Questões de Concurso
Sobre epidemiologia na nutrição em nutrição
Foram encontradas 119 questões
Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/rrw5w/pdf/kac9788575413203.pdf Acesso em: 10 de nov. 2024.
Em relação aos conceitos epidemiológicos aplicados à nutrição, analise as assertivas abaixo e a seguir assinale a alternativa CORRETA.
I- A incidência diz respeito à frequência com que surgem novos casos de uma doença num intervalo de tempo, como se fosse um “filme” sobre a ocorrência da doença, no qual cada quadro pode conter um novo caso ou novos casos. É uma medida dinâmica.
II- A prevalência se refere ao número de casos existentes de uma doença em um dado momento; é uma “fotografia” sobre a sua ocorrência, sendo assim uma medida estática.
III- A mortalidade é uma medida muito utilizada como indicador de saúde; é calculada dividindo-se o número de óbitos pela população em risco.
IV- A letalidade é uma medida da gravidade da doença, calculada dividindo-se o número de óbitos por determinada doença pelo número de casos da mesma doença.
I. No Brasil, observa-se a transição nutricional caracterizada pela substituição gradual das deficiências nutricionais pelo sobrepeso e obesidade em toda a população.
II. O aumento da longevidade associado à redução da fertilidade é conhecido como transição demográfica e vem ocorrendo de forma acelerada em países em desenvolvimento.
III. A transição epidemiológica destaca-se pela redução relativa de mortes por doenças infecciosas e aumento das mortes por doenças crônicas não transmissíveis entre as quais estão as cardiovasculares e os cânceres.
IV. O aumento da prevalência de anemia ferropriva vai de encontro ao paradigma das transições epidemiológica e nutricional, contrastando com a redução das morbidades infecciosas e parasitárias e do baixo peso ao nascer.
V. O terceiro estágio da transição nutricional caracteriza-se pela redução da obesidade que se instala no segundo estágio da referida transição. Esse achado pode configurar o início da chamada “compressão de morbidade”.
É CORRETO o que se afirma em:
De acordo com o Manual Integrado de Vigilância, Prevenção e Controle de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) do Ministério da Saúde, DTA é um termo genérico, aplicado a uma síndrome geralmente constituída de anorexia, náuseas, vômitos e/ou diarreia, acompanhada ou não de febre, atribuída à ingestão de alimentos ou água contaminados, podendo ser causados por toxina, bactérias, vírus, parasitas e substâncias tóxicas. Existem vários mecanismos patogênicos envolvidos com a determinação das DTAs. De forma simplificada, pode-se agrupar as DTAs nas seguintes categorias: Infecções, Toxinfecções e Intoxicações. Diante disso analise as sentenças a seguir.
I. Infecções são causadas pela ingestão de micro-organismos patogênicos, denominados invasivos, com capacidade de penetrar e invadir tecidos, originando quadro clínico característico como as infecções por Salmonella spp, Shigella spp, Yersinia enterocolitica e Campylobacter jejuni. Estes quadros geralmente são associados a diarreias frequentes, mas não volumosas, contendo sangue e pus, dores abdominais intensas, febre e desidratação leve, sugerindo infecção do intestino grosso por bactérias invasivas.
II. Toxinfecções são provocadas pela ingestão de toxinas formadas em decorrência da intensa proliferação do micro-organismo patogênico no alimento. Os mecanismos de ação dessas toxinas em humanos não estão bem esclarecidos. Observações em animais sugerem alterações na permeabilidade vascular e inibição da absorção de água e sódio levando às diarreias. Os vômitos possivelmente estão associados a uma ação das toxinas sobre o sistema nervoso central. Exemplos clássicos deste processo são as toxinfecções causadas por Staphylococcus aureus, Bacillus cereus (cepa emética) e Clostridium botulinum.
III. Intoxicações são causadas por micro-organismos toxigênicos, cujo quadro clínico é provocado por toxinas liberadas quando estes se multiplicam, esporulam ou sofrem lise na luz intestinal. Essas toxinas atuam nos mecanismos de secreção/absorção da mucosa do intestino. As infecções por Escherichia coli enterotoxigênica, Vibrio cholerae, Vibrio parahaemolyticus, Clostridium perfringens e Bacillus cereus (cepa diarreica) são exemplos clássicos. Normalmente, a diarreia nestes casos é intensa, sem sangue ou leucócitos, febre discreta ou ausente, sendo comum a desidratação.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
A Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) é realizada por meio da avaliação contínua do perfil alimentar e nutricional da população e de seus fatores determinantes. Nos serviços de saúde recomenda-se que seja realizada a avaliação de consumo alimentar e antropometria de indivíduos de todas as fases da vida (crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes).
Assinale a alternativa que contém as estratégias de vigilância epidemiológica a serem adotadas para o exercício da VAN ampliada.
A construção da matriz de indicadores pautou-se nos critérios de: relevância para a compreensão da situação de saúde, suas causas e consequências; validade para orientar decisões de política e apoiar o controle social; identidade com processos de gestão do SUS; e disponibilidade de fontes regulares. Esses critérios se mantêm no processo de revisão e atualização periódicas da matriz, que resulta em eventuais alterações, acréscimos e supressões de indicadores. Convencionou-se classificar os indicadores em subconjuntos temáticos. Assinale a alternativa que não apresenta um desses subconjuntos:
A Taxa de Crescimento da População é o percentual de incremento médio anual da população residente em determinado espaço geográfico, no período considerado. O valor da taxa refere-se à média anual obtida para um período de anos compreendido entre dois momentos, em geral correspondentes aos censos demográficos. Marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) Indica o ritmo de crescimento populacional.
( ) Acompanha o processo de urbanização da população brasileira, em diferentes espaços geográficos.
( ) A taxa é influenciada pela dinâmica da natalidade, da mortalidade e das migrações.
( ) Reflete o ritmo de envelhecimento da população.
( ) Realiza estimativas e projeções populacionais, para períodos curtos.
Assinale a alternativa correta:
Os indicadores de saúde são usados como ferramenta para identificar, monitorar, avaliar ações e subsidiar as decisões do gestor. Por meio deles é possível identificar áreas de risco e evidenciar tendências. Além desses aspectos, é importante salientar que o acompanhamento dos resultados obtidos fortalece a equipe e auxilia no direcionamento das atividades, evitando assim o desperdício de tempo e esforços em ações não efetivas. A informação é subsídio para o planejamento de uma equipe de trabalho. Nesse ambiente é possível obter certas informações. Correlacione:
a. Assistência à Saúde
b. Epidemiológica e Morbidade
c. Rede Assistencial
d. Estatísticas Vitais
e. Demográficas e Socioeconômicas
( ) morbidade hospitalar do SUS, doenças de notificação, estado nutricional e outros agravos.
( ) natalidade, mortalidade, câncer.
( ) internação hospitalar, produção ambulatorial, imunização, saúde da família, vigilância alimentar e nutricional.
( ) população, educação e saneamento.
( ) informações do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde - CNES).
Assinale a alternativa correta:
Uma das mudanças nos sistemas alimentares que impactaram no aumento da prevalência do excesso de peso no processo de Transição Nutricional ocorrido na população brasileira nas últimas décadas, foi:
O VIGITEL é um inquérito que informa sobre as estimativas de frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas no Brasil em pessoas maiores de 18 anos. Tendo em vista os resultados do VIGITEL-2020, assinale a alternativa CORRETA.
Analise a alternativa que corresponde a uma dessas: