Questões de Concurso Sobre epidemiologia na nutrição em nutrição

Foram encontradas 119 questões

Q3107943 Nutrição
“Estudos clássicos da relação entre a deficiência de certos nutrientes na dieta e o surgimento de doenças carenciais constituem a história da epidemiologia nutricional. Esses estudos, realizados há pouco mais de duzentos anos, utilizaram o método epidemiológico da época para investigar a distribuição e possíveis causas de doenças relacionadas ao consumo alimentar”.
Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/rrw5w/pdf/kac9788575413203.pdf Acesso em: 10 de nov. 2024.

Em relação aos conceitos epidemiológicos aplicados à nutrição, analise as assertivas abaixo e a seguir assinale a alternativa CORRETA.

I- A incidência diz respeito à frequência com que surgem novos casos de uma doença num intervalo de tempo, como se fosse um “filme” sobre a ocorrência da doença, no qual cada quadro pode conter um novo caso ou novos casos. É uma medida dinâmica.

II- A prevalência se refere ao número de casos existentes de uma doença em um dado momento; é uma “fotografia” sobre a sua ocorrência, sendo assim uma medida estática.

III- A mortalidade é uma medida muito utilizada como indicador de saúde; é calculada dividindo-se o número de óbitos pela população em risco.

IV- A letalidade é uma medida da gravidade da doença, calculada dividindo-se o número de óbitos por determinada doença pelo número de casos da mesma doença. 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2024 - UFES - Nutricionista |
Q3077823 Nutrição
Sobre as transições demográfica, epidemiológica e nutricional, analise as afirmativas a seguir:

I. No Brasil, observa-se a transição nutricional caracterizada pela substituição gradual das deficiências nutricionais pelo sobrepeso e obesidade em toda a população.

II. O aumento da longevidade associado à redução da fertilidade é conhecido como transição demográfica e vem ocorrendo de forma acelerada em países em desenvolvimento.

III. A transição epidemiológica destaca-se pela redução relativa de mortes por doenças infecciosas e aumento das mortes por doenças crônicas não transmissíveis entre as quais estão as cardiovasculares e os cânceres.

IV. O aumento da prevalência de anemia ferropriva vai de encontro ao paradigma das transições epidemiológica e nutricional, contrastando com a redução das morbidades infecciosas e parasitárias e do baixo peso ao nascer.

V. O terceiro estágio da transição nutricional caracteriza-se pela redução da obesidade que se instala no segundo estágio da referida transição. Esse achado pode configurar o início da chamada “compressão de morbidade”.


É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3053186 Nutrição
O estudo da distribuição e os determinantes das doenças na população, que nas últimas décadas tem se especializado cada vez mais com o objetivo primeiro de medir dietas como um fator de exposição na maior ou menor ocorrência de doenças é denominado?
Alternativas
Q3031003 Nutrição
Considerando o contexto nacional e a epidemiologia das carências nutricionais, qual alternativa indica um benefício da educação nutricional para a população brasileira?
Alternativas
Q2953978 Nutrição

De acordo com o Manual Integrado de Vigilância, Prevenção e Controle de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) do Ministério da Saúde, DTA é um termo genérico, aplicado a uma síndrome geralmente constituída de anorexia, náuseas, vômitos e/ou diarreia, acompanhada ou não de febre, atribuída à ingestão de alimentos ou água contaminados, podendo ser causados por toxina, bactérias, vírus, parasitas e substâncias tóxicas. Existem vários mecanismos patogênicos envolvidos com a determinação das DTAs. De forma simplificada, pode-se agrupar as DTAs nas seguintes categorias: Infecções, Toxinfecções e Intoxicações. Diante disso analise as sentenças a seguir.

I. Infecções são causadas pela ingestão de micro-organismos patogênicos, denominados invasivos, com capacidade de penetrar e invadir tecidos, originando quadro clínico característico como as infecções por Salmonella spp, Shigella spp, Yersinia enterocolitica e Campylobacter jejuni. Estes quadros geralmente são associados a diarreias frequentes, mas não volumosas, contendo sangue e pus, dores abdominais intensas, febre e desidratação leve, sugerindo infecção do intestino grosso por bactérias invasivas.

II. Toxinfecções são provocadas pela ingestão de toxinas formadas em decorrência da intensa proliferação do micro-organismo patogênico no alimento. Os mecanismos de ação dessas toxinas em humanos não estão bem esclarecidos. Observações em animais sugerem alterações na permeabilidade vascular e inibição da absorção de água e sódio levando às diarreias. Os vômitos possivelmente estão associados a uma ação das toxinas sobre o sistema nervoso central. Exemplos clássicos deste processo são as toxinfecções causadas por Staphylococcus aureus, Bacillus cereus (cepa emética) e Clostridium botulinum.

III. Intoxicações são causadas por micro-organismos toxigênicos, cujo quadro clínico é provocado por toxinas liberadas quando estes se multiplicam, esporulam ou sofrem lise na luz intestinal. Essas toxinas atuam nos mecanismos de secreção/absorção da mucosa do intestino. As infecções por Escherichia coli enterotoxigênica, Vibrio cholerae, Vibrio parahaemolyticus, Clostridium perfringens e Bacillus cereus (cepa diarreica) são exemplos clássicos. Normalmente, a diarreia nestes casos é intensa, sem sangue ou leucócitos, febre discreta ou ausente, sendo comum a desidratação.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

Alternativas
Q2863714 Nutrição

A Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) é realizada por meio da avaliação contínua do perfil alimentar e nutricional da população e de seus fatores determinantes. Nos serviços de saúde recomenda-se que seja realizada a avaliação de consumo alimentar e antropometria de indivíduos de todas as fases da vida (crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes).

