Questões de Concurso
Sobre psicologia e sociologia do trabalho em segurança e saúde no trabalho
Foram encontradas 242 questões
Em relação à psicopatologia, à organização do trabalho e aos seus impactos sobre a saúde mental dos trabalhadores, julgue o item a seguir.
O mais usual instrumento de análise das condições de postos de trabalho são as listas de verificação (checklists); contudo, elas revelam apenas uma visão superficial e deturpada das condições de trabalho, pois desconsideram o conhecimento de como os trabalhadores percebem os problemas, que pode ser tão importante quanto a análise de fatos objetivos.
Em relação à psicopatologia, à organização do trabalho e aos seus impactos sobre a saúde mental dos trabalhadores, julgue o item a seguir.
A organização do trabalho pressupõe uma dupla compreensão: a da relação entre os aspectos mais visíveis e os aspectos específicos, sendo necessário conhecer no trabalho a atividade prevista (teórica), a praticada e a cognitiva, bem como o seu significado afetivo, emocional e vivencial.
Em relação à psicopatologia, à organização do trabalho e aos seus impactos sobre a saúde mental dos trabalhadores, julgue o item a seguir.
O transtorno mental é geralmente associado a uma perda de capacidade laborativa, mas há também outras expressões mascaradas do sofrimento psíquico, como acidentes de trabalho, falhas de desempenho, absenteísmo, formação de grupos, e conflitos interpessoais.
Em relação à psicopatologia, à organização do trabalho e aos seus impactos sobre a saúde mental dos trabalhadores, julgue o item a seguir.
Os trabalhadores que apresentam maior risco de desenvolvimento da síndrome do esgotamento profissional são os que não têm propensão a assumir papéis de liderança ou de responsabilidade.
Com base no texto e em seus conhecimentos, julgue o item seguinte:
A exposição prolongada a situações de estresse e a carga emocional intensa no atendimento ao público são fatores de risco ocupacional reconhecidos e podem causar problemas de saúde, como a síndrome de burnout, sendo recomendada a implementação de pausas regulares e treinamentos de manejo de estresse.
O PCMSO, em conformidade com a NR 7, deve incluir a realização obrigatória de certos exames médicos, como, por exemplo, o exame médico
Sobre os objetivos da Ergonomia, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(__) Aumentar a satisfação e motivação no trabalho.
(__) Adaptar o local e as condições de trabalho em
relação às características do trabalhador.
(__) Controlar a introdução de novas tecnologias nas
organizações e sua adaptação às capacidades e
habilidades da força laboral existente.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
A interação entre o Técnico em Segurança do Trabalho e os serviços médicos e sociais é fundamental para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável. Esses profissionais devem colaborar estreitamente para desenvolver e implementar programas de saúde ocupacional, promover o bem-estar dos trabalhadores e prevenir doenças e acidentes no ambiente de trabalho. Entender as responsabilidades e os limites da atuação do Técnico em Segurança do Trabalho é essencial para uma gestão eficaz da segurança e saúde ocupacional. Nesse contexto, analise as seguintes alternativas e identifique quais afirmativas estão corretas em relação à interação do Técnico em Segurança do Trabalho com os serviços médicos e sociais:
I. O Técnico em Segurança do Trabalho deve colaborar com os serviços médicos para a elaboração e implementação de programas de controle médico e saúde ocupacional.
II. O Técnico em Segurança do Trabalho é responsável
por diagnosticar e tratar doenças ocupacionais
diretamente no ambiente de trabalho.
III. O Técnico em Segurança do Trabalho deve promover
ações de integração social e de apoio psicológico aos
trabalhadores, em parceria com os serviços sociais da
empresa. É responsável por diagnosticar e tratar
doenças ocupacionais diretamente no ambiente de
trabalho.
Assinale a alternativa correta:
Nos últimos anos, muitas categorias profissionais têm apresentado aumento substancial no número de casos de psicopatologias. Uma destas foi diagnosticada primeiramente entre profissionais relacionadas a um contacto interpessoal mais exigente, tais como serviços de saúde e segurança pública, caracterizada pela desmotivação ou desinteresse, mal estar interno ou insatisfação ocupacional que parece afetar, em maior ou menor grau, alguma categoria ou grupo profissional. Essa psicopatologia é denominda:
“As características psicofisiológicas dizem respeito a todo o conhecimento referente ao funcionamento do ser humano. Se a ergonomia se distingue pela sua característica de busca da adaptação das condições de trabalho ao homem, a primeira pergunta a se colocar é: quem é este ou quem são estes seres humanos a quem vou adaptar o trabalho? Evidentemente, todo o conhecimento antropológico, psicológico, fisiológico está aí incluído, e não podemos fazer uma listagem completa de todas essas características. Ainda não se tem um conhecimento acabado sobre o homem. Mas todas as aquisições dos diversos ramos do conhecimento devem ser utilizadas na melhoria das condições de trabalho” (Brasil, 2002).
Algumas características psicofisiológicas do ser humano devem ser consideradas, tais como:
I. Não tem capacidades sensitivas e motoras que funcionam dentro de certos limites que variam de um indivíduo a outro e ao longo do tempo para um mesmo indivíduo.
II. Prefere escolher livremente sua postura dependendo das exigências da tarefa e do estado de seu meio interno.
III. Prefere utilizar alternadamente toda a musculatura corporal e, não, apenas determinados segmentos corporais.
IV. Sente-se bem quando solicitado a resolver problemas ligados à execução das tarefas, logo, não pode ser encarado como uma mera máquina, mas, sim, como um ser que pensa e age.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS
O ser humano vem aumentando sua capacidade de atuar na natureza a fim de atender às suas necessidades. A comunidade internacional conscientizou‐se pela necessidade de soluções ambientais conjuntas principalmente
Em relação aos aspectos psicológicos da segurança do trabalho, analise as afirmativas a seguir.
I. Para se ter uma progressão na segurança em um ambiente de trabalho, é fundamental descartar as ações erradas e valorizar as ações certas.
II. Em um ambiente de trabalho, as atividades que implicam uma exposição a estímulos de forma contínua e de longa duração diminuem a incidência de acidentes.
III. Na seleção de um candidato devem ser consideradas as características psicológicas que podem potencializar os riscos das atividades envolvidas.
Assinale:
Em relação ao sofrimento psíquico e psicopatologia do trabalho, assinale a alternativa incorreta:
As pesquisas sobre os problemas de Saúde Mental e Trabalho vêm tomando corpo nos últimos anos e apontam para números que começam a preocupar o meio corporativo. Neste cenário é correto observar:
A prevenção dos transtornos mentais e do comportamento relacionados ao trabalho baseia-se nos procedimentos de vigilância dos agravos à saúde e dos ambientes e condições de trabalho. Utiliza-se conhecimentos médico clínico, epidemiológicos, de higiene ocupacional, toxicologia, ergonomia, psicologia, entre outras disciplinas; valoriza-se a percepção dos trabalhadores sobre seu trabalho e a saúde, e baseia-se nas normas técnicas e regulamentos vigentes, envolvendo:
I. reconhecimento prévio das atividades e locais de trabalho onde existam substâncias químicas, agentes físicos e/ou biológicos e os fatores de risco decorrentes da organização do trabalho potencialmente causadores de doença;
II. identificação dos problemas ou danos potenciais para a saúde, decorrentes da exposição aos fatores de risco identificados;
III. identificação e proposição de medidas que devem ser adotadas para a eliminação ou controle da exposição aos fatores de risco e para proteção dos trabalhadores;
IV. educação e informação aos trabalhadores e empregadores. Dos itens acima referidos,
verifica-se que estão corretos
Sobre a saúde mental, no contexto da Saúde do Trabalhador, é correto afirmar que
O modelo de abordagem e intervenção (baseado na mudança de comportamento das pessoas em direção à promoção da saúde) que leva os trabalhadores a utilizarem formas mais seguras de trabalho é o seguinte: