Questões de Nutrição - Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) para Concurso

Foram encontradas 71 questões

Q3069942 Nutrição
O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) tem por objetivo a melhoria da situação nutricional dos trabalhadores, visando à promoção de sua saúde e prevenção das doenças profissionais. Sobre a operacionalização do PAT, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q2554745 Nutrição
A respeito das mudanças oriundas do Decreto Nº 10.854, de 10 de novembro de 2021, que regulamenta o Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT, no que se refere ao Vale-alimentação e Vale-refeição, marque a opção INCORRETA.
Alternativas
Q2543853 Nutrição
Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir quanto aos parâmetros nutricionais do Programa de Alimentação do Trabalhador, segundo a Portaria Interministerial Nº. 66, de 25 de agosto de 2006.
As refeições principais (almoço, jantar e ceia) deverão conter ------kcal, admitindo-se um acréscimo de -----% em relação ao Valor Energético Total diário de--------- kcal. 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: SELECON Órgão: SAD-MS Prova: SELECON - 2024 - SAD-MS - Nutricionista |
Q2483341 Nutrição
Ao executar um cardápio do Programa de Alimentação do trabalhador (PAT), o nutricionista deve se atentar em ofertar proteínas de adequado valor biológico. De acordo com a Portaria nº 193, de 05 de dezembro de 2006, o percentual proteico - calórico (NdPCal) das refeições deverá ser de no mínimo:
Alternativas
Q2362314 Nutrição
O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) é um programa governamental de adesão voluntária, que busca estimular o empregador a fornecer alimentação nutricionalmente adequada aos trabalhadores, por meio da concessão de incentivos fiscais. Considerando essas informações, é correto afirmar que o PAT
Alternativas
Q2282353 Nutrição

No que se refere à administração de recursos humanos, julgue o item a seguir. 


No âmbito da gestão de benefícios institucionais, a Lei n.º 6.321/1976 criou o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), ao qual as empresas têm a obrigação de aderir. 

Alternativas
Q2264150 Nutrição
Sobre as atitudes apropriadas para manter as boas relações com os colegas de trabalhos, assinale (V) quando verdadeiro, e (F) quando falso:

(   )Isolar-se e evitar interações com os colegas.
(   )Fofocar sobre os colegas para criar laços com outros funcionários.
(   )Comunicar-se de maneira reverenciosa e colaborativa, buscando resolver conflitos de maneira construtiva.
(  )Competir constantemente com os colegas para mostrar empenho.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Alternativas
Q2120581 Nutrição
Uma das vantagens do PAT – Programa de Alimentação do Trabalhador é
Alternativas
Q2106672 Nutrição
O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) foi instituído pela Lei nº 6.321, de 14 de abril de 1976, e, atualmente, encontra-se regulamentado pelo Decreto nº 10.854, de 10 de novembro de 2021, com instruções complementares estabelecidas pela Portaria MTP/GM nº 672, de 8 de novembro de 2021. O objetivo principal do programa era melhorar o estado nutricional do trabalhador, aumentar a sua produtividade, reduzir os acidentes de trabalho e o absenteísmo. Atualmente, com a reestruturação do PAT, houve a modificação das recomendações nutricionais, preconizando a oferta de: 
Alternativas
Q2085084 Nutrição
O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), instituído pela Lei nº 6.321/1976, tem por objetivo a melhoria da situação nutricional dos trabalhadores, visando à promoção de sua saúde e prevenção das doenças profissionais. Poderão participar, como pessoa jurídica beneficiária do PAT, as pessoas jurídicas de direito público e privado e os empregadores que possuam Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física (CAEPF) ou Cadastro Nacional de Obras (CNO). De acordo com a Portaria nº 672/2021, que disciplina procedimentos, programas e condições de segurança e saúde no trabalho e dá outras providências, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Para fins de execução do PAT, a pessoa jurídica beneficiária poderá: manter serviço próprio de refeições; distribuir alimentos; ou, firmar contrato com entidades de alimentação coletiva, registradas no PAT.
( ) A pessoa jurídica beneficiária, na execução do PAT, deverá: realizar sua inscrição no PAT por meio do portal gov.br para usufruir dos correspondentes benefícios fiscais; garantir que o benefício possua o mesmo valor para todos os seus trabalhadores.
( ) As empresas fornecedoras de alimentação coletiva deverão possuir profissional legalmente habilitado em nutrição como responsável técnico pela execução do PAT, o qual deverá se cadastrar e atuará mediante Anotação de Responsabilidade Técnica.
( ) É vedado à pessoa jurídica beneficiária utilizar o PAT, sob qualquer forma, como premiação, sendo permitido suspender o benefício do PAT a título de punição ao trabalhador, desde que por tempo determinado.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2085080 Nutrição
As pessoas jurídicas participantes do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), mediante prestação de serviços próprios ou de terceiros, deverão assegurar qualidade e quantidade da alimentação fornecida aos trabalhadores, de acordo com a Portaria nº 193, de 05 de dezembro de 2006. A fim de analisar e confeccionar relatório sobre o cardápio elaborado por uma empresa que objetiva fornecer refeições de acordo com os parâmetros do PAT, foram encontrados os seguintes resultados:
Imagem associada para resolução da questão

