Questões de Concurso
Sobre esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e transtornos delirantes em psiquiatria
Foram encontradas 793 questões
( ) Os delírios autorreferentes e persecutórios e as alucinações auditivas são as manifestações mais comuns na esquizofrenia.
( ) O tempo mínimo de sintomas ativos é de um mês, mas o DSM-5 exige um tempo total de prejuízo no funcionamento de seis meses, incluindo a fase Prodrômica – anterior ao início do primeiro episódio psicótico – e sintomas residuais.
( ) Os antipsicóticos de segunda geração têm em comum uma alta afinidade por receptores D2 e, em relação aos de primeira geração, apresentam maior potencial para induzir síndromes extrapiramidais (p. ex., tremores, rigidez e bradicinesia), como resultado do bloqueio dopaminérgico em via Nigroestriatal.
Julgue o próximo item sobre transtornos mentais e de comportamento, tendo como base a CID-10.
Os transtornos esquizofrênicos se caracterizam por distorções fundamentais e características do pensamento e da percepção, e por afetos inapropriados ou embotados.
Julgue o próximo item, relativo aos transtornos de personalidade.
O transtorno de personalidade esquizotípica é caracterizado por um padrão difuso de déficits sociais e interpessoais, marcado por desconforto agudo e capacidade reduzida para relacionamentos íntimos, além de distorções cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico, que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos.
Julgue o próximo item, a respeito de esquizofrenia.
O diagnóstico de esquizofrenia demanda obrigatoriamente a realização de exames de imagem como, por exemplo, ressonância magnética do crânio.
Julgue o próximo item, a respeito de esquizofrenia.
Um dos domínios cognitivos mais gravemente comprometidos na esquizofrenia são as funções executivas, que correspondem aos processos cognitivos associados ao córtex pré-frontal que modulam e orientam o comportamento para a realização de tarefas com objetivos específicos.
Julgue o próximo item, a respeito de esquizofrenia.
Em relação à epidemiologia, há predominância da incidência em áreas rurais em comparação às áreas urbanas.
Alucinações visuais são muito comuns nos quadros de esquizofrenia.
Julgue o próximo item, relativo à psicose.
Episódios psicóticos são caracterizados por violência psicopática.
Julgue o próximo item, relativo à psicose.
Erotomania é o delírio em que o paciente afirma ser objeto da paixão de um personagem de destaque social.
Caso clínico: Dona Guilhermina Etelvina, 52 anos, procura atendimento psiquiátrico porque passou a sentir-se “oprimida” na Comunidade Eclesiástica a qual frequenta. Durante as missas, tinha a sensação de que o sacerdote estava lhe enviando mensagens subliminares, através de sua pregação, e nos grupos de oração achava que as colegas a olhavam em sinal de desprezo, julgando-a uma pecadora. Em casa, sentiu-se extasiada ao acreditar que o Padre Fábio de Melo lhe dirigia a palavra, através da televisão.
Assinale a alternativa que apresenta a alteração psicopatológica que melhor caracteriza o quadro descrito.
Qual o achado que realmente justificaria a conduta adotada pelo médico?
Assinale a alternativa INCORRETA sobre os subtipos e apresentações clínicas da esquizofrenia descritas na literatura.
Quanto aos aspectos relacionados aos seus conteúdos e temáticas, assinale a alternativa INCORRETA.