Assinale a alternativa que contém as estratégias de vigilância epidemiológica a serem adotadas para o exercício da VAN ampliada.

Alternativas
Q2684795 Nutrição

A construção da matriz de indicadores pautou-se nos critérios de: relevância para a compreensão da situação de saúde, suas causas e consequências; validade para orientar decisões de política e apoiar o controle social; identidade com processos de gestão do SUS; e disponibilidade de fontes regulares. Esses critérios se mantêm no processo de revisão e atualização periódicas da matriz, que resulta em eventuais alterações, acréscimos e supressões de indicadores. Convencionou-se classificar os indicadores em subconjuntos temáticos. Assinale a alternativa que não apresenta um desses subconjuntos:

Alternativas
Q2684794 Nutrição

A Taxa de Crescimento da População é o percentual de incremento médio anual da população residente em determinado espaço geográfico, no período considerado. O valor da taxa refere-se à média anual obtida para um período de anos compreendido entre dois momentos, em geral correspondentes aos censos demográficos. Marque V para verdadeiro e F para falso:


( ) Indica o ritmo de crescimento populacional.

( ) Acompanha o processo de urbanização da população brasileira, em diferentes espaços geográficos.

( ) A taxa é influenciada pela dinâmica da natalidade, da mortalidade e das migrações.

( ) Reflete o ritmo de envelhecimento da população.

( ) Realiza estimativas e projeções populacionais, para períodos curtos.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q2684793 Nutrição

Os indicadores de saúde são usados como ferramenta para identificar, monitorar, avaliar ações e subsidiar as decisões do gestor. Por meio deles é possível identificar áreas de risco e evidenciar tendências. Além desses aspectos, é importante salientar que o acompanhamento dos resultados obtidos fortalece a equipe e auxilia no direcionamento das atividades, evitando assim o desperdício de tempo e esforços em ações não efetivas. A informação é subsídio para o planejamento de uma equipe de trabalho. Nesse ambiente é possível obter certas informações. Correlacione:


a. Assistência à Saúde

b. Epidemiológica e Morbidade

c. Rede Assistencial

d. Estatísticas Vitais

e. Demográficas e Socioeconômicas


( ) morbidade hospitalar do SUS, doenças de notificação, estado nutricional e outros agravos.

( ) natalidade, mortalidade, câncer.

( ) internação hospitalar, produção ambulatorial, imunização, saúde da família, vigilância alimentar e nutricional.

( ) população, educação e saneamento.

( ) informações do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde - CNES).


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q2609738 Nutrição

Uma das mudanças nos sistemas alimentares que impactaram no aumento da prevalência do excesso de peso no processo de Transição Nutricional ocorrido na população brasileira nas últimas décadas, foi:

Alternativas
Q2580110 Nutrição

O VIGITEL é um inquérito que informa sobre as estimativas de frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas no Brasil em pessoas maiores de 18 anos. Tendo em vista os resultados do VIGITEL-2020, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q2576858 Nutrição
Em estudos epidemiológicos, o diagnóstico do estado nutricional de adultos é realizado a partir do índice de massa corporal (IMC), obtido pela divisão do peso, medido em quilogramas, pela altura ao quadrado, medida em metros (kg/m2) (World Health Organization, 2000). De acordo com VIGITEL BRASIL (2023), no conjunto das 27 cidades, a frequência de excesso de peso foi de
Alternativas
Q2576846 Nutrição
O Vigitel Brasil 2023 atualizou as estimativas sobre frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. O consumo regular de frutas e hortaliças foi incluído como um dos fatores de proteção. A frequência de consumo de frutas e hortaliças considerada como regular na população total entrevistada corresponde ao consumo
Alternativas
Q2576841 Nutrição
Os indicadores de saúde podem ser usados para descrever as necessidades de atenção de saúde de uma população ou a carga de doença em um determinado grupo populacional. Quais indicadores têm como finalidade mensurar a ocorrência de doenças, lesões ou incapacidades na população? 
Alternativas
Q2554746 Nutrição
Identifique manifestações da insegurança alimentar e nutricional no Brasil.
Alternativas
Q2554742 Nutrição
A respeito da transição epidemiológica, nutricional e alimentar no Brasil, marque a opção CORRETA.
Alternativas
Q2528020 Nutrição
Conforme a Resolução RDC nº 216/2004 (Ministério da Saúde / Agência Nacional de Vigilância Sanitária), discorrem sobre as Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Diante disso, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2508024 Nutrição
A investigação epidemiológica de surtos de Doença de transmissão hídrica e alimentar - DTHA pela equipe de vigilância sanitária deve ser exercida em todo território nacional. A investigação epidemiológica é realizada a partir de ações intersetoriais com objetivo de, EXCETO: 
Alternativas
Q2499886 Nutrição
Um lote de carne moída foi recolhido do mercado devido a preocupações com a segurança alimentar. Os testes revelaram a presença de um microrganismo patogênico conhecido por causar síndrome hemolítica e uremica (SHU). Qual microrganismo é mais provável estar presente neste lote de carne moída? 
Alternativas
Q2499881 Nutrição
A fim de reduzir as intercorrências de doenças transmitidas pelos alimentos, a nutricionista pode utilizar de estratégias:

Analise a alternativa que corresponde a uma dessas:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: C
5: D
6: A
7: C
8: B
9: C
10: B
11: B
12: A
13: D
14: D
15: D
16: B
17: C
18: D
19: B
20: D