Questões de Concurso
Sobre psicodinâmica do trabalho em psicologia
Foram encontradas 305 questões
Dadas as afirmativas sobre as Clínicas do Trabalho,
I. As Clínicas do Trabalho surgem como uma reação à ergonomia de tradição francesa a qual seria, segundo a crítica, incapaz de operar a distinção entre o trabalho prescrito e o trabalho real, isto é, o trabalho que efetivamente é realizado.
II. A Psicodinâmica do Trabalho, proposta por Cristopher Dejours, é tributária da tradição psicanalítica e afirma um sujeito cindido por conflitos intrapsíquicos em que sofrimento e prazer são igualmente atuantes nas relações de trabalho.
III. Na clínica da atividade, proposta por Yves Clot, o sujeito é atravessado por forças sócio-históricas, por gêneros discursivos, no contexto dos quais ele faz uma apropriação subjetivizante (singularizante e personalizante).
IV. As Clínicas do Trabalho reconhecem três tipos de patologias do trabalho: da atividade - transtornos músculo-esqueléticos, estresse, fadiga; da solidão - ligada à fragilização dos coletivos no mundo do trabalho; e patologias da violência ligadas às diversas formas de assédio e de humilhação no ambiente laboral.
verifica-se que está/ão correta/s
A atuação do psicólogo em organizações envolve o estudo das relações entre o trabalho e a saúde mental dos trabalhadores, alinhando-se prevenção e identificação de fatores de risco a aspectos psicossociais do trabalho. A respeito desse assunto, julgue o item seguinte.
A psicodinâmica do trabalho busca compreender como os indivíduos constroem significados e sentidos em relação ao trabalho e como esses significados afetam sua subjetividade e sua saúde.
1. A psicopatologia busca compreender as origens, sintomas e desenvolvimento dos transtornos mentais, considerando fatores biológicos, psicológicos e sociais.
2. A psicodinâmica enfatiza a influência dos processos inconscientes, como desejos reprimidos e conflitos intrapsíquicos, no comportamento.
3. As abordagens psicodinâmicas sugerem que a maior parte dos transtornos mentais se origina de experiências traumáticas na infância.
4. A psicopatologia se limita ao estudo dos sintomas e à classificação diagnóstica, sem considerar os processos subjacentes.
5. A psicodinâmica e a psicopatologia compartilham o objetivo de tratar o comportamento desadaptativo por meio da modificação dos padrões de pensamento e crenças.
Alternativas:
Segundo a classificação de Seligman-Silva, o mecanismo pelo qual o trabalhador impede a manifestação dos seus próprios sentimentos, por palavras ou ações, denomina-se
As estratégias defensivas que os trabalhadores constroem têm por finalidade a
As quatro proposições, a seguir, se referem ao contexto de constituição do campo da saúde do trabalhador no Brasil, ao longo dos anos 90, do século XX.
I - Ainda persiste uma não-sensibilização dos profissionais de saúde da rede básica para os problemas de saúde relacionados com o trabalho.
II - Os sindicatos se interessam pela questão da saúde do trabalhador, mas em geral, as lutas se traduzem em demandas por mais remédios, mais consultas, em conformidade com os interesses da iniciativa privada.
III - O movimento sindical conseguiu definir uma estratégia global de enfrentamento das questões relativas à saúde do trabalhador, numa via diferente da compensação financeira, mercantilista.
IV - Em nível institucional, as instâncias que atuam nesse campo conquistaram uma boa articulação entre si, apesar da luta de poder.
Com base nestas proposições e considerando V (verdadeiro) e F (falso), assinale a alternativa que corresponde à seqüência correta:
A produção do conhecimento no campo da saúde e do trabalho tem ganhado força nos últimos anos no Brasil. O foco na elucidação e na compreensão das estratégias utilizadas pelos trabalhadores para se manterem saudáveis no contexto de trabalho caracteriza uma intervenção baseada na abordagem da
Segundo Dejours (1987), para os trabalhadores corresponderem às expectativas da organização e não adoecerem, eles utilizam estratégias de enfrentamento contra o sofrimento:
Ao longo do tempo, o mundo do trabalho sofreu profundas mudanças. Além disso, à competitividade no mercado de trabalho soma-se o medo do desemprego, induzindo as pessoas a se submeterem a condições desumanas de trabalho. As mulheres entre 31 e 40 anos são as mais afetadas profissionalmente no processo de adoecimento ( Carreiro, Ferreira Filha, Lazarte et al).
Portanto, os fatores predominantes do adoecimento são:
Considerando as discussões em torno da relação entre doença e trabalho, utilize os conceitos apresentados pela Psicodinâmica do Trabalho para analisar as seguintes proposições:
I. A etiologia de doenças relacionadas ao trabalho pode ter componentes biológicos significativos, embora os aspectos psicossociais também desempenhem um papel crucial na manifestação de sintomas em ambientes laborais.
II. O reconhecimento do sofrimento no trabalho e sua transformação em patologia são influenciados pela falta de espaço para discussão e legitimação desse sofrimento dentro da organização.
III. A invisibilização das condições de trabalho como fatores contribuintes para a doença pode reforçar o estigma associado às patologias laborais, potencializando o sofrimento do trabalhador.
IV. A negação do sofrimento e a manutenção das condições adversas no ambiente de trabalho, sem a devida atenção às suas consequências psicológicas, podem levar ao desenvolvimento de mecanismos de defesa disfuncionais.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S):
A Psicodinâmica do Trabalho enfrenta diversos desafios no ambiente organizacional, sendo um dos principais a dificuldade de promover um espaço de escuta.
Assinale a frase que exemplifica um contexto organizacional que, muitas vezes, esconde o sofrimento dos trabalhadores.