Questões de Concurso
Sobre instrumentos e técnicas de intervenção em serviço social
Foram encontradas 1.505 questões
Em relação aos instrumentos técnico-operativos que auxiliam o pleno exercício do serviço social, julgue o item subsequente.
O informe, ou informação técnica, que se caracteriza como uma informação inicial e(ou) complementar relacionada à ação profissional de serviço social, é uma atribuição privativa do assistente social.
A respeito de estratégias, instrumentos e técnicas de intervenção social, julgue o item a seguir.
A opinião técnica do assistente social sobre a realidade social de um usuário precede as ações profissionais e a adoção de outros procedimentos e instrumentos técnicos para o encaminhamento da demanda apresentada por esse usuário.
A respeito de estratégias, instrumentos e técnicas de intervenção social, julgue o item a seguir.
A perícia social, que pode ser realizada, por exemplo, para fins de identificação dos determinantes sociais que afetam a saúde e os direitos do trabalhador, é uma competência do assistente social em que lhe é facultada a adoção de sua avaliação técnica.
A respeito de estratégias, instrumentos e técnicas de intervenção social, julgue o item a seguir.
Destaca-se, no contexto da Política de Assistência Social, destaca-se a matricialidade sociofamiliar, o núcleo social fundamental, ou seja, a família, enquanto conceito ampliado: grupo de pessoas com laços consanguíneos ou motivadas por atos de solidariedade e afeto, com codependência econômica, obrigações recíprocas e compartilhamentos das renda e dos gastos advindos das necessidades coletivas.
A respeito de estratégias, instrumentos e técnicas de intervenção social, julgue o item a seguir.
No âmbito da política de assistência social, uma intervenção social interdisciplinar, com o somatório de diferentes saberes profissionais, tem a potência de contemplar requisições individuais e coletivas, com vistas à redução das variadas formas de violência social e exploração.
A respeito de estratégias, instrumentos e técnicas de intervenção social, julgue o item a seguir.
O assistente social, conforme parâmetros estabelecidos para a sua atuação profissional na política de assistência social, pode realizar abordagem individual, familiar ou grupal, orientada pela perspectiva do atendimento psicoterapêutico e da educação social, com o intuito de direcionar a superação de situações de opressão e de violação de direitos.
A respeito de estratégias, instrumentos e técnicas de intervenção social, julgue o item a seguir.
De acordo com o projeto ético-político do serviço social, o assistente social deve, durante as visitas domiciliares, repudiar qualquer perspectiva fiscalizatória e punitiva, e ratificar ações de identificação dos elementos relevantes para o acesso e a ampliação dos direitos sociais do usuário em atendimento.
I. O estudo de caso é uma técnica que permite uma compreensão profunda das condições de vida de um indivíduo, utilizando entrevistas, observação e levantamento documental para elaborar um diagnóstico social e propor intervenções específicas.
II. As assembleias comunitárias são metodologias de intervenção que têm como objetivo central a mediação de conflitos entre grupos, sendo mais eficazes quando os assistentes sociais assumem um papel de autoridade para garantir a organização do diálogo.
III. A intervenção em situações de crise, como em casos de desastres naturais, requer do assistente social uma atuação rápida e focada em apoio psicossocial, direcionando as ações para o acolhimento imediato e a organização de redes de apoio.
Assinale a alternativa correta:
Maria Luíza é uma Assistente Social que trabalha em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em um bairro periférico de uma grande cidade. Ela atende famílias em situação de vulnerabilidade social, cujas principais demandas estão relacionadas à insegurança alimentar, desemprego e falta de acesso a serviços públicos essenciais, como saúde e educação. Durante uma visita domiciliar, ela identificou que uma das famílias atendidas está em situação de risco, com uma criança apresentando sinais de negligência e maus-tratos. Considerando a prática de Maria Luíza, a instrumentalidade no Serviço Social, e as implicações ético-políticas de sua atuação, é CORRETO afirmar que, a:
(__) As dinâmicas de grupo incentivam a comunicação entre os participantes.
(__) As dinâmicas de grupo não auxiliam na construção de um ambiente respeitoso e colaborativo.
(__) As dinâmicas de grupo devem ser rápidas e sem planejamento, permitindo que os participantes possam expressar o que pensam.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA
A mediação de conflitos é um processo que retrata a intervenção profissional do assistente social na prática, e que teve início com o movimento de reconceituação do Serviço Social, contribuindo para o resgate do debate das reflexões das mediações ontológicas, e que culminou com a consolidação do Projeto Ético-Político da profissão.
Fonte: https://blog.gesuas.com.br/assistente-social-mediacao/
São estratégias utilizadas para assegurar a intervenção profissional por meio da mediação, EXCETO: