Questões de Concurso Público Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL 2024 para Médico (a) Ginecologista
Foram encontradas 50 questões
I. As malformações uterinas constituem um verdadeiro desafio para os ginecologistas que tratam mulheres em idade reprodutiva, pois são situações habitualmente assintomáticas quer na infância, quer na adolescência.
II. Como grande parte do desenvolvimento embrionário do aparelho genital e urinário são simultâneos podem interferir um no outro.
III. Assim, qualquer desvio na embriogênese normal de um destes sistemas pode atuar em ambos causando as clássicas malformações associadas do aparelho genital e urinário.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A TPM (tensão pré-menstrual), também conhecida como síndrome pré-menstrual, representa-se por um período em que surge uma série de sintomas emocionais, comportamentais e físicos, sendo que nem todas as mulheres questionam de todos estes problemas ao mesmo tempo.
II. Um terço das mulheres sofre com sintomas da TPM, estes sintomas costumam surgir antes do período menstrual e são recorrentes. Na maioria das mulheres a TPM inicia-se na semana posterior ao final da menstruação e alivia 5 dias depois.
III. Embora, todo o processo da síndrome pré-menstrual seja desconhecido, alguns trabalhos sugerem que fatores endócrinos envolvendo uma gama de hormônios e fatores psicológicos podem estar envolvidos
Marque a alternativa CORRETA:
I. A sífilis é doença infecciosa não-contagiosa, transmitida pela via sexual e verticalmente durante a gestação.
II. Caracteriza-se por períodos de atividade e latência; pelo acometimento sistêmico disseminado e pela evolução para complicações graves em parte dos pacientes que não trataram ou que foram tratados inadequadamente
III. Dadas as características da forma de transmissão, a doença acompanhou as mudanças comportamentais da sociedade e nos últimos anos tornou-se mais importante ainda devido à possibilidade de aumentar o risco de transmissão da síndrome de imunodeficiência adquirida.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. O cancro do endométrio (CE) é um tumor epitelial maligno que se origina no epitélio glandular da mucosa endometrial.
II. Constitui, por todo o mundo, cerca de metade de todos os tumores malignos de aparelho genital feminino. Nos últimos tempos têm havido um aumento da sua incidência nos países industrializados.
III. A partir dos 48 anos torna-se mais frequente do que o carcinoma do colo uterino. Não raras vezes a mulher está assintomática, outras vezes refere um corrimento irregular sero-hemático, intermenstrual, indolor. O sintoma cardinal é a metrorragia.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A gonorreia é uma doença infectocontagiosa causada por um protozoário chamado Neisseria gonorrhoeae (gonococo).
II. A Gonorreia é adquirida, principalmente, por contato sexual com outro individuo contaminado, mas também pode ser transmitido por via placentária, contato com uma lesão ativa (boca, pele e olho) transfusão sanguínea e acidentes laboratoriais.
III. Se a doença não for tratada, o agente etiológico progride sua multiplicação podendo se instalar mas não comprometer o funcionamento de tecidos e órgãos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O leiomioma atípico, também conhecido como leiomioma bizarro ou simplástico, é uma neoplasia do músculo liso do útero que contém uma variedade de células musculares lisas gigantes com múltiplos núcleos pleomórficos e com cromatina grumosa.
II. Tem origem em células do músculo liso, embora em alguns casos a musculatura lisa de vasos sangüíneos uterinos possa originá-los.
III. O leiomioma é o mais comum de todos os tumores malignos do útero, ocorrendo em aproximadamente 20-40% das mulheres em idade reprodutiva.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O período da adolescência é o momento em que os adolescentes sofrem modificações biopsicossociais e apresentam ao mesmo tempo necessidade de vivenciar novas experiências e, podem estar vulneráveis às infecções por Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
II. Uma vez que o início precoce das atividades sexuais pode determinar maior vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis, entende-se ser necessária a elaboração de estratégias educacionais com vistas à minimização de desfechos negativos em saúde.
III. O conhecimento sobre DSTs deve ser incentivado e compartilhado entre os adolescentes, bem como campanhas voltadas à prevenção destas doenças devem ser conduzidas para promover a saúde.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) foi implantada com o objetivo de promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres.
II. A PNAISM reflete o compromisso com a saúde da mulher, garantindo seus direitos e reduzindo agravos por causas evitáveis e preveníveis, com enfoque na atenção obstétrica, no planejamento familiar, na atenção ao abortamento inseguro e no combate à violência doméstica e sexual.
III. A efetividade dessa política depende indiretamente dos políticos gestores para sua implantação e prática local e da sociedade civil como cobradores dos serviços oferecidos e realizados.
Marque a alternativa CORRETA:
I. No Brasil, a questão do envelhecimento é tratada pela Constituição Federal de 1988 e na Lei 8.842/1994 que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso (Brasil, 2017).
II. A Carta Magna de 1988, em seu artigo 1º, inciso II e III, preceitua que a cidadania e a dignidade da pessoa humana não são normas basilares nas relações familiares e em sociedade.
