunos trazem para a sala de aula músicas da sua vivência cotidiana nos seus grupos sociais (família, amigos etc.). Considerando as perspectivas contemporâneas de ensino da música, seria interessante
WUYTACK, Jos ; PALHEIROS, Graça Boal. Pedagogia Musical 2. Porto, Portugal: As soc iação Wuy tac k de pedagogia mus ical, 2014, p.34
Nesse sentido, a abordagem que preconiza o ouvir músicas, acompanhando-as com palavras e movimentos com intuito de desvelar sua estrutura, geralmente, apoiada por musicogramas é a
I De olhos fechados, ouvir todos os sons ao redor no seu ambiente.
II A atividade consiste em formar um corredor humano, onde as pessoas, posicionadas em fileiras, imitam os sons e variações de uma floresta, proporcionando a sensação de imersão enquanto uma pessoa vendada caminha pelo corredor.
III Registrar em áudio ao longo de períodos distintos (semana/final de semana; manhã/noite; primavera/inverno) os sons de um determinado lugar e analisá-los criticamente junto à classe.
IV O professor executa cada ostinato, os alunos aprendem por imitação, o professor indica um número e os alunos reagem imediatamente, executando o ostinato correspondente.
V Os alunos se espalham pela sala e caminham de acordo com os ritmos executados ao piano pelo professor. Canções são improvisadas ao piano, contendo figuras rítmicas como 2 colcheias para o caminhar, 4 semicolcheias para correr, colcheia pontuada seguida de semicolcheia para o saltitar.
Coerentes com as ideias e propostas de Schafer, estão as atividades apresentadas em
BRITO, Teca Alencar. Hans-Joachim Koellreutter: ideias de mundo, de mús ica, de educação. São Paulo: Peirópolis ; Edusp, 2015, p.111.
A alternativa que melhor representa a improvisação descrita por Koellreutter no livro de Brito (2015) é a
I Métodos diversificados de avaliação reconhecem diferentes formas de expressão e aprendizado, promovendo um ensino mais inclusivo e eficaz.
II A padronização de critérios de avaliação em música garante maior equidade no aprendizado, mas pode desconsiderar as particularidades dos alunos.
III Avaliações que combinam aspectos qualitativos oferecem uma visão mais ampla do desenvolvimento musical dos alunos.
IV A diversificação dos métodos de avaliação desmotiva os alunos ao criar critérios mais flexíveis.
Das afirmativas, estão corretas
I Adaptação de instrumentos e estratégias pedagógicas são fundamentais para garantir a participação ativa de todos os alunos.
II O padrão único de atividades e avaliações promove igualdade, sendo o modelo ideal e justo para o ensino inclusivo.
III Tecnologias assistivas, como softwares de notação musical adaptados e superfícies táteis, ampliam as possibilidades de aprendizado musical para alunos com diferentes necessidades.
IV A criação de atividades colaborativas, que valorizem o trabalho em grupo, favorece a inclusão e o desenvolvimento social dos alunos.
V Tecnologias assistivas são capacitistas e interferem no ensino aprendizagem e no desenvolvimento social do aluno.
Das afirmativas, estão corretas
I As tecnologias digitais ampliam as possibilidades criativas dos alunos e promovem a colaboração em sala de aula.
II O uso exclusivo de tecnologias substitui as práticas manuais, tornando o aprendizado mais eficiente e uniforme.
III Equilibrar o uso de tecnologias com práticas tradicionais, como o aprendizado de instrumentos acústicos, prejudica a experiência musical dos alunos.
IV A introdução de tecnologias digitais nas aulas de música permite personalizar o aprendizado, atendendo às necessidades individuais dos alunos.
Das afirmativas, estão corretas
I As redes sociais podem aproximar os alunos da música contemporânea, despertando maior interesse no aprendizado musical.
II O uso de plataformas digitais desvia o foco dos alunos, prejudicando a produtividade em sala de aula.
III As redes sociais podem facilitar o acesso a diferentes gêneros musicais, ampliando o repertório dos alunos.
IV A integração das redes sociais em aula promove exclusivamente a viralização de conteúdos musicais.
Das afirmativas, estão corretas