Questões de Concurso
Sobre inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal em nutrição
Foram encontradas 60 questões
________________: peça escrita fundamentada técnica e/ou legalmente, no qual a autoridade sanitária que realizou a inspeção registra suas conclusões a partir da avaliação sobre o cumprimento da legislação em vigor e de Projetos da Garantia da Qualidade considerando as Boas Práticas em função do Padrão de Identidade e Qualidade, bem como as orientações e intervenções necessárias. A critério da autoridade sanitária, será solicitada a análise laboratorial específica, cujo resultado poderá contribuir para a conclusão do laudo de inspeção sanitária. Esse instrumento constituirse-á no único documento de que se valerão as partes, a todos os efeitos posteriores que possam surgir.
( ) Inspeção sanitária é o procedimento de fiscalização efetuado pela autoridade sanitária que avalia em toda a cadeia as Boas Práticas de Produção e\ou as Boas Práticas de Prestação de Serviços com vistas ao atingimento do padrão de identidade e qualidade (PIQ). ( ) Cadeia alimentar se entende como todas as atividades relacionadas à produção, ao beneficiamento, ao armazenamento, ao transporte, à embalagem, à comercialização, à utilização e ao consumo de alimentos. ( ) Laudo de inspeção, para efeito desta norma, se entende como metodologia sistemática de identificação, avaliação e controle de perigos de contaminação dos alimentos.
I. Um dos ingredientes possíveis de ter apresentado contaminação microbiana é a carne de frango já moída pelo fornecedor, podendo conter bactérias como Salmonella sp e Clostridium perfringens.
II. Para diminuir o risco de uma contaminação microbiana que altere a textura dos nuggets, poderia acrescentar à formulação sais de cura, nitratos e nitritos – aditivos que conferem cor e sabor ao alimento, além de exercer a função de conservador.
III. Deve-se avaliar a eficiência da fritura, pois o melhor método de cocção para a preparação para reduzir os riscos de contaminação é o de assar, sendo mais provável atingir a temperatura interna do produto não permitindo a sobrevivência de micro-organismos deteriorantes.
Está correto o que se afirma em
I. Quanto às gorduras de suínos, é proibido na fabricação da banha o emprego de ossos da cabeça, órgãos das cavidades torácica e abdominal, gorduras rançosas ou com outros defeitos.
II. A velocidade do rigor mortis da carne de animais abatidos não é influenciada pela reserva de glicogênio, pH e temperatura do músculo.
III. A cura de carnes é utilizada para melhorar suas qualidades sensoriais, sem conservação do produto. Neste processo é proibida a adição de sal, de açúcar ou qualquer tipo de condimentos.
Está correto o que se afirma em
Todo e qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento, é considerado como aditivo alimentar.
Em relação aos aditivos alimentares e suas características bromatológicas, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Um aditivo alimentar caracterizado como agente de massa tem a função de reduzir as características higroscópicas dos alimentos, diminuindo a adesão entre as partículas e aumentando o valor energético do produto.
( ) Um regulador de acidez é um aditivo alimentar que altera ou controla a acidez ou a alcalinidade dos alimentos.
( ) O sódio (na sua forma de cloreto de sódio) é um aditivo alimentar utilizado para desidratar, ressaltar o sabor e conservar os alimentos, devido ao aumento da atividade de água.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. Carnes com características DFD, que correspondem à carne escura, firme e seca, têm o pH preservado e superior a 9.
II. A diminuição do pH muscular devido ao acúmulo de ácido lático é uma alteração muito significativa e impacta a qualidade da carne.
III. As curvas de queda do pH trazem informações referentes a estresse pré-abate e podem diminuir a qualidade final do processamento das carnes.
Quais estão corretas?
I. Consiste em aquecer o leite abaixo do ponto de fervura até que seja possível a eliminação da maioria dos microrganismos presentes no leite in natura.
II. Altas temperaturas de pasteurização podem influenciar diretamente as características organolépticas do produto, além de destruir nutrientes do alimento.
III. A pasteurização rápida do leite consiste em aplicar baixas temperaturas em um maior intervalo de tempo.
Quais estão corretas?
I. Educação e treinamento dos manipuladores de alimentos e consumidores para a aplicação das práticas de produção de alimentos seguros. II. Inspeção dos estabelecimentos para garantir as práticas de higiene consistentes. III. Análises microbiológicas para detectar a presença ou ausência de patógenos alimentares e suas toxinas.
Quais estão corretas?