III. Em consonância aos preceitos fundamentais da Constituição Federal de 1988 o Estatuto do Idoso, com seus 118 artigos, consagra os direitos das pessoas maiores de 60 e 65 anos, com regras que reconhecem as necessidades dos idosos e, mais que isso, define as obrigações do Estado, da sociedade e das famílias.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A PNAISM procurou em seus princípios e diretrizes estabelecer áreas prioritárias, enfatizando com isso, mulheres indígenas, lésbicas e presidiárias, mas, ainda assim, o próprio sistema de saúde enfrenta dificuldades em atender à mulher em tais especificidades.
II. A atenção integral à saúde da mulher redimensiona o significado do ser feminino no contexto social, expressando uma mudança de posição das mulheres, no momento em que o cuidado não mais se restringe apenas a reprodutividade e ao ciclo gravídico-puerperal.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O ciclo reprodutivo feminino compreende os ciclos menstrual, ovariano e hormonal, além de mudanças cíclicas nos órgãos genitais femininos.
II. As alterações no endométrio fazem parte do ciclo menstrual, todo mês este é preparado para receber um óvulo fertilizado.
III. Ocorrendo fertilização, o estrato funcional do endométrio se desprende. Já o ciclo ovariano está relacionado com uma série de eventos associados ao desenvolvimento de um ovócito.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A Doença Inflamatória Pélvica (DIP) é a inflamação aguda do trato genital superior feminino, podendo acometer o endométrio, as trompas uterinas, os ovários, o peritônio e estruturas pélvicas adjacentes.
II. A DIP é secundária à ascensão de bactérias de transmissão sexual ao trato genital feminino, especialmente Trichomonas vaginalis e Neisseria gonorrhoeae, mas também por bactérias aeróbias e anaeróbias provenientes da flora vaginal.
III. Caso não seja diagnosticada precocemente e tradada, a DIP não leva a nenhum problema sério como infertilidade, gravidez ectópica, dor pélvica crônica ou formação de abscesso tubo-ovariano.
Marque a alternativa CORRETA:
I. As distopias genitais podem ser classificadas em inversão uterina, retroversão uterina e prolapsos genitais que incluem prolapso uterino, cistocele, cistouretrocele, enterocele, retocele e prolapso de cúpula vaginal.
II. Vários mecanismos estão envolvidos na manutenção dos órgãos pélvicos em sua posição normal, desde status estrogênico e integridade das estruturas anatômicas até tabagismo e gravidez.
III. O diagnóstico é realizado através do exame ginecológico, fluoroscopia, ressonância magnética, periômetro, cones vaginais e técnicas eletrofisiológicas.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O planejamento familiar consiste na organização do número de filhos e em que ocasião será melhor tê-los.
II. Para assim assegurar esse planejamento são utilizados métodos contraceptivos que tragam segurança, evitando uma gravidez indesejada, não levando riscos ao usuário e dentro de seus valores éticos, morais e religiosos.
III. Os métodos contraceptivos se dividem em reversíveis e definitivos. Os definitivos são: métodos comportamentais, métodos de barreira, métodos hormonais, dispositivo intrauterino (DIU) e método de contracepção de emergência. Já os reversíveis são os métodos cirúrgico ou esterilização.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Sobre a Lei orgânica da Saúde: regula, apenas no distrito federal, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público ou privado.
II. A saúde não é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A educação em saúde é uma prática social, que deve partir da realidade territorial em que a população se encontra para criar uma consciência crítica e dar respostas aos problemas de saúde de forma individual e/ou coletiva.
II. A educação em saúde não deve ter uma metodologia definida, pois precisa partir das particularidades do grupo para que se possam trabalhar as questões envoltas, de forma que todos os sujeitos sejam protagonistas de sua história.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Nos últimos anos a mulher tem se tornado corresponsável pelo planejamento familiar, sendo em alguns casos a própria executante.
II. Os anticoncepcionais hormonais surgiram com o objetivo de provocar uma gravidez indesejada, contudo diante da escolha do método contraceptivo levantam-se profundos dilemas sobre os seus benefícios e malefícios.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS).
II. Segundo a Lei orgânica da Saúde, o dever do Estado exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A discussão sobre a necessidade da educação no contexto da saúde teve início no século XX, sendo pautada pelo reconhecimento de que o processo de cuidar da saúde requer a participação tanto do próprio usuário como dos profissionais da área.
II. No contexto da Atenção Básica para o desenvolvimento do SUS, a educação em saúde não se insere como uma atividade que prevê a participação e a responsabilidade de todos os profissionais que compõem a equipe de saúde nos serviços de assistência à saúde.
Marque a alternativa CORRETA:
I. De modo geral, o termo Incontinência Urinária (IU) remete à ideia de perda de urina por pessoas idosas, que necessitam usar dispositivos de continência.
II. De acordo com a International Continence Society (ICS), a IU é definida como qualquer perda involuntária de urina, podendo acontecer com qualquer pessoa, dependente da idade e do sexo.
Marque a alternativa CORRETA: