Questões de Concurso
Sobre teorias do desenvolvimento e da aprendizagem em pedagogia
Foram encontradas 2.241 questões
Os componentes humanos que formam o indivíduo, desde os fatores biológicos, psicológicos e sociais, são responsáveis por estruturar sua aprendizagem desde a fase infantil à adulta. Acerca da evolução do processo de aprendizagem, faça a correlação entre as colunas I e II:
Coluna I
1.Criança.
2.Adolescente.
3.Adulto.
Coluna II
a. Questionamentos que levam a maior nível de criticidade e organização de ideias e formulações.
b. É necessário um interventor para que organize ideias ainda não estruturadas.
c. A partir das vivências e experiências, consegue defender ideias, aceitar outras ou não, e fazer paralelos entre o novo e o já presenciado.
Correlacione as colunas I e II, e assinale a alternativa CORRETA.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985
Desse modo, a evolução da escrita não é linear; mas permeada e movida por:
Para a Teoria Cognitivista, a escola deve:
I. Estimular a solução de problemas, aproximar o ensino da vida real.
II. Deixar margem para a independência, apresentar a matéria em forma de problema.
III. Utilizar uma linguagem acessível, favorecer o trabalho em grupo.
IV. Promover a satisfação dos alunos em relação aos interesses por eles apresentados, mas também de atender as exigências da sociedade, tudo isso num processo onde todos participam ativamente da construção do conhecimento, recebendo-o e promovendo-o.
São corretas:
Julgue as seguintes afirmativas sobre aprendizagem, segundo Piaget:
I. De acordo com Piaget, as crianças possuem um papel ativo na construção de seu conhecimento, de modo que o termo construtivismo ganha muito destaque em seu trabalho.
II. O desenvolvimento cognitivo se dá por assimilação e acomodação.
III. Quando a pessoa não consegue assimilar determinada situação, podem ocorrer dois processos: a mente desiste ou se modifica.
IV. Se modificar, ocorre então a acomodação, levando a construção de novos esquemas de assimilação e resultando no processo de desenvolvimento cognitivo.
São corretas:
I – Estágio sensório-motor – os esquemas de inteligência sensório-motora ainda não podem ser compreendidos como conceitos, uma vez que eles não são passíveis de manipulação por um pensamento, e que só entram em jogo no momento de sua utilização prática e material.
II – Estágio pré-operatório - marcado pelas funções simbólicas, pela capacidade de representar e reconhecer objetos e acontecimentos por meio das palavras/linguagem.
III – Estágio operatório concreto - possibilidade de um conhecimento mais compatível em termos de lógica convencional com o mundo real.
IV – Estágio operatório formal - caracteriza o início da adolescência entre onze e doze anos anos, estendendo-se até a vida adulta, onde se desenvolve a capacidade de abstrair e gerar hipótese sobre o mundo e sobre a sociedade de maneira contextual.
É verdadeiro o que se afirma em:
Uma professora de educação infantil, ao observar o comportamento de uma criança de 4 anos durante suas atividades diárias, percebe que a criança interage principalmente com os objetos e colegas de forma não verbal. Em momentos de frustração ou alegria, a criança expressa-se através de sons como balbucios, risos e até mesmo choro.
Com base nesse cenário, assinale a alternativa que descreve a ação pedagógica da professora alinhada aos pressupostos teóricos de Vygotsky.
I.Jean Piaget propôs estágios sequenciais do desenvolvimento cognitivo, nos quais as crianças constroem seu entendimento do mundo por meio da interação com o ambiente.
II.Lev Vygotsky destacou a importância das interações sociais e do contexto sociocultural no desenvolvimento, introduzindo o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal.
III.A abordagem de Vygotsky considera o desenvolvimento cognitivo um processo autônomo, sem dependência de interações sociais.
Está correto o que se afirma em:
Em uma atividade de reconto de histórias, Carolina observa que um dos alunos, Lucas, após ouvir a narrativa, levanta-se e começa a fazer gestos no ar, como se estivesse desenhando o que ouviu. Ao ser questionado pela professora sobre o que estava fazendo, Lucas responde: "Estou escrevendo a história com meus dedos!"
A partir dessa experiência, Carolina começa a refletir sobre o processo de alfabetização e como as crianças desenvolvem habilidades relacionadas à leitura e à escrita bem antes de estarem formalmente alfabetizadas.
Com base na perspectiva de Vygotsky sobre o desenvolvimento da linguagem escrita, a estratégia CORRETA para potencializar o processo de alfabetização em crianças como Lucas, é: