Questões de Concurso Público Câmara de Santana de Parnaíba - SP 2025 para Oficial Administrativo de Patrimônio
Foram encontradas 16 questões
I – O cadastramento abrange todos os bens patrimoniais e tem por finalidade o controle e a gestão administrativa.
II – O tombamento contribui para a preservação do patrimônio cultural e ambiental da sociedade.
III – O tombamento tem por natureza o procedimento técnico de registro.
( ) São essenciais para garantir o controle, a gestão e a transparência na administração dos bens pertencentes ao setor público.
( ) Inventário por amostragem é um método que envolve a verificação do registro contábil de todos os bens públicos no sistema de controle patrimonial.
( ) O objetivo do inventário físico é garantir que os bens registrados nos sistemas de controle correspondam fisicamente ao que está disponível.
( ) A escolha do método de inventário independe das necessidades da organização pública, dos recursos disponíveis e da complexidade do patrimônio gerido.
I – É preciso realizar um planejamento, ou seja, definir um cronograma, especificando as datas para cada etapa do inventário, como inspeção física, análise documental e ajustes no sistema.
II – A realização do inventário anual é geralmente obrigatória em órgãos públicos, conforme regulamentações e legislações aplicáveis.
III – A desvantagem da organização do inventário anual refere-se ao fato de não prevenir perdas, uma vez que não se identifica bens ociosos ou inservíveis, por exemplo.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna acima.
( ) A manutenção corretiva é proativa e programada.
( ) Manter os bens em bom estado de conservação é fundamental para prolongar sua vida útil e evitar depreciações desnecessárias.
( ) A vantagem das estratégias na manutenção corretiva é que se tem aumento da vida útil dos bens, redução de falhas inesperadas e custos com reparos.
( ) A manutenção preventiva tem como objetivo evitar falhas antes que elas ocorram, realizando inspeções periódicas e ações planejadas.