Questões de Concurso
Sobre avaliação e indicadores de qualidade na educação em pedagogia
Foram encontradas 478 questões
I. O Relatório Coleman produzido nos Estados Unidos na década de 1960 foi um dos primeiros estudos científicos na abordagem no campo da avaliação educacional e ainda hoje torna-se referência em todo mundo, inclusive no Brasil, e apontou resultados como que estudantes não brancos obtiveram um desempenho escolar inferior aos estudantes brancos e orientais. Dentre muitos fatos demonstrados, retratou que fatores socioeconômicos das famílias acabam sendo incluídos na avaliação de desempenho escolar e que as escolas sozinhas não diminuem as diferenças no desempenho escolar.
II. O Relatório Coleman foi de suma importância porque possibilitou estabelecer relações entre desempenho escolar dos estudantes com as variáveis associadas às instalações das escolas, aos grupos étnicos e às condições socioeconômicas e assim pudessem avaliar o efeito dessas variáveis sobre o desempenho escolar em avaliações em larga escala padronizadas.
III. No Brasil, uma das primeiras pesquisas empíricas realizadas sobre sistemas de avaliação escolar foi de Soares, Cesar e Manbrini que analisou os dados de provas de matemática da 8º série do ensino fundamental do SAEB, a partir da análise de regressão multinível, a pesquisa encontrou que fatores relacionados a característica do aluno, da escola, do professor e do diretor estão intimamente associados ao desempenho escolar; e que alunos com melhor condição socioeconômica, trajetória escolar regular (sem reprovações e nem abandono escolar), do sexo masculino e das escolas particulares apresentam melhor desempenho escolar.
Logo, é correto afirmar que apenas:
( ) O PARU (Programa de Avaliação da Reforma Universitária) foi importante para sinalizar a necessidade do sistema superior de ensino ser avaliado, considerando tanto as instituições públicas quanto as privadas.
( ) O PAIUB (Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras) foi resultado dos trabalhos desenvolvidos no âmbito da Comissão Nacional de Avaliação, na Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), em 1998, durante o Governo Fernando Henrique Cardoso.
( ) O Provão (Exame Nacional de Cursos) foi bem recebido pela comunidade acadêmica das instituições de educação superior públicas, em substituição ao PAIUB, por ser um modelo mais democrático, inclusivo e que respeitava a autonomia universitária.
( ) A avaliação da educação superior não tinha tanta centralidade durante o primeiro Governo Lula (2002 a 2005) como no governo que o precedeu, porque concorria com outras preocupações da agenda governamental como, por exemplo, a expansão da Rede Federal de ensino, por meio do REUNI.
( ) O SINAES, durante a gestão do ministro da educação Cristovam Buarque, foi elaborado por uma Comissão Especial de Avaliação (CEA) composta majoritariamente por acadêmicos vinculados a universidades públicas.
Assinale a sequência CORRETA:
Na Rede Pública do Município de Pedras de Fogo, o IDEB, no ano de 2023, para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede pública era ________ e para os Anos Finais do Ensino Fundamental, de ________.
Assinale a alternativa CORRETA:
[ ] Ensino de qualidade e educação de qualidade são conceitos diferentes, sendo que cada um deles possui uma dimensão própria.
[ ] O ensino é pensado especificamente por meio da compreensão das áreas do conhecimento.
[ ] O objetivo principal do ensino é a transformação da vida humana por meio de processos permanentes de aprendizagem.
[ ] A concepção de ensino é pautada em normas, tradições e leis, mas não deixa de ser pessoal, pois cada um desenvolve seu estilo, aprendem e ensinam.
I - O conceito de qualidade apresenta uma série de atributos, tais como: totalizante, abrangente, multidimensional, social e historicamente determinado.
II - A qualidade tem como um de seus diferenciais: a capacidade de existência em si mesma.
III – O contexto educacional é considerado o indicador crucial de qualidade, porque representa a estratégia básica de formação humana.
IV – A qualidade educação é mensurável e aferida por diferentes indicadores.
V - Para qualificar as instituições escolares é preciso adequá-las para a lógica de competição, como sinônimo de eficiência e produtividade.
É verdadeiro o que se afirma em:

Fonte: MEDINA, Josiane; ROSA, Greisy Kelli Broio; MARQUES, Inara. Desenvolvimento da organização temporal de crianças com dificuldades de aprendizagem. Revista da Educação Física/UEM, v. 17, n. 1, p. 107-116, 2006.
Na figura tem a descrição da classificação das crianças em relação à idade motora e idade cronológica, portanto, a partir da porcentagem obtida nas diferentes classificações, é possível inferir que:
I – Os critérios de avaliação por área e por ciclo indicam o tipo e o grau de aprendizagem que se espera dos alunos, a partir da definição de métricas quantitativas a serem alcançadas.
II – Os critérios de avaliação apresentam formulação suficientemente ampla, sendo considerados como referência para as adaptações necessárias em cada escola.
III - Os critérios de avaliação devem permitir concretizações diversas por meio de diferentes indicadores.
IV - A adequação dos critérios estabelecidos nestes parâmetros e dos indicadores especificados ao trabalho que cada escola se propõe a realizar não deve perder de vista a busca de uma meta de qualidade de ensino e aprendizagem explicitada na presente proposta.
É verdadeiro o que se afirma em:
I. O relatório aponta que todas as metas do PNE para 2022 foram alcançadas com sucesso, demonstrando a eficácia das políticas educacionais implementadas no período.
II. O relatório destaca a importância do monitoramento contínuo das metas do PNE para garantir a implementação de políticas públicas eficazes e a melhoria da qualidade da educação.
III. O relatório indica que o Brasil já atingiu a meta de universalizar o acesso à educação infantil para crianças de 4 e 5 anos, mas ainda enfrenta desafios para garantir a oferta de educação infantil de qualidade para todas as crianças.
I. O Inep realiza o Enade, que avalia o desempenho dos estudantes dos cursos de graduação.
II. O Enade é aplicado anualmente para todos os cursos de graduação no Brasil.
III. O Inep publica indicadores educacionais que auxiliam na formulação de políticas públicas.
I. Os indicadores de qualidade social consideram apenas os resultados acadêmicos dos estudantes, priorizando índices como aprovação e desempenho em avaliações externas.
II. A participação da comunidade escolar na avaliação institucional é fundamental para identificar aspectos que necessitam de melhoria e promover a gestão democrática.
III. A qualidade social da escola pública envolve não apenas o ensino-aprendizagem, mas também a equidade, a inclusão e o respeito à diversidade.
Está correto o que se afirma em: