Questões de Concurso
Sobre transição epidemiológica, demográfica e nutricional em nutrição
Foram encontradas 31 questões
[...]
Disponível em:https://docs.bvsalud.org/biblioref/coleciona-sus/2004/28163/28163-380.pdf. acesso em: 11 fev. 2025.
Este conceito refere-se à:
Com relação à segurança alimentar e nutricional (SAN), descrita na Lei Orgânica n.º 11.346/2006, e à transição epidemiológica e nutricional no Brasil, que se refere a mudanças significativas nos padrões de saúde e alimentação ao longo do tempo, julgue o próximo item.
Na esfera epidemiológica, o Brasil possui uma redução
importante da mortalidade por doenças transmissíveis e
outras causas evitáveis, mas observa-se aumento progressivo
da mortalidade por doenças crônicas, como as
cardiovasculares, o diabetes e o câncer.
Com relação à segurança alimentar e nutricional (SAN), descrita na Lei Orgânica n.º 11.346/2006, e à transição epidemiológica e nutricional no Brasil, que se refere a mudanças significativas nos padrões de saúde e alimentação ao longo do tempo, julgue o próximo item.
A transição nutricional é multifatorial, influenciada por
mudanças socioeconômicas, culturais e ambientais, porém
torna-se dispensável reconhecer as desigualdades regionais e
os distintos contextos socioculturais em que se dão os
processos de transição demográfica e epidemiológica em
cada estado no Brasil, visando orientar as políticas públicas
de saúde em âmbito nacional.
I. O Brasil vivencia o envelhecimento populacional, redução da fecundidade e queda da mortalidade infantil.
II. O Brasil tem experimentado a redução da mortalidade precoce ligada a doenças infecciosas, aumento da expectativa de vida ao nascer e aumento da mortalidade por acidentes e violências.
III. O estilo de vida sedentário e o consumo de dietas inadequadas são os principais determinantes da crescente magnitude da obesidade em crianças, adolescentes, adultos e mulheres em idade reprodutiva.
IV. Tanto as taxas de mortalidade por desnutrição quanto as taxas de mortalidade por causas relacionadas à obesidade apresentam tendências ascendentes.
V. Com a pandemia de COVID-19, houve crescimento do desemprego e agravamento da insegurança alimentar entre as populações vulnerabilizadas, representando uma situação de risco para o aumento da morbimortalidade por desnutrição no país.
I - Redução das taxas de natalidade, aumento da esperança de vida e envelhecimento da população. II - Mudança nos padrões de mortalidade e morbidade de uma população concomitante à transição demográfica. III - Processo de modificações sequenciais no padrão de nutrição e consumo que acompanham mudanças econômicas, sociais e demográficas e do perfil de saúde das populações.
I. O aumento nos coeficientes de fecundidade e mortalidade, associado ao aumento da expectativa de vida, caracteriza a transição demográfica. Concomitantemente ocorre a transição epidemiológica, marcada pelo aumento na prevalência de doenças transmissíveis e de deficiências nutricionais (ligadas principalmente à pobreza, à falta de saneamento básico e à falta de acesso aos serviços de saúde) e pelo aumento das doenças crônicas e dos agravos não transmissíveis.
II. Já a transição nutricional está associada às transições demográfica, epidemiológica e alimentar. Ela se caracteriza por mudanças importantes nos hábitos alimentares da população brasileira nas últimas décadas, principalmente no que diz respeito à diminuição do consumo de alimentos tradicionais da dieta (como arroz, feijão e farinha de mandioca) e ao aumento do consumo de alimentos ultraprocessados, como refrigerantes, bebidas açucaradas, macarrão instantâneo, biscoitos recheados, entre outros.
III. Evidências associam esse conjunto de alterações ao ganho excessivo de peso e ao aumento da incidência de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
IV. O estado nutricional influencia diretamente as condições de crescimento e desenvolvimento e o risco de morbimortalidade da população como um todo. Portanto, o acompanhamento da situação nutricional configura-se como ferramenta essencial de gestão, subsidiando o planejamento, a execução e a avaliação de ações em saúde.
Quais estão corretas?