Questões de Concurso
Sobre alfabetização e letramento em pedagogia
Foram encontradas 2.072 questões
I. Está relacionada ao desenvolvimento funcional da escrita, enfatizando o aspecto semântico das palavras.
II. Refere-se ao conjunto de habilidades relacionadas à capacidade de a criança refletir e analisar a língua oral.
III. São habilidades que se desenvolvem previamente ao processo de aquisição do sistema de escrita e são impulsionadas por atividades de apropriação das regras ortográficas.
Está CORRETO o que se afirma:
Leia o trecho a seguir.
O projeto pedagógico-curricular deve ser compreendido como instrumento e processo de organização da escola. Considera o que já está instituído, mas tem também uma característica de instituinte.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola. São Paulo: Heccus Editora,
2015 (adaptado).
O trecho acima distingue duas dimensões no projeto pedagógico. Assinale a opção que indica um exemplo da função instituinte.

Baseando-se nos estudos da psicogênese da linguagem escrita, é correto interpretar que o aprendiz está no nível
O aluno tem dificuldade de reverter sílabas invertidas e descobrir qual é a palavra. Por exemplo, dificuldade de ouvir as sílabas /be/, /ca/, /lo/ e dizer /cabelo/.
Com base no exemplo citado, assinale a opção que indica corretamente qual a habilidade de consciência fonológica ainda não foi desenvolvida pelo aluno.
I. Minha impressão é que a escola está aumentando a distância entre as palavras que lemos e o mundo em que vivemos. Nessa dicotomia, o mundo da leitura é só o mundo do processo de escolarização, um mundo fechado, isolado do mundo onde vivemos experiências sobre as quais não lemos. A leitura da escola mantém silêncio a respeito do mundo da experiência, e o mundo da experiência é silenciado sem seus textos críticos próprios.
Adaptado de LEITE et al. Uma entrevista polifônica e virtual com Paulo Freire. In: ZACCUR, E. (Org.). A magia da linguagem. Rio de Janeiro: DP & A, 1999, p. 22.
II. O ensino gradual de elementos isolados fragmenta e descontextualiza a leitura. Ler é entrar em outros mundos possíveis. É indagar a realidade para compreendê-la melhor. É se distanciar do texto e assumir uma postura crítica frente ao que se diz e ao que se quer dizer. É tirar carta de cidadania no mundo da cultura escrita.
Adaptado de LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002, p. 73.
Considerando os trechos, é correto afirmar que, para ambos,
Há, assim, uma diferença entre saber ler e escrever, ser alfabetizado, e viver na condição ou estado de quem sabe ler e escrever, ser letrado. Ou seja: a pessoa que aprende a ler e a escrever – que se torna alfabetizada – e que passa a fazer uso da leitura e da escrita, a envolver-se nas práticas sociais de leitura e escrita – que se torna letrada – é diferente de uma pessoa que não sabe ler e escrever – é analfabeta – ou, sabendo ler e escrever, não faz uso da leitura e da escrita – é alfabetizada, mas não é letrada, não vive no estado ou condição de quem sabe ler e escrever e pratica a leitura e a escrita.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998, p. 36.
Sobre o processo de letramento, analise as afirmativas a seguir.
I. Indica o resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e escrita.
II. Indica o domínio do sistema convencional de escrita, como representação gráfica associada a um valor fonético.
III. Indica a condição adquirida por um grupo social ou por um indivíduo, como consequência de ter se apropriado da escrita e de suas práticas sociais.
Está correto o que se afirma em
Ser letrado digital implica saber se comunicar em diferentes situações, com propósitos variados para fins pessoais ou profissionais. Uma situação seria a troca eletrônica de mensagens, via e-mail, SMS, WhatsApp.
A busca de informações na internet também implica saber encontrar textos e compreendê-los, o que pressupõe selecionar as informações pertinentes e avaliar sua credibilidade.
Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. “Letramento digital”. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/
Assinale a opção que apresenta corretamente o conceito de letramento digital.
Os dispositivos tecnológicos a que recorremos cotidianamente exigem uma alfabetização espacial. Todos eles representam formas espaciais de ver o mundo e de resolução de problemas cotidianos, e demandam da parte do usuário a habilidade de capturar e comunicar conhecimento na forma de mapa, compreender e reconhecer o mundo visto de cima, reconhecer e interpretar padrões, valorizando a Geografia como base para organizar e descobrir informação, e compreender conceitos básicos como escala e resolução espacial. Juntos, equivalem ao que podemos chamar de alfabetização espacial, um conjunto de habilidades relacionadas ao trabalho e ao raciocínio no mundo espacial.
Traduzido e adaptado de Goodchild, M. “The fourth R? Rethinking gis Education”, 2006, in: https://www.esri.com/news/arcnews/fall06articles/the-fourth-r.html.
Com base no trecho, é correto afirmar que o processo de alfabetização espacial pressupõe o desenvolvimento da noção de