Questões de Concurso Comentadas sobre zabala em pedagogia

Foram encontradas 115 questões

Q3089200 Pedagogia
Segundo Zabala (1998), na prática de ensino, a sequência de atividades propostas pelo professor pode favorecer o maior ou menor grau de uma significativa aprendizagem pelo aluno. A partir dessa premissa, analise o exemplo a seguir sobre a sequência didática de uma aula:

1. Apresentação, por parte do professor, de uma situação problemática relacionada a um tema.
2. Diálogo entre professor e alunos para busca de soluções.
3. Exposição do conceito.
4. Generalização das conclusões.
5. Aplicação.
6. Exercitação.
7. Prova ou exame.
8. Avaliação.

Sobre as propostas das atividades da aula acima, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q3065003 Pedagogia
A avaliação, a reflexão e a aprendizagem, têm adquirido grande enfoque nos últimos anos, e isso "[...] nos remete a necessidade de buscar instrumento de coleta e análise de informação referente às próprias práticas que nos permita revisá-las e reajustá-las, se for preciso" (ZABALZA, 2004, p. 27).

Nesse contexto, assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações:

(__)O registro da aprendizagem dos alunos, sendo utilizado como um instrumento no processo de avaliação, permite ao professor a reflexão sobre sua prática, na busca de melhorar o processo de ensino aprendizagem.
(__)O registro realizados pelos professores alfabetizadores, que contemplam o processo de aprendizagem dos alunos, atua como um instrumento de avaliação, tanto da postura profissional do professor, quanto do nível de desenvolvimento da turma.
(__)O docente que utiliza desse recurso, consegue realizar uma radiografia de sua aula, de sua sala, sabendo em que pontos deve, ou não, interferir.
(__)O professor alfabetizador, ao fazer os registros de aprendizagem dos alunos, está, ao mesmo tempo, avaliando e refletindo sobre suas próprias práticas pedagógicas como também analisando e refletindo sobre as dificuldades e êxitos de seus alunos.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Alternativas
Q3031779 Pedagogia
De acordo com os estudos de Zabala (1998), a interdisciplinaridade pode ser definida como:
Alternativas
Q2525553 Pedagogia
Zabala (1998), ao discutir a função social da escola, toma como referência o agrupamento de capacidades proposto por César Coll: capacidades cognitivas ou intelectuais, motoras, de equilíbrio e autonomia pessoal (afetivas), de relação interpessoal e de inserção e atuação social.

Assinale a alternativa condizente à posição do autor sobre essa temática.
Alternativas
Q2343548 Pedagogia
Para ensinar conteúdos procedimentais, Zabala (1998) diz que “o dado mais relevante é determinado pela necessidade de realizar exercícios suficientes e progressivos das diferentes ações que formam os procedimentos, as técnicas ou estratégias”. Analise as afirmativas a seguir e assinale aquela que NÃO representa uma condição determinada para as sequências didáticas dos conteúdos procedimentais: 
Alternativas
Q2205512 Pedagogia
Zabala (1998) afirma e defende que “se os referenciais para a determinação do modelo de intervenção pedagógica variam, de maneira que a função social do ensino amplia suas perspectivas e adquire um papel mais global que abarque todas as capacidades da pessoa desde uma proposta de compreensividade e de formação integral, e a concepção da aprendizagem que as fundamenta é a construtivista”, estaremos impulsionados a
Alternativas
Q2204828 Pedagogia
No entendimento de Zabala (1998), a avaliação que busca o conhecimento de como cada aluno aprende ao longo do processo de ensino/aprendizagem, para se adaptar às novas necessidades que se colocam, é o que se pode, corretamente, denominar de avaliação
Alternativas
Q2203866 Pedagogia
Segundo Antoni Zabala, a Avaliação Formativa é uma abordagem que leva em conta a diversidade dos processos de aprendizagem. Ela contrapõe-se, assim, ao modelo avaliativo que está a serviço da uniformização dos alunos.
Assinale a opção que descreve corretamente uma das etapas constituintes da Avaliação Formativa. 
Alternativas
Q2167353 Pedagogia
Prevenir a violência na escola e fora dela, lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais e participar da criação de regras de vida comum referentes à disciplina na escola, às sanções e à apreciação da conduta fazem parte de qual competência definida por Philippe Perrenoud? 
Alternativas
Q2163582 Pedagogia

Julgue o item subsequente.

Jean Piaget é considerado o criador do construtivismo. Ele acreditava que o aluno constrói o seu próprio aprendizado. 
Alternativas
Q2122452 Pedagogia

Analise as afirmativas a seguir sobre o ensino dos conteúdos:


I. O ensino de conteúdos factuais tem como atividades fundamentais os exercícios de repetição e o uso de estratégias que fortaleçam as repetições por organizações significativas ou associações.


II. O ensino de conteúdos atitudinais exige atividades de pouca complexidade em relação aos outros tipos de conteúdo e abrange, em sua totalidade, as mesmas estratégias dos conteúdos de caráter conceitual.


III. O ensino de conteúdos procedimentais implica a realização de exercícios repetitivos das diversas ações que compõem os procedimentos, as técnicas ou estratégias, sem necessidade de prática guiada.


IV. O ensino de conceitos e princípios implica em atividades que propiciem reconhecer os conhecimentos prévios, garantir que a significância e a funcionalidade sejam adequadas ao nível de desenvolvimento, promover uma atividade mental, entre outras.


