Questões de Concurso
Sobre a função social da universidade em pedagogia
Foram encontradas 34 questões
O Plano Nacional de Extensão Universitária, que estabelece as diretrizes para a Extensão Universitária, a define como uma via de mão-dupla, mas isso é difícil de ocorrer na prática. O FORPROEX vai além, definindo a Extensão Universitária como uma "atividade acadêmica capaz de imprimir um novo rumo à universidade brasileira e de contribuir significativamente para a mudança da sociedade" (FORPROEX, 2001, apud GADOTTI, 2017, p. 3).
É INCORRETO afirmar que:
I. Promover e participar de estudos, discussões e eventos sobre a inclusão social.
II. Participar da elaboração, avaliação e adequação dos documentos institucionais, contemplando a educação inclusiva.
III. Atuar nos colegiados dos cursos, oferecendo suporte no processo ensino-aprendizagem dos discentes.
IV. Potencializar o processo ensino-aprendizagem por meio de orientação dos recursos de novas tecnologias assistidas, inclusive mediando projetos de inovação tecnológica assistida, desenvolvidos por discentes e docentes.
V. Gerenciar e estimular o desenvolvimento de parcerias com instituições/organizações que ministrem educação profissional para Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, órgãos públicos e outros afins.
Estão corretos, conforme o regimento interno do NAPNE do IFRN, os itens
I. adesão ao diálogo interdisciplinar, por meio de uma organização curricular que acolha os eixos básico, científico, técnico e tecnológico.
II. promoção de intercâmbios constantes entre as áreas de conhecimento e as temáticas do cotidiano, conectando aspectos da formação técnico-profissional.
III. planejamento conjunto, envolvendo disciplinas, programas e projetos que, em conjunto, compõem as diretrizes dos cursos.
IV. condução dialógica, atrelada ao planejamento conjunto, do processo pedagógico de aprendizagem e de desenvolvimento dos estudantes.
V. formação inicial para atender às especificidades tecnológicas, no sentido de materializar a aproximação das dimensões acadêmicas, verificando as necessidades presentes na realidade da qual os sujeitos fazem parte.
As ações recomendadas para a integração entre a tríade do ensino-pesquisa-extensão aparecem corretamente nos itens
I. Segundo Libâneo, Oliveira e Toschi (2012, p.19), a escola é uma instituição social com objetivo explícito: o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos, por meio da aprendizagem dos conteúdos, para se tornarem cidadãos participativos na sociedade em que vivem.
II. De acordo com Paro (2016), embora o alunado da escola pública tenha mudado, esta parece continuar acreditando que a única finalidade defensável para um ensino de qualidade é preparar as pessoas para ocupar os postos profissionais de maior prestigio ou para entrar na universidade.
III. Para Nóvoa (2022), há um compromisso das universidades com a valorização dos professores e sua profissão, o que pode ser evidenciando pela origem de um movimento geracional de transformação profunda da situação da escola pública e das condições de trabalho e de formação dos professores.
Estão corretas as afirmativas
Conhecimento circula na internet; pesquisa pode ser feita em meios diversos; ensino pode escorrer bastante bem em instituições privadas; e prestação de serviços pode, aqui ou ali, fazer figura de extensão. Outra coisa, porém, é esse lugar especial de confrontação de saberes e gerações, no qual as dimensões indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão justificam uma autonomia garantida na Constituição Federal – um lugar único, portanto, a ser defendido, como aposta mais segura da sociedade no conhecimento, no combate a preconceitos, na produção de ciência e arte, na formação de recursos humanos: a universidade pública. (Op. Cit., p. 19)
Nesse sentido, para defender esse lugar único, o autor aponta a necessidade de a própria universidade pública enfrentar alguns desafios atuais, a fim de que se mantenha necessária para a sociedade. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um desses desafios:
RIBEIRO, R. M. DA C. Gestão democrática na universidade pública: influências de outros campos na construção de um modelo. Educação Por Escrito, v. 8, n. 2, p. 155-170, 31 dez. 2017. p. 159.
Considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A gestão democrática na universidade, como paradigma de governança da universidade pública, implica a participação da diversidade presente em seu interior.
PORQUE
II. a diversidade na gestão democrática conflui para uma estrutura de representatividade dos segmentos docente, discente e técnico administrativo, assim como para as diferentes unidades, configurando-se no caráter descentralizador que traduz a gestão colegiada.
A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.
Quando uma instituição de ensino superior (IES) é descredenciada ou encerra a oferta de cursos, resta o acervo acadêmico. Sobre a responsabilidade de guarda do acervo acadêmico, analise as afirmativas a seguir:
I. É de responsabilidade da mantenedora a guarda e a gestão do acervo acadêmico da instituição.
II. O representante legal da mantenedora responde civil e penalmente por qualquer irregularidade ou utilização fraudulenta do acervo acadêmico da instituição.
III. A guarda e a gestão do acervo acadêmico não podem ser transferidas a outra IES, mesmo que essa esteja devidamente credenciada.
IV. O Ministério da Educação pode transferir a guarda e a gestão do acervo acadêmico para uma das instituições federais de ensino na mesma unidade federativa na qual funcionava a IES desativada.
V. O acervo acadêmico da IES desativada deve ser encaminhado ao MEC para incorporação ao acervo do setor de IES desativadas/extintas.
É CORRETO o que se afirma em:
Santos (2012) discute aspectos relacionados à introdução de ações afirmativas na educação superior, apresentando um balanço crítico da produção existente.
Leia as afirmações a seguir.
I. A tendência brasileira pela definição de cotas tem sua gênese no final da ditadura militar, quando, em decorrência do processo de abertura política do país, surgiu a primeira proposta de reserva de vagas para negros em nossa sociedade.
II. Nas últimas décadas, a adoção do sistema de cotas em universidades brasileiras provocou polêmicas contundentes. O que se manifesta é menos a critica à adoção de ações afirmativas para grupos marginalizados, mas, fundamentalmente, quando as ações afirmativas se reportam a negros.
III. A resistência à adoção de políticas de ações afirmativas no Ensino Superior Brasileiro tem se pautado nos seguintes argumentos: mérito; definição de quem possa ser considerado negro; e jurídico.
IV. Desde a promulgação da Constituição Federal, há uma Lei que estabelece sistema de cotas de até 15% para portadores de deficiência.
Assinale a alternativa correta com relação aos aspectos das políticas de ações afirmativas no Ensino
Superior brasileiro a partir das reflexões de Santos (2012).
Valdemar Sguissardi (2011), em texto na coletânea “A universidade no Brasil: concepções e modelos”, considera que uma das vias de maior relevância para se compreender o funcionamento das Universidades brasileiras e planejar o seu futuro é a investigação e a análise dessas instituições do ponto de vista do que se convencionou denominar de “modelos universitários”.
Assinale a alternativa correta em relação a esses modelos, conforme dados apresentados pelo autor.
Instituído como uma política de democratização do Ensino Superior, o Prouni integra o conjunto da Reforma Universitária brasileira estabelecida durante o primeiro mandato presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar desse intento, Catani, Hey e Gilioli (2006) consideram queo Prouni pouco atende ao propósito de democratização da Educação Superior no Brasil.
Com base nesses autores, assinale a alternativa que contém afirmação INCORRETA sobre as características não democráticas do Prouni.
De acordo com Bolzan et al. (2013), Mazetto e Gaeta (2015) e Almeida e Pimenta (2014), a formação de professores na educação superior tem ganhado relevância e atualmente enfrenta alguns desafios como a expansão e a democratização do ensino superior e o desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação, o que tem exigido repensar os conceitos de ensino e aprendizagem.
Avalie as afirmativas a seguir.
I. O ensino superior deve estar vinculado ao processo denominado de fastfoodização da universidade, na qual os estudantes são elos do sistema numa perspectiva de aprendizagem instantânea.
II. Considerar o ensino como uma atividade que exige conhecimentos específicos, a partir da atualização das novas abordagens frente ao conhecimento e das novas maneiras de ensiná-los.
III. A universidade é uma instituição educativa, cuja finalidade é o exercício da crítica, enfatizando a problematização dos conhecimentos historicamente produzidos e de seus resultados, considerando as novas demandas sociais.
IV. O foco da academia deve ser a formação de professor, valorizando o conhecimento específico em detrimento do conhecimento pedagógico em sua atuação docente e compreendê-la como um processo sistemático e organizado.
É correto o que se afirma em
Masetto (2012) discute que a expansão do Ensino Superior no Brasil tem relações com a apresentação de projetos que se distinguem do tradicional, devido às novas exigências sociais e apresenta algumas perspectivas inovadoras para o futuro da educação superior no Brasil.
Avalie as afirmações a seguir.
I. Considerar as tecnologias de informação e comunicação (TICs) como novas possibilidades para o contexto universitário, reorientando a construção e socialização do conhecimento.
II. Basear a organização curricular na reflexão e no planejamento para que possa oferecer a fragmentação das disciplinas e a especialização das áreas do conhecimento.
III. Enfatizar a reconceitualização das disciplinas a partir de experiências problematizadoras e integradoras do conhecimento e contemplar o diálogo entre elas.
IV. Reforçar o desenho curricular na qual as disciplinas são estruturadas de forma justapostas nos sentido horizontal e vertical, enquadradas em horários determinados.
As afirmativas que caracterizam perspectivas inovadoras SÃO
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre a função da universidade.
( ) Contemplar a alteridade no cumprimento de sua responsabilidade social, não ultrapassando seus próprios domínios, ao prestar serviços de qualidade para a melhoria da população. ( ) Tratar da aplicação técnica da ciência aos valores éticos e morais para a promoção da qualidade de vida em sociedade. ( ) Cuidar da saúde, do meio ambiente, da qualidade de vida e do desenvolvimento da cultura nas comunidades carentes. ( ) Zelar pela hegemonia da racionalidade cognitiva como fonte-guia do destaque dos que fazem ciência, dos que ensinam e dos que fazem extensão. ( ) Reconhecer outros saberes, além dos que estão dentro da instituição universitária, tendo em vista reconfigurar o senso comum, as humanidades e as ciências.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é