Questões de Concurso Sobre transtornos do neurodesenvolvimento em psicologia

Foram encontradas 398 questões

Q3115943 Psicologia
Diversos fatores podem contribuir para o desenvolvimento da deficiência intelectual, incluindo causas genéticas, ambientais e perinatais. Entre as opções abaixo, qual representa uma causa genética comum associada à deficiência intelectual?
Alternativas
Q3115941 Psicologia
Os transtornos de aprendizagem podem envolver problemas de processamento auditivo e visual, afetando a compreensão de informações escritas e faladas. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) As dificuldades de processamento auditivo podem comprometer a capacidade da criança de seguir instruções verbais complexas.
(__) Crianças com transtornos de aprendizagem que envolvem processamento visual apresentam déficits cognitivos em todas as áreas de aprendizado.
(__) Intervenções terapêuticas podem incluir estratégias para melhorar habilidades de memória auditiva e visual.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
Alternativas
Q3111722 Psicologia

Acerca do transtorno do espectro autista (TEA), julgue o próximo item.


O diagnóstico de TEA deve ser desconsiderado quando realizado na vida adulta, uma vez que, por ser um transtorno do neurodesenvolvimento, ele deve ser diagnosticado obrigatoriamente durante a infância.

Alternativas
Q3111721 Psicologia

Acerca do transtorno do espectro autista (TEA), julgue o próximo item.


O masking e o treinamento de habilidades sociais no âmbito clínico reduzem comportamentos comuns ao autismo; todavia, enquanto o treinamento de habilidades sociais promove e estimula habilidades sociais de forma terapêutica, funcional e respeitosa, o masking é uma prática que aumenta a ansiedade e gera graves prejuízos emocionais para o indivíduo com TEA. 

Alternativas
Q3075175 Psicologia
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurodesenvolvimental com etiologia multifatorial e complexa. Considerando a fisiopatologia do TEA, qual das seguintes alterações cerebrais é frequentemente associada a esse transtorno?
Alternativas
Q3064713 Psicologia
Como é denominado o ponto de encontro entre uma terminação axônica e outra célula nervosa ou entre o axônio e uma célula muscular ou glandular é?
Alternativas
Q3064700 Psicologia
“Nessa condição, os pacientes têm um problema específico: falar espontaneamente. Eles podem repetir o que lhes pedem e dar nomes às coisas quando são induzidos, mas não parecem capazes de começar a falar sozinhos. A região do cérebro afetada é responsável pela preparação e iniciação de movimentos, especialmente de movimentos sequenciais e acredita-se que esta síndrome neuropsicológica deve-se a problemas no planejamento dos movimentos necessários para falar espontaneamente e não a um problema linguístico per se. A compreensão da linguagem fica praticamente intacta. Esta síndrome “ilustra a complexa sobreposição entre linguagem e processos motores e tem contribuído positivamente para aprofundar nosso entendimento sobre a representação de processos linguísticos.”
Fonte: https://www.blogs.unicamp.br/hypercubic/2017/08/8-sindromes-neuropsicologicas-pouco-conhecidas/. Acesso em 29/9/2024. [Adaptado]
O texto acima está se referindo a qual síndrome neuropsicológica? 
Alternativas
Q3054476 Psicologia
Os transtornos do neurodesenvolvimento são condições que surgem precocemente, normalmente antes da idade escolar, e se caracterizam por déficits que impactam os funcionamentos pessoal, social, acadêmico ou profissional. Um exemplo é o transtorno específico da aprendizagem. Em relação a esse transtorno, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Surge nos primeiros anos escolares, sendo caracterizado por dificuldades duradouras e significativas nas habilidades acadêmicas fundamentais de leitura, escrita e matemática.

( ) Pode ocorrer em indivíduos com altas habilidades intelectuais, manifestando-se quando as exigências de aprendizagem ou avaliações (como testes cronometrados) criam obstáculos que a inteligência ou estratégias compensatórias não conseguem superar.

( ) O desempenho nas habilidades acadêmicas comprometidas fica dentro da média esperada para a idade e atinge um nível satisfatório com um breve reforço escolar.
Alternativas
Q3047343 Psicologia
Renato, 8 anos, vinha apresentando dificuldades no ambiente escolar e foi encaminhado para uma avaliação médica em que foi diagnosticado o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Sobre esse transtorno, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3041885 Psicologia
Julgue o item a seguir.

Os pacientes que apresentam picafagia têm uma tendência a ingerir materiais atóxicos, como papel, argila, terra, cabelo, giz, barbante ou lã. Em crianças com menos de 2 anos, esse comportamento não é considerado inadequado para o desenvolvimento, pois é comum que crianças nessa faixa etária ingiram uma variedade de objetos. A picafagia é mais prevalente durante a gestação. 
Alternativas
Q3041883 Psicologia
Julgue o item a seguir.

