Questões de Concurso
Sobre avaliação institucional de desempenho e de aprendizagem em pedagogia
Foram encontradas 512 questões
I A avaliação dos cursos de graduação tem por objetivo identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e ao potencial de responder as exigências do mercado de trabalho.
II O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo registrada, no histórico escolar do estudante, somente a sua situação regular com relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, a dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento.
III O ENADE é aplicado periodicamente, admitida a utilização de procedimentos amostrais para os alunos de cursos específicos de graduação, ao final do segundo e do último ano de curso.
IV Aos estudantes de melhor desempenho no ENADE, o Ministério da Educação concederá estímulo, na forma de bolsa de estudos, ou auxílio específico destinado a favorecer a excelência e a continuidade dos estudos, em nível de graduação ou de pós-graduação, conforme estabelecido em regulamento.
As afirmações coerentes com as disposições da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, estão nos itens
I. Avaliação formativa: verifica o progresso e as dificuldades de aprendizagem dos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Permite que sejam feitos ajustes às necessidades dos alunos.
II. Avaliação somativa: usada ao final de cada uma das três etapas da educação para determinar o grau de domínio dos alunos sobre os conteúdos trabalhados, com a atribuição de notas ou conceitos como forma de classificação.
III. Avaliação diagnóstica: parte do conhecimento prévio dos alunos, identificando suas habilidades ou dificuldades de aprendizagem podendo ser aplicada no início do processo de ensino aprendizagem.
Estão CORRETAS:
“Algumas redes de ensino vêm adotando modalidades de registros escritos mais qualitativos, tomando-os instrumentos primordiais no acompanhamento da aprendizagem e na tomada de decisões para o avanço qualitativo das aprendizagens dos estudantes. Se, do ponto de vista oficial, tais registros significam um grande avanço, é preciso ter cuidado em não transformá-los em tarefa burocrática. Como bem expuseram Oliveira e Morais (2005), estudos já demonstraram a necessidade de os professores terem oportunidades de discutir continuamente os objetivos e os instrumentos de avaliação que passaram a usar, a fim de se apropriarem daqueles novos recursos e serem, de fato, ajudados a reorganizar sua tarefa de ensino ao empregá-los.”
Com o objetivo de implementar uma avaliação de aprendizagem mais qualitativa, qual das seguintes ideias pode ser implementada?
Com base nessa perspectiva, Luckesi (2022) propõe alguns passos metodológicos da investigação avaliativa, que são, respectivamente:
[ ] A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida em que se articula com um projeto pedagógico e com seu consequente projeto de ensino.
[ ] A avaliação, no sentido geral, possui uma finalidade em si; enquanto que, no sentido específico, não possui essa finalidade; ela subsidia um curso de ação que visa construir um resultado previamente definido.
[ ] A avaliação subsidia decisões a respeito da aprendizagem dos educandos, tendo em vista garantir a qualidade do resultado que estamos construindo.
[ ] A prática da avaliação da aprendizagem corrobora para tomada de decisões no sentido de construir com e nos educandos conhecimentos, habilidades e hábitos que possibilitem o seu efetivo desenvolvimento, por meio da assimilação ativa do legado cultural da sociedade.
[ ] A avaliação é considerada uma atividade que envolve legitimidade técnica e legitimidade política na sua realização.
[ ] O avaliador, seja ele o professor, o coordenador, o diretor etc., deve realizar a tarefa com a legitimidade técnica que sua formação profissional lhe confere.
[ ] Se a escola é o lugar da construção da autonomia e da cidadania, a avaliação dos processos, sejam eles das aprendizagens, da dinâmica escolar ou da própria instituição, deve ficar restrito a um determinado profissional.
[ ] Há a avaliação da aprendizagem dos estudantes, em que o professor tem um protagonismo central, mas há também a necessária avaliação da instituição como um todo.

Fonte: MEDINA, Josiane; ROSA, Greisy Kelli Broio; MARQUES, Inara. Desenvolvimento da organização temporal de crianças com dificuldades de aprendizagem. Revista da Educação Física/UEM, v. 17, n. 1, p. 107-116, 2006.
Na figura tem a descrição da classificação das crianças em relação à idade motora e idade cronológica, portanto, a partir da porcentagem obtida nas diferentes classificações, é possível inferir que:
( ) Avaliações para diagnóstico, por meio de testes padronizados e questionários socioeconômicos ajudam a coletar informações para a definição de “ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias”.
( ) Avaliações realizadas pelo Ministério da Educação identificam o nível de proficiência dos estudantes especificamente em interpretação e produção de textos em língua portuguesa e na resolução de problemas de ciências e de matemática.
( ) No caso brasileiro, a avaliação sistêmica tem o objetivo de subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e equidade, bem como produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral.
( ) Avaliações elaboradas pelos próprios professores da escola para turmas diferentes verificam se o seu trabalho está sendo desenvolvido de acordo com o previsto no projeto pedagógico da escola e garantem a manutenção do padrão de qualidade do ensino exigido pela sociedade e mercado de trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta somente a sequência correta de cima para baixo.
I. A avaliação diagnóstica permite ao professor identificar o nível de conhecimento dos alunos antes de iniciar o processo de ensino, mas também pode ser aplicada em outros momentos para ajustar o planejamento.
II. Rubricas são instrumentos que detalham critérios avaliativos de forma a permitir análises consistentes de atividades práticas, mas sua eficácia depende da clareza e relevância dos critérios.
III. O feedback imediato e detalhado é considerado mais eficaz em contextos de avaliação formativa, pois promove a autorregulação dos alunos e o ajuste das estratégias pedagógicas pelo professor.
IV. A disposição das carteiras em círculos ou em pequenos grupos pode ser uma estratégia para favorecer o trabalho colaborativo e a construção coletiva do conhecimento.
V. A avaliação somativa, por focar nos resultados finais, deve ser o único método utilizado em contextos onde há alta exigência de resultados padronizados.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a avaliação dos itens:
I.A avaliação deve acompanhar o desenvolvimento das crianças sem o objetivo de promoção.
II.A avaliação deve incluir provinhas para verificar a aprendizagem das crianças.
III.A avaliação deve utilizar múltiplos registros, como relatórios e fotografias.
Assinale a alternativa correta:
“A educação especial em uma perspectiva inclusiva deixa de ser _________________ ao ensino regular e assume caráter complementar e suplementar às atividades desenvolvidas na sala de aula comum. A complementação/ suplementação das atividades passa a ser responsabilidade do serviço denominado Atendimento Educacional Especializado (AEE), assumido por profissionais habilitados para atuar com alunos público-alvo da educação especial.