Questões de Concurso Sobre esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e transtornos delirantes em psiquiatria

Foram encontradas 832 questões

Q3300762 Psiquiatria
Segundo o DSM-5-TR, no que se refere ao diagnóstico diferencial, o transtorno esquizofreniforme se difere em relação ao transtorno psicótico breve em relação à 
Alternativas
Q3279912 Psiquiatria
A esquizofrenia e os denominados transtornos esquizofrênicos constituem um grupo de distúrbios mentais graves, sem sintomas patognomônicos, mas caracterizados por distorções do pensamento e da percepção, por inadequação e embotamento do afeto sem prejuízo da capacidade intelectual (embora ao longo do tempo possam aparecer prejuízos cognitivos). Seu curso é variável, aproximadamente 30% dos casos apresentam recuperação completa ou quase completa, cerca de 30% com remissão incompleta e prejuízo parcial de funcionamento e cerca de 30% com deterioração importante e persistente da capacidade de funcionamento profissional, social e afetivo (Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas, Portaria SAS/MS nº 364, de 9 de abril de 2013).
Sobre os sintomas da esquizofrenia, assinale a alternativa que não corresponde a um sintoma dessa doença: 
Alternativas
Q3270486 Psiquiatria
Sobre os critérios diagnósticos da esquizofrenia segundo o DSM-5-TR, analise as afirmativas seguintes e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

I. As alucinações auditivas são consideradas sintomas negativos da esquizofrenia, frequentemente associadas à redução da expressividade emocional.
II. O discurso desorganizado é um dos critérios diagnósticos da esquizofrenia, manifestando-se por dificuldades na organização do pensamento e na coerência da fala.
III. A presença de alucinações auditivas, sem prejuízo no funcionamento social ou ocupacional, é suficiente para o diagnóstico de esquizofrenia.
IV. O afeto embotado é um exemplo de sintoma negativo na esquizofrenia, caracterizado por uma redução na expressão emocional.
V. Para o diagnóstico de esquizofrenia, os sintomas devem persistir por pelo menos seis meses, com um mínimo de um mês de sintomas ativos.

A sequência correta é
Alternativas
Q3270479 Psiquiatria
A esquizofrenia é um transtorno psicótico complexo que se manifesta por uma ampla gama de sintomas positivos e negativos. Com base nas características clínicas e epidemiológicas desse transtorno, é correto afirmar:
Alternativas
Q3260955 Psiquiatria
Qual a substância lícita mais relacionada à esquizofrenia.
Alternativas
Q3260938 Psiquiatria
São Critérios “(A)” diagnósticos segundo o DSM-5 para esquizofrenia, EXCETO
Alternativas
Q3260937 Psiquiatria
Um dos tratamentos psicofarmacológicos mais utilizados para estes quadros de esquizofrenia seria: 
Alternativas
Q3260936 Psiquiatria
A classificação CORRETA, segundo a CID – 10, (Classificação Internacional de Doenças) para um subtipo de esquizofrenia seria: 
Alternativas
Q3260935 Psiquiatria
Termo esquizofrenia, que substituiu dementia precox na literatura foi escolhido para expressar a presença de cisões (schisms) entre pensamento, emoção e comportamento. O termo foi cunhado pela primeira vez por: 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251708 Psiquiatria
Um quadro psicótico agudo é caracterizado por uma ruptura com a realidade temporária, que pode ser deflagrado por eventos estressantes ou trauma.
Sobre o transtorno psicótico breve, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251688 Psiquiatria
A principal forma de psicose ou síndrome psicótica, por sua frequência e sua importância clínica, é, certamente, a esquizofrenia. Essa doença, internacionalmente, tem incidência anual (casos novos por ano) em torno de 15 a 42 por 100 mil habitantes e prevalência pontual (point prevalence) de 0,4% (4,5 pessoas por 1.000 habitantes). O risco de ter esquizofrenia alguma vez na vida é, em média, de 0,7% – 7 pessoas em cada 1.000 habitantes (Tandon et al., 2009). No Brasil, a prevalência alguma vez na vida é semelhante, em torno de 0,8%.
Modificado de DALGALARRONDO, P. Psicopatologia. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
Com relação à esquizofrenia, avalie as afirmativas a seguir.
I. Em muitos pacientes há aumento da experiência e da expressão emocional. Em contraste, os indivíduos podem apresentar redução da reatividade emocional (vista também como uma dimensão dos sintomas negativos). Essa combinação tem sido denominada de “paradoxo emocional da esquizofrenia”.
II. Além da hipótese dopaminérgica clássica da esquizofrenia, são crescentes as evidências de que a fisiopatologia do transtorno também é composta pela hiperatividade de receptores serotoninérgicos 2A (5HT2A) corticais, assim como pela hipoatividade de que receptores N-metil-D-aspartato (NMDA) em sinapses críticas pré-frontais.
III. O suicídio é a principal causa de morte de indivíduos com esquizofrenia abaixo dos 35 anos, sendo de 9 a 13% a taxa de suicídio durante a vida
IV. O início da esquizofrenia tende a ocorrer mais tardiamente em mulheres do que em homens, sendo que a maioria das mulheres desenvolve os sintomas na meia idade, por volta dos 45 anos.
V. Todos os antipsicóticos, inclusive os atípicos, podem causar discinesia tardia.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q3245283 Psiquiatria
Josué é um adolescente cis branco de 17 anos, solteiro. Vem acompanhado da mãe para consulta de retorno. Josué já está em acompanhamento no ambulatório de psiquiatria há 2 anos, desde que teve sua primeira crise psicótica. Após trocar de medicação diversas vezes, já tendo tentado Quetiapina, Risperidona e Aripiprazol, você e o restante da equipe conseguiram atingir um controle aceitável dos sintomas psicóticos com Olanzapina na dose de 20 mg ao dia, tendo o último ajuste de dose sido há 2 semanas. Josué relata que está feliz de quase não ser mais incomodado pelas vozes, mas a mãe percebeu que ele tem tido dificuldade de caminhar e está com tremores intensos nas mãos. À inspeção, você percebe tremor de extremidades acentuado quando ele move os braços, além de pronunciada rigidez nos movimentos. A marcha também é bastante lentificada. Apesar dessas alterações, o paciente se apresenta vigil e contactante. Dentre as alternativas abaixo, qual seria a abordagem mais adequada nesse cenário?
Alternativas
Q3240800 Psiquiatria
Sobre a esquizofrenia na infância, marque a alternativa correta:
Alternativas
Q3238831 Psiquiatria
Vários grupos de substâncias podem causar psicose, especialmente quando usadas de forma abusiva.
Assinale a alternativa que apresenta os sintomas mais frequentes de uma psicose secundária a substâncias psicoativas e os sintomas que se seguem ao seu uso abusivo.
Alternativas
Q3237441 Psiquiatria
A esquizofrenia é um transtorno mental grave que afeta múltiplas áreas do funcionamento. Sobre suas características clínicas, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q3237435 Psiquiatria
Em relação à esquizofrenia, é correto afirmar que um dos principais neurotransmissores envolvidos na fisiopatologia desse transtorno é:
Alternativas
Q3237433 Psiquiatria
A Classificação Internacional de Doenças (CID-10) e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) são amplamente utilizados para o diagnóstico de transtornos mentais. Acerca dos critérios diagnósticos para esquizofrenia segundo o DSM-5, analise as afirmativas abaixo:

I. A presença de pelo menos dois sintomas principais, como delírios, alucinações ou discurso desorganizado, é necessária por pelo menos um mês.
II. Os sintomas devem causar impacto significativo no funcionamento ocupacional, social ou pessoal do indivíduo.
III. É obrigatório que o quadro se manifeste antes dos 18 anos de idade.
IV. O transtorno não deve ser atribuído ao uso de substâncias ou a outra condição médica.

Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q3235158 Psiquiatria
Homem de 31 anos, sem histórico psiquiátrico relevante, apresenta pensamentos intrusivos e persistentes de teor agressivo, como o impulso de pular de locais altos ou ferir a si mesmo com uma faca. Apesar de estar profundamente angustiado pelo conteúdo desses pensamentos, que considera incompatíveis com suas crenças religiosas, o paciente não manifesta desejo ou intenção de realizá-los. Para aliviar a angústia, sente-se compelido a recitar 24 pais-nossos repetidamente.
A respeito da psicopatologia do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) evidenciado no caso clínico descrito, assinale a alternativa que explica corretamente a relação entre os pensamentos intrusivos de teor agressivo e as compulsões ritualísticas do paciente.
Alternativas
Q3215627 Psiquiatria
A esquizofrenia é uma psicose complexa que se manifesta através de diferentes dimensões de sintomas. A compreensão dessas manifestações psicopatológicas é fundamental para direcionar o tratamento, pois as intervenções terapêuticas impactam os diferentes tipos de sintomas de maneiras distintas.

Tendo isso em vista, qual é o grupo de sintomas particularmente sensível ao bloqueio dos receptores de dopamina D2, que é o mecanismo de ação central de diversos antipsicóticos?
Alternativas
Q3205019 Psiquiatria
Na fase prodrômica da Esquizofrenia, os indivíduos podem, exceto 
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: D
4: B
5: C
6: A
7: C
8: D
9: B
10: B
11: E
12: C
13: C
14: B
15: A
16: C
17: D
18: E
19: C
20: C