Questões de Concurso
Sobre inspeção escolar em pedagogia
Foram encontradas 166 questões
I – Organizar o horário de entrada e saída dos alunos por turmas é dispensável para diminuir o tráfego de estudantes em um mesmo horário.
II – O controle do fluxo de alunos é fundamental para que não ocorram correrias, excesso de alunos na porta ou na hora de entrar e sair do transporte escolar.
III – Organizar os carros particulares e os transportes escolares em filas duplas agiliza a entrada e saída dos estudantes.
I. Quando o SP procura constatar possíveis falhas no funcionamento pedagógico da escola, visando antecipar-se, quando necessário, com medidas corretivas que venham a evitar possíveis erros no processo educacional.
II. Quando o SP estimula e orienta o professor a buscar novas metodologias, a pesquisar e desenvolver atividades na sua prática docente. Ou seja, requer do docente uma constante pesquisa, pois o educador necessita criar aulas inovadoras e proporcionar a construção de uma consciência cidadã em seus educandos.
III. Quando o SP auxilia o professor a superar suas dificuldades, de maneira positiva, cooperativa, não-punitiva e nem avaliadora. Objetiva o crescimento profissional e pessoal do docente, ocorrendo quando auxilia o professor com a elaboração de planejamento ou projetos contribuindo na sua prática pedagógica, estabelecendo um diálogo e uma orientação contínua.
A sequência das modalidades de atuação está correta em
(Carvalho, 2011, p. 170.)
Bolívar (2012) refere que por liderança se entende a forma de determinar uma direção e exercer influência. Todavia, quanto a esta determinação e exercício, anexamos como preocupação e objetivo a aprendizagem dos alunos, falamos de liderança pedagógica e educativa. (p. 48) Considerando que diversos autores estudam variadas abordagens sobre estilos de liderança e, pressupondo que quando um Supervisor Pedagógico é mais participativo e utiliza de menos arbitrariedade organizacional, os objetivos e as tarefas são discutidos previamente, existindo alguma comunicação de baixo para cima, assim como algum encorajamento do trabalho de grupo. Permite-se, portanto, alguma segurança coletiva e motivação dos trabalhadores. Sobre a informação dada, é possível afirmar que se trata de um líder:
O Projeto Político‑Pedagógico é um instrumento de gestão democrática que se caracteriza por
Fonte: INEP, 2022.
Observando os resultados obtidos em Língua Portuguesa pelos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Montes Claros, no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em 2021, analise as afirmativas a seguir.
I. O resultado da escola é menor comparado às médias de escolas municipais do município, de escolas municipais do estado e do total do município.
II. O resultado da escola está mais próximo do obtido pelas escolas municipais do estado.
III. O resultado total do município é maior do que o resultado total do estado.
IV. O resultado da escola demanda especial monitoramento da aprendizagem dos estudantes em Língua Portuguesa.
V. As escolas municipais do estado apresentam média superior às obtidas pelas escolas municipais do município.
Estão corretas as afirmativas
No contexto da gestão democrática da escola pública, o inspetor escolar deve trabalhar na perspectiva de
(Medina, 1995.)
Sobre o exposto e, ainda, considerando os setores que fazem parte da competência do supervisor, analise.
I. Na política: coordenação da interpretação e coleta de subsídios para desenvolver novas políticas relacionadas à realidade.
II. No planejamento: elaboração do projeto educacional para organizar as ações didáticas a serem desenvolvidas pelos professores.
III. Na avaliação: analisa e julga as práticas educacionais, sendo a avaliação o ponto essencial do processo de ensino-aprendizagem.
Está correto o que se afirma em
(Disponível em: http://www.redemebox.com.br/. Acesso em: janeiro de 2024.)
A Inspeção Escolar é correção, auditoria, orientação e assistência técnica. Esses profissionais “são os olhos e os ouvidos do poder público na escola”. Considerando que o perfil desse profissional deve ter algumas funções básicas, relacione-as adequadamente às suas respectivas características.
1. Corretiva.
2. Avaliadora.
3. Orientadora.
4. Verificadora.
5. Realimentadora.
( ) Está relacionada à segurança e à postura pedagógica.
( ) Consiste em comparar a situação concreta, real com a ideal, e teórica.
( ) Compromete-se com a sintonia entre os conteúdos normativos, as ações educativas e com a adequação de uns e outros ao contexto sociopolítico da realidade onde acontece a educação.
( ) Consiste em conduzir ao conhecimento e à aplicação correta da norma, tendo em vista a unidade do sistema, bem como sua coerência interna e externa. Utiliza a competência da comunicação oral e escrita.
( ) Trata-se do exame para o cumprimento das normas que se aplicam à organização e funcionamento da escola e do ensino, nos campos administrativos e pedagógicos. Deve possuir domínio da legislação, ser pesquisador e observador.
A sequência está correta em
I- Garante a segurança dos alunos dentro e nas proximidades da escola, ajudando a prevenir incidentes e garantindo um ambiente escolar seguro.
PORQUE
II- Desempenha um papel importante na orientação dos alunos sobre as regras, procedimentos e regulamentos da escola, ajudando a manter a disciplina e o cumprimento dos horários.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
Texto 1 – Vida de inspetor escolar
Figura: vida de inspetor escolar
Disponível em: https://lexysoares.blogspot.com/2014/10/vida-de-inspetor-de-alunos-49.html
Texto 2
O inspetor escolar tem a função de orientar, dar assistência às demandas cotidianas das interações sociais na escola. Manter uma instituição educacional com profissionais competentes, motivados, com espírito de equipe qualidade no ensino, requer uma boa orientação e acompanhamento da Gestão. Essas são algumas das funções do inspetor escolar. Acima de tudo, motivar e educar.
Com base nos textos, sobre a relação com os professores, o inspetor escolar deve:
Julgue o item que se segue.
O atendimento das necessidades de higiene, alimentação,
saúde, segurança, sono e bem-estar da criança,
tradicionalmente denominadas de cuidado, é
compreendido como forma de ajudar o outro a
desenvolver-se enquanto ser humano. Nessa perspectiva,
as ações do cuidar se distinguem do educar, adquirindo
outro caráter, e não sendo incorporadas como atividades
estritamente pedagógicas.