Questões de Concurso
Comentadas sobre nutrição e saúde pública em nutrição
Foram encontradas 1.227 questões
I. A segurança alimentar e nutricional abrange a produção de conhecimento e o acesso à informação, assim como a conservação da biodiversidade e a utilização sustentável dos recursos.
II. A Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional é responsável pela indicação ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) das diretrizes e prioridades da Política e do Plano Nacional de Segurança Alimentar.
III. O apoio a iniciativas de promoção da soberania alimentar, segurança alimentar e nutricional e do direito humano à alimentação adequada em âmbito internacional é uma diretriz da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN).
IV. O Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, resultado de pactuação intersetorial, será um instrumento suplementar para o planejamento, gestão e execução da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN).
V. Estados, Distrito Federal, Municípios e entidades privadas sem fins lucrativos podem aderir ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) desde que observados e respeitados os princípios e diretrizes do SISAN.
É CORRETO o que se afirma em
O Ministério da Saúde (MS) possui programas e estratégias voltados para a prevenção e atenção às deficiências de micronutrientes da população brasileira.
Sobre a Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil (NutriSUS), com micronutrientes em pó, assinale a alternativa CORRETA sobre o seu público prioritário.
Os cardápios da alimentação escolar devem ser elaborados pelo responsável técnico do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), tendo como base a utilização de alimentos in natura ou minimamente processados.
Assinale a alternativa que corresponde a uma técnica que é baseada em pressupostos quantitativos, sobre os cardápios da alimentação escolar no âmbito do PNAE.
( ) Os cardápios da alimentação escolar devem conter alimentos fontes de ferro heme numa frequência de 7 dias por semana e, quando tiver fontes de ferro não heme, esses alimentos deverão estar combinados com alimentos fonte de vitamina E, que melhoram a absorção do ferro não heme.
( ) O nutricionista deve realizar o diagnóstico dos alunos usando os parâmetros nutricionais antropométricos, com aferição do peso, da altura, além de outras medidas do corpo humano, ou considerar os dados epidemiológicos e nutricionais atualizados e já existentes.
( ) A avaliação da viabilidade de preparo do cardápio planejado deve ser realizada junto às escolas, no que se refere à quantidade de equipamentos e utensílios, estrutura da cozinha para a manipulação, o armazenamento dos gêneros e o número de manipuladores de alimentos em relação ao número de estudantes e horário das refeições.
( ) Os cardápios da alimentação escolar devem ser elaborados pelo RT do PNAE, tendo como base a utilização de alimentos in natura ou minimamente processados (biscoitos, salsichas, balas, embutidos em geral), de modo a respeitar as necessidades nutricionais, os hábitos alimentares e a cultura alimentar da localidade.
( ) O nutricionista do PNAE deverá se pautar na classificação da faixa etária dos escolares para o cálculo das necessidades nutricionais. Esse procedimento irá assegurar o cumprimento de um dos objetivos do programa, que é o atendimento às necessidades nutricionais diárias mínimas dos alunos durante sua permanência em sala de aula.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando a ordem de cima para baixo.
Para realizar as atribuições de Nutrição em Saúde Coletiva, subárea Políticas e Programas Institucionais, no âmbito da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) – Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN): Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Bolsa Família, entre outros, o nutricionista deverá desenvolver as seguintes atividades:
1. Identificar o gasto energético de indivíduos e população.
2. Implantar ações de educação alimentar e nutricional.
3. Participar de auditorias da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN).
4. Contribuir no planejamento, implantação e análise de inquéritos e estudos epidemiológicos, com base em critérios técnicos e científicos.
5. Desenvolver ações de alimentação e nutrição, conforme diretrizes das políticas e programas públicos e normas legais vigentes.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. A partir da aprovação da LOSAN, em 2006, institui-se o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), que tem por objetivo formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional do País.
2. A LOSAN cria o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, que tem por objetivo assegurar a segurança alimentar e nutricional por meio da verificação e promoção da adesão às normas e aos regulamentos técnicos vigentes, avaliação das condições de funcionamento dos estabelecimentos e identificação dos riscos e danos à saúde da população.
3. A LOSAN reconhece que a alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população.
4. A segurança alimentar e nutricional consiste na garantia de acesso a alimentos em condições higiênico-sanitárias seguras e em quantidade suficiente.
5. A segurança alimentar e nutricional não se limita, mas abrange a conservação da biodiversidade e a utilização sustentável dos recursos; e a produção de conhecimento e o acesso à informação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
( ) O conceito de SAN é amplo, portanto, vários elementos devem ser considerados, dentre eles a dimensão alimentar e o contexto nutricional.
( ) Quanto aos sistemas alimentares, inúmeras condições devem ser atendidas para alcançar a SAN, como suficiência no abastecimento de alimentos; pequenas variações na oferta de alimentos entre meses e anos; sustentabilidade e autonomia em relação à alimentação externa.
( ) Algumas políticas públicas que contemplam o processo de produção do alimento, essencial para as exigências da SAN, visam diminuir o acesso ao crédito, sobretudo aos pequenos agricultores. Como exemplo, tem-se o PRONAF, um programa nacional que aumenta as taxas de impostos sobre tais produtores.
As afirmativas acima são, respectivamente,
Sobre este tema, assinale a afirmativa correta
Sobre esse serviço, assinale a afirmativa correta.
Sabe-se que os aspectos físicos das Unidades de Alimentação e Nutrição são amparados por inúmeras resoluções, dentre elas as Resoluções da Diretoria Colegiada (RDC) números 216 e 275.
Neste contexto, assinale a afirmativa correta.