Questões de Concurso Público Petrobras 2012 para Engenheiro de Equipamento Júnior - Elétrica-2012

Foram encontradas 31 questões

Q431421 Engenharia Elétrica
imagem-001.jpg Duas superfícies cilíndricas, coaxiais, condutoras e infinitamente longas têm raios a [m] e b [m], conforme mostra a figura acima. A região entre os cilindros é preenchida por um dielétrico homogêneo, sem perda, com permissividade constanteimagem-002.jpg , e as superfícies condutoras dos cilindros têm espessuras desprezíveis. Considere que a superfície interna está no potencial elétrico de +50 V e a externa no potencial de 0 V.
Com base nos dados fornecidos, qual a expressão do raio r de uma superfície equipotencial, cilíndrica, no interior do dielétrico, que está com potencial de +10 V?
Alternativas
Q431422 Engenharia Elétrica
imagem-008.jpg
Considere que um capacitor se descarrega após cinco constantes de tempo e que o capacitor do circuito, mostrado na figura acima, encontra-se carregado com uma tensão V0 , no instante de tempo inicial (t=0). Com a chave ch aberta, o capacitor leva um tempo T1 para se descarregar. Com a chave ch fechada, ele leva T2 para se descarregar.
Qual a relação T1/T2 ?
Alternativas
Q431423 Engenharia Elétrica
imagem-013.jpg
O circuito da figura acima deve ser equacionado pelo método de tensões sobre os nós, para a solução através de uma equação matricial linear. Devem-se considerar as tensões sobre os nós V1 e V2, a fonte de alimentação e as impedâncias presentes no circuito. A análise feita na estrutura resultou na seguinte equação matricial:

imagem-016.jpg
A expressão da matriz M é
Alternativas
Q431424 Engenharia Elétrica
No arranjo da figura abaixo, é apresentado um trilho formado por duas barras condutoras paralelas muito longas, dispostas verticalmente em relação ao solo, sobre as quais uma barra móvel condutora de comprimento L = 2 m e massa M = 100 g pode movimentar-se livremente, sem atrito e sem perder o contato com o trilho. Um campo magnético uniforme B = 0,5 T é aplicado a esse arranjo, conforme mostra a figura.
imagem-022.jpg
Considere que a aceleração da gravidade vale g = 10 m/s² e que o valor das resistências elétricas da barra e do trilho é desprezível em comparação com o resistor R.
Dessa forma, o valor da resistência R que permite que a barra caia com velocidade constante v = 10 m/s é
Alternativas
Q431425 Engenharia Elétrica
imagem-023.jpg
No circuito da figura acima, a fonte trifásica é ideal e balanceada. A impedância equivalente por fase desse circuito, em função de ZΔ e ZY, é
Alternativas
Q431426 Engenharia Elétrica
imagem-031.jpg
Na figura acima, uma lâmpada incandescente, que se supõe acender para qualquer diferença de potencial, é conectada aos neutros da fonte e da carga, ambas trifásicas. A carga é balanceada, e as tensões da fonte são senoides, cujos números complexos representativos (fasores) são Va , Vb e Vc.
Para que a lâmpada acenda, os valores de Va , Vb e Vc. em volts, devem ser, respectivamente,


