Questões de Concurso
Sobre lei nº 11.947 de 2009 - atendimento da alimentação escolar e do programa dinheiro direto na escola em nutrição
Foram encontradas 25 questões
Coluna 1
1. Sustentabilidade.
2. Inclusão de alimentos saudáveis.
3. Universalidade do atendimento.
4. Participação da comunidade.
Coluna 2
( ) Incentivo à agricultura familiar e produção local.
( ) Contribuição para o crescimento e desenvolvimento dos alunos.
( ) Atendimento igualitário para todos os alunos da rede pública de educação básica.
( ) Envolvimento no controle social e no acompanhamento das ações.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Compete ao Conselho de Alimentação Escolar (CAE) a produção de relatório anual de gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar.
De acordo com a referida Lei, é correto afirmar que
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
As metodologias do ensino da nutrição, assim como a sua organização didático-pedagógica, devem considerar diferentes aspectos da educação alimentar e nutricional, bem como sua inserção de forma transversal nos currículos escolares. Em relação a esse tema, julgue o item subsecutivo.
A lei que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar
nas escolas públicas prevê a inclusão da educação alimentar
e nutricional no processo de ensino-aprendizagem,
perpassando o currículo escolar, em que seja abordado o
tema alimentação e nutrição assim como o desenvolvimento
de práticas saudáveis de vida, na perspectiva da segurança
alimentar e nutricional.
A respeito dos conselhos de alimentação escolar (CAE), julgue o próximo item.
Compõem os CAE: representante indicado pelo Poder
Executivo do respectivo ente federado; trabalhadores da
educação; discentes; pais de alunos; e representantes da
sociedade civil organizada.
A respeito dos conselhos de alimentação escolar (CAE), julgue o próximo item.
Não cabe aos CAE acompanhar as mudanças nos cardápios
das escolas, sendo tal atribuição exclusiva do nutricionista
responsável-técnico do PNAE.
A respeito dos conselhos de alimentação escolar (CAE), julgue o próximo item.
Recomenda-se que os conselheiros dos CAE realizem duas
conferências financeiras relacionadas ao valor transferido
pelo FNDE, sendo a primeira para comparar o valor
transferido — previsto pela fórmula da resolução FNDE em
vigor — com o valor informado pelo FNDE por ofício ou em
seu portal eletrônico.
Em conformidade com a Lei nº 11.947/2009, analisar a sentença abaixo:
Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios apresentarão ao FNDE a prestação de contas do total dos recursos recebidos (1ª parte). Os cardápios da alimentação escolar deverão ser elaborados pelo nutricionista responsável com utilização de gêneros alimentícios básicos, respeitando-se as referências nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura e a tradição alimentar da localidade, pautando-se na sustentabilidade e diversificação agrícola da região, na alimentação saudável e adequada (2ª parte).
A sentença está:
Sobre a Lei nº 11.947/2009, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A responsabilidade técnica pela alimentação escolar nos Estados, no Distrito Federal, nos Municípios e nas escolas federais caberá ao nutricionista responsável, que deverá respeitar as diretrizes previstas nesta Lei e na legislação pertinente, no que couber, dentro das suas atribuições específicas.
( ) A alimentação escolar é direito dos alunos da educação básica pública e privada e dever do Estado e será promovida e incentivada com vistas ao atendimento das diretrizes estabelecidas nesta Lei.
( ) Compete ao Ministério da Educação propor ações educativas que perpassem pelo currículo escolar, abordando o tema alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional.
Analise as afirmativas abaixo em relação à Lei n° 11.947, de 2009, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica.
1. A alimentação escolar é direito dos alunos da educação básica pública e dever do Estado.
2. O Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE tem por objetivo contribuir com a cessação da fome dos alunos da educação básica pública, por meio oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.
3. O Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE tem por objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.
4. Qualquer pessoa física ou jurídica poderá denunciar ao FNDE, ao Tribunal de Contas da União, aos órgãos de controle interno do Poder Executivo da União, ao Ministério Público e ao CAE as irregularidades eventualmente identificadas na aplicação dos recursos destinados à execução do PNAE.
5. A responsabilidade técnica pela alimentação escolar nos Estados, no Distrito Federal, nos Municípios e nas escolas federais caberá aos secretários de saúde, que deverão respeitar as diretrizes previstas nesta Lei e na legislação pertinente, no que couber, dentro das suas atribuições específicas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. A universalidade do atendimento aos alunos matriculados exclusivamente na rede pública de educação infantil. 2. A participação da comunidade no controle social, no acompanhamento das ações realizadas pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios para garantir a oferta da alimentação escolar saudável e adequada. 3. O apoio ao desenvolvimento sustentável, com incentivos para a aquisição de gêneros alimentícios diversificados, produzidos em âmbito local e preferencialmente pela agricultura familiar e pelos empreendedores familiares rurais, priorizando as comunidades tradicionais indígenas e de remanescentes de quilombos. 4. O direito à alimentação escolar, visando a garantir segurança alimentar e nutricional dos alunos, sem que haja distinção em razão de diferenças biológicas de idade, de gênero e de condições de saúde dos alunos. 5. A inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem, que perpassa pelo currículo escolar, abordando o tema alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
I. O Programa Saúde na Escola não pode realizar avaliações psicossociais nos alunos II. A Estratégia Saúde da Família é uma porta de entrada do SUS. Marque a alternativa CORRETA: