Questões de Concurso
Sobre ergonomia na psicologia em psicologia
Foram encontradas 92 questões
A implementação efetiva da Psicologia do trabalho destaca-se na priorização do bem-estar dos colaboradores, relegando lucro, produtividade e resultados a metas secundárias. Ao assegurar a saúde no ambiente laboral, os psicólogos direcionam esforços na seleção do candidato ideal, promovendo a satisfação do colaborador com o ambiente e condições de trabalho. Com habilidade, desenvolvem treinamentos e estratégias para resolver conflitos internos, gerenciando complexidades com ajustes frequentes. Assim, os psicólogos do trabalho emergem como peças-chave para o sucesso organizacional.
Leia as afirmativas a seguir:
I. São exemplos de risco ergonômico: levantamento de peso, ritmo de trabalho excessivo, monotonia, repetitividade e postura inadequada.
II. O assédio moral no trabalho é um fator que não possui relação com a qualidade de vida do trabalhador ou com o estresse no ambiente de trabalho.
Marque a alternativa CORRETA:
A ergonomia da atividade é uma disciplina que se dedica exclusivamente ao estudo das condições físicas/ambientais de trabalho e da avaliação de mobiliário adequado aos postos de trabalho.
Em psicopatologia do trabalho, as vivências de sofrimento podem ser conceituadas como sentimentos de desgaste (desânimo, cansaço, ansiedade, frustração, tensão emocional, sobrecarga e estresse no trabalho) e de desvalorização (sentir-se incompetente diante das pressões para atender as exigências de desempenho e produtividade).
Em psicopatologia do trabalho, as vivências de prazer no trabalho podem ser conceituadas como sentimentos de realização (gratificação, orgulho e identificação com um trabalho que atende às necessidades profissionais) e de liberdade (sentir-se livre para pensar, organizar e falar sobre o trabalho).
Em ergonomia da atividade, constata-se uma forte ênfase na produtividade como uma premissa principal de intervenção nos ambientes de trabalho.
O texto acima se refere à(s)
I O indivíduo é a variável de ajuste. II As exigências do trabalho levam os trabalhadores a utilizarem estratégias operatórias. III As estratégias de compensação podem ser benéficas à saúde. IV O trabalho prescrito nunca corresponde ao trabalho real.
A quantidade de itens certos é igual a
A análise ergonômica do trabalho possui algumas etapas:
( ) Explicitação da demanda do estudo. ( ) Análise das tarefas, atividades e situações de trabalho. ( ) Discussão e restituição dos resultados aos trabalhadores envolvidos. ( ) Recomendações ergonômicas específicas para os postos avaliados. ( ) Avaliação e revisão das intervenções efetuadas com a participação dos trabalhadores, supervisores e gerentes. ( ) Avaliação da eficiência das recomendações.
A alternativa que apresenta de forma CORRETA a classificação das afirmações acima é:
O uso da ergonomia da atividade e da aplicação do seu método — a análise ergonômica do trabalho (AET) — tem-se revelado promissor nos contextos corporativos e normativos. Transformar a própria AET em objeto de reflexão mais aprofundada certamente contribui para aprimorar a sua aplicação nos contextos corporativos. Acerca da ergonomia da atividade e da psicopatologia do trabalho, julgue o item subsequentem.
A AET é realizada sob uma perspectiva de progressividade e
seletividade, desdobrando-se em cinco etapas: análise da
demanda; análise da tarefa; análise da atividade; diagnóstico;
e recomendações.
O uso da ergonomia da atividade e da aplicação do seu método — a análise ergonômica do trabalho (AET) — tem-se revelado promissor nos contextos corporativos e normativos. Transformar a própria AET em objeto de reflexão mais aprofundada certamente contribui para aprimorar a sua aplicação nos contextos corporativos. Acerca da ergonomia da atividade e da psicopatologia do trabalho, julgue o item subsequentem.
Para a ergonomia da atividade, o bem-estar do trabalhador é
preponderante em relação à eficiência organizacional, o que
significa que essa eficiência não é mensurada pelos estudos
da área.
A respeito da psicodinâmica do trabalho e da prevenção de saúde do trabalhador, julgue o item.
A abordagem de qualidade de vida no trabalho (QVT) é
contrária ao que preconiza a ergonomia, que possui um
enfoque assistencialista e é de natureza paliativa.
Com relação a esse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
No contexto da organização em que a paciente é
empregada, é correto afirmar que intervenções com
base na psicodinâmica do trabalho e na ergonomia da
atividade poderiam gerar benefícios para o bem-estar
geral dos trabalhadores daquele contexto.