Questões de Concurso
Comentadas sobre serviço social na américa latina em serviço social
Foram encontradas 38 questões
(BATISTONI, 2019, p. 540.)
O método BH, como ficou conhecido, é um marco importantíssimo para o Serviço Social na sua terceira vertente. Ele tinha como objetivo buscar uma teoria que pudesse nascer da raiz da sua própria prática social. A respeito desse método, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O método apresenta características da dialética marxista na medida em que propõe a elaboração de um conhecimento teórico a partir da prática.
( ) O método reconhece o homem estático, imutável a sua própria realidade.
( ) Há indicativo da construção de uma prática teórica a partir do conhecimento da realidade social.
( ) Não possibilita definir novos elementos de atuação e intervenção nessa realidade.
A sequência está correta em
No período de 1965 a 1975 ocorre um marco importante no Serviço Social na América Latina: ________________________, impulsionado pela intensificação das lutas sociais no Continente que se refratavam na Universidade, nas Ciências Sociais, na Igreja, nos Movimentos Estudantis, com nítidas particularidades nacionais. Recusa a importação de teorias e métodos alheios à nossa história, na crítica aos fundamentos das abordagens de Serviço Social de caso, de grupo e de comunidade. De base teórica e metodológica eclética, esse movimento foi, inicialmente, polarizado pelas teorias desenvolvimentistas, e no início da década de 1970 ocorrem as primeiras aproximações do Serviço Social à tradição marxista, a partir de manuais de divulgação.
Marque a opção que preenche corretamente a lacuna.
I. A escola de Serviço Social de São Paulo recebeu grandes influências da doutrina social da Igreja Católica.
II. Há um rompimento com a doutrina social da Igreja Católica quando a primeira escola de Serviço Social foi criada em São Paulo.
III. A escola de São Paulo rompeu com a influência e a tradição de intervenção vinculada ao CEAS.
IV. Junto às primeiras escolas de Serviço Social no Brasil estavam jovens vinculadas à Igreja Católica.
V. As escolas de Serviço Social criadas no Brasil não incorporam jovens católicas em seu alunado.
Estão corretas as afirmativas:
( ) O serviço social surge como subprofissão subordinada à profissão médica.
( ) As encíclicas Communium rerum do Papa Leão XIII (1930) e a Rerum ecclesiae, de Pio XI (1935), influenciaram a ação social da igreja para manter o equilíbrio nas relações entre patrões e empregados e restauração e aperfeiçoamento da ordem social.
( ) O serviço social profissional nasce na América Latina em 1920, quando se cria a primeira escola no continente (Sucre/Bolívia).
( ) No Brasil, o surgimento das escolas de serviço social se dá a partir dos anos de 1946. A sociedade passa por transformações significativas, advindas do processo instauração da Constituição Federal de 1945.
A sequência está correta em
( ) Em 1929 é fundada a Escola Elvira Matte de Cruchaga, por Miguel Cruchaga Tocornal, sendo este um centro acadêmico com influência católica. O interesse em fundar uma escola de Serviço Social ligada à Igreja Católica tinha por objetivo “recuperar o seu papel de condutora moral da sociedade”.
( ) Em 1936 foi fundada a Escola de Serviço Social de São Paulo, diretamente inspirada pela Ação Católica e pela Ação Social, com grande influência do que apontavam as encíclicas Rerum Novarum e Quadragesimo Anno.
( ) A escola de Serviço Social no Peru foi fundada em 1937. Lá, a escola de Serviço Social surge em uma sociedade em que a burguesia ainda não estava em ampla ascensão e o Estado desempenhava seu papel como “tutor” dos cidadãos.
( ) O Serviço Social Latino-Americano, vinculado ao Centro de Estudos Latino-Americano de Trabalho Social (Celats) e à Associação Latino-America de Escolas de Trabalho Social (Alaets), foi determinante para fomentar os debates acerca da profissão e do Movimento de Reconceituação na América Latina, organizando, a partir da década de 60, os seminários regionais, inclusive no Brasil.
A sequência está correta em
As dimensões psicologista e educativa, inspiradas na teoria freiriana, buscaram reavivar, no início da década de 1970, os resquícios conservadores do serviço social.
O processo histórico de ruptura no serviço social brasileiro foi influenciado fortemente pelo movimento progressista latino-americano, então sob a liderança da Escola de Trabalho Social de Costa Rica.
No período em que o serviço social transita para a profissionalização, duas encíclicas papais tiveram um papel sumariamente importante para seu desenvolvimento: Rerum Novarum e Quadragésimo Anno.
No Brasil, o trabalho do serviço social na área de desenvolvimento de comunidade ocorreu sob influência de programas da Organização das Nações Unidas (ONU) e de outros organismos internacionais, cuja estratégia era integrar os esforços da população aos planos nacionais e regionais de desenvolvimento.