Questões de Concurso
Sobre principais correntes do pensamento sociológico em pedagogia
Foram encontradas 138 questões
I.Fatos sociais são independentes da vontade individual e exercem coerção sobre os indivíduos.
II.Segundo Durkheim, a sociedade é um produto das ações isoladas de indivíduos.
III.A consciência coletiva, para Durkheim, reflete os valores e normas comuns de uma sociedade.
Está correto o que se afirma em:
I.O controle sobre os impulsos individuais e a adaptação aos padrões sociais é uma característica que Elias associa ao processo de civilização.
II.A escolarização desempenha um papel importante na transmissão dos valores civilizatórios e na manutenção de padrões de comportamento.
III.O conceito de civilização, segundo Elias, está completamente desvinculado das relações de poder nas sociedades modernas.
Assinale a alternativa correta:
A Teoria Histórico-Crítica, proposta por Demerval Saviani, estabelece fundamentos metodológicos voltados para a superação de desigualdades educacionais. Sobre esses fundamentos, analise as afirmativas a seguir:
I. A prática social inicial é o ponto de partida do trabalho pedagógico, representando as concepções empíricas e sincréticas dos alunos.
II. A instrumentalização consiste no momento de apropriação de ferramentas teóricas e práticas para resolver problemas identificados na prática social.
III. A cartase é uma fase em que o professor domina completamente o conteúdo, enquanto o aluno permanece em um papel passivo no processo de aprendizagem.
Está correto o que se afirma em:
Disponível em: https://www.infoescola.com/pedagogia/historia-daeducacao/#google_vignette
Analise as assertivas abaixo que tratam sobre a História da Educação, mais precisamente sobre a educação na antiguidade e na idade média.
I - Na Grécia Antiga, a cidade-estado de Atenas se destacou por sua educação baseada na disciplina militar, no ensino de artes guerreiras e no estímulo à competitividade entre os alunos, características que influenciaram a educação medieval sob a autoridade da Igreja Católica.
II - Os sofistas de Atenas foram mestres da retórica que ensinavam a arte da oratória aos seus alunos, capacitando-os a construir argumentos para terem êxito na política, enquanto Sócrates incentivava o pensamento crítico através de uma análise lógica, em vez da mera retórica.
III - Com o Renascimento e as Reformas Religiosas, o modelo educacional passou a ser amplamente descentralizado e conduzido por familiares, sendo os valores religiosos progressivamente substituídos pelos novos ideais atenienses de autonomia e secularização.
Aponte a alternativa CORRETA.
Segundo Bourdieu, os indivíduos são caracterizados por uma bagagem socialmente herdada, a qual inclui determinados componentes objetivos, externos ao indivíduo, e que podem ser postos a serviço do sucesso escolar.
Bourdieu apresenta uma visão otimista da escolarização ao afirmar que a ampliação do acesso à escola pública contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
De acordo com Bourdieu, as classes médias tendem a investir sistematicamente na escolarização dos filhos, comportamento que se explica, entre outros fatores, pelas chances objetivamente superiores (em comparação com as classes populares) de os filhos das classes médias alcançarem o sucesso escolar, bem como pelas expectativas de futuro sustentadas por esse grupo social.
“A educação tem duas funções principais numa sociedade capitalista: a produção das qualificações necessárias ao funcionamento da economia, e a formação de quadros e a elaboração de métodos para um controle político.”
Mészáros, in Marx e a Teoria da Alimentação, 1981.
Tendo por base as discussões referentes às concepções teóricas e práticas correlatas que fundamentam a educação, a afirmação citada indica que:
De acordo com a abordagem de Bernard Lahire, na obra “Sucesso escolar nos meios populares” (1997), analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. A despeito da ausência de capital cultural ou de uma ação voluntária de transmissão de um capital cultural existente, os conhecimentos escolares podem ser apropriados pelas crianças, e tal processo pode ser sociologicamente analisado.
PORQUE
II. Há casos específicos passíveis de compreensão pela Sociologia sem dispersar as razões ou disseminar as causas ao infinito.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Ao analisar a construção social do conhecimento, em quais situações as representações sociais tornam-se objetivas?