Questões de Concurso Sobre alfabetização e letramento em pedagogia

Foram encontradas 1.733 questões

Q3111956 Pedagogia
A conscientização dos educadores sobre a interdependência entre alfabetização e letramento é fundamental para garantir que o ensino da leitura e escrita seja completo e eficaz. O letramento contempla estratégias como:

I. Mediar atividades que integrem leitura e escrita ao cotidiano, contextualizando.
II. Explorar diferentes gêneros textuais, como contos, poemas, notícias, receitas e cartas.
III. Disponibilizar materiais escritos variados, como livros infantis, revistas, jornais e cartazes.
IV. Enfatizar exclusivamente a técnica de leitura e escrita por meio de exercícios.
V. Priorizar a leitura silenciosa individual sem promover discussão sobre o conteúdo.

Está CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q3111955 Pedagogia
Leia a situação hipotética abaixo.
A professora Ana Luíza, relata que na sua turma de alfabetização, insiste muito na leitura, “eu leio para eles tudo o que escrevo, leio em voz alta. Vou escrever e ler alto para eles, e chamo a atenção para olharem e digo o que está escrito. Eles perguntam por que estou lendo tudo, então eu falo que é para eles não errarem, para copiarem certo e aprenderem a escrever certo”. Diante desse contexto, podemos afirmar que, a prática pedagógica adotada pela professora:
Alternativas
Q3111954 Pedagogia
Diante de uma turma com crianças em diferentes ritmos de aprendizagem, o professor decidiu utilizar o método sintético de alfabetização. Esse método tem como característica principal:

I. A identificação de letras e fonemas isolados e depois combinação desses para formar palavras e frases.
II. A composição fonética e não a compreensão global do texto e o reconhecimento de palavras de início.
III. Partir da identificação de palavras inteiras e frases para a compreensão do significado e do contexto.
IV. Partir dos componentes fonéticos, sons das letras, e depois as palavras e frases.

Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3111953 Pedagogia
No início da década de 1980, o ensino e a aprendizagem da leitura e escrita foram questionados de forma mais sistemática no Brasil, levando os pesquisadores a adotarem três modelos teóricos para explicar os problemas da alfabetização. Um desses modelos foi resultado da perspectiva construtivista, que:
Alternativas
Q3108949 Pedagogia
Ao propor a formação de profissionais que lidam com a criança, sem torná-los dependentes de métodos ou receituários pedagógicos, Sonia Kramer, pesquisadora brasileira que estuda a educação das infâncias, recomenda o investimento numa perspectiva de formação:
Alternativas
Q3108948 Pedagogia
O desenvolvimento da linguagem oral e escrita se dá no modo processual e inicia-se bem cedo. Crianças a partir de dois ou três anos de idade formulam uma série de perguntas, como “O que está escrito aqui?”, ou “O que isto quer dizer?”, apontando para textos que circulam em seu entorno social. Esse comportamento indica: 
Alternativas
Q3108944 Pedagogia
Para atendimento às necessidades básicas de cuidados, aprendizagem e de prazer das crianças, cujos conteúdos necessitam de uma constância, é necessário incluir na rotina da educação infantil atividades:
Alternativas
Q3108146 Pedagogia
Em relação aos níveis de escrita é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3108145 Pedagogia
De acordo com Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1989), a criança em desenvolvimento para a aquisição de escrita passa por níveis de escrita que são:
Alternativas
Q3107034 Pedagogia
A educação infantil é a base do ensino básico, desempenhando um papel essencial no desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e emocionais. Sobre a importância da leitura e da escrita como práticas sociais nesse contexto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)A educação infantil deve proporcionar experiências significativas, onde a criança interaja com diversos gêneros textuais, favorecendo o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas. 
(__)A leitura e escrita na educação infantil devem seguir uma abordagem restrita aos conteúdos formais, reservando as práticas lúdicas para etapas posteriores do ensino.
(__)O estímulo à leitura e escrita com sentido social na infância favorece a construção da identidade da criança, permitindo o protagonismo na aprendizagem.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta: 
Alternativas
Q3106805 Pedagogia
No contexto da educação infantil contemporânea, o professor deve reinventar cotidianamente o fazer pedagógico, para que neles se deem as interações do sujeito com o mundo físico e social. Assim em um nesse contexto ele deve ser: 
Alternativas
Q3106804 Pedagogia
Sendo um marco na vida da criança, a habilidade de ler e escrever, molda seu presente e determina seu futuro. Permitindo a superação de barreiras culturais, econômicas e sociais, ler e escrever com competência e compreensão é a chave para o acesso: 
Alternativas
Q3106801 Pedagogia
A alfabetização um conjunto de técnicas necessárias para a prática de leitura e de escrita, e enquanto processo, deve ser considerada: 
Alternativas
Q3106191 Pedagogia
O papel do professor na alfabetização vai além da simples transmissão de conhecimento, pois, querendo ou não, o professor não ensina apenas assuntos referentes ao currículo. Ultrapassando conteúdos e matérias, trata-se de um profissional cujas ações influenciam os educandos. Ele deve atuar como mediador no processo de aprendizagem. Nesse contexto, qual das alternativas a seguir melhor define a mediação pedagógica durante a alfabetização? 
Alternativas
Q3106164 Pedagogia
Consideradas sinônimas pelo senso comum, alfabetização e letramento, embora semelhantes e interagindo entre si, são conceitos diferentes, no que diz respeito a duas questões. Leia as afirmativas abaixo e, em seguida, avaliando as alternativas, marque a correta:

I.A alfabetização é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve as habilidades de ler e escrever.
II.O letramento é um processo posterior à alfabetização, que ocorre apenas após o domínio da leitura e escrita.
III.Alfabetização e letramento são processos interligados e devem caminhar juntos para formar leitores críticos.
IV.O letramento se preocupa com o uso social da leitura e escrita, enquanto a alfabetização foca nas habilidades técnicas.

Marque a opção correta. 
Alternativas
Q3101477 Pedagogia
A compreensão das dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita envolve a análise de aspectos neurológicos relacionados aos problemas enfrentados no processo de aprendizagem. Marque como verdadeira (V) ou falsa (F) as seguintes afirmativas.

( ) As dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita estão frequentemente associadas a alterações neurológicas em áreas do cérebro responsáveis pela linguagem e pela cognição.

( ) Os problemas de aprendizagem têm sempre uma única causa neurológica, desconsiderando a influência de fatores emocionais e sociais.

( ) A detecção precoce de dificuldades na leitura e na escrita pode facilitar a implementação de intervenções eficazes, minimizando os impactos dessas dificuldades.

( ) As dificuldades de aprendizagem são permanentes e não podem ser superadas através de intervenções educacionais.

( ) A compreensão dos aspectos neurológicos das dificuldades de aprendizagem pode ajudar profissionais a desenvolver estratégias de ensino mais adequadas.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.  
Alternativas
Q3100638 Pedagogia
Compreende-se CORRETAMENTE sobre o conceito de analfabeto funcional:
Alternativas
Q3092693 Pedagogia
À luz da psicologia histórico-cultural, são várias as fases de desenvolvimento da criança. A primeira delas, conhecida como fase primitiva ou fase das formas naturais de comportamento, remete ao período em que a criança não sabe usar com eficiência os dispositivos externos. À medida que se apropria conceitualmente da realidade, a criança supera a primeira fase e adentra na fase que se caracteriza por um novo momento, no que diz respeito à conquista das suas funções psicológicas superiores, o que torna possível converter as técnicas externas e signos da realidade objetiva em processos internos. Esta segunda fase é denominada
Alternativas
Q3086705 Pedagogia

Ninguém ensina a ler e a produzir textos orais e escritos levando em conta apenas a estrutura linguística ou meramente o sistema de escrita. Isso porque leitura e produção de textos orais e escritos são práticas sociais, consequentemente, atividades discursivas e socioculturais realizadas em um dado momento histórico, por uma dada sociedade, submetida a uma dada condição social e pertencente a um determinado grupo étnico racial. Dessa perspectiva, afirmamos que a escola é um locus privilegiado para essas práticas. É espaço para usar a palavra, para produzir sentido, para dizer coisas importantes ou desimportantes. A escola é espaço para ampliar as possibilidades de uso da linguagem em função do desenvolvimento de competências cognitivas, linguísticas, textuais e discursivas de estudantes.


FARIAS, Ana Cristina Santos; SOUZA, Fátima Aparecida de. Leitura e produção de textos orais e escritos na alfabetização. Salvador: UFBA, Faculdade de Educação; Superintendência de Educação a Distância, 2019.


 https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/553648/2/eBook%20ED K63%20-%20Leitura%20e%20Producao%20de%20Textos%20Orais% 20e%20Escritos%20na%20Alfabetizacao.pdf

A prática da oralidade envolve o uso da linguagem em contextos tanto públicos quanto privados, partindo de diferentes tipos de registros. Dessa forma, as circunstâncias de produção, o grau de formalidade do gênero e o público a que se destina irão definir se a linguagem será utilizada de maneira mais ou menos formal.
Alternativas
Q3086704 Pedagogia

Ninguém ensina a ler e a produzir textos orais e escritos levando em conta apenas a estrutura linguística ou meramente o sistema de escrita. Isso porque leitura e produção de textos orais e escritos são práticas sociais, consequentemente, atividades discursivas e socioculturais realizadas em um dado momento histórico, por uma dada sociedade, submetida a uma dada condição social e pertencente a um determinado grupo étnico racial. Dessa perspectiva, afirmamos que a escola é um locus privilegiado para essas práticas. É espaço para usar a palavra, para produzir sentido, para dizer coisas importantes ou desimportantes. A escola é espaço para ampliar as possibilidades de uso da linguagem em função do desenvolvimento de competências cognitivas, linguísticas, textuais e discursivas de estudantes.


FARIAS, Ana Cristina Santos; SOUZA, Fátima Aparecida de. Leitura e produção de textos orais e escritos na alfabetização. Salvador: UFBA, Faculdade de Educação; Superintendência de Educação a Distância, 2019.


 https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/553648/2/eBook%20ED K63%20-%20Leitura%20e%20Producao%20de%20Textos%20Orais% 20e%20Escritos%20na%20Alfabetizacao.pdf

A leitura e a produção de textos são práticas sociais, nas quais os sentidos são coproduzidos pela interação entre autor, texto e leitor, que estão inseridos em contextos históricos, sociais e culturais. A linguagem reflete simplesmente a realidade; há uma relação desintrincada entre quem produz o texto, o próprio texto e quem o interpreta. Diferentes conhecimentos, como os cognitivos, linguísticos, textuais e discursivos, influenciam essa construção de sentidos.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: D
5: D
6: A
7: C
8: E
9: A
10: A
11: A
12: C
13: A
14: A
15: A
16: E
17: D
18: B
19: C
20: E