Questões de Concurso
Sobre planejamento e gestão de sistemas de ti em governança de ti
Foram encontradas 265 questões
Considerando esse cenário intrincado, a forma menos apropriada de trabalhar é
I. Nos projetos de TI, a análise de viabilidade visa determinar se o projeto é possível, útil e desejável, sendo crucial para garantir que o projeto atenda às necessidades do negócio. II. O PMBOK Guide, referência em gerenciamento de projetos, afirma que o principal objetivo da análise de viabilidade é identificar e avaliar as alternativas disponíveis para a execução do projeto.
III. A análise de viabilidade financeira se concentra na avaliação dos custos do projeto em relação aos benefícios esperados, onde também é verificado o retorno sobre o investimento (ROI), um dos principais fatores na análise de viabilidade de um projeto já que a execução só será realizada se for rentável.
IV. Uma análise de viabilidade bem realizada permite reduzir a incerteza e fornece uma base sólida para a tomada de decisões sobre a continuidade do projeto, ou seja, se está alinhado com as boas práticas de gerenciamento de projetos, conforme o PMBOK Guide.
Assinale a alternativa correta:
Um órgão da administração direta do Governo Federal iniciou um novo contrato de serviço na área de TIC. No processo associado à contratação desse serviço, a área que gerencia os contratos de bens e serviços de TIC desse órgão precisa trabalhar com as três fases sequenciais exigidas.
Essas fases, na sequência de realização, são:
Dentre esses requisitos, são estabelecidos padrões de:
De acordo com a ENTIC-JUD, cada órgão do Poder Judiciário deverá:
Na fase de gestão do contrato, a responsabilidade de fiscalizar a execução contratual é do:
Assinale a opção que descreve corretamente uma etapa crítica que tem que ser abordada antes de implementar a terceirização de TI.
Diante do contexto apresentado, é correto afirmar que:
Carlos, analista de sistemas do TJMS, ao tomar conhecimento do teor dessa política, identificou ser vedada a instalação de softwares não homologados nas estações de trabalho por:
No tocante à elaboração de estudos técnicos preliminares (ETP), termo de referência (TR) e pesquisas de preços segundo as Instruções Normativas SEGES/ME n.º 58/2022, n.º 81/2022 e n.º 65/2021, julgue o item a seguir.
Na contratação de itens de tecnologia da informação e
comunicação (TIC), os preços constantes dos catálogos de
soluções de TIC com condições padronizadas, publicados
pelos órgãos competentes do Poder Executivo federal,
deverão ser utilizados como preço estimado, salvo se a
pesquisa de preços realizada resultar em valor inferior.
A respeito das contratações baseadas em unidades de serviços técnicos (UST) ou unidades similares, julgue o item a seguir, considerando, no que couber, o entendimento do Tribunal de Contas da União (TCU).
Uma das formas de mitigar os riscos das contratações
baseadas em UST é a adesão à ata de registro de preço, pois
nela haverá o controle duplo da contratação, um realizado
pelo órgão gerenciador da ata e outro pelo órgão aderente.