São características tipológicas dos conteúdos pontuadas por Zabala (1998) as afirmativas

Alternativas
Q2021910 Pedagogia
“Expressada de forma muito sintética (...), a aprendizagem é uma construção pessoal que cada menino e cada menina realizam graças à ajuda que recebem de outras pessoas. Esta construção, através da qual podem atribuir significado a um determinado objeto de ensino, implica a contribuição por parte da pessoa que aprende, de seu interesse e disponibilidade, de seus conhecimentos prévios e de sua experiência. Em tudo isto desempenha um papel essencial a pessoa especializada, que ajuda a detectar um conflito inicial entre o que já se conhece e o que se deve saber, que contribui para que o aluno se sinta capaz e com vontade de resolvê-lo, que propõe o novo conteúdo como um desafio interessante, cuja resolução terá alguma utilidade, que intervém de forma adequada nos progressos e nas dificuldades que o aluno manifesta, apoiando-o e prevendo, ao mesmo tempo, a atuação autônoma do aluno. É um processo que não só contribui para que o aluno aprenda certos conteúdos, mas também faz com que aprenda a aprender e que aprenda que pode aprender. Sua repercussão não se limita ao que o aluno sabe, igualmente influi no que sabe fazer e na imagem que tem de si mesmo.”
ZABALA, Antoni. A prática pedagógica: como ensinar. Porto Alegre: Artmed. 1998, p. 63.
A partir do excerto, pode-se afirmar que, nas sequências didáticas que se proponham a seguir o que foi indicado no texto, será necessário incluir: 
Alternativas
Q1884017 Pedagogia
Para Zabala (2010), uma perspectiva social da educação tem como finalidade a formação integral e ampla dos sujeitos. Assumir esse modelo formativo exige que os pressupostos sobre a avaliação tenham como objeto os processos de ensino e de aprendizagem. Em relação à avaliação, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Se dá de forma atenta às diversidades dos alunos e ao contexto sócio-cultural em que vivem.
( ) Não visa a obtenção de resultados pré-determinados, ainda que se comprometa com princípios de universalização e homogeneização.
( ) Ignora capacidades cognitivas e centra-se no desenvolvimento de outras habilidades e competências dos alunos (tais como, por exemplo, aquelas sociais e criativas).
( ) Favorece o conhecimento de como cada aluno aprende, e assim permite a ampliação das possibilidades de ampliação da qualidade do ensino.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1884016 Pedagogia
Analise o conjunto de sentenças abaixo considerando a interação professor/aluno, conforme Zabala (2010):

No contexto construtivista de ensino, a interação direta entre alunos e professor tem que permitir a este, tanto quanto for possível, o controle cuidadoso dos processos que os alunos e alunas vão realizando na aula. (1ª parte). O controle e uma intervenção diferenciada, coerentes com o que os alunos desvelam, tornam necessária a observação do que vai acontecendo. (2ª parte). Na boa lógica construtivista, parece mais adequado pensar numa organização que favoreça as interações em diferentes níveis: em relação ao grupo-classe, quando de uma exposição; em relação aos grupos de alunos, quando a tarefa o requeira ou o permita; interações individuais, que permitam ajudar os alunos de forma mais específica; etc. (3ª parte).

Quais partes estão corretas?
Alternativas
Q1859740 Pedagogia
O termo “conteúdo” normalmente sempre foi utilizado para expressar os conhecimentos das matérias ou disciplinas clássicas. Segundo Zabala (1998), os conteúdos de aprendizagem não devem se reduzir às contribuições das disciplinas ou matérias tradicionais. Ou seja, durante o processo de ensino o professor deve considerar 
Alternativas
Q1840847 Pedagogia
Zabala (1998, p.139) menciona que os conteúdos “têm mais potencialidade de uso e de compreensão quanto mais relacionados estejam entre si”. Sobre as formas de organizar os conteúdos, conforme o autor, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1808225 Pedagogia
As capacidades definidas nos objetivos educativos são o referencial básico de todo processo de ensino e, portanto, da avaliação. (...) Quando se considera que um aluno tem que conhecer um fato, o nome da capital de um determinado país, a descrição de um acontecimento ou a relação das obras mais importantes de um determinado escritor, pretende-se que ele saiba dizer com a máxima fidelidade o que está sendo cobrado. (ZABALA, Antoni. A Prática Educativa - Como ensinar. Editora ARTMED. Porto Alegre.p.202.)
O enunciado permite identificar o seguinte tipo de Avaliação dos conteúdos:
Alternativas
Q1788196 Pedagogia
Segundo Zabala (1998), quando PROFESSOR a formação - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA integral é a principal do ensino, considerase como pressuposto da avaliação:
Alternativas
Q1816862 Pedagogia
As sequências didáticas, como conjuntos de atividades, nos oferecem uma série de oportunidades comunicativas, mas que por si mesmas não determinam o que constitui a chave de todo o ensino: as relações que se estabelecem com os professores, os alunos e os conteúdos de aprendizagem. Segundo Zabala:
Alternativas
Q1759198 Pedagogia

Para Zabala (1998) “a tipologia dos conteúdos pode nos servir de instrumento para definir as diferentes posições sobre o papel que deve ter o ensino. Portanto, num ensino que propõe a formação integral a presença dos diferentes tipos de conteúdos estará equilibrada”.

Em relação à tipologia dos conteúdos, segundo Zabala, é correto afirmar que conteúdo

Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: D
4: C
5: E
6: C
7: D
8: A
9: D
10: C
11: C
12: D
13: E
14: B
15: C
16: D
17: A
18: B
19: D
20: B