Questões de Concurso
Sobre a função social da universidade em pedagogia
Foram encontradas 34 questões
I. Promover e participar de estudos, discussões e eventos sobre a inclusão social.
II. Participar da elaboração, avaliação e adequação dos documentos institucionais, contemplando a educação inclusiva.
III. Atuar nos colegiados dos cursos, oferecendo suporte no processo ensino-aprendizagem dos discentes.
IV. Potencializar o processo ensino-aprendizagem por meio de orientação dos recursos de novas tecnologias assistidas, inclusive mediando projetos de inovação tecnológica assistida, desenvolvidos por discentes e docentes.
V. Gerenciar e estimular o desenvolvimento de parcerias com instituições/organizações que ministrem educação profissional para Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, órgãos públicos e outros afins.
Estão corretos, conforme o regimento interno do NAPNE do IFRN, os itens
I. adesão ao diálogo interdisciplinar, por meio de uma organização curricular que acolha os eixos básico, científico, técnico e tecnológico.
II. promoção de intercâmbios constantes entre as áreas de conhecimento e as temáticas do cotidiano, conectando aspectos da formação técnico-profissional.
III. planejamento conjunto, envolvendo disciplinas, programas e projetos que, em conjunto, compõem as diretrizes dos cursos.
IV. condução dialógica, atrelada ao planejamento conjunto, do processo pedagógico de aprendizagem e de desenvolvimento dos estudantes.
V. formação inicial para atender às especificidades tecnológicas, no sentido de materializar a aproximação das dimensões acadêmicas, verificando as necessidades presentes na realidade da qual os sujeitos fazem parte.
As ações recomendadas para a integração entre a tríade do ensino-pesquisa-extensão aparecem corretamente nos itens
I. Segundo Libâneo, Oliveira e Toschi (2012, p.19), a escola é uma instituição social com objetivo explícito: o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos, por meio da aprendizagem dos conteúdos, para se tornarem cidadãos participativos na sociedade em que vivem.
II. De acordo com Paro (2016), embora o alunado da escola pública tenha mudado, esta parece continuar acreditando que a única finalidade defensável para um ensino de qualidade é preparar as pessoas para ocupar os postos profissionais de maior prestigio ou para entrar na universidade.
III. Para Nóvoa (2022), há um compromisso das universidades com a valorização dos professores e sua profissão, o que pode ser evidenciando pela origem de um movimento geracional de transformação profunda da situação da escola pública e das condições de trabalho e de formação dos professores.
Estão corretas as afirmativas
I A metacognição se desenvolve quando o estudante, de forma consciente, consegue regular os processos pelos quais aprende os conteúdos da atividade profissional.
II Ser capaz de argumentar ou justificar, de forma escrita ou oral, nos processos de solução das tarefas de aprendizagem da futura profissão, a partir do conhecimento de um modelo da atividade, contribui para a metacognição dos estudantes.
III Para desenvolver a atitude crítica dos estudantes, é necessário que eles participem de atividades capazes de promover a mudança dos modos de pensar, geralmente fundamentados em conhecimentos e procedimentos conhecidos.
IV Quando os estudantes elaboram conhecimentos científicos baseados no pensamento racional convergente e coerente ao da lógica formal, sua criatividade é favorecida.
Das afirmações, estão corretas
O Plano Nacional de Extensão Universitária, que estabelece as diretrizes para a Extensão Universitária, a define como uma via de mão-dupla, mas isso é difícil de ocorrer na prática. O FORPROEX vai além, definindo a Extensão Universitária como uma "atividade acadêmica capaz de imprimir um novo rumo à universidade brasileira e de contribuir significativamente para a mudança da sociedade" (FORPROEX, 2001, apud GADOTTI, 2017, p. 3).
É INCORRETO afirmar que:
Conhecimento circula na internet; pesquisa pode ser feita em meios diversos; ensino pode escorrer bastante bem em instituições privadas; e prestação de serviços pode, aqui ou ali, fazer figura de extensão. Outra coisa, porém, é esse lugar especial de confrontação de saberes e gerações, no qual as dimensões indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão justificam uma autonomia garantida na Constituição Federal – um lugar único, portanto, a ser defendido, como aposta mais segura da sociedade no conhecimento, no combate a preconceitos, na produção de ciência e arte, na formação de recursos humanos: a universidade pública. (Op. Cit., p. 19)
Nesse sentido, para defender esse lugar único, o autor aponta a necessidade de a própria universidade pública enfrentar alguns desafios atuais, a fim de que se mantenha necessária para a sociedade. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um desses desafios:
RIBEIRO, R. M. DA C. Gestão democrática na universidade pública: influências de outros campos na construção de um modelo. Educação Por Escrito, v. 8, n. 2, p. 155-170, 31 dez. 2017. p. 159.
Considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A gestão democrática na universidade, como paradigma de governança da universidade pública, implica a participação da diversidade presente em seu interior.
PORQUE
II. a diversidade na gestão democrática conflui para uma estrutura de representatividade dos segmentos docente, discente e técnico administrativo, assim como para as diferentes unidades, configurando-se no caráter descentralizador que traduz a gestão colegiada.
A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.
Quando uma instituição de ensino superior (IES) é descredenciada ou encerra a oferta de cursos, resta o acervo acadêmico. Sobre a responsabilidade de guarda do acervo acadêmico, analise as afirmativas a seguir:
I. É de responsabilidade da mantenedora a guarda e a gestão do acervo acadêmico da instituição.
II. O representante legal da mantenedora responde civil e penalmente por qualquer irregularidade ou utilização fraudulenta do acervo acadêmico da instituição.
III. A guarda e a gestão do acervo acadêmico não podem ser transferidas a outra IES, mesmo que essa esteja devidamente credenciada.
IV. O Ministério da Educação pode transferir a guarda e a gestão do acervo acadêmico para uma das instituições federais de ensino na mesma unidade federativa na qual funcionava a IES desativada.
V. O acervo acadêmico da IES desativada deve ser encaminhado ao MEC para incorporação ao acervo do setor de IES desativadas/extintas.
É CORRETO o que se afirma em:
Pesquisas demonstram que mais da metade dos alunos que ingressam no curso superior revelam dificuldades pessoais e acadêmicas, havendo um aumento dos níveis de psicopatologia da população universitária. A qualidade da transição do ensino médio para o ensino superior vai depender
O esforço para compreender e definir um campo de conhecimento específico da Pedagogia Universitária tem sido alvo das comunidades acadêmicas em diversos países, e, não diferentemente, vimos no Brasil um avanço e crescimento do interesse em pesquisas nessa área. Várias questões surgem quando se pesquisa uma Pedagogia para a universidade, tais como: existe uma Pedagogia Universitária? O que significa a Pedagogia Universitária?
Quando se considera a docência no ensino superior, uma de suas característica consiste