Questões de Concurso
Sobre bioquímica, digestão, metabolismo e absorção de nutrientes em nutrição
Foram encontradas 1.451 questões
Considerando os tipos de alimentos existentes na natureza, aqui classificados de acordo com o critério da nutrição, estabeleça a correta associação entre as classes de nutrientes alimentares listadas na Coluna A e as respectivas funções que elas desempenham no organismo, apresentadas na Coluna B:
COLUNA A
1. Proteínas
2. Carboidratos
3. Lipídios (gorduras)
4. Vitaminas e minerais
COLUNA B
( ) São a principal fonte de energia para o organismo, proporcionando disposição para as atividades diárias. Estão presentes em alimentos como pães, massas, arroz e tubérculos.
( ) Fundamentais para a construção, manutenção e reparação dos tecidos corporais, essas substâncias desempenham papel essencial no crescimento e na regeneração celular. Podem ser encontradas em carnes, ovos, laticínios e leguminosas.
( ) Desempenham funções reguladoras, fortalecendo o sistema imunológico, auxiliando no metabolismo e na manutenção do equilíbrio do organismo. Encontram-se, sobretudo em frutas, hortaliças, laticínios e oleaginosas.
( ) Além de fornecerem energia, atuam na proteção dos órgãos, na regulação da temperatura corporal e na absorção de vitaminas lipossolúveis. São encontrados em óleos vegetais, manteiga, castanhas, sementes e abacate.
Assinale a alternativa que contém a sequência da correta correlação:
( ) As proteínas fisicamente se diferenciam das outras frações de nutrientes que constituem um alimento por serem a única molécula orgânica que, em sua composição, apresenta o átomo de hidrogênio.
( ) O processo de desnaturação protéica não altera a funcionalidade das moléculas, promovendo a ativação, o que dificulta a degradação do alimento.
( ) O aminoácido é a unidade funcional da proteína.
Sobre síndrome metabólica, assinale CORRETAMENTE:
Sobre o caso clínico, os sintomas relatados, exames e possíveis condutas dietoterápicas, assinale a alternativa CORRETA:
Sobre os macros e micronutrientes, analise os itens abaixo:
I. Os carboidratos complexos são formados por três ou mais monossacarídeos unidos entre si, que são posteriormente quebrados em monossacarídeos durante a digestão. Eles elevam o nível de glicose no sangue mais rapidamente e por um período mais longo.
II. As proteínas são moléculas orgânicas complexas possuem em sua composição apenas carbono, hidrogênio e oxigênio. Elas são fundamentais para manutenção, reparação, funcionamento e crescimento dos tecidos.
III. Fibras insolúveis aumentam a motilidade gastrointestinal, previnem obstipação, aumentam o volume fecal e ajudam a controlar doença diverticular.
IV. Os oligoelementos essenciais são apenas cianocobalamina e retinol.
Assinale a alternativa que se afirma CORRETAMENTE:
Assinale a opção que indica fontes alimentares ricas em gorduras insaturadas.
Assinale a opção que indica o nutriente em questão.
Um paciente com diagnóstico de insuficiência pancreática apresenta uma diminuição na produção de enzimas digestivas essenciais, como a lipase, amilase e tripsina. Ele está apresentando alguns sintomas, como dor abdominal, esteatorreia e má absorção de nutrientes.
Considerando o impacto da deficiência dessas enzimas, assinale a opção que melhor descreve as implicações desse quadro para o processo digestivo e as abordagens terapêuticas em nutrição.
( ) A lipogênese é o processo pelo qual os ácidos graxos são sintetizados a partir de carboidratos e lipídios ingeridos, sendo posteriormente armazenados no tecido adiposo.
( ) O processo de lipogênese ocorre predominantemente no fígado e, em menor extensão, no tecido adiposo, especialmente após o consumo excessivo de proteínas.
( ) A acetil-CoA é um intermediário essencial na síntese de ácidos graxos durante a lipogênese, sendo formada a partir da glicólise.
As afirmativas são, respectivamente.
Assinale a opção que indica o nutriente que, nesse caso, está deficiente.
Em relação à albumina sérica como marcador do estado nutricional, avalie as afirmativas a seguir.
I. Exerce função de transporte de alguns nutrientes, dentre eles o cálcio, cobre e ácidos graxos de cadeia longa.
II. Apresenta meia vida de 14 a 20 dias.
III. Os valores correspondentes à normalidade são aqueles superiores a 2,5 mg/dL.
Está correto o que se afirma em
No que tange a essa temática, avalie as afirmativas a seguir.
I. O ácido alfalinolênico (18:2)-ω-3 e o ácido linoleico (18:3)-ω-6 são considerados como AGEs, pois os seres humanos não têm as enzimas saturases necessárias para a sua produção; além disso, os AGEs supracitados constituem o ponto de partida para a criação de outros ácidos graxos mais longos.
II. O óleo de peixe contém os ácidos graxos essenciais, denominados por docosahexaenoico (DHA) e eicosapentaenoico (EPA), enquanto os óleos vegetais, como canola, soja, linhaça e oliva, contêm alfalinolênico e são boas fontes de DHA.
III. Fazem parte da família ômega-6, os ácidos graxos: gamalinolênico (18:3), di-homogamalinolênico (20:3), e araquidônico (20:4); já o ácido graxo oleico (18:1) é pertencente à família ômega-9, e não é considerado como essencial em seres humanos, pois há enzimas necessárias para a sua síntese.
Está correto o que se afirma em
I.A viscosidade consiste em uma característica da fibra responsável pela diminuição do colesterol plasmático e do LDL-colesterol.
II.As fibras viscosas ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue ao aumentar a excreção de ácidos biliares e diminuir a absorção de gorduras. O aumento da excreção de ácidos biliares provoca aumento na conversão de colesterol do sangue para esses ácidos.
III.O efeito da massa/volume e a capacidade de reter água associada a determinados polissacarídeos viscosos certamente auxiliam na sua capacidade de diminuir o colesterol.
É CORRETO o que se afirma em:
Disponível em: AMERICAN DIABETES ASSOCIATION. Nutrition Recommendations and Interventions for Diabetes: A position statement of the American Diabetes Association. Diabetes Care., v.30, p.48-65, 2017. Acesso em: 04 fev. 2025.
As beta-glucanas estão presentes em quantidades elevadas no (a)
I. As enzimas apresentam três características importantes: são proteínas, são catalisadores e exibem seletividade sobre substratos.
II. Segundo Damodaran et al. (2010), as enzimas de alimentos geralmente podem ser classificadas de dois modos: as que são adicionadas aos alimentos (fontes exógenas) para causar uma mudança desejável e as que existem em alimentos (fontes endógenas) e que podem ou não ser responsáveis por reações que afetam a qualidade do alimento.
III. As enzimas exógenas podem ser obtidas a partir de uma série de fontes, sendo que as escolhas entre enzimas exógenas se baseiam no custo e na funcionalidade. Funcionalidade adequada relaciona-se a atividade catalítica, seletividade e estabilidade sob condições que prevalecem durante a aplicação específica.
IV. As enzimas endógenas propõem grandes desafios de controle, uma vez que estão presentes na matriz do alimento em um intervalo de concentrações, havendo restrições de como o alimento pode ser manipulado a fim de se modular a ação da enzima. Em alguns alimentos, as enzimas endógenas podem ser responsáveis por reações que melhoram a qualidade do alimento ou a pioram.