Questões de Concurso
Sobre luckesi em pedagogia
Foram encontradas 340 questões
Sendo assim, nos termos do autor citado, é CORRETO afirmar que a prática escolar da verificação trata de uma prática:
(__) Luckesi defende que a avaliação deve ser utilizada como um instrumento de exclusão e seleção dos alunos.
(__) Hoffman argumenta que a avaliação deve ser um processo contínuo e formativo, focado na reflexão e no desenvolvimento do aluno.
(__) Perrenoud acredita que a avaliação deve ser um momento terminal, utilizado apenas para medir o desempenho final dos alunos.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
Avaliar a aprendizagem do aluno não é uma tarefa fácil e envolve muitos fatores. Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação de Cipriano Luckesi, um dos estudiosos desse tema.
Luckesi (1994), “a Pedagogia não pode ser bem entendida e praticada na escola sem que se tenha alguma clareza do seu significado. Isso nada mais é do que buscar o sentido da prática docente”. Sobre o tema Tendências Pedagógicas, relacione as colunas abaixo definindo a qual tendência se refere a forma de aprendizagem:
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:
Sobre o tema Avaliação, segundo Luckesi, analise as assertivas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que contém o número de assertivas FALSAS:
I. Para o autor, uma boa avaliação deve observar três passos: diagnóstico, qualificação e planejamento das atividades, sequências didáticas ou projetos de ensino, com os respectivos instrumentos avaliativos para cada etapa.
II. Na visão do autor, ao tempo em que é avaliado, o aluno expõe sua capacidade de raciocínio.
III. Pouco importa para o autor o tipo de avalição, se pontual ou contínua, o que importa é que só faz sentido avaliar quando levar ao desenvolvimento do educando. Em outras palavras, só deve ser avaliado aquilo que foi realmente ensinado, não faz sentido exigir algo do aluno se esse algo não lhe foi demonstrado.
IV. De acordo com Luckesi, a avaliação só nos propiciará condições para a obtenção de uma melhor qualidade de vida se estiver assentada sobre a disposição para acolher, pois é a partir daí que podemos construir qualquer coisa que seja.
Segundo esse autor, um dos principais motivos desse tipo de avaliação não ser adequado é porque ele
Com base em Luckesi (2010), analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência em que as frases estão dispostas:
( ) A avaliação da aprendizagem escolar no Brasil, na maior parte dos casos, está a serviço de uma pedagogia articulada a um modelo social democrático, que pode ser identificado como um modelo social liberal.
( ) A avaliação está ancorada nos modelos sociais defendidos pelos sujeitos que a praticam. O modelo conservador da sociedade produziu as pedagogias: [1] tradicional; [2] renovada; e [3] tecnicista, entendidas como, respectivamente: [1] centrada no intelecto, na transmissão de conteúdo e no professor; [2] centrada nos sentimentos, na espontaneidade da produção do conhecimento e no educando, considerando suas singularidades; [3] centrada nos meios técnicos de transmissão e apreensão dos conteúdos, assim como, no rendimento escolar.
( ) A prática da avaliação escolar autoritária exige controle e enquadramento dos indivíduos nos parâmetros do equilíbrio social hegemônico, utilizando-se de coações e, assim, sendo um instrumento disciplinador das condutas cognitivas e sociais, no contexto da escola.
( ) A avaliação da aprendizagem, nas pedagogias comprometidas com a transformação, precisa manifestar-se como um mecanismo de diagnóstico, tendo em vista o avanço, o crescimento, a autonomia dos educandos, colocando-se a favor de todos os seres humanos, igualmente.
( ) A avaliação pode ser definida como um julgamento de valor em relação a manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão. No âmbito da prática escolar, qualquer um dos três elementos citados pode ser perpassado pela posição autoritária.
A liderança na gestão escolar constitui-se um dos fatores de maior impacto sobre a qualidade dos processos educacionais. Analise a seguinte afirmação de Heloísa Lück (2008).
“No empreendimento educacional, as pessoas é que são importantes e fazem a diferença. Elas representam o que há de melhor no trabalho educacional, pois apenas a partir delas é que a educação é possível, pressuposto orientador da afirmativa de Carl Rogers, no sentido de que educação é processo de relacionamento interpessoal”.
Correspondente à citação da autora a liderança
Conforme a concepção de Luckesi acerca da avaliação educacional, analise as assertivas.
