Questões de Concurso
Sobre zabala em pedagogia
Foram encontradas 122 questões
Nesse contexto, assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações:
(__)O registro da aprendizagem dos alunos, sendo utilizado como um instrumento no processo de avaliação, permite ao professor a reflexão sobre sua prática, na busca de melhorar o processo de ensino aprendizagem.
(__)O registro realizados pelos professores alfabetizadores, que contemplam o processo de aprendizagem dos alunos, atua como um instrumento de avaliação, tanto da postura profissional do professor, quanto do nível de desenvolvimento da turma.
(__)O docente que utiliza desse recurso, consegue realizar uma radiografia de sua aula, de sua sala, sabendo em que pontos deve, ou não, interferir.
(__)O professor alfabetizador, ao fazer os registros de aprendizagem dos alunos, está, ao mesmo tempo, avaliando e refletindo sobre suas próprias práticas pedagógicas como também analisando e refletindo sobre as dificuldades e êxitos de seus alunos.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Para Zabala (2017), os conteúdos de aprendizagem podem ser entendidos como instrumentos de explicitação das intenções educativas em contextos analíticos concretos como a sala de aula. Nesta, estão presentes os livros didáticos, que por serem o principal material didático utilizado nas escolas brasileiras de Educação Básica, se constituem um poderoso mecanismo de seleção e de organização dos conteúdos e métodos de ensino (VIANA; MARTINS, 2020). O gráfico abaixo mostra a distribuição da tipologia de conteúdos de física identificados em livros didáticos da Educação Básica aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD).
A partir desse contexto, assinale a alternativa CORRETA.
Na obra A prática educativa: como ensinar (2002), Zabala discute a necessidade de instrumentos teóricos que façam com que a análise da prática seja realmente reflexiva e resume esses instrumentos na função social do ensino e no conhecimento do como se aprende. O autor faz referência a quatro fontes do currículo: a sociológica ou socioantropológica, a epistemológica, a didática e a psicológica e adverte que “nem todas elas se situam no mesmo plano.” As fontes psicológica e didática, explica Zabala, estão estreitamente inter-relacionadas, e, “nesta perspectiva integradora, o conhecimento, que provém da fonte psicológica, sobre os níveis de desenvolvimento, os estilos cognitivos, os ritmos de aprendizagem, as estratégias de aprendizagem, etc., é essencial para precisar as referências que se devem levar em conta ao
A supervisora de ensino Ana Maria tem recebido reclamações constantes dos professores da escola Z, pois os casos de indisciplina não lhes permite ensinar. Muitos alunos recusam-se a ficar sentados nas cadeiras e a ouvir o que os professores falam. Ao discutirem coletivamente a situação, a supervisão e o corpo docente concluíram, com fundamento em Zabala (2002), que deveriam repensar a organização do tempo e do espaço escolares. Isso porque, para o autor, nossa tradição escolar é herdada de um ensino centrado nos conteúdos factuais e conceituais de modo que as características físicas da maioria das escolas são determinadas
Sofia, estudando para o concurso de Supervisor Escolar de Atendimento Educacional Especializado do Município de São Roque, leu a obra “A prática educativa: como ensinar” (Zabala, 2002). Nela, tomou conhecimento de que “A tendência habitual de situar os diferentes conteúdos de aprendizagem sob a perspectiva disciplinar tem feito com que a aproximação à aprendizagem se realize segundo eles pertençam à disciplina ou à área: matemática, língua, música, geografia, etc., criando, ao mesmo tempo, certas didáticas específicas de cada matéria. Se mudarmos de ponto de vista e, em vez de nos fixarmos na classificação tradicional dos conteúdos por matéria, os considerarmos segundo a tipologia conceitual, procedimental e atitudinal, poderemos ver que existe __________, pelo fato de serem conceitos, fatos, métodos, procedimentos, atitudes, etc., e não pelo fato de estarem adstritos a uma ou outra disciplina.”
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto.
Assinale a alternativa condizente à posição do autor sobre essa temática.
Assinale a opção que descreve corretamente uma das etapas constituintes da Avaliação Formativa.
Julgue o item subsequente.
Analise as afirmativas a seguir sobre o ensino dos conteúdos:
I. O ensino de conteúdos factuais tem como atividades fundamentais os exercícios de repetição e o uso de estratégias que fortaleçam as repetições por organizações significativas ou associações.
II. O ensino de conteúdos atitudinais exige atividades de pouca complexidade em relação aos outros tipos de conteúdo e abrange, em sua totalidade, as mesmas estratégias dos conteúdos de caráter conceitual.
III. O ensino de conteúdos procedimentais implica a realização de exercícios repetitivos das diversas ações que compõem os procedimentos, as técnicas ou estratégias, sem necessidade de prática guiada.
IV. O ensino de conceitos e princípios implica em atividades que propiciem reconhecer os conhecimentos prévios, garantir que a significância e a funcionalidade sejam adequadas ao nível de desenvolvimento, promover uma atividade mental, entre outras.
São características tipológicas dos conteúdos pontuadas por Zabala (1998) as afirmativas
ZABALA, Antoni. A prática pedagógica: como ensinar. Porto Alegre: Artmed. 1998, p. 63.
A partir do excerto, pode-se afirmar que, nas sequências didáticas que se proponham a seguir o que foi indicado no texto, será necessário incluir:
( ) Se dá de forma atenta às diversidades dos alunos e ao contexto sócio-cultural em que vivem.
( ) Não visa a obtenção de resultados pré-determinados, ainda que se comprometa com princípios de universalização e homogeneização.
( ) Ignora capacidades cognitivas e centra-se no desenvolvimento de outras habilidades e competências dos alunos (tais como, por exemplo, aquelas sociais e criativas).
( ) Favorece o conhecimento de como cada aluno aprende, e assim permite a ampliação das possibilidades de ampliação da qualidade do ensino.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
No contexto construtivista de ensino, a interação direta entre alunos e professor tem que permitir a este, tanto quanto for possível, o controle cuidadoso dos processos que os alunos e alunas vão realizando na aula. (1ª parte). O controle e uma intervenção diferenciada, coerentes com o que os alunos desvelam, tornam necessária a observação do que vai acontecendo. (2ª parte). Na boa lógica construtivista, parece mais adequado pensar numa organização que favoreça as interações em diferentes níveis: em relação ao grupo-classe, quando de uma exposição; em relação aos grupos de alunos, quando a tarefa o requeira ou o permita; interações individuais, que permitam ajudar os alunos de forma mais específica; etc. (3ª parte).
Quais partes estão corretas?