Questões de Concurso Público Petrobras 2011 para Técnico Químico de Petróleo Júnior

Foram encontradas 5 questões

Q182879 Química
Uma solução de acetato de sódio foi preparada dissolvendo-se 4,1 g do sal em 320 mL de água. Após total dissolução, adicionou-se água até que o volume de solução fosse de 500 mL. Qual é, aproximadamente, o valor do pH da solução preparada?
Imagem 014.jpg
Alternativas
Q182882 Química
A constante de equilíbrio para a reação Imagem 029.jpg foi determinada em diferentes temperaturas, como mostra a tabela abaixo.

Imagem 030.jpg

A esse respeito, considere as afirmativas a seguir

I - O aumento da temperatura aumenta a quantidade de produto formada.

II - Trata-se de uma reação com ΔH menor que zero.

III - O aumento da pressão aumenta a quantidade de produto formada.

IV - Na temperatura de 100 °C, o equilíbrio foi alcançado mais rapidamente que a 400 °C.

Estão corretas APENAS as afirmativas
Alternativas
Q182884 Química
O fator de Nernst, também conhecido como fator de resposta ou slope, é determinado, experimentalmente, a partir da curva de calibração potenciométrica e está relacionado à sensibilidade do eletrodo indicador. O gráfico abaixo representa a curva de calibração potenciométrica de um determinado eletrodo de vidro combinado, feita a partir da medida da diferença de potencial de soluções tampão a 25 °C.

Imagem 031.jpg

A partir da análise do gráfico, o módulo do fator de resposta, em mV/pH, é
Alternativas
Q182885 Química
A análise potenciométrica de uma determinada amostra foi feita utilizando eletrodo íon seletivo de fluoreto e eletrodo de referência de prata-cloreto de prata de junção dupla, da seguinte forma: o técnico dissolveu 175 mg da amostra em água deionizada, depois acrescentou solução tampão e niveladora de força iônica (TISAB), ajustando o pH para 5,5. Diluiu, em seguida, com água deionizada até 250,00 mL (SOL A). Uma alíquota de 50 mL da SOL A foi transferida para um béquer com agitação magnética. O par de eletrodos foi mergulhado nessa solução, e a ddp, medida em um milivoltimetro eletrônico, foi de +180 mV. A equação da curva de calibração, feita a partir de soluções padrão de fluoreto de sódio nas mesmas condições potenciométricas, foi ΔE = 55,0 pF + 15.
Dado: pF = -log [F- ]

Sobre essa análise potenciométrica, afirma-se que o(a)
Alternativas
Q182902 Química
Através da equação de Nernst, pode-se calcular a variação do potencial do eletrodo água/gás hidrogênio em função do pH. O gráfico abaixo mostra essa dependência.

Imagem 039.jpg

Sobre a transformação da água em gás hidrogênio, por um processo de oxidação/redução, considere as afirmativas abaixo.

I – O uso de qualquer agente oxidante provoca a liberação do gás hidrogênio, independente do valor do pH da solução.

II – Para pH igual a seis, a liberação de gás hidrogênio só será observada se o outro reagente apresentar potencial do eletrodo menor que, aproximadamente, – 0,35 V.

III – A liberação de gás hidrogênio em meio fortemente ácido só será observada se a espécie que irá reagir apresentar potencial do eletrodo positivo.

IV – Existem metais capazes de provocar a liberação de gás hidrogênio, mesmo com o valor de pH igual a 14.

Estão corretas APENAS as afirmativas
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: B
5: B