Questões de Concurso Sobre normas educacionais dos estados em pedagogia

Foram encontradas 1.589 questões

Q3284582 Pedagogia
O documento que orienta a educação infantil no território catarinense é: 
Alternativas
Q3273302 Pedagogia
A Lei nº 16.025, de 30 de maio de 2016, institui o Plano Estadual de Educação do Ceará (PEE), com metas e estratégias fixadas para o período de 2016 a 2024, na área da educação, como resultado da participação da comunidade escolar e da sociedade civil. O Plano Estadual de Educação é o instrumento balizador e norteador das políticas públicas relacionadas à educação no Estado do Ceará, o qual contempla:
Alternativas
Q3260496 Pedagogia
De acordo com o Referencial Curricular do Paraná, podemos afirmar de maneira CORRETA quanto à sua abrangência e relevância o seguinte quadro: 
Alternativas
Q3260132 Pedagogia
Sobre o Referencial Curricular do Paraná, é CORRETO afirmar: 
Alternativas
Q3258785 Pedagogia
Em uma classe do CEJA – Centro Educacional de Jovens e Adultos, a professora Rosane ao preparar sua agenda semanal irá prever um tempo para confeccionar material didático-pedagógico necessário para o melhor desenvolvimento do conteúdo de suas aulas. Ela também organizará parte desse tempo para corrigir avaliações e elaborar relatórios sobre o desempenho dos estudantes, adaptando seu planejamento de acordo com as necessidades identificadas.

Podemos afirmar que, de acordo com o Decreto nº 17.912/2024, essas ações da professora Rosane estão dentro dos objetivos a serem desenvolvidos da seguinte maneira:
Alternativas
Q3258784 Pedagogia
Segundo o Decreto nº 17.912/2024, a Atividade de Trabalho Pedagógico (ATP) caracteriza-se, prioritariamente, por atividades de estudo e planejamento docente tem por princípios a complementação pedagógica, a assistência didática ao aluno por meio da atividade docente e o atendimento aos seus responsáveis legais. Podemos afirmar que, de acordo com este Decreto, a ATPC:
Alternativas
Q3258781 Pedagogia
Em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública, um estudante transexual solicitou à secretaria que fosse chamado pelo nome pelo qual se reconhece socialmente. No entanto, durante a chamada e nos registros internos da escola, os professores continuam utilizando apenas o nome de registro civil, sem considerar sua solicitação. Nesta situação e de acordo com o Decreto 55.588/2010 do Estado de São Paulo:
Alternativas
Q3258766 Pedagogia
Observe a charge e em seguida responda a questão.


Q5.png (397×273)
https://www.vvale.com.br/charges/charge-educacao-3/

O Currículo de Bauru para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresenta o perfil dos educandos que procuram a EJA na cidade e aponta que a diversidade está presente nas salas de aula de jovens e adultos, afirmando que há “predominância de idosos, maioria do sexo feminino e com a peculiaridade da presença bastante significativa de adultos com necessidades educacionais especiais e deficientes intelectuais. Quanto aos jovens, estes também se fazem presentes, sendo, em sua maioria, adolescentes do sexo masculino, caracterizados como em situação de vulnerabilidade social, infratores ou ainda em liberdade assistida.” Segundo levantamento feito pela equipe do CEJA, cada faixa etária tem seus anseios, conforme descritos no Quadro:

Q5_2.png (565×229)

A partir da charge e do exposto anteriormente, assinale a alternativa INCORRETA sobre as ideias que se alinham ao Currículo de Bauru para a Educação de Jovens e Adultos (EJA): 
Alternativas
Q3258765 Pedagogia
Observe a charge a seguir:

Q4.png (345×250)
raizes-e-asas-fasciculo-8-avaliacao-e-aprendizagem.pdf

O Currículo de Bauru para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao abordar o tema da avaliação afirma que assim como a necessidade de uma metodologia flexível, “a avaliação também requer uma estrutura flexível que, ao mesmo tempo, seja capaz de contemplar a apropriação dos conteúdos significativos e respeitar o tempo diferenciado de aprendizagem de cada um, e não um tempo único para todos”. O currículo de Bauru para a EJA considera, ainda, que:

I. A avaliação é um meio, e não um fim em si.
II. É imprescindível não tornar a avaliação um fator de exclusão dos educandos.
III. Espera-se que a base de sustentação da avaliação esteja pautada nas etapas de diagnóstico, desenvolvimento e ações processuais, tendo como foco os objetivos previamente definidos.
IV. Concebe-se o erro como indicativo para direcionar a prática pedagógica como diagnóstico que permite a percepção do conhecimento construído, e não como forma de controle e autoritarismo.

Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q3258764 Pedagogia
Considerando o que dispõe a Deliberação CME n º 1, de 21 de novembro de 2013 sobre a implantação de Conselhos Escolares nas unidades de ensino do Sistema Municipal de Ensino de Bauru, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3258763 Pedagogia
Durante o ano letivo de 2024, o Conselho Escolar da Escola Municipal de Bauru se preparou para realizar suas reuniões de acordo com as diretrizes do Art. 13 da Deliberação CME nº 1, de 21 de novembro de 2013, que trata da implantação de Conselhos Escolares nas unidades de ensino do Sistema Municipal de Ensino de Bauru. Um dos membros do Conselho se dirigiu à Diretora da Escola para esclarecer as regras sobre a convocação e funcionamento das reuniões. Assinale a alternativa que contém a resposta INCORRETA e que, portanto, não poderia ser fornecida pela Diretora da Escola:
Alternativas
Q3228816 Pedagogia
Josinelson, aprovado em concurso público e aguardando sua nomeação para um cargo de professor da rede pública de ensino no município de Natal, analisa dispositivos da Lei Complementar nº 241/2024 que dispõem sobre os direitos dos docentes. Esses direitos, legalmente garantidos, incluem
Alternativas
Q3228815 Pedagogia
Francivanderson, professor da rede pública do município de Natal, busca obter informações sobre a regulamentação do instituto da remoção. Da leitura dos dispositivos referentes à remoção no âmbito da Lei Complementar nº 241/2024, Francivanderson descobriu que
Alternativas
Q3217364 Pedagogia
    O quadro de pessoal dos Profissionais da Educação da Rede Pública Municipal de Ensino, de acordo com a Lei 058/2021, compõe-se dos cargos de provimento efetivo, classificado e inserido em grupos ocupacionais. No Grupo Técnico Educacional fazem parte os seguintes profissionais, EXCETO:
Alternativas
Q3214336 Pedagogia
De acordo com o Estatuto do Magistério Público Municipal de Presidente Prudente (Lei no 79/1999), Art. 42, a Progressão Funcional é a passagem do cargo a nível de retribuição mais elevado na classe a que pertence, em consequência da apresentação, pelo integrante do Quadro do Magistério, de documentação relativa a, entre outros:
Alternativas
Q3197301 Pedagogia
De acordo com a lei complementar nº 62, a carreira dos profissionais da educação pública básica do município de Sinop é constituída de 03 (três) funções eletivas de dedicação exclusiva, dentre elas, o Coordenador Pedagógico, que possui a atribuição de:
Alternativas
Q3194342 Pedagogia
A partir dos seus conhecimentos sobre o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE), é CORRETO afirma que os padrões de desempenho correspondem: 
Alternativas
Q3194341 Pedagogia
Sobre a matriz de referência, no contexto do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE), marque a opção CORRETA:
Alternativas
Q3194340 Pedagogia
São conhecimentos avaliados pelo Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE):
Alternativas
Q3178820 Pedagogia
À luz do Currículo Referência de Minas Gerais, responda à próxima questão. 

Atribua (V) verdadeiro ou (F) falso às assertivas e aponte a alternativa correspondente.



( ) As atividades humanas realizam-se nas práticas sociais, mediadas por diferentes linguagens: verbal, (oral, e escrita), não-verbal, (corporal, visual, sonora), contemporaneamente, digital. Por meio dessas práticas, as pessoas estabelecem interrelações constituindo-se em sujeitos sociais. Nessas interações, estão imbricados conhecimentos, atitudes, princípios, valores culturais, morais, éticos e estéticos.


( ) A compreensão dos estudantes, como sujeitos com histórias e saberes construídos nas interações com outras pessoas, tanto do entorno social mais próximo, quanto do universo da cultura midiática e digital, fortalece o potencial da escola como espaço formador e orientador para a cidadania consciente, crítica e participativa.


( ) [...] concepção de educação, de ensino e de aprendizagem proposta a partir do novo currículo, requer novas formas de planejar e estruturar o trabalho pedagógico, de organizar didática e metodologicamente os componentes curriculares, tendo em vista as habilidades e as competências que precisam ser desenvolvidas durante a Educação Básica, sendo imperativo pensar em novas formas de ensinar, de acompanhar e de avaliar as aprendizagens.

Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: D
4: B
5: C
6: B
7: D
8: D
9: A
10: D
11: C
12: A
13: A
14: D
15: D
16: B
17: A
18: D
19: D
20: E