Questões de Concurso
Sobre esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e transtornos delirantes em psiquiatria
Foram encontradas 832 questões
Sobre os sintomas da esquizofrenia, assinale a alternativa que não corresponde a um sintoma dessa doença:
I. As alucinações auditivas são consideradas sintomas negativos da esquizofrenia, frequentemente associadas à redução da expressividade emocional.
II. O discurso desorganizado é um dos critérios diagnósticos da esquizofrenia, manifestando-se por dificuldades na organização do pensamento e na coerência da fala.
III. A presença de alucinações auditivas, sem prejuízo no funcionamento social ou ocupacional, é suficiente para o diagnóstico de esquizofrenia.
IV. O afeto embotado é um exemplo de sintoma negativo na esquizofrenia, caracterizado por uma redução na expressão emocional.
V. Para o diagnóstico de esquizofrenia, os sintomas devem persistir por pelo menos seis meses, com um mínimo de um mês de sintomas ativos.
A sequência correta é
Sobre o transtorno psicótico breve, é correto afirmar que
Modificado de DALGALARRONDO, P. Psicopatologia. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
Com relação à esquizofrenia, avalie as afirmativas a seguir.
I. Em muitos pacientes há aumento da experiência e da expressão emocional. Em contraste, os indivíduos podem apresentar redução da reatividade emocional (vista também como uma dimensão dos sintomas negativos). Essa combinação tem sido denominada de “paradoxo emocional da esquizofrenia”.
II. Além da hipótese dopaminérgica clássica da esquizofrenia, são crescentes as evidências de que a fisiopatologia do transtorno também é composta pela hiperatividade de receptores serotoninérgicos 2A (5HT2A) corticais, assim como pela hipoatividade de que receptores N-metil-D-aspartato (NMDA) em sinapses críticas pré-frontais.
III. O suicídio é a principal causa de morte de indivíduos com esquizofrenia abaixo dos 35 anos, sendo de 9 a 13% a taxa de suicídio durante a vida
IV. O início da esquizofrenia tende a ocorrer mais tardiamente em mulheres do que em homens, sendo que a maioria das mulheres desenvolve os sintomas na meia idade, por volta dos 45 anos.
V. Todos os antipsicóticos, inclusive os atípicos, podem causar discinesia tardia.
Estão corretas as afirmativas
Assinale a alternativa que apresenta os sintomas mais frequentes de uma psicose secundária a substâncias psicoativas e os sintomas que se seguem ao seu uso abusivo.
I. A presença de pelo menos dois sintomas principais, como delírios, alucinações ou discurso desorganizado, é necessária por pelo menos um mês.
II. Os sintomas devem causar impacto significativo no funcionamento ocupacional, social ou pessoal do indivíduo.
III. É obrigatório que o quadro se manifeste antes dos 18 anos de idade.
IV. O transtorno não deve ser atribuído ao uso de substâncias ou a outra condição médica.
Estão corretas as afirmativas:
A respeito da psicopatologia do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) evidenciado no caso clínico descrito, assinale a alternativa que explica corretamente a relação entre os pensamentos intrusivos de teor agressivo e as compulsões ritualísticas do paciente.
Tendo isso em vista, qual é o grupo de sintomas particularmente sensível ao bloqueio dos receptores de dopamina D2, que é o mecanismo de ação central de diversos antipsicóticos?