Questões de Concurso Sobre epidemiologia na nutrição em nutrição

Foram encontradas 130 questões

Q3222482 Nutrição
     Processo comumente relacionado à globalização, pelo qual uma população passa por mudanças no padrão alimentar, como por exemplo, sair da desnutrição para a obesidade.
     [...]
Disponível em:https://docs.bvsalud.org/biblioref/coleciona-sus/2004/28163/28163-380.pdf. acesso em: 11 fev. 2025.

Este conceito refere-se à:
Alternativas
Q3185155 Nutrição

A população brasileira atravessa um rápido e complexo processo de transição nutricional. Não temos aqui uma transição no sentido tradicional, em que as deficiências nutricionais são substituídas gradualmente pelo sobrepeso e obesidade, em toda a população. Nossa amplitude geográfica e diversidade ecológica, assim como a largura do fosso que separa pobres de ricos dentro de cada uma de nossas regiões, muito contribuem para a complexidade desse processo.


(Cesar G. Victora, Professor titular de epidemiologia, Universidade Federal de Pelotas, 2007.)


Sobre a epidemiologia nutricional do Brasil, analise as afirmativas a seguir.


I. Os estudos de prevalência que contemplaram amostras representativas do Brasil e de suas cinco macrorregiões indicaram que, nos últimos anos, a prevalência de desnutrição em crianças aumentou.


II. De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018, a região Norte destacou-se pelo maior percentual de despesas com o grupo carnes, vísceras e pescados; e menores percentuais com os grupos leites e derivados, panificados e legumes e verduras.


III. A anemia afeta, em maior ou menor escala, toda a população e todas as classes de renda; entretanto, a ocorrência do problema tende a se concentrar em idosos.


IV. Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018, a análise regional aponta que os menores percentuais com alimentação fora do domicílio ocorreram na região Norte.


Está correto o que se afirma apenas em

Alternativas
Q3156210 Nutrição
Sobre a epidemiologia nutricional e a vigilância alimentar, conforme descrito por Gibson (2005), qual das alternativas está correta? 
Alternativas
Q3168386 Nutrição
A epidemiologia nutricional se preocupa em estudar as exposições e as alterações alimentares e nutricionais relacionadas à ocorrência de doenças.
Fonte: https://unasus-cp.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/242369/mod_resource/c ontent/0/EN.pdf

No que diz respeito a epidemiologia nutricional, analise as afirmativas abaixo:

I.A epidemiologia nutricional articula-se com os serviços de saúde à medida que se utiliza do conhecimento produzido, a partir da análise de indicadores da situação alimentar e nutricional da população, explorados tanto na prática profissional como em pesquisas científicas, para orientar o setor saúde, subsidiando a elaboração de ações, programas e políticas públicas.

II.A epidemiologia nutricional teve seu marco pioneiro com a investigação sobre o escorbuto e o consumo de alimentos fontes de vitamina B1.

III.A epidemiologia nutricional, não considera os fatores genéticos na avaliação dos riscos nutricionais.


É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3121822 Nutrição
Analise as afirmativas abaixo sobre vigilância nutricional em Saúde Pública e assinale a sequência CORRETA de verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) A vigilância nutricional é essencial para monitorar o estado nutricional de populações específicas.
( ) O mapeamento de deficiências nutricionais serve unicamente para o público infantil.
( ) A vigilância epidemiológica identifica padrões de distribuição das doenças nutricionais.
( ) A avaliação de peso e altura é dispensável em adultos. 
Alternativas
Q3118780 Nutrição

A epidemiologia consiste no estudo da distribuição e dos determinantes de estados ou eventos relacionados à saúde em populações específicas, e sua aplicação na prevenção e controle dos problemas de saúde. A epidemiologia expandiu-se ao longo do tempo e passou a incluir inúmeras áreas do conhecimento e muitas subdivisões, tais como:


I. Epidemiologia clínica.


II. Epidemiologia nutricional.


III. Epidemiologia descritiva.


É CORRETO o que se afirma em: 

Alternativas
Q3107943 Nutrição
“Estudos clássicos da relação entre a deficiência de certos nutrientes na dieta e o surgimento de doenças carenciais constituem a história da epidemiologia nutricional. Esses estudos, realizados há pouco mais de duzentos anos, utilizaram o método epidemiológico da época para investigar a distribuição e possíveis causas de doenças relacionadas ao consumo alimentar”.
Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/rrw5w/pdf/kac9788575413203.pdf Acesso em: 10 de nov. 2024.

Em relação aos conceitos epidemiológicos aplicados à nutrição, analise as assertivas abaixo e a seguir assinale a alternativa CORRETA.

I- A incidência diz respeito à frequência com que surgem novos casos de uma doença num intervalo de tempo, como se fosse um “filme” sobre a ocorrência da doença, no qual cada quadro pode conter um novo caso ou novos casos. É uma medida dinâmica.

