Questões de Concurso Sobre alfabetização e letramento em pedagogia

Foram encontradas 2.033 questões

Q3244481 Pedagogia
Na publicação do MEC "Alfabetização baseada na Ciência" Lopes (2021) discorre sobre o ensino e a aprendizagem da leitura.
Assinale a alternativa que apresenta uma informação trazida pelo autor acerca desse tema. 
Alternativas
Q3233823 Pedagogia
Ao caracterizar o letramento como um continuum, Mortatti (2004) entende que ele
Alternativas
Q3228832 Pedagogia
Na alfabetização, as dificuldades de aprendizagem das crianças se vinculam a diversos aspectos que devem ser considerados, não só os relacionados às possibilidades cognitivas dos estudantes como também às metodologias usadas pela escola, aos aspectos familiares e aos contextos socioculturais nos quais estão inseridos esses estudantes. Duas professoras que ensinam em turmas da alfabetização há pouco tempo, ao dialogarem, fizeram algumas afirmações, explicitadas nos itens abaixo.
I Um olhar individualizado e um trabalho em equipe (pais, professores, gestores que atendem as crianças) contribuem para identificar dificuldades de aprendizagem na alfabetização.
II A criança pode apresentar erros durante a leitura devido a dificuldades subjacentes à decodificação de palavras ou à compreensão da linguagem.
III Os transtornos de aprendizagem e as dificuldades da criança para aprender são decorrentes das circunstâncias em que ela vive e aprende.
IV A criança com dislexia tem sua inteligência limitada e não é capaz de se alfabetizar, embora sejam usadas diversas metodologias.
Das afirmações, estão corretas
Alternativas
Q3222701 Pedagogia
A leitura é uma atividade bastante complexa, pois envolve um conjunto de habilidades que o leitor precisa acionar simultaneamente enquanto lê. Nesse sentido, sobre a fluência em leitura, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3221745 Pedagogia
A respeito dos conceitos de Alfabetização e Letramento, temos a considerar incorretamente: 
Alternativas
Q3221686 Pedagogia
Quanto às formas de abordagens dos Métodos de Alfabetização, podemos classificar basicamente em três processos de maneira correta: 
Alternativas
Q3221685 Pedagogia
Quanto ao processo de Alfabetização e Letramento, é correto afirmar: 
Alternativas
Q3218473 Pedagogia

    Quanto ao processo de construção da escrita, pode-se afirmar que a criança passa pelos seguintes níveis estruturais da linguagem:


Relacione as colunas:


Coluna 1:


1. Nível pré-silábico


2. Nível silábico


3. Nível alfabético


Coluna 2:


( ) Pode ser dividido em silábico e silábico alfabético.


( ) Não se busca correspondência com o som; as hipóteses das crianças são estabelecidas em torno do tipo e da quantidade de grafismo.


( ) A sílaba não pode ser considerada uma unidade e que pode ser separada em unidades menores.


( ) A escrita supõe a necessidade da análise fonética das palavras.



Marque a sequência CORRETA: 

Alternativas
Q3218472 Pedagogia

    A essência do processo de alfabetização é caracterizada pela aquisição da leitura e da escrita. Sabe-se, porém, que esses dois processos evoluem por meio da aquisição da linguagem, que localiza sua gênese na experiência que transforma, a partir das habilidades mentais, estímulos (informações) em ações motoras (fala, escrita...).


Analise as assertivas:



I. O sujeito não adquire primeiro as palavras e depois os significados. A experiência significativa leva-o a interiorizar seu ambiente para começar a compreender as palavras que representam suas experiências. Esse processo pode ser chamado de linguagem interior, que evolui para a linguagem auditiva receptiva, o que permite a compreensão das palavras.


II. A linguagem auditiva expressiva caracteriza-se pela imitação, é quando a criança passa a empregar símbolos verbais usados pelos adultos com o objetivo de nomear objetos – fala.  


III. A compreensão da palavra impressa – leitura – caracteriza um outro nível do desenvolvimento da linguagem em que a linguagem auditiva é relacionada à linguagem visual, havendo correspondência entre os sinais auditivos (fonéticos) e os sinais visuais (gráficos).


IV. A leitura é um processo cognitivo que envolve aptidões auditivas e visuais e suas inter-relações dialéticas.



Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q3214366 Pedagogia
O que Soares (2004) denomina com o neologismo “desinvenção” da alfabetização?
Alternativas
Q3214364 Pedagogia
Uma família recebeu um cartão postal dos avós, que estão em uma viagem turística. A mãe fez, então, a leitura dos dizeres dos avós para seu filho de 4 anos e os dois comentaram sobre como estavam tão longe de casa.

Na compreensão de Ferreiro (1993), esse tipo de situação
Alternativas
Q3214363 Pedagogia
A partir do que defendem Frade, Araújo e Glória (2018), assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3214326 Pedagogia
Durante o intervalo, a professora Clemilda mostrou para sua colega Geralda algumas palavras escritas por seu aluno Jailton (6 anos de idade), que estava em processo de alfabetização. Clemilda havia solicitado a Jailton que escrevesse as palavras “PATO”, “TOURO”, “CABELO” e “PETECA”.

Com base em Ferreiro (2010), Clemilda concluiu corretamente que a escrita de Jailton apresentava características da escrita silábica (com valor sonoro convencional).

Considerando que a conclusão de Clemilda está correta, assinale a alternativa que apresenta as palavras escritas por Jailton.
Alternativas
Q3214325 Pedagogia
No processo de alfabetização, o aprendiz constrói seu conhecimento do sistema de escrita percorrendo um caminho que passa por três etapas.

Conforme Lemle (2007), na primeira etapa, o aprendiz
Alternativas
Q3214322 Pedagogia
Na educação infantil, a organização do trabalho pedagógico por meio de projetos possibilita a aprendizagem dos diferentes conhecimentos construídos na história da humanidade de modo relacional, propiciando às crianças aprender por meio de múltiplas linguagens, ao mesmo tempo em que lhes proporciona a reconstrução do que já foi aprendido.

Conforme Barbosa e Horn (2008), os projetos propõem uma
Alternativas
Q3211622 Pedagogia
Em uma escola da rede pública municipal, a professora solicitou ao aluno João (6 anos de idade), em processo de alfabetização, que escrevesse algumas palavras ditadas por ela. Na tentativa de escrever “gato”, o menino acabou escrevendo “gto”; na tentativa de escrever “boneca”, acabou escrevendo “bonca”; e, na tentativa de escrever “peixe”, acabou escrevendo “pece”.

Com base em Ferreiro (1993), pode-se afirmar corretamente que a escrita de João apresenta características da escrita
Alternativas
Q3211621 Pedagogia
Para a área da alfabetização, a perspectiva psicogenética representou uma mudança significativa e alterou profundamente a concepção do processo de construção da representação da língua escrita, pela criança. Conforme Soares (2004), na perspectiva psicogenética,
Alternativas
Q3211614 Pedagogia
Frade, Araújo e Glória (2018) afirmam que os jogos digitais de alfabetização tiveram grande relevância em seu trabalho investigativo sobre como as crianças, em processo de alfabetização, atuam em ambientes digitais com a linguagem verbal e outros recursos multimodais em eventos de uso de jogos. Mais especificamente em relação aos jogos digitais de alfabetização, essas autoras afirmam que
Alternativas
Q3208623 Pedagogia

 Leia a situação hipotética abaixo.


João, aluno do 1º ano do Ensino Fundamental, demonstra dificuldades em reconhecer algumas letras isoladas, e não consegue identificar rimas ou sons iniciais das palavras, apresenta segmentação silábica, e não distingui fonemas específicos.

Nesse contexto, considerando os estudos sobre consciência fonológica, assinale a alternativa que apresenta atividades eficazes para desenvolver a consciência fonológica de João

Alternativas
Q3208622 Pedagogia

Leia a situação hipotética abaixo.


Uma professora do 2º ano do Ensino Fundamental percebe que seus alunos apresentam diferentes níveis de compreensão sobre a leitura e a escrita. Alguns ainda demonstram hipóteses pré-silábicas, enquanto outros já se encontram no nível silábico-alfabético. Considerando os estudos de Ferreiro e Teberosky (1979) sobre a psicogênese da língua escrita, analise as estratégias pedagógicas a seguir:


 I. Planejar atividades que respeitem os níveis psicogenéticos dos alunos, como propor escrita espontânea para os que estão no nível pré-silábico e estimular a leitura de palavras com correspondência sonora para os que estão no nível silábico-alfabético.


II. Priorizar o método fônico como abordagem central, pois a decodificação automática de fonemas e grafemas é suficiente para garantir o domínio pleno da leitura e escrita, independentemente das hipóteses dos alunos.


III. Utilizar textos funcionais, como listas e bilhetes, que contextualizem a leitura e a escrita, incentivando os alunos a perceberem a função social da linguagem escrita.


IV. Direcionar os alunos para o domínio mecânico das relações sonoras, visto que, a leitura e escrita ocorre de forma automática após as correspondências sonoras elevando todos para o nível silábico.


V. Organizar atividades em que os alunos troquem ideias sobre suas escritas, promovendo discussões que os ajudem a refletir sobre suas hipóteses e avançar para níveis mais complexo.


Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: D
5: E
6: B
7: D
8: B
9: D
10: A
11: D
12: D
13: B
14: B
15: A
16: C
17: E
18: D
19: C
20: D