Questões de Concurso Sobre principais correntes do pensamento sociológico em pedagogia

Foram encontradas 138 questões

Q3158925 Pedagogia
As estruturas sociais representam os padrões de organização que regulam as relações entre indivíduos e grupos em uma sociedade. A análise funcionalista da sociedade, associada a Émile Durkheim e Talcott Parsons, destaca o papel das estruturas sociais na manutenção da ordem e do equilíbrio social. Qual das alternativas abaixo descreve corretamente a perspectiva funcionalista sobre as estruturas sociais?
Alternativas
Q3158916 Pedagogia
O sociólogo Émile Durkheim argumentava que os fatos sociais são elementos fundamentais para compreender a relação entre o indivíduo e a sociedade. Analise as proposições abaixo:  
I.Fatos sociais são independentes da vontade individual e exercem coerção sobre os indivíduos.
II.Segundo Durkheim, a sociedade é um produto das ações isoladas de indivíduos.
III.A consciência coletiva, para Durkheim, reflete os valores e normas comuns de uma sociedade.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3158320 Pedagogia
Sobre as teorias educacionais não críticas (que entendem a educação como instrumento de equalização social, autoritárias e não dialógicas) e sobre as teorias crítico-reprodutivistas (que entendem a educação como instrumento de discriminação social), Saviani (2021) entende que 
Alternativas
Q3158308 Pedagogia
Conforme APPLE, Michael W. (2006, pág 125) “Uma sociedade baseada no capital cultural técnico e na acumulação individual de capital econômico precisa parecer ser o único mundo possível”. Assinale a alternativa correta
Alternativas
Q3155428 Pedagogia
Analise cada afirmativa a seguir e assinale a que possui um aspecto incorreto.
Alternativas
Q3144012 Pedagogia
Considerando a sala de aula como um espaço de interação e transformação, assinale a alternativa que descreve como a teoria de Habermas pode ser aplicada para promover uma educação mais democrática e reflexiva:
Alternativas
Q3132220 Pedagogia
Norbert Elias, sociólogo alemão, criou a teoria do processo civilizador e aborda a "civilização" e as formas como as sociedades ocidentais construíram seus padrões de comportamento. Assim, avalie as proposições:

I.O controle sobre os impulsos individuais e a adaptação aos padrões sociais é uma característica que Elias associa ao processo de civilização.

II.A escolarização desempenha um papel importante na transmissão dos valores civilizatórios e na manutenção de padrões de comportamento.

III.O conceito de civilização, segundo Elias, está completamente desvinculado das relações de poder nas sociedades modernas.


Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3121252 Pedagogia

A Teoria Histórico-Crítica, proposta por Demerval Saviani, estabelece fundamentos metodológicos voltados para a superação de desigualdades educacionais. Sobre esses fundamentos, analise as afirmativas a seguir:


I. A prática social inicial é o ponto de partida do trabalho pedagógico, representando as concepções empíricas e sincréticas dos alunos.


II. A instrumentalização consiste no momento de apropriação de ferramentas teóricas e práticas para resolver problemas identificados na prática social.


III. A cartase é uma fase em que o professor domina completamente o conteúdo, enquanto o aluno permanece em um papel passivo no processo de aprendizagem.


Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Q3107957 Pedagogia
Pierre Bourdieu, em suas análises sobre desigualdades educacionais, destacou que o sucesso escolar não depende apenas de fatores econômicos, mas também de aspectos culturais que influenciam diretamente o desempenho dos alunos. Considerando o conceito de capital cultural, qual das alternativas abaixo melhor o descreve?
Alternativas
Q3107897 Pedagogia
“O processo de educação do homem foi fundamental para o desenvolvimento dos grupos sociais e de suas respectivas sociedades, razão pela qual o conhecimento de sua história e experiências passadas é essencial para a compreensão dos rumos tomados pela educação no presente”.
Disponível em: https://www.infoescola.com/pedagogia/historia-daeducacao/#google_vignette

Analise as assertivas abaixo que tratam sobre a História da Educação, mais precisamente sobre a educação na antiguidade e na idade média.
I - Na Grécia Antiga, a cidade-estado de Atenas se destacou por sua educação baseada na disciplina militar, no ensino de artes guerreiras e no estímulo à competitividade entre os alunos, características que influenciaram a educação medieval sob a autoridade da Igreja Católica.
II - Os sofistas de Atenas foram mestres da retórica que ensinavam a arte da oratória aos seus alunos, capacitando-os a construir argumentos para terem êxito na política, enquanto Sócrates incentivava o pensamento crítico através de uma análise lógica, em vez da mera retórica. 
III - Com o Renascimento e as Reformas Religiosas, o modelo educacional passou a ser amplamente descentralizado e conduzido por familiares, sendo os valores religiosos progressivamente substituídos pelos novos ideais atenienses de autonomia e secularização.

