Questões de Concurso
Sobre normas educacionais dos estados em pedagogia
Foram encontradas 1.589 questões
Podemos afirmar que, de acordo com o Decreto nº 17.912/2024, essas ações da professora Rosane estão dentro dos objetivos a serem desenvolvidos da seguinte maneira:

https://www.vvale.com.br/charges/charge-educacao-3/
O Currículo de Bauru para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresenta o perfil dos educandos que procuram a EJA na cidade e aponta que a diversidade está presente nas salas de aula de jovens e adultos, afirmando que há “predominância de idosos, maioria do sexo feminino e com a peculiaridade da presença bastante significativa de adultos com necessidades educacionais especiais e deficientes intelectuais. Quanto aos jovens, estes também se fazem presentes, sendo, em sua maioria, adolescentes do sexo masculino, caracterizados como em situação de vulnerabilidade social, infratores ou ainda em liberdade assistida.” Segundo levantamento feito pela equipe do CEJA, cada faixa etária tem seus anseios, conforme descritos no Quadro:

A partir da charge e do exposto anteriormente, assinale a alternativa INCORRETA sobre as ideias que se alinham ao Currículo de Bauru para a Educação de Jovens e Adultos (EJA):

raizes-e-asas-fasciculo-8-avaliacao-e-aprendizagem.pdf
O Currículo de Bauru para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao abordar o tema da avaliação afirma que assim como a necessidade de uma metodologia flexível, “a avaliação também requer uma estrutura flexível que, ao mesmo tempo, seja capaz de contemplar a apropriação dos conteúdos significativos e respeitar o tempo diferenciado de aprendizagem de cada um, e não um tempo único para todos”. O currículo de Bauru para a EJA considera, ainda, que:
I. A avaliação é um meio, e não um fim em si.
II. É imprescindível não tornar a avaliação um fator de exclusão dos educandos.
III. Espera-se que a base de sustentação da avaliação esteja pautada nas etapas de diagnóstico, desenvolvimento e ações processuais, tendo como foco os objetivos previamente definidos.
IV. Concebe-se o erro como indicativo para direcionar a prática pedagógica como diagnóstico que permite a percepção do conhecimento construído, e não como forma de controle e autoritarismo.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Atribua (V) verdadeiro ou (F) falso às assertivas e aponte a alternativa correspondente.
( ) As atividades humanas realizam-se nas práticas sociais, mediadas por diferentes linguagens: verbal, (oral, e escrita), não-verbal, (corporal, visual, sonora), contemporaneamente, digital. Por meio dessas práticas, as pessoas estabelecem interrelações constituindo-se em sujeitos sociais. Nessas interações, estão imbricados conhecimentos, atitudes, princípios, valores culturais, morais, éticos e estéticos.
( ) A compreensão dos estudantes, como sujeitos com histórias e saberes construídos nas interações com outras pessoas, tanto do entorno social mais próximo, quanto do universo da cultura midiática e digital, fortalece o potencial da escola como espaço formador e orientador para a cidadania consciente, crítica e participativa.
( ) [...] concepção de educação, de ensino e de aprendizagem proposta a partir do novo currículo, requer novas formas de planejar e estruturar o trabalho pedagógico, de organizar didática e metodologicamente os componentes curriculares, tendo em vista as habilidades e as competências que precisam ser desenvolvidas durante a Educação Básica, sendo imperativo pensar em novas formas de ensinar, de acompanhar e de avaliar as aprendizagens.