Estudos demonstram que, para que meninas desenvolvam o Transtorno do Espectro Autista (TEA), é necessário uma carga genética mais significativa ou variantes genéticas com impactos mais severos em comparação aos meninos. Essa constatação contribui para a compreensão da discrepância na prevalência do TEA entre os gêneros, observando-se que atualmente existem aproximadamente 3 a 4 vezes mais diagnósticos de autismo em meninos do que em meninas. 
Alternativas
Q3041876 Psicologia
Julgue o item a seguir.

De acordo com o DSM-IV, as desordens intelectuais eram agrupadas sob a denominação de Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), englobando condições como Autismo, Síndrome de Rett, Síndrome de Asperger, Síndrome de Heller, entre outras. Contudo, com a introdução do DSM-V, todas essas condições foram consolidadas sob a categoria Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo a única diferenciação realizada em termos de graus de severidade, a saber, leve, moderado e severo. 
Alternativas
Q3026568 Psicologia
Leia o texto atentamente.
    Os estudos apontam que a expressão “autismo” foi utilizada pela primeira vez em 1911, pelo psiquiatra suíço Paul Eugen Bleuler, para descrever a “fuga da realidade” observada em alguns indivíduos. O termo foi usado para designar a perda do contato com a realidade, o que acarretava uma grande dificuldade ou impossibilidade de comunicação (BRASIL, 2010). Em termos gerais, apontam-se, em muitos dos indivíduos dentro do espectro, deficits clinicamente significativos e persistentes na comunicação social e nas interações sociais, manifestados de todas as maneiras; deficits expressivos na comunicação não-verbal e verbal usadas para interação social; falta de reciprocidade socioemocional; incapacidade para desenvolver e manter relacionamentos de amizade apropriados para o estágio de desenvolvimento; padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses; comportamentos motores ou verbais estereotipados, ou comportamentos sensoriais incomuns; excessiva adesão/aderência a rotinas e a padrões ritualizados de comportamento; interesses restritos, fixos e intensos.
É verdadeiro o que se afirma sobre o texto em:
Alternativas
Q3021055 Psicologia
Entre os principais desafios atuais da atuação de Psicólogas(os) na educação está a necessidade de enfrentar o fenômeno da crescente patologização e medicalização das crianças e adolescentes. Este fenômeno pode ser explicado, do ponto de vista da maior parte da produção teórica crítica, da seguinte forma:
Alternativas
Q3019558 Psicologia
Leia com atenção o excerto abaixo:
Pessoa com síndrome clínica caracterizada por padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, que se manifestam por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns, além de excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados.
O enunciado acima é compatível com a definição de:
Alternativas
Q3016874 Psicologia
Uma adolescente demonstra dificuldade em se concentrar nas aulas e apresenta desmotivação com os estudos. Ao investigar o histórico familiar, observa-se que a mãe também apresentava tais características na mesma idade. Essa possível influência genética na predisposição à TDAH é um fator importante a ser considerado no diagnóstico e tratamento da adolescente. É a teoria da aprendizagem que oferece um modelo explicativo para essa possível hereditariedade do TDAH:
Alternativas
Q3014156 Psicologia
Considerando-se a questão etiológica, há grandes dificuldades relativas ao estabelecimento de um modelo causal do autismo, uma vez que, mesmo com acurada pesquisa diagnóstica, a inespecificidade dos dados obtidos é marcante, embora a sua associação com fatores biológicos seja indiscutível. De acordo com os níveis de gravidade dos transtornos do espectro autístico, o nível 3 apresenta a seguinte característica: 
Alternativas
Q3006575 Psicologia
Nos transtornos do espectro autista, além dos sintomas clássicos, existem funções psíquicas que são mais afetadas do que em outros transtornos. Assinale a alternativa que contempla somente funções psíquicas mais afetadas para os transtornos do espectro autista:
Alternativas
Q2847460 Psicologia
De acordo com Dalgalarrondo (2019), são fenômenos que se relacionam com o transtorno do espectro autista, exceto: 
Alternativas
Q2607845 Psicologia
Leandro tem 5 anos e não interage socialmente, além de não conseguir se expressar verbalmente, apresentando ainda importantes estereotipias comportamentais que se manifestam pela persistência no giro de objetos e adesão a rotinas ritualizadas.


Os comportamentos apresentados por Leandro são sugestivos de
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: E
4: C
5: A
6: B
7: D
8: B
9: C
10: C
11: C
12: C
13: A
14: C
15: D
16: D
17: D
18: B
19: A
20: D