Considerando a situação hipotética, qual será a observação no relatório?
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FCM Órgão: IFB Prova: FCM - 2023 - IFB - Nutricionista / Habilitação |
Q2072506 Nutrição
Avalie as afirmações em relação à Portaria Interministerial (2006) que altera os parâmetros nutricionais do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

I - Os cardápios deverão oferecer, pelo menos, uma porção de frutas e uma porção de legumes ou verduras, no almoço, jantar e ceia e pelo menos uma porção de frutas no desjejum e lanche.
II - O cálculo do Valor Energético Total (VET) será alterado, em cumprimento às exigências laborais, em benefício da saúde do trabalhador, desde que baseado em estudos de diagnóstico nutricional.
III - O almoço, jantar e ceia deverão conter de 600 kcal a 800 kcal, admitindo-se um acréscimo de 20% em relação ao VET de 2000 kcal por dia.
IV - O desjejum e lanche deverão conter de 400 kcal a 500 kcal, admitindo-se um acréscimo de 20% em relação ao VET de 2000 kcal.
V - O percentual proteico - calórico (NdPCal) das refeições deverá ser, no mínimo, de 8% e, no máximo, de 10 %.

Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q2060980 Nutrição
Número mínimo de trabalhadores a serem atendidos para que o empregador possa aderir ao Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT: 
Alternativas
Q2040304 Nutrição
O Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT é um programa governamental de adesão voluntária que busca estimular o empregador a fornecer alimentação nutricionalmente adequada aos trabalhadores, por meio da concessão de incentivos fiscais, tendo como prioridade o atendimento aos trabalhadores de baixa renda. Um nutricionista fiscal do CRN foi convidado para assumir a responsabilidade técnica do PAT em três empresas. Sobre o PAT e o convite recebido acima, julgue os itens a seguir e marque a opção incorreta:
Alternativas
Q2029557 Nutrição
Considere que você está fiscalizando um serviço de alimentação para coletividades, credenciado no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), e as refeições são fornecidas por empresa prestadora de serviços de alimentação, que atende os trabalhadores dessa unidade com café da manhã e almoço.
Identifique o item que se apresenta em conformidade com os parâmetros previstos no programa. 
Alternativas
Q2014553 Nutrição
Os estabelecimentos vinculados ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT, 2006) deverão promover educação nutricional, inclusive mediante a disponibilização, em local visível ao público, de sugestão de cardápio saudável aos trabalhadores, observando as seguintes recomendações:
    I. O percentual proteico-calórico (NdPCal) das refeições deverá ser de, no mínimo, 10%.     II. O teor de gordura saturada das refeições deverá ser menor que 10%.     III. O almoço, o jantar ou a ceia deverá conter 30-40% do valor energético diário.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Alternativas
Q1947972 Nutrição
Nos programas de alimentação do trabalhador, a parcela paga in natura pela empresa
Alternativas
Q1909990 Nutrição

Acerca dos Programas de Alimentação, julgue o item.


O responsável técnico pelo PAT legalmente habilitado é o técnico em nutrição e dietética, que tem por compromisso a correta execução das atividades nutricionais do Programa, visando à promoção da alimentação saudável para o trabalhador.

Alternativas
Q1909989 Nutrição

Acerca dos Programas de Alimentação, julgue o item.


O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) busca atender, prioritariamente, os trabalhadores de baixa renda e sua gestão é compartilhada entre o Ministério do Trabalho e Previdência, a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, o Ministério da Economia e o Ministério da Saúde.

Alternativas
Q1893399 Nutrição
A Portaria Interministerial nº 66, de 25 de agosto de 2006, alterou os parâmetros nutricionais do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), determinando que os estabelecimentos vinculados ao PAT deverão promover educação nutricional e disponibilizar, em local visível ao público, sugestão de cardápio saudável aos trabalhadores. As refeições principais (almoço, jantar e ceia) deverão fornecer de 600 a 800 calorias e as refeições menores (desjejum e lanche) deverão conter de 300 a 400 calorias. Além disso, os cardápios planejados para as refeições principais e menores devem oferecer frutas, legumes e verduras. Considerando a referida portaria, marque a alternativa correta que apresenta o número de porções de frutas, legumes e verduras a serem oferecidas nos cardápios de empresas com adesão ao PAT, no almoço, jantar e ceia e no desjejum e lanche.  
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: A
5: C
6: E
7: C
8: C
9: B
10: A
11: D
12: E
13: A
14: C
15: B
16: C
17: C
18: E
19: C
20: D