Questões de Concurso Público Prefeitura de São Lourenço da Serra - SP 2023 para Professor de Educação Básica II - Professor de Arte
Foram encontradas 25 questões
Nas palavras do autor, a geração de Pixinguinha, “figura da realeza do choro”, é:
Nesse contexto, segundo a autora:
BARBOSA, Ana Mae (org.), Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.
Considerando que muitas profissões estão direta ou indiretamente relacionadas à arte comercial e à propaganda, incluindo todos os campos do design para a moda e a indústria têxtil, a autora sugere que:
BARBOSA, Ana Mae (org.), Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.
Na perspectiva de Ana Mae Barbosa, para que se alcance tal objetivo é necessário que:
BOAL, Augusto. Teatro do oprimido. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
No Teatro do Oprimido, a ideia de transformar o espectador em elemento ativo na encenação pretende:
“(...) Aprendemos através da experiência, e ninguém ensina nada a ninguém. Isto é válido tanto para a criança que se movimenta inicialmente chutando o ar, engatinhando e depois andando, como para o cientista com suas equações. Se o ambiente permitir, pode-se aprender qualquer coisa, e se o indivíduo permitir, o ambiente lhe ensinará tudo o que ele tem para ensinar. "Talento" ou "falta de talento" tem muito pouco a ver com isso. Devemos reconsiderar o que significa "talento". É muito possível que o que é chamado comportamento talentoso seja simplesmente uma maior capacidade individual para experienciar. Deste ponto de vista, é no aumento da capacidade individual para experienciar que a infinita potencialidade de uma personalidade pode ser evocada (...)”.
O conceito de experienciar, segundo a autora, consiste em:
“(...) Por causa da natureza dos problemas de atuação, é imperativo preparar todo o equipamento sensorial, livrar-se de todos os preconceitos, interpretações e suposições, para que se possa estabelecer um contato puro e direto com o meio criado e com os objetos e pessoas dentro dele. Quando isto é aprendido dentro do mundo do teatro, produz simultaneamente o reconhecimento e contato puro e direto com o mundo exterior. (...)”.
Na perspectiva de Viola Spolin:
“A maioria desses elementos – se não sua totalidade – está presente em todos os períodos da história da música e a maneira como são tratados, equilibrados e combinados que faz com que certa peça tenha o sabor característico ou o estilo de determinado período.”
BENNETT, Roy. Uma Breve História da Música. Cadernos de Música da Universidade de Cambridge. Jorge Zahar, 1986.
Os componentes básicos da música a que se refere Roy Bennet são:
No entanto, a maioria dos muitos rótulos surgidos para definir estilos, técnicas e tendências do século XX, segundo o autor, tem uma coisa em comum:
“Seu fim não é o de criar artistas nem teóricos de música senão cultivar o gosto pela mesma e ensinar a ouvir. Todo mundo tem capacidade para receber ensinamentos, pois sendo capaz de emitir esses sons para falar, pode emiti-los também para cantar; assim como tem ouvidos para escutar palavras e sons, também as terão para a música. Tudo é uma questão de educação e método."
(VILLA LOBOS, H. Presença de Villa-Lobos. 2ª. ed., Rio de Janeiro: Museu Villa-Lobos, 1972, v.2, p. 85).
Ao analisar metodologias de ensino e o incentivo à prática musical preconizados por Villa-Lobos, a autora orienta que:
A filosofia Villalobiana, segundo Ermelinda Paz em Pedagogia Musical Brasileira no Século XX, Metodologia e Tendências busca “(...) basear-se na distinção e compreensão dos termos, palavras e expressões musicais; excluir completamente os falsos valores, priorizando a educação do ouvido e da alma, extirpando o academicismo da música papel e conscientizar nossos intérpretes e compositores de sua missão de servidores da humanidade. Sua implantação se deu através do canto coletivo, prática que propicia o desenvolvimento de elementos considerados essenciais à formação musical (...)”.
Esses elementos essenciais, segundo a autora, são:
“(...) A nova LDBN é resultado de um extenso debate da sociedade em defesa do ensino público e gratuito. A partir desta discussão a arte se estabelece como área de conhecimento obrigatória em toda a educação básica. Dessa nova Lei, são estabelecidos nos anos de 1997 e 1998 os PCN’s de arte do ensino fundamental. Surgem, dessa forma, diretrizes pedagógicas e referenciais conceituais para arte na educação escolar no Brasil. O compromisso destes documentos é assegurar a democratização e um ensino de qualidade no país. (...)”.
https://www.ifg.edu.br/attachments/article/8268/Sabrina%20Chaveiro.pdf
A respeito dos saberes apontados nos PCN’s, as pesquisadoras Maria Fusari e Maria Heloísa Ferraz afirmam:
“(...) Com referência aos PCNS de Arte, tais saberes foram direcionados ao autoconhecimento, ao outro, ao fazer e perceber arte com autonomia e criticidade, ao desenvolvimento do senso estético e à interação dos indivíduos no ambiente social/tecnológico/cultural, preparando-os para um mundo em transformação e para serem sujeitos no processo histórico. (...)”.
Assinale com V (verdadeiro) e F (falso) as seguintes afirmações a respeito da nova LDB e os Parâmentros Curriculares Nacionais:
( ) com a nova LDBN e os PCN’s a Arte é consolidada como área de conhecimento e estudo escolar, e tem a sua importância reconhecida no processo de formação e desenvolvimento dos alunos.
( ) a nova LDBN e os PCN’s definem a Arte como como “prática recreativa” e por isso não a estabelecem como área de conhecimento, embora permitam a adoção da mesma em ambiente escolar.