Aponte a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3105996 Pedagogia
De acordo com Pierre Bourdieu, as desigualdades escolares são reflexo das desigualdades sociais. No que se refere às teorias sociais desse teórico, julgue o item a seguir, relativos às relações entre educação e sociedade.

Segundo Bourdieu, os indivíduos são caracterizados por uma bagagem socialmente herdada, a qual inclui determinados componentes objetivos, externos ao indivíduo, e que podem ser postos a serviço do sucesso escolar.
Alternativas
Q3105995 Pedagogia
De acordo com Pierre Bourdieu, as desigualdades escolares são reflexo das desigualdades sociais. No que se refere às teorias sociais desse teórico, julgue o item a seguir, relativos às relações entre educação e sociedade.

Bourdieu apresenta uma visão otimista da escolarização ao afirmar que a ampliação do acesso à escola pública contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. 
Alternativas
Q3105994 Pedagogia
De acordo com Pierre Bourdieu, as desigualdades escolares são reflexo das desigualdades sociais. No que se refere às teorias sociais desse teórico, julgue o item a seguir, relativos às relações entre educação e sociedade.

De acordo com Bourdieu, as classes médias tendem a investir sistematicamente na escolarização dos filhos, comportamento que se explica, entre outros fatores, pelas chances objetivamente superiores (em comparação com as classes populares) de os filhos das classes médias alcançarem o sucesso escolar, bem como pelas expectativas de futuro sustentadas por esse grupo social. 
Alternativas
Q3050989 Pedagogia
Assinale a afirmativa que descreve corretamente a concepção do sistema de ensino enquanto violência simbólica, proposta pela teoria crítica de Bourdieu e Passeron. 
Alternativas
Q3028936 Pedagogia
Conforme Dias e Pinto (2019), “a educação é, desde a sua gênese, objetivos e funções, um fenômeno social, estando relacionada ao contexto político, econômico, científico e cultural de uma determinada sociedade. O ato de educar é um processo constante na história de todas as sociedades, não é o mesmo em todos os tempos e lugares, e é, em sua essência, um processo social. Além disso, educação e sociedade se correlacionam porque a primeira exerce forte influência nas transformações ocorridas no âmago da segunda”. A partir dessa concepção, pode se deduzir que: 
Alternativas
Q3028935 Pedagogia
Na obra de Durkheim, “o homem encontra-se naturalmente num estado de egoísmo motivado por desejos ilimitados, necessitando ser disciplinado para tornar-se um ser social, ou seja, um ser preparado para viver em sociedade”. Nesse contexto, a educação cumpre, então, duas funções: socializar o indivíduo para integrar-se na coletividade, pela aceitação de valores e normas, e formá-lo para exercer um ofício no contexto da diferenciação de funções na divisão social do trabalho. Assim, é possível afirmar que: 
Alternativas
Q3028933 Pedagogia
Considere a afirmação:

“A educação tem duas funções principais numa sociedade capitalista: a produção das qualificações necessárias ao funcionamento da economia, e a formação de quadros e a elaboração de métodos para um controle político.”
Mészáros, in Marx e a Teoria da Alimentação, 1981.

Tendo por base as discussões referentes às concepções teóricas e práticas correlatas que fundamentam a educação, a afirmação citada indica que: 
Alternativas
Q3023515 Pedagogia

De acordo com a abordagem de Bernard Lahire, na obra “Sucesso escolar nos meios populares” (1997), analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:


I. A despeito da ausência de capital cultural ou de uma ação voluntária de transmissão de um capital cultural existente, os conhecimentos escolares podem ser apropriados pelas crianças, e tal processo pode ser sociologicamente analisado.


PORQUE


II. Há casos específicos passíveis de compreensão pela Sociologia sem dispersar as razões ou disseminar as causas ao infinito.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Q2612105 Pedagogia

Ao analisar a construção social do conhecimento, em quais situações as representações sociais tornam-se objetivas?

Alternativas
Ano: 2024 Banca: NC-UFPR Órgão: UFPR Prova: NC-UFPR - 2024 - UFPR - Pedagogo |
Q2568754 Pedagogia
A “sociologia da reprodução” tipifica a forma com que uma certa sociologia hegemônica se apropria do objeto de educação escolar, vendo nele uma engrenagem organizada para a reprodução de estruturas sociais desiguais. Fundamentando-se nos aspectos sociológicos da educação, é correto afirmar: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: D
5: D
6: A
7: A
8: C
9: B
10: B
11: C
12: E
13: C
14: C
15: E
16: C
17: A
18: A
19: A
20: C