Questões de Concurso
Sobre psicodinâmica do trabalho em psicologia
Foram encontradas 303 questões
Historicamente a organização do trabalho é marcada pela busca de produtividade e economicidade, tendo o seu conceito evoluído desde os paradigmas dos princípios da administração científica até os novos paradigmas estabelecidos nos campos de conhecimento da ergologia, ergonomia e psicodinâmica do trabalho. A definição de organização do trabalho que se enquadra segundo o campo de conhecimento da psicodinâmica do trabalho é:
Assinale a opção que indica a denominação dessa abordagem.
Com relação ao conjunto de teorias compreendidas como clínicas do trabalho, delimitadas no campo da psicologia organizacional e do trabalho, julgue o item subsequente.
A psicodinâmica do trabalho, desenvolvida por Christophe Dejours, prevê uma prática de intervenção que permite aos trabalhadores a tomada de consciência dos processos enfrentados no trabalho e possibilita uma modificação da relação subjetiva dos trabalhadores com seu próprio trabalho.
A construção de uma intervenção psicológica relativa a questões de trabalho, tendo como base a Psicodinâmica do Trabalho, suscita diversos questionamentos e problematizações para aqueles profissionais da psicologia que se propõem a atuar nesses contextos.
Assinale a alternativa que apresenta os principais elementos para que uma intervenção, realizada em uma situação específica de trabalho, a partir da Psicodinâmica do Trabalho, seja bem-sucedida.
Dadas as afirmativas sobre as Clínicas do Trabalho,
I. As Clínicas do Trabalho surgem como uma reação à ergonomia de tradição francesa a qual seria, segundo a crítica, incapaz de operar a distinção entre o trabalho prescrito e o trabalho real, isto é, o trabalho que efetivamente é realizado.
II. A Psicodinâmica do Trabalho, proposta por Cristopher Dejours, é tributária da tradição psicanalítica e afirma um sujeito cindido por conflitos intrapsíquicos em que sofrimento e prazer são igualmente atuantes nas relações de trabalho.
III. Na clínica da atividade, proposta por Yves Clot, o sujeito é atravessado por forças sócio-históricas, por gêneros discursivos, no contexto dos quais ele faz uma apropriação subjetivizante (singularizante e personalizante).
IV. As Clínicas do Trabalho reconhecem três tipos de patologias do trabalho: da atividade - transtornos músculo-esqueléticos, estresse, fadiga; da solidão - ligada à fragilização dos coletivos no mundo do trabalho; e patologias da violência ligadas às diversas formas de assédio e de humilhação no ambiente laboral.
verifica-se que está/ão correta/s
A atuação do psicólogo em organizações envolve o estudo das relações entre o trabalho e a saúde mental dos trabalhadores, alinhando-se prevenção e identificação de fatores de risco a aspectos psicossociais do trabalho. A respeito desse assunto, julgue o item seguinte.
A psicodinâmica do trabalho busca compreender como os indivíduos constroem significados e sentidos em relação ao trabalho e como esses significados afetam sua subjetividade e sua saúde.
1. A psicopatologia busca compreender as origens, sintomas e desenvolvimento dos transtornos mentais, considerando fatores biológicos, psicológicos e sociais.
2. A psicodinâmica enfatiza a influência dos processos inconscientes, como desejos reprimidos e conflitos intrapsíquicos, no comportamento.
3. As abordagens psicodinâmicas sugerem que a maior parte dos transtornos mentais se origina de experiências traumáticas na infância.
4. A psicopatologia se limita ao estudo dos sintomas e à classificação diagnóstica, sem considerar os processos subjacentes.
5. A psicodinâmica e a psicopatologia compartilham o objetivo de tratar o comportamento desadaptativo por meio da modificação dos padrões de pensamento e crenças.
Alternativas:
Considerando as discussões em torno da relação entre doença e trabalho, utilize os conceitos apresentados pela Psicodinâmica do Trabalho para analisar as seguintes proposições:
I. A etiologia de doenças relacionadas ao trabalho pode ter componentes biológicos significativos, embora os aspectos psicossociais também desempenhem um papel crucial na manifestação de sintomas em ambientes laborais.
II. O reconhecimento do sofrimento no trabalho e sua transformação em patologia são influenciados pela falta de espaço para discussão e legitimação desse sofrimento dentro da organização.
III. A invisibilização das condições de trabalho como fatores contribuintes para a doença pode reforçar o estigma associado às patologias laborais, potencializando o sofrimento do trabalhador.
IV. A negação do sofrimento e a manutenção das condições adversas no ambiente de trabalho, sem a devida atenção às suas consequências psicológicas, podem levar ao desenvolvimento de mecanismos de defesa disfuncionais.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S):
A Psicodinâmica do Trabalho enfrenta diversos desafios no ambiente organizacional, sendo um dos principais a dificuldade de promover um espaço de escuta.
Assinale a frase que exemplifica um contexto organizacional que, muitas vezes, esconde o sofrimento dos trabalhadores.