II- A prevalência se refere ao número de casos existentes de uma doença em um dado momento; é uma “fotografia” sobre a sua ocorrência, sendo assim uma medida estática.

III- A mortalidade é uma medida muito utilizada como indicador de saúde; é calculada dividindo-se o número de óbitos pela população em risco.

IV- A letalidade é uma medida da gravidade da doença, calculada dividindo-se o número de óbitos por determinada doença pelo número de casos da mesma doença. 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2024 - UFES - Nutricionista |
Q3077823 Nutrição
Sobre as transições demográfica, epidemiológica e nutricional, analise as afirmativas a seguir:

I. No Brasil, observa-se a transição nutricional caracterizada pela substituição gradual das deficiências nutricionais pelo sobrepeso e obesidade em toda a população.

II. O aumento da longevidade associado à redução da fertilidade é conhecido como transição demográfica e vem ocorrendo de forma acelerada em países em desenvolvimento.

III. A transição epidemiológica destaca-se pela redução relativa de mortes por doenças infecciosas e aumento das mortes por doenças crônicas não transmissíveis entre as quais estão as cardiovasculares e os cânceres.

IV. O aumento da prevalência de anemia ferropriva vai de encontro ao paradigma das transições epidemiológica e nutricional, contrastando com a redução das morbidades infecciosas e parasitárias e do baixo peso ao nascer.

V. O terceiro estágio da transição nutricional caracteriza-se pela redução da obesidade que se instala no segundo estágio da referida transição. Esse achado pode configurar o início da chamada “compressão de morbidade”.


É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3053186 Nutrição
O estudo da distribuição e os determinantes das doenças na população, que nas últimas décadas tem se especializado cada vez mais com o objetivo primeiro de medir dietas como um fator de exposição na maior ou menor ocorrência de doenças é denominado?
Alternativas
Q3031003 Nutrição
Considerando o contexto nacional e a epidemiologia das carências nutricionais, qual alternativa indica um benefício da educação nutricional para a população brasileira?
Alternativas
Q2609738 Nutrição

Uma das mudanças nos sistemas alimentares que impactaram no aumento da prevalência do excesso de peso no processo de Transição Nutricional ocorrido na população brasileira nas últimas décadas, foi:

Alternativas
Q2580110 Nutrição

O VIGITEL é um inquérito que informa sobre as estimativas de frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas no Brasil em pessoas maiores de 18 anos. Tendo em vista os resultados do VIGITEL-2020, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q2576858 Nutrição
Em estudos epidemiológicos, o diagnóstico do estado nutricional de adultos é realizado a partir do índice de massa corporal (IMC), obtido pela divisão do peso, medido em quilogramas, pela altura ao quadrado, medida em metros (kg/m2) (World Health Organization, 2000). De acordo com VIGITEL BRASIL (2023), no conjunto das 27 cidades, a frequência de excesso de peso foi de
Alternativas
Q2576846 Nutrição
O Vigitel Brasil 2023 atualizou as estimativas sobre frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. O consumo regular de frutas e hortaliças foi incluído como um dos fatores de proteção. A frequência de consumo de frutas e hortaliças considerada como regular na população total entrevistada corresponde ao consumo
Alternativas
Q2576843 Nutrição
A razão entre o perímetro da cintura e dos quadris é utilizada para caracterizar se a gordura corporal está reunida predominantemente na região central ou na extremidade do corpo. A literatura dispõe de indicadores referenciais para interpretar os valores encontrados na razão cintura/quadril que podem identificar a intensidade do risco predisponente ao aparecimento e ao desenvolvimento de disfunções cardiometabólicas de acordo com idade e sexo (RIBEIRO et al., 2018). Quais os indicadores referenciais da razão cintura/quadril direcionados à identificação de risco alto para saúde em mulheres de 40 a 49 anos?
Alternativas
Q2576841 Nutrição
Os indicadores de saúde podem ser usados para descrever as necessidades de atenção de saúde de uma população ou a carga de doença em um determinado grupo populacional. Quais indicadores têm como finalidade mensurar a ocorrência de doenças, lesões ou incapacidades na população? 
Alternativas
Q2554746 Nutrição
Identifique manifestações da insegurança alimentar e nutricional no Brasil.
Alternativas
Q2554742 Nutrição
A respeito da transição epidemiológica, nutricional e alimentar no Brasil, marque a opção CORRETA.
Alternativas
Q2528020 Nutrição
Conforme a Resolução RDC nº 216/2004 (Ministério da Saúde / Agência Nacional de Vigilância Sanitária), discorrem sobre as Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Diante disso, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2508024 Nutrição
A investigação epidemiológica de surtos de Doença de transmissão hídrica e alimentar - DTHA pela equipe de vigilância sanitária deve ser exercida em todo território nacional. A investigação epidemiológica é realizada a partir de ações intersetoriais com objetivo de, EXCETO: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: C
5: B
6: C
7: A
8: B
9: C
10: C
11: B
12: B
13: A
14: D
15: A
16: D
17: D
18: B
19: C
20: D