Alternativas
Q431427 Engenharia Elétrica
imagem-046.jpg
No circuito da figura acima, a frequência da tensão da fonte Vs é 60 Hz.
Para que a fase da corrente Iseja igual à fase da tensão V, o valor, em farad, da capacitância C deve ser
Alternativas
Q431428 Engenharia Elétrica
imagem-053.jpg
No circuito da figura acima, os transformadores monofásicos são idênticos e ideais. O sistema é alimentado por uma fonte balanceada, cujo valor rms da tensão fase-fase é de 1.200 V.
Sabendo-se que a potência total dissipada no banco de resistores é de 3 kW, o valor da relação N1/N2 é
Alternativas
Q431429 Engenharia Elétrica
imagem-057.jpg
Na figura acima, a carga é alimentada pela fonte através do transformador, o qual está representado por seus parâmetros refletidos para o lado de maior tensão. As perdas no núcleo e a corrente de magnetização do transformador são desprezíveis.
De acordo com as informações apresentadas, o valor percentual da regulação de tensão do transformador, para essa condição, é
Alternativas
Q431430 Engenharia Elétrica
Para se determinar a resistência de armadura de um motor síncrono trifásico de 150 kVA/380 V, conectado em triângulo, aplicou-se uma tensão contínua de 10 V entre dois terminais da máquina em repouso, e a corrente medida foi de 50 A.
De acordo com essas informações, o valor, em ohm, da resistência de armadura por fase da máquina é de
Alternativas
Q431431 Engenharia Elétrica
Um motor síncrono trifásico, ligado em Y, é conectado a uma fonte de tensão trifásica ideal, cujas tensão de fase e frequência são 220 V e 60 Hz, respectivamente. A reatância síncrona do motor é igual a 5 O, e a tensão interna por fase gerada é de 250 V.
Desconsiderando-se qualquer tipo de perdas, o valor, em kW, da máxima potência que esse motor pode fornecer é
Alternativas
Q431432 Engenharia Elétrica
Um motor de indução de quatro polos aciona as pás de um misturador industrial. O misturador contém um líquido, cuja viscosidade é proporcional à velocidade de rotação que, por sua vez, reflete no torque mecânico. Esse torque mecânico, para a região em torno do ponto de operação, pode ser aproximado pela função Torque = 0,3 n [Nm], em que n é a velocidade de rotação em rpm.
Sabendo-se que o motor é alimentado por uma rede elétrica de 60 Hz e que o seu escorregamento é de 2%, então, o valor, em Nm, do torque resistente da carga é
Alternativas
Q431433 Engenharia Elétrica
A tensão de rotor-bloqueado induzida no rotor de um motor de indução de rotor bobinado, na frequência nominal, é de 90 V. Sabendo-se que, para uma determinada carga, o escorregamento do rotor é de 5%, então, nessa condição de operação, o valor, em volts, da tensão induzida no rotor é
Alternativas
Q431434 Engenharia Elétrica
imagem-058.jpg
A figura acima mostra o modelo equivalente por fase de um motor de indução trifásico, com os parâmetros refletidos para o lado do estator. Os parâmetros com subíndices “2” são referentes ao rotor do motor. O valor da resistência R2 é igual a 0,1 Ω. Para uma dada condição de operação, o escorregamento do motor é de 0,04, e a corrente por fase induzida no rotor, refletida para o estator, é de 10 A.

De acordo com essas informações, o valor, em watts, da potência mecânica desenvolvida no eixo do rotor é
Alternativas
Q431435 Engenharia Elétrica
O torque induzido em um motor de corrente contínua, com excitação de campo independente, operando em regime permanente, é de 300 Nm. A velocidade de rotação do eixo do motor é igual a 1.000 rpm.

Sabendo-se que a tensão interna gerada é de 250 V, então, para essa condição, o valor, em ampères, da corrente de armadura da máquina é

Dado: π = 3,14
Alternativas
Q431436 Engenharia Elétrica
Um transformador trifásico de 200 MVA, 138 kV/400 kV, tem uma reatância de dispersão de 10%.
Supondo-se que os valores de base do sistema, no lado de maior tensão, sejam 500 kV e 100 MVA, o valor por unidade da reatância do transformador na base do sistema é
Alternativas
Q431437 Engenharia Elétrica
imagem-060.jpg
Uma árvore cai sobre uma linha de transmissão provocando um curto-circuito entre as três fases e o terra. A impedância de falta, entre o ponto de curto-circuito e o terra, é ZA , conforme indicado na figura acima.

Para essa condição, a impedância de sequência zero, vista pela fonte, é
Alternativas
Q431438 Engenharia Elétrica
Uma linha de transmissão trifásica é idealmente transposta, sendo as impedâncias próprias das fases iguais a Zp , e as impedâncias mútuas entre as fases todas iguais a Zm. Essas impedâncias já levam em consideração o efeito do solo. As impedâncias de sequência positiva e de sequência zero dessa linha são j3 Ω e j9 Ω, respectivamente.

De acordo com essas informações, os valores, em ohm, das impedâncias Zp e Zm, respectivamente, são
Alternativas
Q431439 Engenharia Elétrica
imagem-071.jpg
No circuito da figura acima, a impedância de sequência zero vista a partir da fonte de tensão é
Alternativas
Q431440 Engenharia Elétrica
imagem-077.jpg
Um alimentador trifásico de um sistema de distribuição é alimentado por uma fonte trifásica balanceada e de sequência positiva, conforme indicado na figura acima. O alimentador encontra-se a vazio quando ocorre um curto-circuito entre uma fase e o terra, representado na figura pela impedância de j175 Ω.

De acordo com as informações apresentadas, o valor rms, em ampères, da magnitude da corrente de curto-circuito If é
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: D
4: C
5: C
6: B
7: D
8: D
9: A
10: D
11: C
12: D
13: A
14: D
15: D
16: A
17: E
18: B
19: B
20: A