I. As provas são recursos técnicos vinculados ao exame ou à avaliação. O que define a prática de avaliar ou examinar não é o uso desta ou daquela prova, mas a postura pedagógica do educador;
II. Os exames não devem ser excluídos. Eles poderão ser utilizados nas situações em que ocorre seleção ou em ocasiões em que se tem a intenção de averiguar o domínio de uma área de conhecimento;
III. Para trabalhar com avaliação, necessitamos estar vinculados a um projeto pedagógico construtivo (o que não quer dizer construtivista ou piagetiano).
Está(ão) correta(s):
A escola precisa realizar, pelo menos, dois tipos de avaliação (LUCKESI, 2012, 445), expressos abaixo.
1) procedimento avaliativo que se dá no acompanhamento sucessivo dos resultados que vão sendo obtidos pelos educandos, com consequentes intervenções, (se necessárias) para que aprendam o que necessitam aprender.
2) procedimento que expressa o testemunho do educador ao final de um período letivo, pelo qual atesta que o educando recebeu seu cuidado e aprendeu o necessário ou, até mesmo, foi além dele.
Os dois procedimentos de avaliação descritos cumprem papel diagnóstico e também podem ser, respectivamente, caracterizados do seguinte modo:
Para responder às questões 21 e 22, considere o tema avaliação segundo Cipriano Luckesi.
A escola está mais vinculada à prática de verificação (tomada como base da classificação) do que à prática da avaliação da aprendizagem, que é:
Para responder às questões 21 e 22, considere o tema avaliação segundo Cipriano Luckesi.
A classificação é baseada em dois conceitos mínimos: “aprovado ou reprovado” e em uma escala ampla de graus (geralmente de 0 a 10). No ato de examinar, não interessa se os estudantes aprenderam com qualidade, mas somente a demonstração e classificação dos que aprenderam e dos que não aprenderam. Desse modo, a avaliação:
I. Está voltada para o passado na medida em que se deseja saber se o aluno aprendeu.
II. Demonstra que o que o aluno não aprendeu não traz nenhum interesse.
III. Simplesmente repete o ato de medir e classificar os estudantes.
Quais estão corretas?
Em relação a avaliação e verificação escolar na perspectiva de Luckesi (1997), análise as assertivas.
I. A avaliação envolve um ato que ultrapassa a obtenção da configuração do objeto, exigindo decisão do que fazer ante ou com ele.
II. O ato de avaliar implica coleta, análise e síntese dos dados que configuram o objeto da avaliação, acrescido de uma atribuição de valor ou qualidade, que se processa a partir da comparação da configuração do objeto avaliado com determinado padrão de qualidade previamente estabelecido para aquele tipo de objeto.
III. A verificação manifesta-se como um ato dinâmico que qualifica e subsidia o reencaminhamento da ação, possibilitando consequências no sentido da construção dos resultados que se deseja.
IV. A verificação é uma ação que congela o objeto; a avaliação, por sua vez, direciona o objeto numa trilha dinâmica de ação.
Assinale a alternativa CORRETA
Segundo Luckesi, se a avaliação contribui para o desenvolvimento das capacidades dos alunos, pode-se dizer que ela se converte em ferramenta pedagógica, em um elemento que melhora a aprendizagem do aluno e a qualidade do ensino. A função da avaliação dentro desse conceito seria de:
Texto 1
Disponível em: http://2geensc.blogspot.com/2015/05/educacao.html. Acesso em: 27 out. 2018.
Texto 2
Uma outra variável que tem oferecido base para as adjetivações da avaliação na prática educativa tem a ver com a filosofia da educação que configura o projeto de ação pedagógica ou que, por escolha pessoal, orienta a ação do educador individualmente. [...] Esse modelo de adjetivação para o fenômeno da avaliação produz denominações que, por si só, não pertencem ao ato de avaliar propriamente dito, mas sim a algo fora dele, no caso, ao projeto pedagógico, que, por si, obrigatoriamente, está comprometido com uma configuração filosófica, que lhe serve de pano de fundo. Nesse contexto, o projeto pedagógico pode ser emancipatório, dialético, dialógico, mediador ou receber qualquer outra adjetivação filosófica; como também o gestor da ação educativa poderá e deverá assumir uma opção filosófica que oriente sua ação. Afinal, são as filosofias que dão forma aos projetos de ação, assim como ao agir dos seus gestores (LUCKESI, 2018, p. 181-182).
A respeito dos textos 1 e 2, é correto depreender que a
Segundo Luckesi, faz parte da tarefa do docente não apenas ensinar conteúdos, mas também:
I. Ensinar o aluno a refletir.
II. Compreender a realidade.
III. Auxiliar na sua aprovação no vestibular.
Quais estão INCORRETAS?