Questões de Concurso
Sobre alfabetização e letramento em pedagogia
Foram encontradas 2.033 questões
Assinale a alternativa que apresenta uma informação trazida pelo autor acerca desse tema.
I Um olhar individualizado e um trabalho em equipe (pais, professores, gestores que atendem as crianças) contribuem para identificar dificuldades de aprendizagem na alfabetização.
II A criança pode apresentar erros durante a leitura devido a dificuldades subjacentes à decodificação de palavras ou à compreensão da linguagem.
III Os transtornos de aprendizagem e as dificuldades da criança para aprender são decorrentes das circunstâncias em que ela vive e aprende.
IV A criança com dislexia tem sua inteligência limitada e não é capaz de se alfabetizar, embora sejam usadas diversas metodologias.
Das afirmações, estão corretas
Quanto ao processo de construção da escrita, pode-se afirmar que a criança passa pelos seguintes níveis estruturais da linguagem:
Relacione as colunas:
Coluna 1:
1. Nível pré-silábico
2. Nível silábico
3. Nível alfabético
Coluna 2:
( ) Pode ser dividido em silábico e silábico alfabético.
( ) Não se busca correspondência com o som; as hipóteses das crianças são estabelecidas em torno do tipo e da quantidade de grafismo.
( ) A sílaba não pode ser considerada uma unidade e que pode ser separada em unidades menores.
( ) A escrita supõe a necessidade da análise fonética das palavras.
Marque a sequência CORRETA:
A essência do processo de alfabetização é caracterizada pela aquisição da leitura e da escrita. Sabe-se, porém, que esses dois processos evoluem por meio da aquisição da linguagem, que localiza sua gênese na experiência que transforma, a partir das habilidades mentais, estímulos (informações) em ações motoras (fala, escrita...).
Analise as assertivas:
I. O sujeito não adquire primeiro as palavras e depois os significados. A experiência significativa leva-o a interiorizar seu ambiente para começar a compreender as palavras que representam suas experiências. Esse processo pode ser chamado de linguagem interior, que evolui para a linguagem auditiva receptiva, o que permite a compreensão das palavras.
II. A linguagem auditiva expressiva caracteriza-se pela imitação, é quando a criança passa a empregar símbolos verbais usados pelos adultos com o objetivo de nomear objetos – fala.
III. A compreensão da palavra impressa – leitura – caracteriza um outro nível do desenvolvimento da linguagem em que a linguagem auditiva é relacionada à linguagem visual, havendo correspondência entre os sinais auditivos (fonéticos) e os sinais visuais (gráficos).
IV. A leitura é um processo cognitivo que envolve aptidões auditivas e visuais e suas inter-relações dialéticas.
Marque a alternativa CORRETA:
Na compreensão de Ferreiro (1993), esse tipo de situação
Com base em Ferreiro (2010), Clemilda concluiu corretamente que a escrita de Jailton apresentava características da escrita silábica (com valor sonoro convencional).
Considerando que a conclusão de Clemilda está correta, assinale a alternativa que apresenta as palavras escritas por Jailton.
Conforme Lemle (2007), na primeira etapa, o aprendiz
Conforme Barbosa e Horn (2008), os projetos propõem uma
Com base em Ferreiro (1993), pode-se afirmar corretamente que a escrita de João apresenta características da escrita
Leia a situação hipotética abaixo.
João, aluno do 1º ano do Ensino Fundamental, demonstra dificuldades em reconhecer algumas letras isoladas, e não consegue identificar rimas ou sons iniciais das palavras, apresenta segmentação silábica, e não distingui fonemas específicos.
Nesse contexto, considerando os estudos sobre consciência fonológica, assinale a alternativa que apresenta atividades eficazes para desenvolver a consciência fonológica de João
Leia a situação hipotética abaixo.
Uma professora do 2º ano do Ensino Fundamental percebe que seus alunos apresentam diferentes níveis de compreensão sobre a leitura e a escrita. Alguns ainda demonstram hipóteses pré-silábicas, enquanto outros já se encontram no nível silábico-alfabético. Considerando os estudos de Ferreiro e Teberosky (1979) sobre a psicogênese da língua escrita, analise as estratégias pedagógicas a seguir:
I. Planejar atividades que respeitem os níveis psicogenéticos dos alunos, como propor escrita espontânea para os que estão no nível pré-silábico e estimular a leitura de palavras com correspondência sonora para os que estão no nível silábico-alfabético.
II. Priorizar o método fônico como abordagem central, pois a decodificação automática de fonemas e grafemas é suficiente para garantir o domínio pleno da leitura e escrita, independentemente das hipóteses dos alunos.
III. Utilizar textos funcionais, como listas e bilhetes, que contextualizem a leitura e a escrita, incentivando os alunos a perceberem a função social da linguagem escrita.
IV. Direcionar os alunos para o domínio mecânico das relações sonoras, visto que, a leitura e escrita ocorre de forma automática após as correspondências sonoras elevando todos para o nível silábico.
V. Organizar atividades em que os alunos troquem ideias sobre suas escritas, promovendo discussões que os ajudem a refletir sobre suas hipóteses e avançar para níveis mais complexo.
Está CORRETO o que se afirma em: