Questões de Concurso Sobre terapia nutricional, enteral e parenteral em nutrição

Foram encontradas 650 questões

Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Nutricionista |
Q3251731 Nutrição
A Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional no Paciente Grave, publicada em 2023, formula linhas de tratamento baseadas no contexto multidisciplinar, promovendo a uniformização das práticas de terapia nutricional.
Quanto ao documento supracitado referente ao suporte nutricional enteral e parenteral, é correto afirmar que 
Alternativas
Q3247717 Nutrição
Uma clínica atende pacientes com hiperlipidemia resistente à terapia convencional. A introdução de alimentos funcionais, como fitoesteróis e prebióticos, vem sendo considerada. De que forma o nutricionista pode conduzir essa abordagem de forma eficaz? 
Alternativas
Q3247714 Nutrição
Analise as proposições sobre a dietoterapia na nutrição enteral e parenteral:

I – A nutrição enteral é preferencial sempre que o trato gastrointestinal estiver funcional, pois preserva a integridade da mucosa.
II – A infusão de soluções hiperosmolares por via parenteral não demanda controle glicêmico, pois a osmolaridade não afeta a homeostase da glicose.
III – Na escolha de fórmulas enterais, a densidade calórica e a distribuição de macronutrientes devem corresponder às necessidades metabólicas do paciente.
IV – A nutrição parenteral domiciliar é inviável, pois se limita ao ambiente hospitalar, sem protocolos de transição.

Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas
Q3243502 Nutrição
A seleção de uma dieta enteral requer o conhecimento das necessidades específicas do paciente e da composição detalhada da fórmula. Com relação a seleção de fórmulas enterais, registre (V) para verdadeiro, e (F), para falso, às afirmativas abaixo.

(__) A dieta selecionada deve ser nutricionalmente completa e adequada para uso em períodos curtos e longos; precisa satisfazer as exigências nutricionais do paciente, ser bem tolerada, de fácil preparação e econômica.

(__) As características individuais do paciente devem ser consideradas.

(__) A seleção de uma apropriada fórmula enteral requer avaliação da capacidade digestiva e absortiva, como também o conhecimento das fontes de substratos e sua forma.


Assinale a alternativa com a sequência correta.
Alternativas
Q3243501 Nutrição
As vias de acesso em nutrição enteral podem estar dispostas no estômago, duodeno ou jejuno, conforme as facilidades técnicas, as rotinas de administração, bem como alterações orgânicas e/ou funcionais a serem corrigidas. Nesse contexto, observe a imagem abaixo:
Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Adaptado. CUPPARI, L. Nutrição clínica no adulto.
Assinale a alternativa que corresponde às vias de acesso mostradas na imagem acima.
Alternativas
Q3221148 Nutrição
Um paciente internado com diagnóstico de síndrome do intestino curto apresenta dificuldades na absorção de nutrientes e sinais clínicos de desnutrição. Considerando a abordagem nutricional para esse caso, assinale a alternativa que contém a melhor conduta a se tomar. 
Alternativas
Q3221140 Nutrição
Um paciente hospitalizado recebe nutrição parenteral devido a uma disfunção intestinal grave. Para evitar complicações metabólicas, a prescrição nutricional deve priorizar: 
Alternativas
Q3221136 Nutrição

Leia as afirmativas sobre as necessidades nutricionais na nutrição enteral e marque V para verdadeiro e F para falso:


( ) A escolha do tipo de dieta enteral deve considerar o estado nutricional do paciente, sua condição clínica e a via de administração.


( ) A osmolaridade da dieta enteral pode interferir na tolerância intestinal do paciente, sendo um fator a ser ajustado na prescrição nutricional.


( ) A nutrição enteral hipercalórica é sempre a melhor opção para pacientes críticos, independentemente de sua condição metabólica.


( ) A oferta proteica deve ser ajustada conforme as necessidades individuais, especialmente em pacientes com comprometimento renal ou hipercatabolismo.


A sequência correta é: 

Alternativas
Q3214179 Nutrição
Durante a elaboração de uma dieta enteral para um paciente em UTI, foram identificadas necessidades energéticas elevadas devido à condição hipercatabólica. Assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q3212853 Nutrição
A nutrição enteral é uma alternativa para pacientes que não conseguem ingerir alimentos por via oral. A via de administração mais indicada para nutrição enteral prolongada é:
Alternativas
Q3197055 Nutrição
Conforme a Resolução - RDC nº 63, de 6 de julho de 2000, quando se trata de nutrição enteral, são atribuições do nutricionista, exceto:
Alternativas
Q3165146 Nutrição

A Terapia Nutricional Enteral (TNE) consiste em um recurso utilizado em pacientes pediátricos para atender as necessidades nutricionais de crianças que não conseguem ingerir alimentos de maneira adequada. Com relação a Terapia Nutricional Enteral (TNE) em pediatria, assinale a alternativa CORRETA. 

Alternativas
Q3165144 Nutrição

Um paciente foi internado com necessidade de nutrição enteral por um período estimado de 2 semanas. Dentre as opções citadas abaixo, assinale a alternativa que corresponde a via de acesso indicada, considerando a duração do tratamento. 

Alternativas
Q3163627 Nutrição
A terapia nutricional parenteral (TNP) é indicada em situações clínicas específicas. No manejo dessa terapia, é correto afirmar: 
Alternativas
Q3163624 Nutrição
A terapia nutricional enteral (TNE) é fundamental no suporte a pacientes com incapacidade de ingestão oral adequada. A respeito dos tipos de fórmulas utilizadas na TNE, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q3163502 Nutrição
Dentre as opções citadas abaixo, assinale a alternativa que corresponde as vias de acesso da Nutrição Enteral que devem ser utilizadas, em geral, quando a duração da terapia nutricional for de longo tempo. 
Alternativas
Q3163492 Nutrição
Assinale a alternativa que corresponde ao método de administração de dieta enteral, no qual são injetados, por meio de uma seringa, volumes de 100 a 350 mL diretamente no estômago, com intervalos de 2 a 6 horas, sendo a sonda enteral irrigada com 20 a 30 mL antes e após o procedimento. 
Alternativas
Q3159398 Nutrição

Em relação à terapia de nutrição enteral (TNE), julgue o item que se segue. 


Ao nutricionista compete realizar todas as operações inerentes à prescrição dietética, composição e preparação da nutrição enteral, atendendo às recomendações referentes às boas práticas de preparação da nutrição enteral. 

Alternativas
Q3159397 Nutrição

Em relação à terapia de nutrição enteral (TNE), julgue o item que se segue. 


Ao médico compete indicar e prescrever a TNE, bem como acompanhar os pacientes submetidos a ela

Alternativas
Q3159396 Nutrição

Em relação à terapia de nutrição enteral (TNE), julgue o item que se segue. 


Na supervisão da preparação da nutrição enteral, recomenda-se ao nutricionista reservar amostra de cada sessão de preparação para contraprova, devendo a amostra, nesse caso, ser conservada sob refrigeração (4 °C a 10 °C) durante 36 horas após o seu prazo de validade. 

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: D
4: C
5: A
6: A
7: D
8: C
9: A
10: D
11: D
12: D
13: C
14: C
15: C
16: D
17: B
18: C
19: C
20: E