Questões de Concurso
Sobre esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e transtornos delirantes em psiquiatria
Foram encontradas 807 questões
Quanto aos transtornos psicóticos julgue o próximo item.
Em se tratando de esquizofrenia, nas mulheres, o início é mais tardio, com pico na meia-idade, e o prognóstico é mais favorável: elas exibem menos sintomas negativos e desorganizados, maior preservação social e melhor resposta ao tratamento, o que indica um funcionamento premórbido mais preservado.
Quanto aos transtornos psicóticos julgue o próximo item.
A síndrome de Ekbom, também conhecida como delírio de parasitose, é um exemplo de transtorno delirante persistente que pode ser primário ou secundário a causas orgânicas.
Quanto aos transtornos psicóticos julgue o próximo item.
O transtorno esquizoafetivo combina características de esquizofrenia, como delírios e alucinações, com episódios de humor, como mania ou depressão, devendo os sintomas de humor e psicóticos sempre estar presentes em todos os episódios.
Quanto aos transtornos psicóticos julgue o próximo item.
A fluvoxamina tem demonstrado atividade terapêutica tanto na depressão psicótica quanto na depressão delirante, depressão em pacientes psicóticos, devido à sua propriedade de ligação aos receptores sigma, sendo superior a sertralina.
Considerando o texto precedente como referência, julgue o item subsecutivo.
A relevância histórica do trecho reside na alusão direta a uma das várias interpretações às diferentes fases da esquizofrenia: na perspectiva de Klaus Conrad o período tremático seria aquele que precederia a instalação franca da psicose.
No tratamento de esquizofrenia e transtornos psicóticos, diferentes classes de antipsicóticos são utilizados para estabilizar o humor e reduzir os sintomas psicóticos. Considere os itens abaixo sobre psicofármacos e seus mecanismos de ação:
I - : Um antipsicótico típico, que age bloqueando osreceptores de dopamina D2 no cérebro, sendo eficaz no controle de sintomas positivos da esquizofrenia, como alucinações e delírios.
II - : Este é um antipsicótico atípico, que bloqueia tanto os receptores de dopamina quanto os de serotonina, apresentando menor risco de efeitos extrapiramidais e sendo eficaz no tratamento dos sintomas negativos da esquizofrenia.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas dos itens:
V.A., homem, 76 anos, disfórico no dia seguinte a uma cirurgia para corrigir uma fratura do quadril. Como resultados dos exames laboratoriais de rotina na admissão aumento de ureia no sangue, baixo nível de albumina e volume corpuscular médio no limite superior da normalidade. A pressão arterial era de 160/110. Além dos medicamentos relacionados à cirurgia, o prontuário indicava que ele havia sido medicado com 2 mg de haloperidol depois de um surto de agitação. Uma anotação da enfermagem, 1 hora depois da administração de haloperidol, indicou que o paciente estava “preocupado e rígido”.
Durante o exame de estado mental, paciente magro, afeto triste, preocupado e contido. Parecia rígido e desconfortável. Ele não respondeu imediatamente às perguntas e comentários do entrevistador. Seus olhos permaneceram fechados na maior parte do tempo, mas às vezes abriam e suas reações corporais indicavam que ele estava acordado. Depois de vários esforços, o psiquiatra conseguiu fazer o paciente dizer “estou bem” e “vá embora”.
Quando indagado sobre onde estava, respondeu “meu apartamento”.
Quando finalmente abriu os olhos, ele parecia confuso. Não respondeu a outras perguntas e se recusou a fazer o teste de desenho do relógio. A equipe cirúrgica havia solicitado uma acompanhante, e ela afirmou que o paciente ou dormia ou tentava sair do leito e havia passado o dia sem dizer algo que fizesse sentido.
( ) Os delírios autorreferentes e persecutórios e as alucinações auditivas são as manifestações mais comuns na esquizofrenia.
( ) O tempo mínimo de sintomas ativos é de um mês, mas o DSM-5 exige um tempo total de prejuízo no funcionamento de seis meses, incluindo a fase Prodrômica – anterior ao início do primeiro episódio psicótico – e sintomas residuais.
( ) Os antipsicóticos de segunda geração têm em comum uma alta afinidade por receptores D2 e, em relação aos de primeira geração, apresentam maior potencial para induzir síndromes extrapiramidais (p. ex., tremores, rigidez e bradicinesia), como resultado do bloqueio dopaminérgico em via Nigroestriatal.
Julgue o próximo item sobre transtornos mentais e de comportamento, tendo como base a CID-10.
Os transtornos esquizofrênicos se caracterizam por distorções fundamentais e características do pensamento e da percepção, e por afetos inapropriados ou embotados.
Julgue o próximo item, relativo aos transtornos de personalidade.
O transtorno de personalidade esquizotípica é caracterizado por um padrão difuso de déficits sociais e interpessoais, marcado por desconforto agudo e capacidade reduzida para relacionamentos íntimos, além de distorções cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico, que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos.
Julgue o próximo item, a respeito de esquizofrenia.
O diagnóstico de esquizofrenia demanda obrigatoriamente a realização de exames de imagem como, por exemplo, ressonância magnética do crânio.
Julgue o próximo item, a respeito de esquizofrenia.
Um dos domínios cognitivos mais gravemente comprometidos na esquizofrenia são as funções executivas, que correspondem aos processos cognitivos associados ao córtex pré-frontal que modulam e orientam o comportamento para a realização de tarefas com objetivos específicos.
Julgue o próximo item, a respeito de esquizofrenia.
Em relação à epidemiologia, há predominância da incidência em áreas rurais em comparação às áreas urbanas.
Alucinações visuais são muito comuns nos quadros de esquizofrenia.
Julgue o próximo item, relativo à psicose.
Episódios psicóticos são caracterizados por violência psicopática.
Julgue o próximo item, relativo à psicose.
Erotomania é o delírio em que o paciente afirma ser objeto da paixão de um personagem de destaque social.