Questões de Concurso
Sobre modelo assistencial e financiamento do sus em saúde pública
Foram encontradas 267 questões
I. A modalidade AD1 da atenção básica é destinada a pacientes que possuam problemas de saúde controlados/compensados e com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde.
II. A modalidades AD2 do programa Melhor em Casa (SAD) destina-se a usuários que possuam problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde e que necessitem de maior frequência de cuidado.
III. A modalidade AD3 do programa Melhor em Casa destina-se aos usuários que façam uso de equipamentos específicos. São pacientes de menor complexidade que facilmente terão alta dos cuidados domiciliares.
Estão corretas apenas:
Entre as ações estratégicas deste eixo, constam (1) a qualificação das práticas de cuidado prestadas por familiares, cuidadores e/ou acompanhantes de pessoas com deficiência e (2) a formação da força de trabalho para o SUS com base nas necessidades das pessoas com deficiência, com abordagem interseccional e anticapacitista.
Adaptado de Portaria GM/MS nº 1.526/2023.
O eixo de atuação em que se inserem as ações citadas, segundo a PNAISPD, é o da
Para garantir o acesso da população LGBT à Atenção Integral à Saúde, a PNSILGBT
I.A __________é o foro de negociação e pactuação entre gestores federal, estadual e municipal, quanto aos aspectos operacionais do SUS.
II.O _________é a entidade representativa dos entes estaduais e do Distrito Federal na CIT para tratar de matérias referentes à saúde.
III.O________é a Entidade representativa dos entes municipais na CIT para tratar de matérias referentes à saúde.
Assinale alternativa que preenche corretamente as lacunas correspondentes.
(__)A gestão federal da saúde é realizada por meio do Ministério da Saúde (MS). O governo federal é o principal financiador da rede pública de saúde.
(__)A união tem a função de planejar, elaborar normas, avaliar e utilizar instrumentos para o controle do SUS.
(__)O MS formula políticas nacionais de saúde, mas não realiza as ações. Para a realização dos projetos, depende de seus parceiros (estados, municípios, ONGs, fundações, empresas, etc.).
Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/sus/gestao-dos -entes-do-sus
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
Com base nessa LC, assinale a afirmativa correta.
Especialmente indicada para o manejo das condições crônicas que necessitam de atenção por longo tempo e em diferentes pontos de atenção, com uma abordagem baseada numa população adscrita, em que os fatores de risco biopsicológicos e as condições de saúde já estabelecidas são enfrentados por meio de estratégias focadas na estratificação de riscos e na atenção baseada na população, em contraposição ao modelo focado em um profissional de saúde individual, que responde a um doente por meio de procedimentos curativos, cuidadores e reabilitadores.
Trata-se de uma ferramenta de microgestão da RAS denominada
I- _______________: modelo que enfatiza a promoção da saúde e a prevenção de doenças, com foco em ações educativas e no fortalecimento dos vínculos com a comunidade. Esse modelo é amplamente utilizado em Unidades de Saúde da Família.
II- ________________: um modelo assistencial que prioriza o atendimento em hospitais de alta complexidade, focando na cura e no tratamento de doenças já instaladas, em detrimento da prevenção e promoção da saúde.
Assinale a alternativa que preenche, CORRETA e respectivamente, as lacunas dos itens:
I - Despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta.
II - Cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.