Questões de Concurso
Sobre terapia nutricional, enteral e parenteral em nutrição
Foram encontradas 626 questões
Em relação à terapia de nutrição enteral (TNE), julgue o item que se segue.
Ao nutricionista compete realizar todas as operações inerentes à prescrição dietética, composição e preparação da nutrição enteral, atendendo às recomendações referentes às boas práticas de preparação da nutrição enteral.
Em relação à terapia de nutrição enteral (TNE), julgue o item que se segue.
Ao médico compete indicar e prescrever a TNE, bem como acompanhar os pacientes submetidos a ela
Em relação à terapia de nutrição enteral (TNE), julgue o item que se segue.
Na supervisão da preparação da nutrição enteral, recomenda-se ao nutricionista reservar amostra de cada sessão de preparação para contraprova, devendo a amostra, nesse caso, ser conservada sob refrigeração (4 °C a 10 °C) durante 36 horas após o seu prazo de validade.
(__)A administração em bolus ou intermitente deve ser feita com o paciente sentado ou reclinado em 180° para prevenir a aspiração.
(__)A administração em bolus consiste na administração da dieta enteral com o auxílio de uma seringa.
(__)A administração por bomba de infusão consiste na administração da dieta enteral de forma contínua ao longo do dia, usando uma bomba de infusão.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
As fórmulas ____________ para nutrição enteral são aquelas que sofreram alteração em relação aos requisitos de composição estabelecidos para as fórmulas padrão para nutrição enteral, que impliquem em ausência, redução ou aumento dos nutrientes, adição de substâncias ou uso de proteínas hidrolisadas.
Assinale alternativa que preenche corretamente a lacuna correspondente.
A dieta ___________ consiste na dieta pronta, completa em nutrientes e balanceada, em que há menores chances de contaminação.
Assinale alternativa que preenche corretamente a lacuna correspondente.
( ) O paciente vítima de traumatismo apresenta estado de hipercatabolismo e intensa resposta inflamatória sistêmica.
( ) É consenso entre as diretrizes de terapia nutricional que a nutrição enteral deve ser iniciada precocemente (dentro de 6 a 18 horas).
( ) No traumatismo cranioencefálico, o metabolismo basal pode se elevar em até 200% da estimativa calculada por meio das equações preditivas.
( ) Em pacientes com politraumatismo, deve-se iniciar a nutrição enteral precoce com fórmula hidrolisada normoproteica no período pós-trauma tão logo ocorra a estabilidade hemodinâmica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A fase inicial aguda da doença crítica caracteriza-se por instabilidade hemodinâmica, hipovolemia e choque. Ocorre uma queda da perfusão tecidual, impedindo a chegada de oxigênio e nutrientes aos tecidos. O paciente instável, em uso de medicação vasoativa, tem o fluxo sanguíneo desviado do trato gastrointestinal para a manutenção de órgãos vitais, como coração e cérebro, causando hipoperfusão gastrointestinal (1ª parte). Um dos marcadores da hipoperfusão tecidual é o aumento do lactato sanguíneo. Nessa condição clínica, a oferta da dieta deve ser cuidadosamente monitorada e reavaliada a qualquer sinal de intolerância, como distensão, dor abdominal e vômitos (2ª parte). Indica-se o uso de nutrição trófica, com a nutrição enteral sendo administrada a um volume de 10 ml/hora, com fórmula de baixa osmolaridade e isenta de fibras (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
Apesar do nível de evidência ser moderado, o fornecimento precoce, com início entre 06-12 horas, de Nutrição Enteral (NE) de baixa dose em pacientes críticos com inviabilidade de via oral é recomendado por todas as diretrizes clínicas (1ª parte). A precocidade de início da NE contribui para manter a integridade intestinal, modular o estresse oxidativo e a resposta imune sistêmica, e atenuar a gravidade da doença (2ª parte). O fornecimento é contraindicado em pacientes com choque não controlado, hipoxemia e acidose graves, hemorragia digestiva alta não controlada, resíduo gástrico >500 ml/6h, isquemia intestinal, obstrução intestinal, síndrome compartimental abdominal e fístula de alto débito sem SNE distal (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
I. Médico e enfermeiro.
II. Nutricionista.
III. Farmacêutico
IV. Psicólogo e fisioterapeuta.
Quais estão corretas?
As complicações da Terapia Nutricional Enteral (TNE) podem ser classificadas em: gastrintestinais, metabólicas, mecânicas, infecciosas, respiratórias e psicológicas. No que se refere a essas complicações, registre V, para verdadeiro, e F, para falso, às afirmativas abaixo:
(__) As complicações infecciosas associadas à própria sonda variam de acordo com seu tipo e localização. O desconforto nasofaríngeo decorrente da intubação prolongada é um problema comum quando não são utilizadas sondas calibrosas de plástico ou borracha.
(__) As complicações mais comuns da alimentação enteral são metabólicas, com a diarreia sendo a mais frequente, geralmente relacionada à dieta, à osmolalidade e à presença de lactose.
(__) A hipercalemia, hiperglicemia, hipofosfatemia são as complicações respiratórias e psicológicas mais frequentemente descritas na terapia enteral.
Fonte: Guia de nutrição: clínica no adulto / coordenação deste guia Lilian Cuppari. 3. ed. -- Barueri, SP: Manole, 2014.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
Com base no consenso de especialistas, pacientes candidatos à Terapia Nutricional Parenteral (TNP) são aqueles com alto risco nutricional (por exemplo, NRS 2002 ≥ 5 ou NUTRIC pontuação ≥ 5) ou desnutridos graves, em que a terapia de nutrição enteral (TNE) não for de uso viável.
Fonte: https://www.sbnpe.org.br
No que se refere a indicação de Nutrição Parenteral Central e Periférica, registre V, para verdadeiro, e F, para falso, nas afirmativas abaixo:
(__) A TNP periférica está indicada para pacientes com cuja estimativa de uso supere 14 dias e tenham que receber grande quantidade de nutrientes e com restrição de volume.
(__) A TNP central está indicada para pacientes que necessitem de aporte nutricional endovenoso parcial ou total por até 2 semanas, com baixa osmolaridade (< 900 mOsm/L) e/ou com incapacidade de acesso periférico.
(__) A TNP por via periférica utiliza soluções de nutrição parenteral com osmolaridade > 900 mOsm/L.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
Com relação à Nutrição Parenteral, avalie as seguintes afirmativas.
I- O local do cateter (central ou periférico) também determina a osmolaridade da fórmula, pois um cateter localizado na região central permite uma maior osmolaridade.
II- Na nutrição parenteral periférica (NPP), é usado um acesso periférico, normalmente na mão ou antebraço. É uma terapia segura, que pode ser usada por tempo indeterminado.
III- Na nutrição parenteral central, é usado um cateter central em uma veia comfluxo sanguíneo elevado, como a veia cava superior.
IV- Aconcentração do teor de aminoácidos das soluções utilizadas na NPnão deve ultrapassar a concentração de 10% do volume.
É CORRETO o que se afirma em:
Quais devem ser as recomendações a esse paciente?
Disponível em: https://nutritotal.com.br/pro/material/nutricao-enteralindicacoes/ Acesso em: 12 de nov. 2024.
Sobre as contraindicações para terapia nutricional enteral, aponte a alternativa INCORRETA.