( ) os PCN’s destacam questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem de Literatura e Artes Visuais e seus critérios de avaliação, considerando Dança, Música e Teatro como sublinguagens da arte.
( ) A área de Arte delineada nos PCN’s visa a destacar os aspectos essenciais da criação e percepção estética dos alunos e o modo de tratar a apropriação de conteúdos imprescindíveis para a cultura do cidadão contemporâneo.
A sequência correta para o preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Fonte: Parâmetros Curriculares Nacionais Arte/ Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC/SEF, 1997.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto:
SILVA, Luiza Lana Gonçalves. REFLEXÕES SOBRE CORPOREIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL.
A respeito do conceito de corporeidade, é correto afirmar que:
Fonte: Parâmetros Curriculares Nacionais Arte/ Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC/SEF, 1997.
De acordo com o documento, no período mencionado as práticas pedagógicas:
Abaixo, preencha com os números correspondentes as alternativas coerentes com a denominação de cada movimento.
Coluna 1: ( 1 ) Futurismo ( 2 ) Surrealismo ( 3 ) Cubismo ( 4 ) Expressionismo ( 5 ) Dadaísmo
( ) Esse movimento tem como principal característica a negação da perspectiva plana e a total geometrização das formas, sob a ideia de representar diversas perspectivas ao mesmo tempo e inovando nas técnicas de composição.
( ) O primeiro movimento a postular que a Arte não deveria seguir uma representação mimética da realidade, o que tem em comum com todas as vanguardas posteriores. Valorizam o grotesco, a deformação e o uso expressivo das cores para dar forma à realidade humana subjetiva.
( ) Fortemente impactada pelos horrores da Primeira Guerra, essa vanguarda levou ao extremo o desprezo pela tradição e pelas normas burguesas que impunham o que poderia ou não poderia ser considerado Arte segundo um suposto bom gosto. Seus artistas propuseram uma "antiarte", aboliram as leis da lógica e tiveram como lema principal a máxima "a destruição também é criação."
( ) Entusiastas da modernidade que tomava forma por meio das máquinas, invenções tecnológicas e crescimento das metrópoles, os artistas desse movimento buscavam refletir esse dinamismo em suas obras. De caráter patriótico, muitos de seus expoentes apoiaram abertamente o fascismo italiano.
( ) Fortemente influenciados, de um lado, pelas teorias marxistas e, de outro, pela Psicanálise freudiana, os artistas desse movimento abordavam em suas obras o universo do sonho e do inconsciente e faziam oposição à objetividade cientificista e mecanicista.
A alternativa que representa a sequência correta é:
Sobre o movimento modernista de 1922, podemos afirmar que:
I - através da análise dos diferentes manifestos produzidos por ele, podemos identificar duas posturas nacionalistas diferentes entre os artistas modernistas: de um lado, um nacionalismo crítico, consciente das contradições sociais e culturais do país, e de outro um nacionalismo ufanista, utópico, de exaltação de valores nacionais idealizados.
II - o movimento modernista, na busca de uma Arte que representasse genuinamente a identidade nacional e em oposição à cultura europeizante que dominava as tendências artísticas brasileiras na época, rechaçaram completamente toda a produção artística das vanguardas europeias e se negaram veementemente a qualquer influência de artistas europeus.
III - a influência das vanguardas europeias é determinante para o Movimento Modernista brasileiro que, como aquelas, possuía um caráter de ruptura em relação aos padrões estéticos vigentes, tanto em relação a técnicas como a princípios.
IV - a Semana de Arte Moderna de 1922, considerada por muitos estudiosos da Arte e da Literatura como um divisor de águas, obteve grande repercussão nos jornais da época, além de provocar um debate acalorado na crítica, dividida entre aqueles que apoiavam as inovações do grupo e aqueles que mantinham sua defesa dos ideais clássicos do Parnasianismo.
Estão CORRETAS as afirmações:
Especificamente a respeito da dança como forma de comunicação, segundo o conceito de Isabel Marques, pode-se afirmar que:
MARQUES, Isabel A. Dançando na Escola. São Paulo: Cortez Editora, 2003.
Com base nesse argumento, Isabel Marques afirma que o/a professor/a tem muito a apresentar para os/as alunos/as e orienta que o conhecimento:
Sobre a Escola Bauhaus, indique nos campos das afirmações abaixo quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F).
( ) Durante os anos em que esteve aberta, a Escola Bauhaus foi estimulada pelo governo nazista pois, segundo suas principais autoridades, seus ideais modernos e inovadores alinhavam-se à perspectiva de superioridade tecnológica e estética da raça ariana sobre as demais, e vários artistas da escola desenharam monumentos públicos durante a fase do governo de Hitler.
( ) A atividade da Escola Bauhaus estava focada principalmente em arquitetura, design de interiores, design de móveis, paisagismo e artes plásticas, mas seu eixo central era o design arquitetônico em torno do qual eram agregadas diversas linguagens e expressões artísticas.
( ) Além de design, arquitetura e artes plásticas, os alunos podiam se inscrever também em oficinas de serralheria, tecelagem, pintura de paredes, impressão, tipografia, entre outras, atuando a escola, portanto, na formação integral dos artistas e unindo a atividade mental e criativa à formação artesanal e técnica.
( ) Apesar das importantes inovações trazidas pela Escola Bauhaus em sua época, seu caráter utópico e artesanista é, atualmente, considerado ultrapassado e ingênuo, de maneira que as principais escolas e universidades voltadas às artes plásticas, nas últimas décadas, buscaram negar seus ideais aplicando em seu lugar uma pedagogia menos centrada na formação artesanal e utilitarista.
Assinale a alternativa que representa a sequência correta de indicações sobre as afirmações.