Questões de Nutrição - Terapia Nutricional, Enteral e Parenteral para Concurso
Foram encontradas 583 questões
( ) Realizar a avaliação do estado nutricional do paciente, utilizando indicadores nutricionais subjetivos e objetivos, com base em protocolo pré-estabelecido, de forma a identificar o risco ou a deficiência nutricional.
( ) Assegurar o acesso ao trato gastrointestinal para a TNE e estabelecer a melhor via, incluindo ostomias de nutrição por via cirúrgica, laparoscópica e endoscópica.
( ) Avaliar e assegurar a administração da NE, observando as informações contidas no rótulo, confrontando-as com a prescrição médica.
( ) Acompanhar a evolução nutricional do paciente em TNE, independente da via de administração, até a alta nutricional estabelecida pela EMTN.
( ) Utilizar técnicas pré-estabelecidas de preparação da NE que assegurem a manutenção das características organolépticas e a garantia microbiológica e bromatológica dentro de padrões recomendados pelas Boas Práticas de Preparação da Nutrição Enteral (BPPNE).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando a ordem de cima para baixo.
I. Pode-se definir como NEP a nutrição iniciada de preferência nas primeiras 12 horas da admissão do paciente, após cirurgia, período que pode variar em decorrência de cada caso, mas que tem relação com o tipo de paciente (clínico ou cirúrgico), e não mais tarde que 48 horas, desde que o paciente esteja estável hemodinamicamente, o que é um pré-requisito para início da NEP.
II. As vantagens atribuídas à NEP incluem atenuação da resposta metabólica ao trauma, preservação da massa intestinal, diminuição da permeabilidade intestinal para microbiota e endotoxinas e manutenção do tecido linfoide associado ao intestino (TLAI).
III. São considerados benefícios da NEP: é segura e efetiva, reduz o tempo de internação, reduz as complicações sépticas e não sépticas, melhora o balanço nitrogenado, melhora a cicatrização, melhora a resposta imunológica etc.
IV. A NEP não é bem tolerada por 80 a 90% dos pacientes com a presença de ruídos hidroaéreos, flatos e com distúrbios gastrointestinais no geral. Precisa-se estabilizar esses quadros antes de se iniciar a terapia precocemente.
Está CORRETO o que se afirma:
Considerando a terapia nutricional para anemia ferropriva, uma condição comum e preocupante em diversas populações, é crucial compreender os melhores métodos de intervenção para prevenir e tratar essa deficiência. Com base em evidências científicas e diretrizes nutricionais, avalie as seguintes afirmativas:
I. A substituição de alimentos ricos em ferro por suplementos multivitamínicos é suficiente para tratar a anemia ferropriva em todas as populações, independentemente de fatores individuais. Nesse caso os alimentos devem ser excluídos
II. A redução do consumo de água durante as refeições é recomendada durante o tratamento da anemia ferropriva para evitar diluir o ferro ingerido e melhorar sua absorção.
III. A ingestão simultânea de alimentos ricos em vitamina C pode aumentar a absorção de ferro não-heme, contribuindo para a eficácia da terapia nutricional.
IV. A ingestão de chá verde ou preto durante as refeições pode melhorar a absorção de ferro e, portanto, é recomendada como parte da terapia nutricional para anemia ferropriva.
V. O consumo concomitante de alimentos fermentados, como iogurte natural, pode beneficiar a terapia nutricional para anemia ferropriva, uma vez que as bactérias probióticas presentes nesses alimentos podem promover a saúde intestinal e melhorar a absorção de ferro pelo organismo caso o problema de deficiência seja por conta da má absorção.
Assinale a alternativa correta:
Prefere –se a alimentação enteral para os bebês pré-termo, porque esta abordagem é mais fisiológica e fornece uma ingestão nutricional:
Assinale a alternativa INCORRETA sobre Nutrição Enteral.
Um paciente do sexo masculino, 57 anos, acamado, portador de sequelas neurológicas secundárias a Acidente Vascular Encefálico há 18 meses, dá entrada no hospital com quadro de infecção do trato respiratório, disfagia, desnutrição e escara sacral infectada.
