Questões de Concurso
Sobre epidemiologia na nutrição em nutrição
Foram encontradas 130 questões
[...]
Disponível em:https://docs.bvsalud.org/biblioref/coleciona-sus/2004/28163/28163-380.pdf. acesso em: 11 fev. 2025.
Este conceito refere-se à:
A população brasileira atravessa um rápido e complexo processo de transição nutricional. Não temos aqui uma transição no sentido tradicional, em que as deficiências nutricionais são substituídas gradualmente pelo sobrepeso e obesidade, em toda a população. Nossa amplitude geográfica e diversidade ecológica, assim como a largura do fosso que separa pobres de ricos dentro de cada uma de nossas regiões, muito contribuem para a complexidade desse processo.
(Cesar G. Victora, Professor titular de epidemiologia, Universidade Federal de Pelotas, 2007.)
Sobre a epidemiologia nutricional do Brasil, analise as afirmativas a seguir.
I. Os estudos de prevalência que contemplaram amostras representativas do Brasil e de suas cinco macrorregiões indicaram que, nos últimos anos, a prevalência de desnutrição em crianças aumentou.
II. De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018, a região Norte destacou-se pelo maior percentual de despesas com o grupo carnes, vísceras e pescados; e menores percentuais com os grupos leites e derivados, panificados e legumes e verduras.
III. A anemia afeta, em maior ou menor escala, toda a população e todas as classes de renda; entretanto, a ocorrência do problema tende a se concentrar em idosos.
IV. Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018, a análise regional aponta que os menores percentuais com alimentação fora do domicílio ocorreram na região Norte.
Está correto o que se afirma apenas em
Fonte: https://unasus-cp.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/242369/mod_resource/c ontent/0/EN.pdf
No que diz respeito a epidemiologia nutricional, analise as afirmativas abaixo:
I.A epidemiologia nutricional articula-se com os serviços de saúde à medida que se utiliza do conhecimento produzido, a partir da análise de indicadores da situação alimentar e nutricional da população, explorados tanto na prática profissional como em pesquisas científicas, para orientar o setor saúde, subsidiando a elaboração de ações, programas e políticas públicas.
II.A epidemiologia nutricional teve seu marco pioneiro com a investigação sobre o escorbuto e o consumo de alimentos fontes de vitamina B1.
III.A epidemiologia nutricional, não considera os fatores genéticos na avaliação dos riscos nutricionais.
É CORRETO o que se afirma em:
( ) A vigilância nutricional é essencial para monitorar o estado nutricional de populações específicas.
( ) O mapeamento de deficiências nutricionais serve unicamente para o público infantil.
( ) A vigilância epidemiológica identifica padrões de distribuição das doenças nutricionais.
( ) A avaliação de peso e altura é dispensável em adultos.
A epidemiologia consiste no estudo da distribuição e dos determinantes de estados ou eventos relacionados à saúde em populações específicas, e sua aplicação na prevenção e controle dos problemas de saúde. A epidemiologia expandiu-se ao longo do tempo e passou a incluir inúmeras áreas do conhecimento e muitas subdivisões, tais como:
I. Epidemiologia clínica.
II. Epidemiologia nutricional.
III. Epidemiologia descritiva.
É CORRETO o que se afirma em:
Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/rrw5w/pdf/kac9788575413203.pdf Acesso em: 10 de nov. 2024.
Em relação aos conceitos epidemiológicos aplicados à nutrição, analise as assertivas abaixo e a seguir assinale a alternativa CORRETA.
I- A incidência diz respeito à frequência com que surgem novos casos de uma doença num intervalo de tempo, como se fosse um “filme” sobre a ocorrência da doença, no qual cada quadro pode conter um novo caso ou novos casos. É uma medida dinâmica.
II- A prevalência se refere ao número de casos existentes de uma doença em um dado momento; é uma “fotografia” sobre a sua ocorrência, sendo assim uma medida estática.
III- A mortalidade é uma medida muito utilizada como indicador de saúde; é calculada dividindo-se o número de óbitos pela população em risco.
IV- A letalidade é uma medida da gravidade da doença, calculada dividindo-se o número de óbitos por determinada doença pelo número de casos da mesma doença.
I. No Brasil, observa-se a transição nutricional caracterizada pela substituição gradual das deficiências nutricionais pelo sobrepeso e obesidade em toda a população.
II. O aumento da longevidade associado à redução da fertilidade é conhecido como transição demográfica e vem ocorrendo de forma acelerada em países em desenvolvimento.
III. A transição epidemiológica destaca-se pela redução relativa de mortes por doenças infecciosas e aumento das mortes por doenças crônicas não transmissíveis entre as quais estão as cardiovasculares e os cânceres.
IV. O aumento da prevalência de anemia ferropriva vai de encontro ao paradigma das transições epidemiológica e nutricional, contrastando com a redução das morbidades infecciosas e parasitárias e do baixo peso ao nascer.
V. O terceiro estágio da transição nutricional caracteriza-se pela redução da obesidade que se instala no segundo estágio da referida transição. Esse achado pode configurar o início da chamada “compressão de morbidade”.
É CORRETO o que se afirma em:
Uma das mudanças nos sistemas alimentares que impactaram no aumento da prevalência do excesso de peso no processo de Transição Nutricional ocorrido na população brasileira nas últimas décadas, foi:
O VIGITEL é um inquérito que informa sobre as estimativas de frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas no Brasil em pessoas maiores de 18 anos. Tendo em vista os resultados do VIGITEL-2020, assinale a alternativa CORRETA.