Questões de Concurso Comentadas sobre proteção social aos usuários de álcool e outras drogas em serviço social

Foram encontradas 95 questões

Q3073462 Serviço Social
Os profissionais de saúde desempenham um papel importante na identificação e no manejo de situações de drogadição entre adolescentes. Sobre os principais sinais de uso de drogas nessa faixa etária, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3065702 Serviço Social
No campo da saúde mental, a estratégia de “redução de danos” é frequentemente aplicada em casos de: 
Alternativas
Q3065686 Serviço Social
A política de Redução de Danos visa: 
Alternativas
Q3061714 Serviço Social
Sobre as orientações de tratamento, acolhimento, recuperação e reinserção social, conforme o Decreto nº 9.761/2019 – Política Nacional sobre Drogas, tais ações podem ser executadas diretamente pelo Poder Público:
Alternativas
Q3009460 Serviço Social
A respeito da atuação do assistente social em programas de prevenção e tratamento junto a usuários de álcool e outras drogas no âmbito da empresa, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2657563 Serviço Social
“No âmbito das políticas sociais, a saúde é a que mais avançou na garantia dos direitos dos usuários de psicoativos, reconhecendo a complexidade e as determinações sociais que incidem sobre o fenômeno, a condição de cidadania e os direitos humanos dos consumidores de psicoativos”.
Fonte: CFESS. O estigma do uso de drogas. Série Assistentes Sociais no combate ao preconceito. Caderno 02. Brasília: CFESS, 2016.

Nesse sentido, a Política do Ministério da Saúde para Atenção Integral à Saúde dos Usuários de Álcool e Outras Drogas (2003) representa:
Alternativas
Q2561905 Serviço Social
A respeito dos pressupostos, de acordo com o Decreto nº 9.761/2019 — Política Nacional sobre Drogas, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Tratar com discriminação as pessoas usuárias ou dependentes de drogas lícitas ou ilícitas.
( ) Conscientizar o usuário e a sociedade de que o uso das drogas ilícitas não financia atividades e organizações criminosas, cuja a principal fonte de recursos financeiros é o abigeato.
( ) Incentivar, orientar e propor o aperfeiçoamento da legislação para garantir a implementação e a fiscalização das ações decorrentes desta política.
Alternativas
Q2542097 Serviço Social
As reabilitações psicossociais são estratégias fundamentais para a reinserção social de pessoas com transtornos mentais. NÃO representa um princípio norteador das práticas de reabilitação psicossocial: 
Alternativas
Q2533136 Serviço Social
Seguindo, na esteira da Política de Drogas no Brasil, no dia 23 de dezembro de 2011 foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria GM/MS nº 3.088, que institui a Rede de Atenção Psicossocial/RAPS. Essa rede tem entre seus principais objetivos:

I. ampliar o acesso à atenção psicossocial da população em geral.

II. promover o atendimento das pessoas com transtornos mentais e com necessidades, decorrentes do uso de álcool e outras drogas e suas famílias nos pontos de atenção.

III. garantir a articulação e integração das redes de saúde no território, qualificando o cuidado por meio do acolhimento.

IV. acompanhamento contínuo e da atenção às urgências.


Marque as alternativas corretas:
Alternativas
Q2510470 Serviço Social
Baseando-se no Decreto nº 9.761/2019 – Política Nacional sobre Drogas, assinalar a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2507925 Serviço Social
Julgue o item a seguir. 
O uso da palavra "droga" e dos termos "drogada/o" e "viciada/o" expressa estigmas que não condizem com a ética profissional do Assistente Social. Esses termos estão saturados de preconceitos e não são compatíveis com a linguagem especializada e teoricamente fundamentada utilizada na prática do Serviço Social.
Alternativas
Q2507918 Serviço Social
Julgue o item a seguir. 
No exercício de suas funções diárias, cabe ao Assistente Social identificar conceitos, procedimentos, normas e critérios que revelem preconceitos e violem os direitos das pessoas que fazem uso de psicoativos. O Assistente Social deve utilizar seus conhecimentos e habilidades em conjunto com outros profissionais que atuam na perspectiva dos direitos, visando superar essa realidade.

Alternativas
Q2507900 Serviço Social
Julgue o item a seguir. 
As abordagens sobre o uso de psicoativos na atuação profissional do Assistente Social devem ser embasadas em conhecimento científico, ética profissional e direitos garantidos pelas políticas sociais. No entanto, não compete ao Assistente Social contribuir para superar preconceitos e perspectivas moralizantes que possam violar os direitos das pessoas que fazem uso de psicoativos, sendo este um papel da sociedade. 
Alternativas
Q2507897 Serviço Social
Julgue o item a seguir. 
Na atuação do assistente social, as abordagens de Redução de Danos desempenham um papel fundamental. Essas estratégias são essenciais para cuidar e minimizar os danos sociais e de saúde decorrentes do uso de substâncias psicoativas. Baseadas na complexidade desse fenômeno, elas seguem princípios éticos e buscam promover a saúde coletiva, integrando-se aos diversos campos de atuação do serviço social. 
Alternativas
Q2477910 Serviço Social
A Resolução n.º 109, de 11 de novembro de 2009, do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), tipificou os serviços socioassistenciais em níveis de complexidade. A coluna da esquerda apresenta os níveis de proteção e a da direita, os serviços correspondentes a cada nível. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1. Proteção Social Básica
2. Proteção Social Especial (Média complexidade)
3. Proteção Social Especial (Alta complexidade)


( ) Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias.

( ) Serviço de Acolhimento Institucional.

( ) Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas.

( ) Serviço de proteção em situações de calamidades públicas e de emergências.

( ) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

( ) Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.



Marque a sequência correta.
Alternativas
Q2346795 Serviço Social
No ano de 2010, através do Decreto no 7.179, de 20 de maio de 2010, o Governo Federal criou o Plano Integrado de Enfrentamento ao crack e outras drogas, objetivando a prevenção, o tratamento e a reinserção social de usuários, assim como o enfrentamento do tráfico de crack e outras drogas ilícitas (BRASIL, 2013).

Assinale a alternativa apropriada:
Alternativas
Q2337091 Serviço Social
Estão entre as principais queixas das famílias como sendo motivadoras ao alcoolismo e a dependência química, EXCETO:
Alternativas
Q2331325 Serviço Social

Julgue o item subsequente. 


A dependência química é causada principalmente por fraquezas morais ou falta de força de vontade.
Alternativas
Q2331276 Serviço Social

Julgue o item subsequente. 


É sabido que a dependência química é uma doença democrática, no sentido de atingir qualquer pessoa, independente de classe social, idade, raça e gênero.
Alternativas
Q2327280 Serviço Social

Julgue o item subsequente. 


Para aqueles que seguem a abordagem da terapia motivacional sistêmica, compreende-se que a dependência química não impacta apenas o indivíduo, mas reverbera por toda a sua rede familiar. Por isso, essa terapia sugere que o tratamento destinado ao paciente seja estendido à sua família, reconhecendo a importância de abordar o sistema como um todo.

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: B
5: E
6: E
7: A
8: D
9: D
10: C
11: C
12: C
13: E
14: C
15: A
16: C
17: D
18: E
19: C
20: C