Sobre a conduta inicial nesse caso, é correto afirmar que se deve
Quanto a classificação das dietas enterais. Na dieta elementar, os macronutrientes estão:
As intercorrências gastrintestinais mais frequentes da terapia de nutrição enteral – TNE, como diarreia, constipação, distensão abdominal, vômito, íleo adinâmico e má perfusão intestinal interferem diretamente na sua evolução. A equipe de suporte nutricional deve ser bem criteriosa para não permitir suspensão do fornecimento de nutrientes e calorias ao paciente. Em caso de diarreia (3 a 4 evacuações líquidas ao dia), deve-se:
A sonda para alimentação nasoenteral, em adultos, deve ter como diâmetro:
Durante a terapia antineoplásica, os pacientes apresentam vários sinais e sintomas que levam à diminuição da ingestão alimentar diária, o que contribui para o declínio do estado nutricional. O déficit do estado nutricional está relacionado com diminuição da resposta ao tratamento oncológico e da qualidade de vida, condicionando maiores riscos de complicações pós-operatórias, como aumento da morbimortalidade, do tempo de internação e dos custos hospitalares. Portanto, conhecendo esse aspecto, um nutricionista, ao atender em nível ambulatorial uma senhora em tratamento quimioterápico para câncer de mama que se queixa de saciedade precoce, deverá seguir como conduta terapêutica nutricional, as recomendações:
I. aumentar o fracionamento da dieta e reduzir o volume por refeição;
II. dar preferência à oferta de legumes cozidos e frutas sem casca e bagaço;
III. restringir a oferta hídrica para um máximo de 1 litro de água por dia;
IV. dar preferência à oferta de grãos em geral liquidificados ou somente o caldo das preparações;
V. evitar alimentos e preparações ricas em carboidratos simples.
Dos itens, verifica-se que estão corretos
As Unidades Hospitalares (UH) que queiram habilitar-se à prática da Terapia Nutricional Enteral devem contar com Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN). A EMTN é um __________ obrigatoriamente constituído de, pelo menos, um profissional de cada categoria, a saber: médico, __________, nutricionista e enfermeiro, podendo ainda incluir profissional de outras categorias, habilitados e com ___________ para a prática da Terapia Nutricional.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Assinale a opção correta a respeito da Terapia Nutricional Parenteral - TNP.
Observe os itens a seguir sobre a terapia nutricional enteral:
I. É indicada para pacientes impossibilitados de ingerir alimentos pela via oral, seja por patologias do trato gastrointestinal alto, por intubação orotraqueal, por distúrbios neurológicos com comprometimento do nível de consciência ou dos movimentos mastigatórios.
II. Não é indicada para pacientes com baixa ingesta via oral e anorexia de diversas etiologias.
III. A administração de nutrição por sonda enteral não contraindica a alimentação oral, se esta não implicar em riscos para o paciente (pacientes com nível de consciência rebaixado ou disfágicos).
É correto o que se afirma em:
Os pacientes incapazes de atender às necessidades nutricionais por meio de dieta oral precisam de formas alternativas de nutrição. Uma dessas alternativas é a Nutrição Enteral (NE). A NE, apesar de ser a técnica preferida quando o intestino funciona normalmente, tendo em vista que causa menos complicações, é contraindicada na seguinte situação:
As modificações terapêuticas da dieta garantem o aporte de nutrientes necessários ao indivíduo enfermo e preservam o seu estado nutricional. São elaboradas para atender a capacidade de ingerir alimentos, de digerir e absorver, bem como, minimizar ou controlar o processo da doença e fatores psicossociais. Relacione o tipo de dieta ao seu objetivo, indicação ou aos alimentos que podem ser incluídos.
1. Dieta líquida restrita ou de líquidos claros
2. Dieta hipocalórica
3. Dieta líquida completa
4. Dieta branda
5. Dieta pastosa
( ) Tem como objetivo facilitar a mastigação, ingestão, deglutição; além de proporcionar certo repouso gastrointestinal. Pode ser indicada em alguns pós-operatórios.
( ) Salada cozida; carnes frescas cozidas, assadas ou grelhadas; vegetais cozidos no forno, na água ou no vapor e refogados; ovo cozido, pochê ou quente.
( ) Tem o objetivo de produzir balanço energético negativo e consequente perda de peso. Indicada para pacientes obesos ou em caso de doenças que requerem urgência médica em perda de peso.
( ) Tem como finalidade saciar a sede, hidratar os tecidos, evitar acidose, manter a função renal, repousar o trato gastrointestinal e amenizar a sintomatologia.
( ) Caldos e sopas liquidificadas; sucos diluídos e/ou coados; leite, iogurte; gelatina, geleia de mocotó; sorvetes; chá, café, chocolate, bebidas não gasosas, sucos de frutas e de vegetais coados; sopa de vegetais peneirados e caldos de carnes.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA: